quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Baú de Trovas XXXV


Mesmo parecendo tarde,
qualquer situação melhora
quando sem fazer alarde
o amigo chega na hora.
Alba Christina Campos Netto
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Sem lamentar o passado,
nem o presente tristonho
tem um tesouro guardado
quem na vida tem um sonho!
Ana Cristina de Souza
Teresópolis/RJ,  ????  – 2020, São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Bem falsa verdade encerra
e muita desgraça traz,
chamar de santa uma guerra
que mata em nome da paz!
Antonio Zanetti
Caçapava/SP, 1917 – 2002

= = = = = = = = = = =

A saudade é bem sagrado
que acompanha, sempre, a gente.
É farrapo do passado
no remendo do presente.,.
Antonio Zoppi
Americana/SP, 1931 – 2000

= = = = = = = = = = =

Quando eu morrer, solidão,
quero chuva no jardim,
para sentir a ilusão
de alguém chorando por mim!
Aprygio Nogueira
Machado/MG, 1928 – 1998, Belo Horizonte/MG

= = = = = = = = = = =

A verdade é como um canto
difícil de decorar…
A gente ensaia, e no entanto,
sempre esquece de cantar!
Araci da Silva Corrêa
Magé/RJ

= = = = = = = = = = =

Quando te vejo, vizinha,
corpo bem feito a gingar,
eu lembro um violão que tinha
sem nunca poder tocar...
Araífe David
Taubaté/SP, 1907 – ????

= = = = = = = = = = =

Para encurtar a distância
que nos separa na vida,
do teu perfume a fragrância
foi a minha arma escolhida!
Araceli Rodrigues Friedrich
Passo Fundo/RS, 1916 – 2016, Curitiba/PR

= = = = = = = = = = =

Se Deus atendesse um dia
minha prece ingênua e doce,
quem fosse mãe não morria,
por mais velhinha que fosse!
Archimino Lapagesse
Florianópolis/SC, 1897 – 1966, Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = =

Tenho tudo e nem mereço,
eu me sinto no apogeu!
Mas todo dia agradeço
a vida que Deus me deu!
Argemira Fernandes Marcondes
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

Diz um sábio singular
este aforismo, a valer:
– Deus criou o Bem e o mal
compete à gente escolher,
Argentina de Mello e Silva
Curitiba/PR, 1904 – 1996

= = = = = = = = = = =

Assim como o dia é extinto,
e a noite nos traz o sono,
não sou dono do que sinto,
nem do que sentes, és dono.
Carolina Ramos
Santos/SP

= = = = = = = = = = =

Quando chega Santo Antônio
e a quermesse se inicia,
tem quadrilha, matrimônio,
comilança e pescaria.
Célia Vasconcellos Azevedo
Bragança Paulista/SP+

= = = = = = = = = = =

O meu sonho de criança,
alegre, multicolor,
não ficou só na lembrança,
transformou-se em grande amor
Celma Leal de Azevedo
Itaocara/RJ +

= = = = = = = = = = =

Quisera morrer de amores,
morrer amando eu quisera
entre os matizes e odores
das flores da primavera
Celso Baptista da Luz
Itaquera/SP

= = = = = = = = = = =

Nesta noite alucinante,
quero viver só de poesia
pois a noite é minha amante,
madrugada é nostalgia.
Celso Luiz Fernandes Chaves
Cambuci/RJ

= = = = = = = = = = =

Mãe, quando a dor te maltrata,
finges tão bem ser feliz,
que te damos, nesta data,
o "Oscar" de melhor atriz!
César Sovinski
Curitiba/PR

= = = = = = = = = = =

A morte e as curvas da estrada
são iguais ao menos nisto;
continua a caminhada,
mas quem vai já não é visto...
Padre Celso de Carvalho
Curvelo/MG, 1913 – 2000, Diamantina/MG

= = = = = = = = = = =

Ah! Quanta vida esquecida,
quanta ternura velada,
nesta verdade escondida
de te amar, sem ser amada...
Cely Maria Vilhena de Moura Falabella
Conquista/MG, 1930 – 2017, Belo Horizonte/MG

= = = = = = = = = = =

É soldado e, por prudência,
nada quer que o desabone
por isso faz continência
ao cabo... do telefone...
César Torraca
Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = =

Solidão é vela acesa
no quarto do solitário
onde a Saudade e a Tristeza
rezam o mesmo rosário...
Cesídio Ambrogi
Natividade da Serra/SP, 1893 — 1974, Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

Durante o sono do Sol,
enquanto a Lua desperta,
tomo a duna por lençol
e as estrelas por coberta...
Élbea Priscila de Sousa e Silva
Caçapava/SP

= = = = = = = = = = =

Por minha culpa partiste;
e o sal do pranto, sem dó,
agora torna mais triste
o triste viver de um só...
José Tavares de Lima
Juiz de Fora/MG

= = = = = = = = = = =

Busco de novo a verdade
na aspereza dos caminhos,
e só encontro a saudade,
a solidão dos sozinhos!
Luiz Carlos Abritta
Belo Horizonte/MG

= = = = = = = = = = =

Quando as mangas arregaço
para cumprir o dever,
se bate à porta o cansaço
eu me recuso a atender!
Renata Paccola
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Sozinha num desvario,
sem concretude meus braços
traçam sobre um leito frio,
o perfil dos teus abraços!
Rita Marciano Mourão
Ribeirão Preto/SP

= = = = = = = = = = =

Tendo fé, não sou ruim,
na caridade me esforço,
pois quem é mau tem por fim
a fornalha do remorso!
Yedda Ramos Patrício
São Paulo/SP

Nenhum comentário: