sábado, 8 de agosto de 2020

Baú de Trovas XII


Pelo destino ligados
enfrentando as mesmas lidas,
ainda somos namorados
no final de nossas vidas!
ADALBERTO DUTRA DE REZENDE
- - - - - -
Alguém, com mão distraída,
te prende os louros cabelos,
— e eu dava um terço da vida
pela emoção de prendê-los!
ADELINO MOREIRA MARQUES
- - - - - -
Para matar as saudades,
fui ver-te em ânsias, correndo...
— E eu, que fui matar saudades,
vim de saudades morrendo.
ADELMAR TAVARES
- - - - - -
Alma gêmea de minha alma,
não me tortures assim,
pois, de toda a sua calma,
não tenho a metade em mim!
ADOLFO MACEDO
- - - - - -
Não quero mais os teus beijos
assim dados por favor,
— Eles matam meus desejos,
mas ofendem meu amor...
AGMAR MURGEL DUTRA
- - - - - -
Não lastimo, não deploro
minha vida acidentada;
tu me queres, eu te adoro,
não preciso de mais nada.
ALBANO LOPES DE ALMEIDA
- - - - - -
Se saber te fosse dado
a razão da minha dor,
talvez    houvesses deixado
na ilusão do meu amor!
ALBERTO NAVARRO DE MIRANDA
- - - - - -
Tu és o eterno motivo
do meu sonho embriagador:
se por teu amor eu vivo,
vivo morrendo de amor!
ALTEVIR ALENCAR
- - - - - -
Amor! Como dói lembrá-lo,
esse tempo em que te amei!
— Como é triste ser vassalo
na terra em que se foi rei!
ALTINO MORAES
- - - - - -
Tal como o sol aparece
dissipando a cerração,
um grande amor desvanece
mágoas do coração.
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Ao seu amado não ande
cobrando mínimas penas...
— O amor verdadeiro é grande
até nas coisas pequenas!
BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA
- - - - - -
A morte passou por mim,
maldade assim ninguém diz!
— Não me levou, mas levou
quem me fazia feliz.
CELINA FERREIRA
- - - - - -
Surges entre grandes almas
E deslumbras, meu amor!
Quando te vi, bati palmas,
aplaudindo o Criador!
GABRIEL VANDÔNI DE BARROS
- - - - - -
Eu choro a ilusão perdida,
com infinito amargor.
— De que me vale esta vida,
se não tenho o teu amor?
HILDA KOLLER
- - - - - -
Tua ternura, criança,
contagia o meu viver.
Parece até que a esperança
vai parar meu padecer…
MARIA FONSECA
- - - - - -
Que grande surpresa eu tive,
dos teus carinhos no ardor,
sentindo quanto se vive
quando se morre de amor!
MÁRIO BRAGA
- - - - - -
O tempo tudo consome:
— tristeza, queixume e dor…
Só não desfaz o teu nome
da minha história de amor!
MÁRIO R. BARRETO
- - - - - -
Não é o mistério da morte
que me envolve de pavor.
Ê a grande falta de sorte
de não possuir teu amor!
NOEL BERGAMINI
- - - - - -
De esperar a minha amada
a minha alma não se cansa,
pois até quem não tem nada
tem ainda a esperança...
NOEL ROSA
- - - - - -
Quem cai também se levanta,
diz assim velho ditado.
— Deixe eu cair, minha santa,
no seu colo perfumado…
ORILO DANTAS
- - - - - -
Menina, pelo que vejo,
não podes avaliar
o tresloucado desejo
que eu tenho de te beijar!
PEDRO PEIXOTO DE AGUIAR
- - - - - -
O mar é triste — eu sou triste.
Ele soluça – eu também.
Por ele um dia partiste
e eu nunca mais quis ninguém!...
RENÉ CHAMUSCA
- - - - - -
Falo de amor, achas graça
e ris da minha paixão.
Sempre rirás da desgraça
que aflige o meu coração?
ROBERTO BELO DE PAULA
- - - - - -
Fui buscar felicidade
Tão longe,,. não sei porque!
Hoje eu sei que, na verdade,
felicidade é você!
ROSE GAMA
- - - - - -
Toda ventura é pequena,
Neste mundo enganador.
E a vida só vale a pena
pelos momentos de amor!
RUBENS DE CASTRO
- - - - - -
Que ando de amores contigo
Dizem s!, na cidade;
e eu guardo a mágoa comigo
de não ser isto verdade...
SADY MAURENTE
- - - - - -
Fecha bem tua janela
quando te fores deitar.
— No quarto de uma donzela
nem a lua deve entrar!
SALOMÃO JORGE
- - - - - -
No deserto que me oprime,
— beduíno da ilusão —
és a miragem sublime
que me deslumbra a visão.
ULYSSES LINS
- - - - - -
Tanto tempo a mendigar
um pouco de sentimento,
e sem poder alcançar
o que pede o pensamento!...
VIRGÍNIA MADEIRA
- - - - - -
Amo-te tanto, querida,
que estremeço ao imaginar:
que será de minha vida,
se você me abandonar?
WALMIR COELHO
- - - - - -
Amor, és mago sagrado.
escravo e dominador!...
E eu te amando e sendo amado
sou teu escravo e senhor!
ZÉLIO BENEVIDES
- - - - - -
Eu canto em trovas, Senhor,
a festa que trago em mim,
porque só quem sente o amor
é feliz e canta assim…
ZOLACHIO DINIZ
- - - - - -
Nas minhas horas de enlevo,
a desfilar emoções,
invejo as folhas de trevo,
feitas com três corações.
ZULEIKA HALLAIS WALSH

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: