quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Câmara Brasileira do Livro (Curso “A Lei Rouanet e a busca de patrocínios para livros”)


O curso “A Lei Rouanet e a busca de patrocínios para livros”, oferecido pela Escola do Livro, da CBL, acontece no dia 27 de outubro, das 9h às 18h.

O curso tem como propósito mostrar como os editores podem se utilizar da Lei Rouanet para publicação de livros.

O programa vai discorrer sobre o melhor uso das leis, dicas práticas para aprovação dos projetos, além de panorama de captação de recursos no Brasil, sustentabilidade de projetos culturais, incentivos fiscais - patrocínios e doações, quem pode se beneficiar. Técnicas de negociação com empresas também serão abordados.

As aulas serão ministradas por Michel Freller e Marcelo Estraviz.

Michel Freller é empreendedor social, administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mestrando em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Marcelo Estraviz é Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes, Conselheiro do Greenpeace, Embaixador da iniciativa The Hub, Co-autor do livro "Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil". Recentemente lançou mais um livro sobre mobilização de recursos: "Um dia de captador”.

Mais informações do curso podem ser obtidas pelo e-mail: escoladolivro@cbl.org.br ou pelo telefone (11) 3069-1300.

Fonte:
Câmara Brasileira do Livro

V Bienal do Livro de Alagoas (encerra-se dia 30 de outubro, domingo)


A V Bienal do Livro de Alagoas começou na última sexta – feira (21/10) e acontece até 30 de outubro. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas. Na abertura, o evento também contou com a presença do Sr. Vitor Tavares, Vice-Presidente da CBL. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012, contando com grandes nomes da literatura italiana.

O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 6.137m², divididos em 4.727m² de área de Exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção. Possui 1600 m² de mezanino, 5 salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, sala para palestras, debates com autores regionais, locais e internacionais para 120 lugares e um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.

Com a proposta de continuidade da IV Bienal, a V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.

A Bienal deve reunir representação de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 22 mil títulos, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, 04 seminários, 01 simpósio, 22 mesas-redondas, 01 fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias.

A rede de ensino pública e particular será mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a V Bienal terá em sua agenda cultural 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Pela segunda vez, acontecerá em uma Bienal o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas conta com a participação dos países já confirmados: Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012 contando com grandes nomes da literatura italiana.

Em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Livro, acontecerá uma Bienal de crianças no mezanino, onde será montada uma estrutura para o túnel de livros, com atores contando os capítulos da história, uma "oficina do escritor" com visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita. Haverá ainda o palco “Livro Aberto” com mostrinhas de contações de histórias e atrações durante todo o período da Bienal.

Contando também com uma parceria entre o SENAC, SEBRAE e ABRASEL, haverá um Espaço Gourmet, apresentando chefes de cozinha, fazendo ligação com a literatura grastronômica.

Todas as oficinas têm um número limitado de vagas e fornecem certificado (nas oficinas com dois módulos, será obrigatória a presença em ambos para obter o certificado);

PROGRAMAÇÃO DO DIA 27 AO DIA 30

DIA 27 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

10h às 13h – PROLER Encerramento - Painel: “Lei nº 12.244 – Universalização das bibliotecas escolares no Brasil” - Francisca Rosaline L. Mota e Cícero Péricles

14h às 17h – Palestra “Nossa Língua Portuguesa – Uma Conversa Com o Prof. Pasquale” - Prof. Pasquale Cipro Neto
Auditório A:

19h às 21h – Palestra: “Ações culturais com jovens em comunidade de risco” - Licurgo Spinola
Auditório B:

19h às 22h – Painel Literário SESC- A nova literatura é uma literatura nova? - Marcelino Freire, autores do Prêmio SESC de Literatura e convidados Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras – AL)

14h às 15h30 – Palestra: “A Utilização das Mídias Sociais no Ambiente Educacional” - Dalgoberto Miquilino Pinho Jr.

16h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras - AL)

19h – Mesa Redonda: “Literatura, memória e globalização” - Presenças Internacionais: Simonetta Agnello, Giancarlo De Cataldo, Giorgio De Marchis

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Conte uma História: O Lúdico na Literatura Infantil” - Marize Sarmento e Maria Isabel Barbosa Fernandes (35 vagas)

16h às 18h – Mesa Redonda: “Sertão, República e Nação: Uma Chave de Leitura para a Ação ‘Civilizadora’ de Delmiro Gouveia na Vila da Pedra” - Elcio Verçosa, Elcio Verçosa Filho e Edivaldo F. do Nascimento (50 pessoas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Inclusão: (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)

9h30 às 10h30 - “A baratinha” (60 vagas)

11h às 12h30 - “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas) Oficina de Inclusão (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)

14h às 15h30 – “A baratinha” (60 vagas)

16h às 18h – “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Música e Dança na Educação Infantil” - Cleriston Izidro dos Anjos e Gicelma de Oliveira Cavalcante

10h às 12h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 13h – Oficina: “Entre a Lei e a Prática: subsídios para trabalhar a questão racial no espaço da escola” - Nanci Helena Rebouças Franco (30 vagas)

16h às 17h – Palestra: “A ironia na ficção de Graciliano Ramos.” - Neide Medeiros Santos

17h às 18h – Palestra: “A história literária e cultural de Palmeira dos Índios” - Isvânia Marques

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 28 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

Ìgbà Ábídí – VI Seminário Afro-Internacional - Ìkàwe ! Ìmó (Leitura e saber) - Países Presentes: Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné Bissau
10h às 12h ; 14h às 17h

Auditório A:

19h às 22h – Painel Literário SESC – A nova literatura é uma literatura nova? - Lorival Holanda, autores do Prêmio SESC Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

Auditório B:

19h – Palestra: “Educando com as Ferramentas da Simplicidade” - Hamilton Werneck
SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa redonda : Poesia em movimento - José Inácio Vieira de Melo, Lêdo Ivo, Ricardo Cabús e Gal Monteiro

16h às 18h – Mesa Redonda: “João Craveiro Costa – revisitando o pensador da História, da Pedagogia e da didática em Alagoas” - Elcio de Gusmão Verçosa, Elione Maria Nogueira Diógenes e Ivanildo Gomes dos Santos

19h – Palestra: “Jornalismo Literário” - Fernando Morais e Teresa Ribeiro

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Novas Tecnologias para Preservação do Acervo” - Gláucia Gomes (40 vagas)

16h às 18h – Lançamento: “VII Tópica – Revista de Psicanálise “ e do site do Grupo Psicanalítico de Alagoas – GPAL- (80 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

10h às 13h - Palestra: “Comunicação Visual” - Paulo Araújo (70 vagas)
Apresentação: “Leitura e Cultura na 3ª Idade”- Grupo Novo Despertar

14h às 16h (60 vagas) ; 16h às 18h (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Publicações Periódicas Científicas Impressas” - Anamaria da Costa Cruz

10h às 13h – Módulo I

14h às 18h – Módulo II (30 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Palestra: “Biblioteca como espaço de memória” - Adriana Guimarães e Ana Cláudia Magalhães (70 vagas)

16h às 17h – Palestra: “A importância da leitura para crianças e jovens alagoanos” - Carlindo de Lira Pereira

17h às 18h – Palestra: “Pontos de lazer e difusão da cultura de Arapiraca” - Franciane Santos Azevedo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 29 DE OUTUBRO (SÁBADO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Projeto: “Mães Leitoras e Arapiraquinhas” - Prefeitura de Arapiraca

15h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

19h às 22h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

SALA AUDÁLIO DANTAS

15h – Mesa Redonda: “Jornalismo Literário” - Ricardo Kotscho, Audálio Dantas e Fernando Morais

18h – Conferência: “Relação cultural Itália e Brasil em especial MIB 2011/2012” - Francesco Piccione (Consul da Itália)

20h – Palestra: “Metrópole Comunicacional e Fetichismos Visuais” - Massimo Canevacci (Itália)
SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias”

10h às 12h - Módulo I

13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina: “Oficina de Criatividade” - Luciana Bezerra

10h às 13h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

10h às 12h – Mesa Redonda: “Índios de Alagoas – Economia e Cotidiano” - Luiz Sávio de Almeida e Amaro Leite da Silva (70 vagas)

14h às 15h – Palestra: “Bullying, to fora! Como identificar seus personagens” - Nara Virgínia Rocha Simões Anadão (90 vagas)

16h às 18h – Mesa-Redonda: “As esquerdas e a Democracia”, seguido de lançamento dos autores Michel Zaidan, Marco Mondaini

SALA LÊDO IVO

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias” - (30 vagas)

16h às 18h – Palestra: “Uma breve viagem pela tradição literária de Penedo” - Francisco Araujo Filho (70 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h , das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 30 DE OUTUBRO (DOMINGO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Palestra Show –“Colcha de leituras”- ensaios para unir amores e alinhavar leitores - Jonas Ribeiro

13h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

20h – SESC Palestra: “A contação de estórias no processo leitor” - Rubem Alves

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa Redonda: “A importância da sociedade civil para a construção de políticas públicas do livro, da literatura e da leitura” - Maria das Dores Andrade de Barros, Vereador Proponente da Lei do livro de Olinda, Leocádia da Hora e Amanda Lima

15h às 16h30 – Lançamento: “Revista Política Democrática”

16h30 às 18h – Lançamento do Livro: “Grande Sertão”, do Dirceu Lindoso

18 às 19h30 – Palestra: “Astrojildo Pereira: a crença num Brasil gigante.” - J. R. Guedes de Oliveira

20:00h – Palestra: “Dario Fo: a dramaturgia a partir da cena” - Neyde Veneziano

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Formação para Contadores de Histórias”

10h às 12h - Módulo I

13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Braille: Noções Básicas

10h às 12h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (20 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina de Libras: Noções Básicas - Suely Sampaio R. Jimenez, Jerlan Pereira Batista e Jaqueline Soares dos Santos

10h às 13h - Módulo I

15h às 18h - Módulo II (35 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Oficina: “Felicidade Clandestina: Uma Experiência de Leitura Literária na Educação Básica” - Jairo José Campos da Costa (50 vagas)

16h às 18h – Palestra: “Justiça à poesia” Pedro Onofre de Araújo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 - Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita
CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

Fontes:
- Câmara Brasileira do Livro
- http://www.edufal.com.br/bienal2011/index.php/

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Wagner Marques Lopes (Trova Ecológica 34)

Júlia Lopes de Almeida (Quiromancia)


Uma bela tarde, a minha amiga Rafaela entrou arrebatadamente na minha saleta de trabalho e deixou-se cair num tamborete, a meus pés.

— Que tens? Perguntei-lhe assustada, percebendo-lhe o terror no rosto, ordinariamente repousado.

Por única resposta ela estendeu-me a mão espaldada e nua, e arregalou para mim os seus olhos claros, cor de violeta.

— Não percebo o teu gesto... Roubaram-te o anel que ele te deu?... Não abranges a oitava no piano e desistes de o estudar? Terás reumatismo nos dedos? Bem; se não queres responder, vai-te embora, mas arranja primeiro o chapéu, que está torto, e modifica esse ar de quem foge de alguém que o persegue na rua...

— Ninguém me seguiu na rua... O anel que ele me deu está na outra mão...

E, como orvalho em violetas, borbulharam lágrimas nos olhos da pobre Rafaela.

— Se pudesses explicar-te...

— Escuta venho da casa da Noêmia Saldanha; havia lá gente de fora, uns homens de quem já não me lembro do nome e um certo rapaz que lia nas mãos das senhoras a buena dicha, ou que melhor nome tenha. Quando eu entrei, a Saldanha disse alto, com o seus guinchinhos de macaca: "Olhem quem vem aí!" e puxou-me com violência para a roda, que se abriu muito amável para me receber. O tal rapaz continuou nos seus prognósticos, que faziam rir a todos. Lia na mão da Sinhá Mendes coisas muito bonitas: que ela se haveria de casar com um moço que a adora... Que há de ir à Europa, que há de ter três filhos gordos mansos, fortes e bonitos; que herdará uma grande fortuna de um parente afastado de quem não terá saudades; que terá lindos vestidos, bons carros, assinaturas no lírico e que morrerá de velha, sem sentir, de uma síncope...

Todos riam; a Sinhá estava radiante! Com aquele exemplo, eu fui insensivelmente desabotoando a luva e estendendo também a minha mão.

O rapaz tornou-se sombrio, à proporção que a observava. Como eu instasse para que dissesse a verdade, fosse ela qual fosse, ele, muito constrangido, declarou tudo.

Disse que não me casarei, que terei bexigas, apesar vacinada duas vezes, e que ficarei marcada como um crivo; disse que a minha família me abandonará e que morrerei ainda moça, de um ataque, na rua! Vida tão feia não merece melhor desfecho!

— Um ataque na rua! Que ignomínia! Vê tu!

— E depois?

— Depois... Que sou muito nervosa — e isto é verdade! — que tenho uma grande paixão... Também é certo... Que tenho excelentes qualidades de coração, o que não me impedirá de morrer como um cão sem dono, na calçada...

— Que mais?

— Ainda querias mais?!

— Que respondeste?

— Fingi heroicidade, que é sempre o nosso costume, mas sabe Deus o que se passava cá dentro! Quando pude fugir, fugi. Os guinchos da Noêmia perseguiam-me; a alegria da Sinhá irritava-me. A felicidade dos outros agrava o nosso infortúnio.

Só hoje compreendi isto. Por mais que eu olhe para a mão, para estes caminhos que parecem traçados na palma pela ponta finíssima de um alfinete e por onde marcham os nossos instintos, os nossos segredos e até o nosso futuro se esclarece, por mais que eu observe toda esta rede complicadíssima, não consigo descobrir nada! Se ele se tivesse enganado?! Mas não; vi que falou com toda a convicção, disse a verdade.

Eu agora já sei; abandono-me, aceito o meu destino, o meu feio destino de ser medonha, não ser amada e morrer numa calçada, à vista de quem passar na ocasião!

— Não vês, minha tontinha, que te meteram num enredo? Vou apostar eu como o tal rapaz entende tanto de quiromancia como eu.

— Ah, a quiromancia é uma arte!

— E nas salas uma armadilha maliciosa à ingenuidade de certas moças...

Quando tiveres algum segredo que não queiras ver profanado, nem pela mais leve suspeita, abotoa bem as tuas luvas ao entrar em certas salas. Entretanto, fica certa de que não será nas linhas da mão que ele se mostre todo, mas no rubor das tuas faces ou no pestanejar dos teus olhos, que serão consultados à proporção que se faça a leitura fatídica. Quanto ao resto, o rapaz, se não foi absolutamente delicado, não deixou de ter uma pontinha de espírito. Sinhá é feia, tu és bonita; ela roça pelos trinta anos, tu ainda não tens vinte, ele quis igualar-vos momentaneamente, vestindo-te de desapontamento e iluminando a outra de alegria. Na tua idade os segredos são leves e fáceis de adivinhar; em todo caso guarda-os contigo, ou só para a confidencia amiga. O recato do sentimento, fortifica-o e enobrece-o. E o coração de uma donzela não se deve devassar a todas as curiosidades... Ele é, como disse o poeta Vigny: un vase sacré tout rempli de secrets.
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Nota:
un vase sacré tout rempli de secrets. = um vaso sagrado completamente cheio de segredos

Fonte:
Júlia Lopes de Almeida. Livro das Donas e Donzelas. Belém/PA: Núcleo de Educação a Distancia da Universidade da Amazonia (UNAMA).

Instituto Memória Publica seu Livro Gratuitamente


PUBLICAMOS SEU LIVRO
G R A T U I T A M E N T E

você tem um bom original, de qualquer área ou segmento, por que não publicar e sair do obscurantismo.

Ter um carro bom ou uma TV boa é bom, mais o luxo de hoje é o lixo de amanhã. Livro é para sempre! Sem falar na generosidade em compartilhar... Afinal, o que não se compartilha se perde! Saia da multidão e ocupe seu lugar de direito na sociedade.

Mas, se você é do time da pedra, críticos de plantão, nada vai fazer você virar vidraça e aparecer por virtude e merecimento. É realmente mais fácil e cômodo encontrar culpados do que assumir as rédeas do se futuro e expor-se às críticas dos invejosos, que nada fazem além de encontrar erros e defeitos na obra alheia.

Mas cuidado com os picaretas!

Oportunistas travestidos de combatente cultural, de editor.

Conheça a história de quem você pretende associar o seu nome, a sua obra. Escolha uma editora séria onde o editor é mais do que um comerciante... Acredita e tem paixão pelo livro. É 'viciado' no cheiro de livro novo. Tem várias editoras sérias. Cuidado com o canto da seria, com a conversa macia de alguns 'editores'.

LEMBRE-SE: Todo picareta é manso e simpático... Envolvente.

No Instituto Memória seu original é submetido a um Conselho Editorial (vide site) e um Conselho Comercial. O autor responderá a um questionário de perfil. Se aprovado pelo Conselho Editorial e mediante ao parecer do Conselho Comercial, publicaremos a obra e faremos o seu lançamento. Atuamos em todo o Brasil e já lançamos mais de 300 títulos de livros, várias revistas, programas culturais, jornais... Afinal são 8 anos de tradição e luta pela cultura nacional, dando-lhe Vez e Voz!

Porém, não prestamos serviços gráficos para terceiros.

Nossa gráfica só atende aos nossos projetos. Não somos gráfica, somos uma editora. Temos parceria com várias Academias de Letras e Institutos Históricos do pais, além de diversas Universidades. Todo autor, quer pessoalmente, quer por telefone, é entrevistado pelo nosso editor. Tem que ter empatia e simpatia recíproca. Às vezes a obra é boa, tem um bom perfil comercial, mas as expectativas do autor e da editora não 'casam'. Aí será um problema conviver, então não lançamos. Livro é liberdade e alegria, nunca problema! Já é difícil ganhar dinheiro com cultura de qualidade, ainda ter que se chatear?

Lembre-se que publicar uma obra por um selo editorial de qualidade é meritocracia. É uma conquista. Chegam, em média, 100 originais por mês. Só aproveitamos em torno de 10%. Pois é: O caminho que leva ao paraíso não é fácil, mas vale a pena para os poucos merecedores!
Forte abraço,

Anthony Leahy - Editor Presidente
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba. Doutor Honoris Causa pela Câmara Brasileira de Cultura. Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Curitiba. Monção de Mérito da Assembeia Legislativa do Paraná. Comenda da Ordem dos Nobres Cavaleiros de São Paulo. Autor de mais de 10 livros sobre a formção da Identidade Paranaense...

Fonte:
Anthony Leahy

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Poesias em Quatro Estações I)


Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos/SP

AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO

Foi plena Primavera a minha infância,
Passada toda em casa de meus pais,
Sentindo o gosto doce e a fragrância
Do despertar da vida dos mortais.

Na juventude eu tive aquela ânsia
De tudo ver, bem rápido demais;
Assim foi meu Verão, em dissonância
E num fervor que arrebatou meus ais!

Já meu Outono foi, de certa forma,
De uma pacata vida cidadã,
De esposo e pai... Um seguidor da norma.

Agora, neste Inverno em que convivo
Com minha esposa e bela anciã,
Rezar... Tem sido o nosso lenitivo!

Teca Miranda
Juiz de Fora/MG
EVOLUÇÃO

Na minha primavera de criança mimada,
passei por um verão de jovem voluntariosa.
Nesse outono da fase adulta estou transformada;
com a mesma paixão pela vida,
porém menos ansiosa.
No caleidoscópio dessa minha existência,
a imagem refletida das múltiplas combinações
permite-me ver com antecedência.
que o meu inverno será de poucas alterações.
A determinação eu tenho para manter,
apesar da minha evolução,
e o destino irá me conceder,
as quatro estações dentro do meu coração.

Lígia Antunes Leivas
Pelotas/RS

PRIMAVERA NA NATUREZA

..a sensibilidade aflora mais fortemente ao coração !

Madrugada! Cedo ainda... nada despertou.
O mundo por aqui ainda dorme.
Discreto e de mansinho
o dia vai acordando... se espreguiça...

Raios de sol espiam...
Recém abrem os olhos.
Brindam o céu-infinito
com tons de muitos sabores !

Império do astro-rei ! Já tudo se agita !
Campos ao vento se juntam às cores
nascidas de todas as flores!
...Mil sensações! Tantos amores!...

O tempo é outro!
Adeus, inverno!...
É PRIMAVERA ! ! !
Natureza em festa!
Magia, descontração!

Em meu peito a palpitar
vibra por ti (escondida!...)
essa paixão desmedida
que não me deixa sossegar!

Marcial Salaverry
Santos/ SP
AS QUATRO ESTAÇÕES DO AMOR

Em cada uma das quatro Estações,
o amor nos provoca novas sensações...
No verão, o exercício do amor,
traz para o corpo muito calor...
Então, que tal numa bela banheira,
nossos corpos nus enroscados,
perdidos em carinhos apaixonados...
A água quase fria, traz uma sensação excitante,
tornando o amor mais delirante...
Na primavera, um campo florido,
nosso amor fica mais colorido...
Nossos corpos nus misturados à folhagem,
levando-nos em inesquecível viagem...
Os odores de nossos amores,
misturados ao perfume das flores,
despertam mais nossos instintos amorosos,
levando-nos a prazeres deliciosos...
No outono, colhemos os frutos do pecado,
trocando um beijo apaixonado,
amamo-nos, saboreando das frutas a delícia,
e do amor, desfrutamos toda nossa malícia...
É da vida, a estação mais saborosa,
onde a vida fica mais gostosa...
Sabemos o sabor da fruta degustar,
conhecendo tudo sobre como bem amar...
No inverno, sob as cobertas... nos esquentamos
quando nossas pernas entrelaçamos,
e nos perdemos nos movimentos do amor,
livrando-nos rapidamente do cobertor,
tendo apenas de nossos corpos o calor...
Depois do amor consumado,
continuamos enroscados
trocando carinhos apaixonados,
e dormimos nus em gostoso abraço,
curtindo do amor o cansaço...

Agostinho Rodrigues
Rio de Janeiro/RJ
PRIMAVERA

Surge o amanhecer,
com o sol despontando,
as flores se abrindo,
anunciando a chegada da primavera,
gorjeando de alegria:
o beija-flor sobrevoando as flores,
Estação do Ano, que se inicia.

Ao chegar o entardecer:
o sol começa a se esconder,
as flores alegres murcham,
novo paraíso divino, começa a aparecer.

Ouve-se a Ave Maria, são seis horas:
o sol já na sua total despedida,
o sereno a umedecer as plantas,
que balançam agradecidas.

Ah! diante da silenciosa noite:
os gorjeios se cessam,
chega a hora de todos dormirem,
envoltos em uma voz unânime:
Seja bem vinda, feliz Primavera!

Dária Farion
Pinhais/PR
PRIMAVERA

Prima pela beleza da natureza
Vera no canto de acalanto.
Natureza em festa, bailado cósmico
No céu o "V" das aves regrassando.

Cúmplices do equinócio, as cigarras cantam,
Vanessas beijam jacintos, amores perfeitos.
Aleluias em voo nupcial as lilases aleluias.
Sopranos e tenores cantam Hendel...Aleluia.

Agrias adejam, abelhas borboleteam,
Os louva-a-deus a Deus louvam.
No centro você, da Criação obra prima
De Deus expressão vera .

Celicolas sob ceruleo manto,
Extasiados vivemos nesta catedral.
Há primavera em nossas vidas,
Há equinocios em nossas almas

Há Deus nos corações

Elaine Assenheimer
SC
ESTAÇÕES

Tem cheiro de flor no ar, ouço os pássaros cantar.
Sopra a doce brisa da primavera.
Campos e jardins floridos, árvores dão frutos.
Caminho suave ao encontro do meu amor.

O sol aquece o coração, aquece todos os momentos,
não só os propícios, todos os dias é uma oportunidade.
No sabor do verão os rios seguem o seu rumo.
E no despertar de cada manhã sinto o calor do nosso amor.

Conservo a alegria e me mantenho feliz.
No outono as folhas caem,
penso no que foi bom e agradeço a Deus.
Em qualquer estação tu estás no meu coração e eu no teu.

Recordo as lembranças das doces estações.
No inverno não ouço o canto dos pássaros,
mas sinto o aconchego do amor tranquilo,
e o fogo que acende a nossa paixão.

Fonte:
Alma de Poeta.

José de Alencar (Iracema: análise da obra)


Análise realizada por Frederico Barbosa e Sylmara Beletti

INTRODUÇÃO

Um dos mais belos romances da nossa literatura romântica, Iracema é considerado por muitos “um poema em prosa”. A trágica história da bela índia apaixonada pelo guerreiro branco é contada por José de Alencar com o ritmo e a força de imagens próprios da poesia.
Em Iracema, José de Alencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil e de toda a América pelos invasores portugueses e europeus em geral. O nome Iracema é uma anagrama da palavra América. O nome de seu amado Martim remete ao deus greco-romano Marte, o deus da guerra e da destruição.

O autor demonstra, já a partir do título, um evidente trabalho de construção de uma linguagem e de um estilo que possam melhor representar, para o leitor, “a singeleza primitiva da língua bárbara”, com “termos e frases que pareçam naturais na boca do selvagem”.

O livro foi publicado em 1865 e, em pouco tempo, agradou tanto aos leitores quanto aos críticos literários, a começar pelo jovem Machado de Assis, então com 27 anos, que escreveu sobre Iracema no Diário do Rio de Janeiro, em 1866:
“Tal é o livro do Sr. José de Alencar, fruto do estudo e da meditação, escrito com sentimento e consciência… Há de viver este livro, tem em si as forças que resistem ao tempo, e dão plena fiança do futuro…Espera-se dele outros poemas em prosa. Poema lhe chamamos a este, sem curar de saber se é antes uma lenda, se um romance: o futuro chamar-lhe-á obra-prima.”

A LENDA E A HISTÓRIA

O livro, subtitulado Lenda do Ceará, conta a triste história de amor entre a índia tabajara Iracema, a virgem dos lábios de mel e Martim, primeiro colonizador português do Ceará. Além disso, como resume Machado de Assis, o assunto do livro é também a história da fundação do Ceará e o ódio de duas nações inimigas (tabajaras e pitiguaras). Os pitiguaras habitavam o litoral cearense e eram amigos dos portugueses. Os tabajaras viviam no interior e eram aliados dos franceses.

José de Alencar recorreu a circunstâncias históricas, como a rixa entre os índios tabajaras e pitiguaras e utilizou personagens reais, como Martim Soares Moreno e o índio Poti, que depois viria a adotar o nome cristão de Antônio Felipe Camarão. Mas cercou-os de uma fértil imaginação e de um lirismo próprios da poesia romântica.

A heroína idealizada

Iracema é filha de Araquém, pajé da tribo tabajara, e deve manter-se virgem porque “guarda o segredo da jurema e o mistério do sonho. Sua mão fabrica para o Pajé a bebida de Tupã”. Um dia, Iracema encontra, na floresta, Martim, que se perdera de Poti, amigo e guerreiro pitiguara com quem havia saído para caçar e agora andava errante pelo território dos inimigos tabajaras. Iracema leva Martim para a cabana de Araquém, que abriga o estrangeiro: para os indígenas, o hóspede é sagrado.

O momento em que Martim encontra Iracema revela a idealização romântica em seu grau mais elevado:

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.
Iracema saiu do banho; o aljôfar d'água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste
A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá , as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.”

Note-se que o narrador seguidas vezes compara Iracema à natureza exuberante do Brasil. E a virgem leva sempre vantagem. Seus cabelos são mais negros e mais longos, seu sorriso mais doce, seu hálito mais perfumado, seus pés mais rápidos.

Iracema é apresentada por um narrador que, embora se apresente na terceira pessoa, é claramente emotivo e apaixonado. Retrata-a, portanto, como a síntese perfeita das maravilhas da natureza cearense, brasileira e americana. Iracema é muito mais do que uma mulher. Não anda, flutua. Toda a natureza rende-lhe homenagem: da acácia silvestre aos pássaros, como o sabiá e a ará. A heroína é o próprio espírito harmonioso da floresta virgem.

A harmonia rompida

O narrador deixa clara a ruptura nesse harmoniosa relação de Iracema com o seu meio ao apresentar o surgimento de Martim: "Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta". A vista de Iracema perturba-se, impossibilitada de decodificar essa estranha aparição de uma etnia que lhe é desconhecida.

José de Alencar retrata, assim, o processo de estranhamento e fascínio mútuo que dominou o encontro dos dois povos. Começavam a se conhecer, sem sequer suspeitar as trágicas conseqüências do encontro para os indígenas.

A sedução

Enquanto esperam a volta de Caubi, o irmão de Iracema que reconduziria o guerreiro branco às terras pitiguaras, Iracema se apaixona por Martim, mas não pode se entregar a ele, porque, como afirma o Pajé, “se a virgem abandonou ao guerreiro branco a flor de seu corpo, ela morrerá…” Uma noite, Martim pede à Iracema o vinho de Tupã, já que não está conseguindo resistir aos encantos da virgem. O vinho, que provoca alucinações, permitiria que ele, em sua imaginação, possuísse a jovem índia como se fosse realidade. Iracema lhe dá a bebida e, enquanto ele imagina estar sonhando, Iracema “torna-se sua esposa”.

É muito importante notar o valor alegórico dessa passagem. Ao “possuir” Iracema, Martim está inconsciente, completamente seduzido e inebriado. Esse gesto há de provocar a destruição da virgem, assim como a invasão do Brasil pelos portugueses há de provocar a destruição da floresta virgem americana. No entanto, assim como Martim não tinha qualquer intenção de provocar a morte de sua amada – o faz por paixão – os destruidores da natureza brasileira o fizeram de forma inconsciente e inconseqüente. A consciência ecológica de Alencar vai muito além da ingênua defesa das nossas matas: percebe com clareza o seu processo de destruição.

O conflito

Martim é ameaçado pelo enciumado chefe guerreiro Irapuã, que quer invadir a cabana de Araquém e matá-lo. Apesar da advertência de Araquém de que Tupã puniria quem machucasse seu hóspede, os guerreiros de Irapuã cercam a cabana, que é protegida por Caubi.

Iracema encontra Poti, que está próximo à aldeia dos tabajaras e deseja salvar o amigo. Planejam, então, a fuga de Martim. Durante a preparação dos guerreiros tabajaras para a guerra com os pitiguaras, Iracema lhes serve o vinho da jurema e, enquanto os guerreiros deliram, ela leva Martim e Poti para longe da aldeia. Quando já estão em terras pitiguaras, Iracema revela a Martim que ela agora é sua esposa e deve acompanhá-lo. Entretanto, os tabajaras descobrem que Iracema traíra “o segredo da jurema” e perseguem os fugitivos. Os pitiguaras, avisados da invasão dos tabajaras, juntam-se aos fugitivos e é travado um sangrento combate. Iracema luta ao lado de Martim contra a sua tribo.Os pitiguaras ganham a luta e Iracema se entristece pela morte dos seus irmãos tabajaras.

O exílio

Iracema acompanha Martim e Poti e passa a morar com eles no litoral. Durante algum tempo, eles são muito felizes, e a alegria se completa com a gravidez de Iracema. Porém, Martim acaba por “saturar-se de felicidade” e seu interesse pela esposa e pela vida ao seu lado começa a esfriar. Iracema se ressente da frieza do marido e sofre. Martim se ausenta com freqüência em caçadas e batalhas contra os inimigos dos pitiguaras. Enquanto guerreia, nasce seu filho, que Iracema chama de Moacir, que significa “nascido do meu sofrimento, da minha dor”.

Iracema dá ao filho o nome indígena correspondente ao nome hebraico Benoni, que também significa “filho de minha dor”. Este é o nome dado por Raquel, mulher do patriarca bíblico Jacó, ao seu último filho. Raquel morre depois de dar à luz. Mas Jacó muda o nome do menino para Benjamim. Os filhos de Jacó dão origem às tribos que formarão a nação Israel, assim como o filho de Iracema representa o início de uma nação.

Solitária e saudosa, Iracema tem dificuldade para amamentar o filho e quase não come. Desfalece de tristeza. Martim fica longe de Iracema durante oito luas (oito meses) e, quando volta, encontra Iracema à beira da morte. Ela entrega o filho a Martim, deita-se na rede e morre, consumida pela dor. Poti e Martim enterram-na ao pé do coqueiro, à beira do rio. Segundo Poti: “quando o vento do mar soprar nas folhas, Iracema pensará que é tua voz que fala entre seus cabelos.”

O lugar onde viveram e o rio em que nascera o coqueiro vieram a ser chamados, um dia, pelo nome de Ceará.

Martim partiu das praias do Ceará levando o filho. Alencar comenta: “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?

O guerreiro branco volta alguns anos depois, acompanhado de outros brancos, inclusive um sacerdote “para plantar a cruz na terra selvagem”. Começa a colonização e a narrativa termina: “Tudo passa sobre a terra.”

O NARRADOR

O romance é narrado na terceira pessoa, mas o narrador está longe de se manter neutro e mero observador. Abundam os adjetivos reveladores de admiração, principalmente em referência à natureza brasileira e à Iracema. Em alguns momentos o narrador arrebatado chega a revelar-se na primeira pessoa: “O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu.”

Tais arroubos justificam-se pela colocação, no início da obra, de que essa é "uma história que me contaram nas lindas vargem onde nasci". Assim, Alencar justifica a intromissão da voz na primeira pessoa em uma obra narrada na terceira.

O INDIANISMO

O índio começou a ser adotado como tema literário no Brasil pelos árcades, principalmente Basílio da Gama – que via o índio como “homem natural”, e Santa Rita Durão – para quem o índio era apenas o “comedor de carne humana, que só o Cristianismo salvaria”.

A busca de uma “poesia americana”

Já no Romantismo, o culto do passado e o nacionalismo literário permitiram aos escritores cultivarem a chamada “poesia americana”, que se valia da natureza, da História, de cenas e de costumes nacionais, fórmula em que o Indianismo se adequava perfeitamente.

Os escritores mais expressivos do Indianismo, nesse período, foram, na poesia, Gonçalves Dias, com poemas como I-Juca Pirama, Marabá e Leito de Folhas Verdes e, na prosa, José de Alencar, com romances como O Guarani, Iracema e Ubirajara.

A corrente indianista foi muito prestigiada e vários poetas tentaram escrever o “poema americano” por excelência, como Gonçalves de Magalhães com o seu poema longo A Confederação dos Tamoios, que originou uma célebre polêmica, em que até o Imperador participou.

A polêmica

Alencar foi o protagonista, em 1856, dessa polêmica acalorada sobre o papel do índio na literatura brasileira. O introdutor do romantismo entre nós, o poeta Gonçalves de Magalhães, acabara de publicar um poema épico com temática indianista. Amigo do imperador Dom Pedro II, Magalhães era, de certa forma, o “poeta oficial” do Brasil naquele momento.

Em uma série de cartas assinadas com o pseudônimo de Ig., Alencar critica o artificialismo do tratamento do índio dado por Gonçalves de Magalhães que, segundo ele, “não está à altura do assunto”.

Saem, em defesa do poeta, vários amigos seus, entre eles o próprio imperador Dom Pedro II. A polêmica se desdobra do início de junho ao final de outubro de 1856.

Podemos mesmo perceber, em alguns pontos das cartas, que Alencar já pensava em abordar a temática nos seus futuros escritos, associando-a ao elogio da terra brasileira:

“Digo-o por mim: se algum dia fosse poeta, e quisesse cantar a minha terra e suas belezas, se quisesse compor um poema nacional, pediria a Deus que me fizesse esquecer por um momento as minhas idéias de homem civilizado. Filho da natureza, embrenhar-me-ia por essas matas seculares; contemplaria as maravilhas de Deus, veria o sol erguer-se no seu mar de ouro, a lua deslizar-se no azul do céu; ouviria o murmúrio das ondas e o eco profundo e solene das florestas.”

Mas não seria através da poesia que Alencar haveria de “cantar a minha terra e suas belezas”. Ainda na polêmica sobre A Confederação dos Tamoios, ele critica o uso de gêneros poéticos clássicos para descrever o índio brasileiro:

“Escreveríamos um poema, mas não um poema épico; um verdadeiro poema nacional, onde tudo fosse novo, desde o pensamento até a forma, desde a imagem até o verso. A forma com que Homero cantou os gregos não serve para cantar os índios; o verso que disse as desgraças de Tróia e os combates mitológicos não pode exprimir as tristes endeixas do Guanabara, e as tradições selvagens da América. Por ventura não haverá no caos incriado do pensamento humano uma nova forma de poesia, um novo metro de verso?”

Desde as primeiras páginas de Iracema, fica claro que o seu autor procura colocar essas idéias em prática. Alencar adota o gênero do romance, mas o faz com um cuidado na construção das imagens e com a musicalidade da linguagem que levaram críticos como Machado de Assis a considerá-lo mais um “poema em prosa” do que propriamente um romance. E levaram Haroldo de Campos a afirmar que: “O maior poeta indianista (o único plenamente legível hoje…) foi um prosador: José de Alencar.” Seguindo a trilha aberta por Augusto Meyer, que já havia observado: “Bastaria Iracema para consagrá-lo o maior criador da prosa romântica, na língua portuguesa, e o maior poeta indianista.”

Desdobramentos

No parnasianismo, o índio aparece raramente – um exemplo é o poema A Morte de Tapir, de Olavo Bilac – e simplesmente desaparece na poesia simbolista.

O Modernismo volta ao tema e o utiliza às vezes como ponto de referência para diretrizes estéticas, como no caso da Poesia “Pau-Brasil” e da Antropofagia de Oswald de Andrade, com a questão “tupi or not tupi”. Algumas obras aproveitaram o tema do índio e suas lendas, como Macunaíma, de Mário de Andrade, Cobra Norato de Raul Bopp ou Martim Cererê, de Cassiano Ricardo.

Iracema e Macunaíma

O crítico Cavalcanti Proença demonstrou no Roteiro de Macunaíma as diversas relações de semelhança entre Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, e Iracema. Entre essas destacam-se as semelhanças entre as personagens de Iracema e de Ci, a mãe do mato:

"Ci aromava tanto que Macunaíma tinha tonteiras de moleza" (M.A.) -- "Todas as noites a esposa perfumava seu corpo e a alva rede, para que o amor do guerreiro se deleitasse nela (J. A.). É a rede de cabelos que torna a Mãe do Mato inesquecível, e é uma rede que Iracema oferece ao guerreiro branco: -- "Guerreiro que levas o sono de meus olhos, leva a minha rede também. Quando nela dormires, falem em tua alma os sonhos de Iracema" (J.A.)

Ambas …não têm leite. O de Ci foi a cobra preta que sugou; em Iracema o leite não chegava ao seio, diluído nas lágrimas de saudade. "A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito" (J. A.). Em Macunaíma, o filho do herói "chupou o peito da mãe no outro dia, chupou mais, deu um suspiro envenenado e morreu".

Fonte:
http://fredb.sites.uol.com.br/iracema.html

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 375)


Uma Trova Nacional

Teu ciúme, cortando os laços
do nosso amor, me magoa...
Mas meu amor abre os braços
e, por amor, te perdoa!
–JOÃO FREIRE FILHO/RJ–

Uma Trova Potiguar

Desponta sereno o dia,
e o meu sonho, sem demora,
enche o mundo de poesia
ao romper da linda aurora!
–EVA YANNI GARCIA/RN–

Uma Trova Premiada

2010 - Curitiba/PR
Tema: MADRUGADA - M/H

A madrugada é o instante
em que o sol, com ousadia,
induz a noite – gestante –
a dar à luz... novo dia!
JAIME PINA DA SILVEIRA/SP–

Uma Trova de Ademar

Partiu deixando uma dor,
e eu talvez não me acostume
a viver sem seu amor,
Seu carinho, seu perfume!
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Se meu sonho, na lembrança,
foi ponte que se desfez,
estendo o braço à esperança
e faço a ponte outra vez!...
–ADELIR MACHADO/RJ–

Simplesmente Poesia

Céu Interior
–BRASIGÓIS FELÍCIO/GO–

Eu não hesitaria
em jogar
todos os sonhos fora
se para realizá-lo no futuro
tivesse que perder o agora!

Estrofe do Dia

Gosto de falar de mato,
picada de muriçoca,
preá escondido em loca
galinha, guiné e pato;
briga de cachorro e gato,
cadeira de balançar,
a rede pra se deitar
na latada ou no oitão;
quanto mais canto o sertão
mais tem sertão pra cantar!
–JÚNIOR ADELINO/PB–

Soneto do Dia

Hoje
–CARMO VASCONCELOS/PRT–

Por hoje decidi ficar comigo,
A mente nua, isenta de sensores,
Tal um amplo celeiro, ausente o trigo,
Ou coração liberto, sem temores.

Por hoje só pretendo a liberdade,
Dispersa a luz total do pensamento,
Ao ponto de expulsar qualquer saudade
E sombra de paixão ou desalento.

Por hoje vou dar rédea solta à estúrdia,
Unir-me à multidão alucinada,
Misturar minha voz co’as da balbúrdia!

Beber, amar, cegando a culpa e o juiz.
Da fascinante noite, irmã, e aluada,
Ser astro sem memória… Ser feliz!

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Adolfo Coelho (Bela-Menina)

Desenho a carvão por JB Xavier
Era uma vez um homem; vivia numa cidade e trazia navegações no mar, e depois foi ele e deu em decadência por se lhe perderem as navegações. Ele teve o seu pesar e não podia viver com aquela decência com que vivia no povoado e tinha umas terrinhas na aldeia e disse para a mulher e para as filhas: «Não temos remédio senão irmos para as nossas terrinhas; se vivemos com menos decência que até aqui, somos pregoados dos nossos inimigos.»

A mulher e uma filha aceitaram, mas as outras duas filhas começaram a chorar muito. E depois foram. A que tinha ido de sua vontade era a mais nova e chamava-se Bela-Menina; cantava muito e era a que cozinhava e ia buscar erva para o gado, de pés descalços; as outras metiam-se no quarto e não faziam senão chorar. Quando o pai ia para alguma parte, as mais velhas sempre pediam que lhes trouxesse alguma coisa e a mais nova não lhe pedia nada. Vai nisto, veio-lhe uma carta de um amigo dizendo que as navegações que vinham aí, que tiveram notícia e que fosse vê-las.

O homem caminhou mais um criado saber das tais navegações; quando saiu, disseram as suas filhas mais velhas que, se as navegações fossem as dele, lhes levasse algumas coisas que lhe declararam. E ele disse à mais nova: «Ora todas me pedem que lhes traga alguma coisa. Só tu não me pedes nada?» «Vou pedir-lhe também uma coisa; onde o meu pai vir o mais belo jardim, traga-me a mais bela flor que lá houver.» O pai foi e chegou a uma cidade e reconheceu que as navegações não eram dele e foi-se embora com a bolsa vazia. Chegou a um monte e anoiteceu-lhe; ele viu uma luz e dirigiu-se para ela a ver se encontrava quem o acolhesse. Chegou lá e viu uma casa grande e estropeou à porta; não lhe falaram; tornou a estropear; não lhe falaram. E disse ao moço: «Vai aí pelo portal de baixo ver se vês alguém.» O moço foi e voltou: «Veio lá muitas luzes dentro e cavalos a comer e penso para lhe botar; mas não veio ninguém.»

Então o homem mandou meter o cavalo na cavalariça e entraram na cozinha. Acharam lá que comer e, como a fome não era pequena, foram comendo muito. E nisto aí vem por essa casa adiante uma coisa fazendo um grande ruído, assim como umas cadeias que vinham a rastos pela casa adiante e depois chegou ao pé deles um bicho de rastos e disse-lhes: «Boas-noites.» Eles puseram-se a pé com medo e disseram-lhe: «Nós viemos aqui por não acharmos abrigo nem que comer noutra parte; mas não vimos fazer mal a ninguém.» «Deixai-vos estar e comei.» Demorou-se um pouco o bicho e disse-lhes: «Ora ide-vos deitar que eu também vou para o meu curral.» E começou-se a arrastar pela cozinha e foi. Ao outro dia o homem foi ao jardim, que era o mais belo que tinha visto, e disse: «Já que não posso levar nada para as minhas filhas mais velhas, quero ao menos levar a flor para a Bela-Menina...» Estava a cortar a flor e nisto o bicho salta-lhe: «Ah, ladrão! Depois de eu te acolher em minha casa, tu vens-me colher o meu sustento, que eu não me sustento senão em rosas.» E ele disse: «Eu fiz mal, fiz; mas eu tenho lá uma filha que me pediu que lhe levasse a mais bela flor que eu visse na viagem, e não podendo levar nada às outras filhas, queria ao menos levar a flor; mas se a quereis ela aí fica.» «Não, levai-a e se me trouxerdes cá essa filha, ficais ricos.» O homem caminhou e chegou a casa muito apaixonado por não trazer nada às outras filhas e não achar as navegações e pegou na flor e deu-a à Bela-Menina.

A filha, assim que viu a flor, disse: «Oh, que bela flor! Onde a achou, meu pai?» O pai contou-lhe o que vira e a filha disse: «Ó meu pai, eu quero ir ver.» «Olha que o bicho fala e disse também que te queria ver.» «Pois vamos.» E foram. A filha, assim que viu o tal bicho, disse: «Ó pai, eu quero cá ficar com este bicho, que ele é muito bonito.» O pai teve a sua pena, mas deixou-a. Passado algum tempo, ela disse: «Ó meu bichinho, tu não me deixas ir ver os meus pais?» E ele disse-lhe: «Não, tu não vais lá por ora; teu pai vem cá.» O pai veio e disse ao bicho: «Eu queria levar a rapariga.» «Não me leves daqui a rapariga, senão eu morro e tu vai ali àquela porta e abre-a e leva dali a riqueza que tu quiseres e casa as tuas filhas.» O homem que mais quis?

Um dia o bicho disse à Bela-Menina: «A tua irmã mais velha lá vem de se receber; tu queres vê-la?» «Quero.» «Vai ali e abre aquela porta.» Ela foi e viu a irmã com o noivo e os pais. «Agora deixa-me ir ver o meu cunhado.» «Eu deixava, deixava; mas tu não tornas.» «Torno; dá-me só três dias que eu em um dia e meio chego lá e torno cá noutro dia e meio.» «Se não vieres nestes três dias, quando voltares achas-me morto.» Ela foi; no fim dos três dias ela veio, mas tardou mais um pouquito que os três dias; ela foi ao jardim e viu-o deitado como morto. Chegou ao pé dele, «Ai meu bichinho!» E começou a chorar. Ele caiu e ela disse: «Coitadinho, está morto; vou dar-lhe um beijinho.» E deu-lhe um beijo, mas o bicho fez-se um belo rapaz. Era um príncipe encantado que ali estava e que casou com ela.

Fonte:
Projeto Vercial
Link

Roza de Oliveira (Paraná Poético)


CRIATIVIDADE NA TERCEIRA IDADE

Ser criativo na terceira idade
é sublimar os próprios desenganos!
Sócrates – a lira, aos setenta anos ,
aprendeu e tocou....na intimidade!

O filósofo, em criatividade,
uniu-se aos demais gênios – mais que ufanos:
Michelângelo – Goethe – soberanos
astros e gênios na melhor idade!

Em nossos tempos Cora Coralina
nos seus setenta, jovem se insinua
nas poesias tão puras, que ao escrevê-las

revela, em sua arte cristalina,
que lançando sua rede ao mar da lua
busca as estrelas ... tão somente estrelas!!!

DIA DO MÉDICO

Do nascimento à morte...está presente
nessa missão de Pai e Protetor.
Vive sua vida diligentemente
além do seu papel de Professor.

Nunca ele dorme em paz – tranquilamente
seu celular dispõe ao sofredor.
De seu dever jamais se faz ausente
é seu martírio - do paciente a dor.

Para, assim, nosso médico exaltar,
componho este soneto que é de amor,
para, nesta emoção reafirmar

o quanto agradecemos ao Criador
sua existência nobre e dedicada
que faz de cada dor sua jornada...

REPLAY

Há, na vida, um momento especial
em que todas as forças, de repente,
unem-se de uma forma sem igual
para, da altura , iluminar a gente.

Nesse mágico instante em espiral,
tudo, no mundo, passa a ser somente
esse estado de graça virginal
que une num laço o coração e a mente.

Na sequência dos bons e maus momentos
da continuidade do existir,
seja veloz ou mesmo a passos lentos

quero, outra vez , o prêmio singular
de poder novamente usufruir
da glória de espelhar-me em teu olhar!

RELÂMPAGOS DIVINOS

Relâmpagos luzindo em noite escura
em seus corcéis de luz aurifulgente,
anunciais de forma rica e pura
um mágico saber - clarividente!

Telegramas de luz cuja linguagem
computador nenhum pode gravar
e, presciente dessa luz-imagem,
só o poeta a sabe decifrar.

Bendito seja tal conhecimento
que em seus raios de luz, força e verdade
emerge dos arcanos de uma alma.

E, assim sendo, relâmpagos divinos
trazeis da criação a tempestade
que me compensará com paz e calma.

PROPOSTA POÉTICA

No dia do Poeta e da Poesia
sugiro uma sã pirataria:
um “Michelângelo” poético proponho
brincador, sonhador, feliz, risonho...

Que na telinha dos sofridos corações
o vírus da Poesia se propague.
Que a beleza das sadias emoções
seja luz que nas almas não se apague.

Um saber com sabor para as crianças
será, com certeza, um belo meio
de resgatar as suas esperanças.

Sabendo que a Poesia vai jorrar
paralela à Ciência ... o devaneio
o reino da alegria há de instaurar!

Fonte:
Efigênia Coutinho. 1000 Sonetos . Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE). 2009.

Ialmar Pio Schneider (Soneto a Humberto de Campos)


– In Memoriam – Nascimento do escritor em 25.10.1886 –

Ao ler suas Memórias comoventes,
e as crônicas, sonetos, cujos temas
demonstram como ele enfrentou problemas,
e o fez em páginas inteligentes,...

fico a pensar também quantos poemas
nascem das almas boas, penitentes,
nos momentos aflitos em que os crentes
se debruçam perante seus dilemas...

Mas, o Senhor que reina nas Alturas,
o Pai Supremo de todas criaturas,
olha por nós, Seus filhos prediletos,...

pra que sejamos ternamente irmãos
e os nossos sonhos nunca sejam vãos
num mundo justo e fraternal de afetos...

Porto Alegre – RS, 25.10.2011

Fonte:
Soneto enviado pelo autor

Humberto de Campos (A Obra Prima)

Pintura a óleo de Cristina Rabelo
O almirante Ribas acabava de referir às senhoras, à mesa de jantar, a origem da mulata nacional, tal como eu a contei, aqui, há poucos dias, quando o desembargador Pessegueiro, recompondo as guias do bigode grisalho e cuidado, atalhou, com orgulho:

- Há engano nessa tradição, Sr. almirante: há engano. A mulata não teve origem no céu, como se diz; a sua origem, para gloria nossa, é toda terrena.

E recostando-se na cadeira, apoiando-se na mesa com ambas as mãos, começou, pausado, a sua narrativa:

- O preto, o branco e o amarelo, que habitam a África, a Europa, a Ásia e a Oceania, foram, realmente, modelados por Jeová, que os reconheceu, de fato, como seus filhos. Atirando-os, aos milhares, ao mundo, ele os conhecia todos, regulando-lhes a vida e a morte. E tanto assim, que, quando aparecia, no céu, de volta da terra, um branco, um preto ou um indivíduo de raça asiática, ele tomava, paternal, pela mão, reconduzindo-o ao convívio dos bem-aventurados.

Feita uma pequena pausa, o desembargador continuou:

- Certo dia, porém, bateram à porta de ouro do céu. Solícito, como sempre, S. Pedro correu a abri-la, e recuou, deslumbrado: era a primeira mulata que, requebrada, cheirosa, encantadora, incomparável, penetrava, triunfante, no Paraíso!

As senhoras sorriram, admirando o entusiasmo do velho magistrado, e ele, sorrindo com elas, retomou o fio à narrativa:

- A presença daquela criatura estranha, rica de encantos, de graças, de seduções, agitou, de pronto, a morada celeste. Anjos e serafins rodeavam-na, fascinados, tontos, embriagados de beleza. Estrelas que viviam isoladas no azul, achegavam-se, cochichando, formando constelações. E uma grande música religiosa ressoou pelas alturas, celebrando, num enlevo, o maravilhoso acontecimento.

Nesse ponto, com os braços e os lábios abertos, o desembargador quedou-se, como num êxtase. Passado um minuto, continuou:

- Avisado da novidade, Jeová quis, ele próprio, ver o prodígio; e, descendo do seu trono de pedrarias, encaminhou-se, com o cortejo de arcanjos, no rumo da porta, de se achava a mulata, rodeada de santos e querubins. Chegando aí, ao vê-la, ele próprio recuou, tapando os olhos com as mãos; diante dele, a cabeça pendida para um lado, os lábios entreabertos num sorriso, e os olhos entrefechados num delíquio, a recém-chegada esperava-o, doce, linda, maravilhosa! Passado o primeiro momento de pasmo, o Supremo Arquiteto levantou o rosto venerável, e, com a barba soberba derramada pelo peito largo, bradou, deslumbrado:

"- Eu fiz a raça preta, que povoou a Líbia ardente, suportando, impassível, o fogo dos desertos. A raça amarela, cujas mulheres, pequeninas e tímidas, enchem a Ásia, é obra minha. A mulher branca, delicada, mimosa, de olhos azuis e cabelos de ouro, saiu das minhas oficinas. Que artífice terá, porém, imaginado e realizado esta jóia, esta obra-prima da natureza, esta flor incomparável da criação?"

Nesse momento, os bem-aventurados abriram alas, deixando ver uma figura curiosa: barba feita, bigode retorcido, correntão de ouro atravessado sobre o colete, que lhe dava maior vulto à obesidade, apareceu, sorridente, o Manél da Venda, exclamando, com orgulho:

- Eu, Senhor!

Ante essa confissão, Jeová não resistiu: encaminhou-se para o Manél, que o olhava desafiadoramente, e, sem se conter, bradou, com os olhos úmidos:

"- Mestre!..."

E apertou-lhe a mão, comovido.

Fonte:
Biblioteca Virtual de Literatura

Cruz e Souza (O Livro Derradeiro) Parte II


FILETES
A J. L.

De cravos, de rosas,
De lírios, perfumes,
De beijos, ciúmes,
De coisas formosas;
De cantos suaves
De músicas, vinhos
De aromas, arminhos
Dos trinos das aves;

Das cismas radiadas,
De esperanças aladas
Por vagos escombros,
São feitos, são feitos
Teus olhos perfeitos,
Repletos de assombros.

OUTROS SONETOS

SONETO


(Oferecido e dedicado ao llmo. Sr. M. Bernardino A. Varela pelo autor.)
Vir bonus dicendi peritus laudandum est.

Senhor de nobre alma, tão
D’entre os sábios conhecido,
De pais excelsos nascido,
Aceitai a minha canção.

Probo pai, bom cidadão,
Sois dos seres melhor ser
Por saber tão profundo ter,
Sois ilustre qual Catão.

Recebei esta prova mesquinha
De penhor e de oração,
Produto da pena minha.

Perdoai, mui digno varão,
Se na mente eu pobre tinha
Cometer-vos indiscrição.

SONETO

"Minha vida é um montão de ruínas em árido deserto
Um abismo de ais e de suspiros".

Da mundana lida, eis que cansado,
Co’a lira toda espedaçada,
A alma de suspiros retalhada,
Cumpre o infeliz seu triste fado.

Ai! que viver mais desgraçado!...
Que sorte tão crua e desazada!...
Quem assim tem a vida amargurada
Antes já morrer, ser sepultado.

Só eu triste padeço feras dores,
Imensas e de fel, sem terem fim,
Envolto no véu dos dissabores.

Oh! Cristo eu não sei se só a mim
Deste essa vida d’amargores,
Pois que é demais sofrer-se assim!

SONETO

(24 dez. 1880)

Dieu a fait la mer, les oiseaux, les cieux,
Toute la nature enfin; mais les hommes
ont découvert les sciences, les arts et les
lettres qui les élèvent jusqu'à même Dieu.

De Mayseder gentil o vulto ingente
De Corelli, de Spohr e de Nardini,
De Ole Bull supernal, de Veracini
Inspirados por Deus c'o plectro ardente;

Dessa lira febril, áurea, potente
Do artista sem par, de Paganini;
De Viotti dinal, do herói Tardini,
De Lafont, de Baillot, Eck e Laurenti:

Sois rival feliz! e nesse crânio
Há em jorros, oh céus! extravasando
O ardor musical, o ardor titâneo...

Já bem cedo, veloz, ides galgando
Lá da glória os degraus, o supedâneo
Sobre um trono de luz rindo e cantando.

SONETO

Por ocasião dos festejos em homenagem ao sexagésimo primeiro aniversario natalício do eloqüentíssimo tribuno sagrado, Joaquim Gomes d'Oliveira Paiva.

Há vultos tamanhos que não
Cabendo no globo, vão quedos
Mas solenes, refugiar-se na campa.
D'aí embuçam-se n'um manto infinito

De glórias?...
Minh’alma está agora penetrando
Lá na etérea plaga, cristalina!
Que música meu Deus febril, divina
Nos páramos azuis vai retumbando!

Além, d’áureo dossel se está rasgando
Custosa, de primor, esmeraldina
Diáfana, sutil, longa cortina
Enquanto céus se vão duplando!

Em grande pedestal marmorizado
De Paiva se divisa o busto enorme
Soberbo como o sol, de luz croado

De um lado o porvir -- Antheu disforme
Dos lábios faz soltar pujante brado
Hosanas! não morreu! apenas dorme.

SONETO

Por ocasião da comemoração do sexagésimo primeiro aniversario natalício do ilustre pregador catarinense Joaquim Gomes d'Oliveira Paiva.

Rompeu-se o denso véu do atroz marasmo
E como por fatal, negro hebetismo
De antro sepulcral, de fundo abismo
O povo ressurgiu com entusiasmo!

O Zoilo mazorral se queda pasmo
Supõe quimera ser, ser cataclismo
Roga, já por dobrez, por ceticismo
De néscio, vil truão solta o sarcasmo.

Perdão, Filho da Luz, minh'alma exora,
Porém, a pátria diz, somente agora
Os grilhões biparti de atroz moleza!

E ele, o nosso herói já redivivo
De pé, sem se curvar, sereno, altivo
Co'as raias do porvir mede a grandeza!

SONETO

(5 dez. 1882)

Embeberam-me a pena em fel!
Antônio (Mendes Leal)

Deixai que deste álbum na folha delicada
Eu venha difundir meus rudes pensamentos
Deixai que as pobres rimas, uns nadas poeirentos
Eu possa transudar da mente entrenublada!...

Deixai que de minh’alma na fibra espedaçada
Eu busque inda vibrar uns cantos tardos, lentos!...
Bem cedo os vendavais, aspérrimos, cruentos
Ai! Tudo arrojarão à campa amargurada!

Porém qu’importa isso! dos mares desta vida
Nos pávidos, estranhos, enormes escarcéus
Se alguma coisa val, és tu, ó luz querida!...

Rasguemos do porvir os áditos, os véus!...
Riamos sem cessar, embora em dor sentida!...
Também as nuvens negras conglobam-se nos céus!

SONETO

(28 nov. 1882)

A mocidade é a alavanca do templo da ciência, no futuro; só ela tem o direito de ser a força motriz dos fenômenos intelectuais das grandes revoluções do pensamento.
(Do Autor)

Alçando o livro colossal ardente
Traças no crânio um sulco luminoso,
E vais seguindo o remontar garboso
Do sol fagueiro lá no espaço ingente!

Ergues a fronte juvenil potente
Já como herói ou lutador famoso
E c’uma forma de pensar honroso
Fazes-te esperança da brasílea gente!

Seis vezes astro de maior grandeza
Enfim lá surges nos exames belos
Enfim triunfas na brilhante empresa!

Seis vezes quebras da ignorância os elos,
Seis vezes vives com mais sã firmeza,
Gemem seis vezes a louvar-te os prelos!...

SONETO

Chegou enfim, e o desembarque dela
Causou-me logo uma impressão divina!
É meiga, pura como sã bonina,
Nos olhos vivos doce luz revela!

É graciosa, sacudida e bela,
Não tem os gestos de qualquer menina:
Parece um gênio que seduz, fascina,
Tão atraente, singular é ela!

Chegou, enfim! eu murmurei contente!
Fez-se em minh’alma purpurina aurora,
O entusiasmo me brotou fervente!

Vimos-lhe apenas a construção sonora,
Vimos a larva, nada mais, somente
Falta-nos ver a borboleta agora!

NA MAZURKA

Morava num palácio -- estranha Babilônia
De arcadas colossais, de impávidos zimbórios,
Alcovas de damasco e torreões marmóreos,
Volutas primorais de arquitetura jônia.

Assim, quando surgia em meio aos peristilos
Descendo, qual mulher de Séfora, vaidosa,
Envolta em ouropéis, em sedas, luxuosa,
Cercam-na do belo os místicos sigilos!

E quando nos saraus, assim como um rainúnculo,
O lábio lhe tremia e o olhar, vivo carbúnculo,
Vibrava nos salões, como uma adaga turca,

Ou como o sol em cheio e rubro sobre o Bósforo,
-- nos crânios os Homens sentiam ter mais fósforo...
Ao vê-la escultural no passo da Mazurka...

O FINAL DO GUARANI

(Santos, 15 jul. 1883)

Ceci -- é a virgem loira das brancas harmonias,
A doce-flor-azul dos sonhos cor de rosa,
Peri -- o índio ousado das bruscas fantasias,
O tigre dos sertões -- de alma luminosa.

Amam-se com o amor indômito e latente
Que nunca foi traçado nem pode ser descrito.
Com esse amor selvagem que anda no infinito.
E brinca nos juncais, -- ao lado da serpente.

Porém... no lance extremo, o lance pavoroso,
Assim por entre a morte e os tons de um puro gozo,
Dos leques da palmeira a note musical...

Vão ambos a sorrir, às águas arrojados,
Mansos como a luz, tranqüilos, enlaçados
E perdem-se na noite serena do ideal!...

Fonte:
Cruz e Sousa, Poesia Completa, org. de Zahidé Muzart, Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.

Monteiro Lobato (O Presidente Negro) XXIV– Crepúsculo


CAPITULO XXIV
Crepúsculo

O inesperado desenlace do drama negro da América deixou-me tonto por vários minutos. Depois que voltei ao normal miss Jane prosseguiu:

— No dia seguinte a essa noite trágica devia realizar-se a posse do 88.° presidente americano, James Roy Wilde, vulgarmente Jim Roy, negro de raça pura nascido em Sonora aos 23 de abril de 2188, doutor em ciências de governo pela Escola Técnica de Direção Social, despigmentado em 2201 e omegado vinte dias depois da vitoria nas urnas.

Lider inconteste da raça negra, para a qual sonhava um destino altíssimo, merecia ainda dos brancos um respeito semelhante ao que na velha Roma o patriciado conferia aos libertos de excepcional valor. Era Jim um liberto do pigmento.

O choque das raças fôra prevenido, o que valeu por nova vitoria da eugenia. A sociedade, livre de tarados, viu-se no momento do embate isenta dos perturbadores ao molde dos retóricos e fanáticos cujas palavras outrora impeliam as multidões aos piores crimes coletivos. A exasperação branca do primeiro momento breve desapareceu. O bom senso tomou pé e o ariano pôde filosofar com a necessária calma. A opinião corrente admitia não passar a vitoria negra de um curioso incidente na vida americana. Oriunda de cisão sexual do grupo ariano, fôra golpeada de morte no próprio dia das eleições pela adesão das sabinas ao Homo. O proximo pleito restabeleceria o ritmo quebrado e do incidente nada restaria no futuro além de um pouco mais de pitoresco na história da América — qualquer coisa como na serie dos papas, o pontificado da papisa Joana.

A serenidade dos brancos reforçava-se ainda na confiança que todos depositavam em seus lideres reunidos em convenção. Embora se ignorasse o que os chefes natos haviam decidido no concilio secreto, nem por sombras ninguém admitia que a ideia lá vencedora não fosse a mais eficiente e justa do ponto de vista racial.

Do outro lado os negros, passada a crise de entusiasmo do primeiro momento e dada a fé que lhes merecia Jim Roy, entraram mais a gozar as delicias do "omeguismo" do que a deslumbrar-se com uma vitoria política evidentemente precária. E assim a mais inesperada surpresa da vida americana não trouxe nenhuma das calamidades publicas que fatalmente acarretaria no passado — no tempo em que o desprezo da seleção humana deixava a sociedade encher-se de perigosíssimos bubões infecciosos.

Na véspera da posse de Jim, por precaução contra qualquer violência, Kerlog, de combinação com Abbot, fez irradiar a noticia do novo brinquedo inventado por esse encantador das crianças. Tratava-se de uma nova bonequinha que sabia dançar o tango da moda com perfeição de maravilhar a gente grande e mergulhar em êxtases de sonhos a criançada.

A criança tinha na América de 2228 uma importancia capital. Toda a vida do país girava-lhe em torno, Era a criança, além do encanto do presente, o futuro plasmavel como a cera. Os maiores gênios da raça se consagravam a estuda-la, para com tão ductil matéria prima irem esculpindo a obra única que apaixonava o americano — o Amanhã. E a tal grau chegou a afinação da Puericultura Estética, a sublime arte definida por John Leland, que uma imaginativa de hoje, desta época em que o homem, absorvido nos horrores da luta pelo pão, quasi ignora a existência da criança, nem de leve pode apreender o que significava em 2228 a Realeza do Baby. Realeza sim, como foi na velha França a dos últimos Luises divinizados. Em vez, porém, de toda a vida da nação revolutear em roda de um pachá como Luis 14, girava em torno da Aurora Humana. Sua Majestade Baby era o Luis 14 do século.

Em virtude disso é que o governo americano combinou com o senhor Abbot o lançamento da nova boneca nas vésperas da posse de Jim, como o melhor meio de prevenir a explosão de qualquer resíduo anti-social ainda subsistente na alma americana. E foi assim que o dia da posse chegou sem prenúncios da menor tormenta.

Súbito, porém, ás primeiras horas da manhã, o rádio encheu a América de uma nova sensacional: Jim Roy amanhecera morto em seu gabinete de trabalho!

Violentíssimo foi o abalo publico, dada a coincidência de sobrevir essa morte justamente no dia da posse do Presidente eleito. Os negros viram nisso um golpe de força dos brancos, e estes ficaram em suspenso, na duvida se seria um deliberado ato de violência resolvido pelos convencionais ou uma das muitas surpresas de que é fértil o acaso. Chegou a haver por parte dos negros um instintivo movimento de revolta. Implantou-se-lhes nos cérebros a convicção do crime, e a velha selvageria racial rajou de sangue os olhos da pantera. Foi passageiro, entretanto, o assomo. Aquela quebreira vital que Roy havia percebido em si ganhara também toda a massa negra. O fatalismo ancestral sobrepairou á raiva e o imenso corpo sem cabeça, num recuo de instinto, repos-se no lugar humilde donde o tirara a vitoria de Roy.

A rã a que o vivisseccionista extrai o cérebro passa a viver uma vida muscular cujos movimentos são apenas reflexos. Assim a população negra americana a partir do momento em que a morte de Jim Roy lhe arrancou o encéfalo. Agitava-se ainda, viva — mas perdera o órgão coordenador de movimentos para fins definidos.

O segredo quanto á ação esterilizadora dos raios Omega conservava-se absoluto. Além do ministerio, dos tecnicos do estado, de John Dudley e de miss Astor, já esposa do Presidente Kerlog, ninguém mais o conhecia. Dos negros um só tivera a sua revelação, Jim Roy — mas levara-o consigo para o forno crematório.

Procederam-se a novas eleições e foi reeleito Kerlog por 100 milhões de votos. Normalizou-se a vida da América. Sua Majestade Baby reentrou no monopólio de toda a atenção, por um instante desviada pelo choque das raças.

Um fato entretanto fez-se notado. Meses depois do aparecimento dos raios Omega o indice da natalidade negra caiu de chofre. Março, precisamente o nono mês a datar da abertura dos primeiros postos desencarapinhantes, acusa uma queda de 30%. Esta porcentagem subiu ao dobro em abril e chegou a 97% em maio. Em junho as estatísticas só registravam 122 negrinhos novos.

Em agosto fechavam-se os postes e a Dudley Uncurling Company distribuía o seu dividendo.

Tornou-se impossível guardar por mais tempo aquele segredo de estado — e nem havia razões para isso. O fato caiu no domínio publico por meio de uma mensagem irradiada pelo Presidente Kerlog, o documento que até hoje, na vida da humanidade, mais fundo calou na alma do homem. Dizia essa peça, para sempre memorável:

"O governo americano vem dar conta ao povo do golpe de força a que foi arrastado em cumprimento da suprema deliberação dos chefes da raça branca, reunidos em palácio no dia 7 de maio de 2228. Foi aprovada nessa assembléia a moção Leland, resumida nestas palavras:

"A convenção da raça branca decide alterar a Lei Owen no sentido de incluir entre as taras que implicam a esterilização o pigmento negro camuflado... A raça branca autoriza o governo americano a lançar mãos dos recursos que julgar convenientes para a execução desta sentença suprema e inapelável."

Assim autorizado, o governo procurou agir de modo a evitar perturbações na vida nacional: estava em estudos da matéria quando John Dudley apareceu com a revelação da virtude dupla dos raios Omega. Adotado esse maravilhoso processo, operou-se a esterilização dos homens pigmentados pelo único meio talvez em condições de não acarretar para o país um desastre. O problema negro da América está pois resolvido da melhor forma para a raça superior, detentora do cetro supremo da realeza humana".

Nem a noticia da vitoria eleitoral de Roy, nem a revelação dos raios Omega, nem a nova da morte do negro causaram tão profunda impressão como a fria mensagem do presidente reeleito.

Brancos e pretos a receberam com igual assombro — seguido logo de uma sensação de alivio por parte dos primeiros e de uma sensação nova na terra por parte dos segundos.

Pela primeira vez na vida dos povos realizava-se uma operação cirúrgica de tamanha envergadura. O frio bisturi de um grupo humano fizera a ablação do futuro de um outro grupo de cento e oito milhões sem que o paciente nada percebesse. A raça branca, afeita á guerra como a ultima ratio da sua majestade, desviava-se da velha trilha e impunha um manso ponto final étnico ao grupo que a ajudara a criar a América, mas com o qual não mais podia viver em comum. Tinha-o como obstáculo ao ideal da Super-Civilização ariana que naquele território começava a desabrochar, e pois não iria render-se a fraquezas de sentimento, nocivas á esplendorosa florescência do homem branco.

A raça ferida na fonte vital pendeu sobre o peito a cabeça como a planta a que o podador estrangula a circulação da seiva. Ia passar. Estéril como a pedra, iria extinguir-se num crepúsculo indolor, mas de trágica melancolia.

E passou...

Decênios mais tarde, no maravilhoso jardim americano onde só abrolhavam camélias de pétalas levemente acobreadas pela força misteriosa do geoambiente, erguia-se, ao alto do monumento de gratidão erigido pelo socio branco em homenagem ao socio negro, o busto do velhinho mágico que em 2228 curara a dor de cabeça histórica do 87.° Presidente...
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continua… XXV– O Beijo de Barrymore

Fonte:
Monteiro Lobato. O Presidente Negro. Editora Brasiliense, 1979.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trova 204 - Ialmar Pio Schneider (RS)

Moral da trova: não te detenhas com pequenas coisas, pois a vida corre inexoravelmente.

Ivan Jubert Guimarães (Alma de Poeta)


A vida de um poeta é sua poesia
É a obra escrita com emoção.
O poeta aniversaria todo santo dia,
E sempre faz tudo com o coração.

A Alma de Poeta não envelhece,
Desde Camões, Vinicius e Coralina
E tantos outros que nem se conhece
A poesia é eterna, pura e cristalina.

Em sua transparência está a beleza,
Os versos são bálsamos de alegria,
Mesmo os versos carregados de tristeza
Aquecem nosso coração na noite fria.

Para cada poeta que na Terra nasce,
E descreve o amor em forma de oração,
Deus, em sua sabedoria, deve rejubilar-se
Pois a Alma de Poeta é de sua Criação.

São Paulo/SP

Fonte:
Antonio Manoel Abreu Sardenberg.