domingo, 2 de abril de 2023

Baú de Trovas LXIII


Hoje em dia "heróis de guerra"
não mais empolgam ninguém.
- Os novos heróis da Terra
são os da paz e do bem!
A. A. DE ASSIS 
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

O meu eu sofreu mudança,
uma mudança sem fim.
Só não mudou a criança
que eu fui e que vive em mim!
ADEMAR MACEDO
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN
= = = = = = = = = 

Divide aquilo que tens
com quem tem fome e padece.
A partilha dos teus bens
tem mais valor que uma prece!
ALBA HELENA CORRÊA
Niterói/RJ
= = = = = = = = = 

Tão forte nos abraçamos
Confundidos no entrelaço,
Que eu acho que até trocamos
De corações nesse abraço...
ALMERINDA LIPORAGE 
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

O meu melhor agasalho
é o colo de minha amada,
pois quando nele me encalho
não temo o frio ou geada!
AMILTON MACIEL MONTEIRO
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = 

Toda vez que você canta,
encanta e a palmas faz jus.
A plateia se levanta
e o seu canto se faz luz.
ANDRÉ RICARDO ROGÉRIO 
Arapongas/PR
= = = = = = = = = 

Hoje o sol nasceu tão lindo,
tão lindo, que eu me confundo:
- Será que Deus está rindo
ou rindo está o nosso mundo?
ARI SANTOS DE CAMPOS 
Balneário Camboriú/SC
= = = = = = = = = 

O que sabemos importa,
mas é nossa identidade,
a maravilhosa porta,
aberta à felicidade...
CARLA ALVES DA SILVA 
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Já velhinho, sonha ainda,
mantendo o brilho no olhar,
que juventude só finda
quando é impossível sonhar!
CAROLINA RAMOS
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Receba, de coração,
o que posso repartir:
à mesa, um pouco de pão,
e a alegria de sorrir.
CÔNEGO BENEDITO V. TELLES
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

São flores, eu penso vê-las,
uma azul... outra dourada…
quando o sol colhe as estrelas
dos canteiros da alvorada!...
DOMITILLA BORGES BELTRAME 
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Quando nada mais te acalma
no sofrido altar da vida,
põe de joelhos tua alma,
que dela Deus não duvidai
FLÁVIO ROBERTO STEFANI
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Velhos sonhos, na lembrança,
vou mantendo em meu viver,
e nunca perco a esperança
de que vão acontecer!
ISTELA MARINA GOTELIPE LIMA
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = 

Ao ser preso, o vigarista,
explica, muito matreiro:
- Sou apenas cientista,
faço "clones" de... dinheiro!
IZO GOLDMAN
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Seu guarda, só tomei duas,
não sei se o senhor percebe,
mas o diabo dessas ruas
são estreitas pra quem bebe!
JOSÉ LUCAS DE BARROS
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN
= = = = = = = = = 

Quebrado e quase a ruir,
o coqueiro sobre o mar
parece quem vai partir,
com vontade de ficar!
JOSÉ MESSIAS BRAZ 
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = 

Flamboyant aparecendo
e quão bela é a Natureza
pelos jardins florescendo
em majestosa beleza.
JUDITH BERTAZOLLI
Campinas/SP
= = = = = = = = = 

Duas taças, queijo, pão,
um bom vinho e uma lareira
nos prometem, de antemão,
uma festa... a noite Inteira!...
LUCÍLIA TRINDADE DECARLI 
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = 

Ao redor daquela mesa
um olhar ela buscava,
tentando manter acesa
a chama que se apagava.
LU NARBOT
Campinas/SP
= = = = = = = = = 

Porque teme envelhecer?
Envelheça, a fronte erguida.
Um ano a mais quer dizer
que a vida lhe dá mais vida.
MAGDALENA LÉA
Rio de Janeiro/RJ, 1913 - 2001
= = = = = = = = = 

O pai, um anjo que vela
para o filho ser feliz,
sofrimentos não revela,
pelo contrário - os bendiz.
MAFALDA DE SOTTI LOPES
Irati/PR, 1919 – 1986
= = = = = = = = = 

Tudo sobe! Que desgraça!
Gasolina, açúcar, sal...
mas, se subir a cachaça...
eu puxo a greve geral!
MANOEL CAVALCANTE
Pau dos Ferros/RN
= = = = = = = = = 

Se caem do céu as águas
com tanta beleza e encanto,
porque desencanto e mágoas
há nas águas do meu pranto?
MARIA CONCEIÇÃO FAGUNDES
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Quando, sem fazer alarde,
me sinto só, esmoreço…
– Inútil meu Mastercard,
amizade não tem preço!
MARIA ELIANA PALMA
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Contra este mundo selvagem,
para um filho defender,
um pai descobre a coragem
que nunca soubera ter!
MARINA BRUNA
Franca/SP, 1935 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Saibam todos que o trabalho
ao homem bom enobrece:
mas quem não pega no malho
seu espírito empobrece!
MAURÍCIO NORBERTO FRIEDRICH
Porto União/SC, 1945 – 2020, Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Vendo em teus olhos um brilho
tão repleto de esplendor,
eu te amei... e o nosso filho
foi a resposta do amor!
MILTON NUNES LOUREIRO
Campos/RJ, 1923 – 2011, Niterói/RJ
= = = = = = = = = 

Deus, com seus poderes plenos,
fez todos homens iguais.
Mas sabe que valem menos
os que pensam valer mais...
MILTON SEBASTIÃO SOUZA
Porto Alegre/RS, 1945 – 2018, Cachoeirinha/RS
= = = = = = = = = 

O melhor amigo, em tudo,
de atitude sempre pronta,
nos quer bem, e não é mudo:
nossos erros nos aponta.
NEI GARCEZ
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Não haja competições
mas sim, a fraternidade
entre povos e nações,
banindo a desigualdade.
NILSA ALVES DE MELO
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

A rotina e os desencantos,
que fazem da vida um tédio,
tem alívio em nossos cantos
e, na trova, um bom remédio.
OLGA AGULHON
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Que menina tão graciosa
que me fez assim amar,
tão meiga, linda, mimosa,
mil beijos vou lhe mandar!
PAULO VILLALBA
Campinas/SP
= = = = = = = = = 

O rancor sempre me diz,
num tom de quem nào caçoa:
Se quem se vinga é feliz,
mais feliz é quem perdoa!
PROFESSOR GARCIA
Caicó/RN
= = = = = = = = =

Isto se dá com cachaça,
com mulher e artigo raro:
- às vezes, quando é de graça,
o preço sai bem mais caro.
SERGIO FONSECA
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Ao vir de fogo recua
Gritando, após à topada:
- Que faz um poste na rua
Às duas da madrugada?
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: