sábado, 22 de fevereiro de 2020

Doce Aconchego das Trovas n. 7


A década mais comprida
da vida de uma mulher
vai dos vinte e nove aos trinta...
e lá nem chega sequer!
ALOÍSIO DE ANDRADE
*
Curou-lhe o mal, sem demora,
o bom doutor quando disse:
— Nada de grave, senhora,
são sintomas de velhice!
ANTÔNIO TORTATO*
Esta velha do ar absorto,
que quer ser adolescente,
debutou quando o Mar Morto
ainda estava doente...
APARÍCIO FERNANDES
*
Hoje em dia, muita gente
diz entender de pintura.
Mas compra quadros somente
pelo valor da moldura...
ARCHIMIMO LAPAGESSE
*
A mulher, além de terna,
faz tudo com perfeição,
que até nos passando a perna
tem a nossa gratidão…
BELMIRO BRAGA
*
Eles não querem, na certa,
que eu coma, de modo algum,
O esculápio escreve: dieta!
E o padre manda: jejum!
CALIXTO DE MAGALHAES
*
Pão-duro a mais não poder,
o meu compadre Zulmiro,
em vez de dar, quis vender
o seu último suspiro...
CARLOS GUIMARÃES
*
Deu a tantos seu carinho
que no enlace, em confusão,
deu o sim para o padrinho
e o beijo no sacristão!
CAROLINA RAMOS
*
Quando te vejo passar,
vou pensando, sem querer,
que não posso nem provar
o que a terra vai comer...
COLBERT RANGEL COELHO
*
Durante o racionamento,
nada de luz... nem de vela…
Na confusão do momento,
beijei a sogra... e não "ela"!
FRANCISCO MADUREIRA
*
— "Eu sou rica", ela falava.
"Tenho rendas, investi."
— De tal modo se sentava,
que por pouco não as vi…
ILDEFONSO DE PAULA
*
És mesmo uma coisa rara,
que a estética repele,
pois que tu tens nessa cara
muito mais rugas que pele...
J. DIAS DE MORAES
*
A rescender mil perfumes,
o transviado, em trejeitos,
é um tipo da maus costumes,
mas de costumes bem feitos...
JOÃO RANGEL COELHO
*
Eu fui ao encontro tão crente,
por seu tom de voz tão terno...
E voltei de lá descrente:
vá ser feia assim no inferno!
JOAQUIM MACEDO FERNANDES
*
Morte, delicadamente,
faço-lhe um pedido justo:
não venha, assim de repente,
eu posso morrer de susto...
JOAQUIM PADILHA VAZ
*
Quando o Godofredo sai,
gorducho como ninguém,
não se sabe se ele vai,
não se sabe se ele vem...
JORGE ROCHA
*
Jurou jamais ver bebida
e agora o pobre coitado,
durante o resto da vida,
só bebe de olho fechado.
JOSÉ GOMES PIMENTA
*
Veja você se me explica
o que é justiça. — Pois não!
É aquilo que crucifica
um justo e solta um ladrão...
JOSÉ NOGUEIRA DA COSTA
*
Toda a desgraça do Alfredo,
que se encontra na prisão,
foi descobrir um segredo:
— o do cofre do patrão!
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA*
Desculpe-me quem puder,
mas a História se enganou:
depois que fez a mulher,
nunca mais Deus descansou!...
MAGDALENA LÉA*
No nosso andar compassado,
dávamos voltas na praça.
Casalzinho enamorado:
eu sem jeito e tu sem graça...
MARIO PEIXOTO
*
É muito linda e singela
a tua blusa bordada.
Mas, para mim, minha bela,
ficas mais bela... sem nada!
NELSON FERREIRA DA LUZ
*
De tanto matar desejos,
hoje beijas bem melhor.
Pena é que agora os teus beijos
são beijos dados de cor...
PAULO EMÍLIO PINTO
*
Desce à campa a sogra má,
e explica um verme sereno:
— Hoje, irmãos, jantar não há,
porque este prato é veneno!
P. DE PETRUS

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. Rio de Janeiro/GB: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: