domingo, 8 de julho de 2012

Doze em Ritmo de Sextilhas (Parte 9)


193 - Assis
Às sextilhas enviadas,
respondo-as de coração,
enquanto aguardo o momento,
até com certa emoção,
de ajustar os meus ponteiros
para o horário de verão.

194 - Delcy
Esse horário,  meu  irmão,
podes crer, já está existindo,
pois passou da  meia-noite
como estavam nos pedindo!
Que a esperada  economia
deixe o meu Brasil sorrindo!...

195 - Elisabeth 
O tempo aqui vai seguindo,
estou em hora de almoço..
segunda feira... a preguiça
não quer saber de alvoroço...
peguei sobras de domingo,
do frango só  resta um osso! 

196 - Prof. Garcia
Sei que a vida é um colosso,
é rica em seu conteúdo,
tento mudar minha sorte
mas isso eu sei que não mudo,
pois o destino da gente
faz a mudança de tudo!

197 – Gislaine
Macio como veludo
é o amor, se verdadeiro.
Se existe a amizade e o sonho,
nosso destino é o veleiro
que nos conduz mar a dentro,
pois se faz nosso parceiro!

198 - Hélio
 A jura do amor primeiro
a gente nunca se esquece,
fica gravada na mente
vez por outra ela aparece...
Se compara a uma semente,
que regada, brota e cresce.

199 - Milton
O sextilheiro padece
para se manter na trilha,
ou a internet demora
para trazer a sextilha,
ou, quando menos espera,
traz duas, três, uma pilha...

200 - Ouverney
No horizonte o sol rebrilha,
no instante em que surge o raio:
céu azul mudou de cor,
sol simulou um desmaio,
e na mata, antes tranquila,
não sobrou um papagaio. 

201 - Tadeu
Aqui também teve raio
nos dias de chuvarada
mas a terra, pela seca,
andava tão ressecada
que ninguém quis reclamar 
do raio e da trovoada.

202 – Thalma 
Quando ouvia a trovoada
minha avó, cheia de medo,
à Santa Bárbara orava
fazendo sinais com o dedo,
dizendo: - “Acalma-te, ó raio!...
Ó chuva, acaba mais cedo!”

203 - Vanda
Não revelo meu segredo,
se temo ventos ao léu...
Relâmpago é luz que acende;
se um trovão faz escarcéu,
eu penso: é festa de arromba
dos anjinhos, lá no céu!
   
204 - Zé Lucas
 Com certeza, lá no céu
a vida é somente amor;
necessidades, não há;
dinheiro não tem valor,
e a felicidade eterna
supõe ausência de dor. 

205 - Assis
Penso o céu como o esplendor
do grande encontro fraterno,
e a vida aqui como a trilha
de retorno ao Lar Paterno,
onde de braços abertos
nos espera o Amor eterno.

206 - Delcy
Passou o tempo. Hoje, o inverno
já  chegou  à minha  vida!
O  fim já diviso perto
e, às vezes, fico  sentida,
porque  dúvidas me assaltam,
quanto  à  hora  da  partida!

207 - Elisabeth
Ninguém sabe o fim da vida, 
mas se ela tem o seu preço, 
é bom que no seu roteiro 
nós saibamos o endereço 
da justiça e da esperança, 
pois teremos recomeço! 

208 - Prof. Garcia
Penso que o novo endereço
é diferente demais,
não tem cep e não tem rua
nem precisa numerais,
porque Deus sabe onde fica
o endereço dos mortais!
  
209 – Gislaine
Não esqueçamos jamais
que a meta de nossa vida,
é trilharmos nossa estrada
com a fé, então, devida,
para, ao céu, então, chegarmos,
depois da missão cumprida!

210 - Hélio Pedro 
 Não existe outra saída 
do além não vem endereço, 
por isso é que pela vida 
todos têm um grande apreço; 
mas pra quem vive na fé 
vê que a morte é um recomeço. 

211 - Milton
A tal morte eu nem conheço,
deve ser uma bandida...
Leva o moço, leva o velho,
com ela não tem saída...
Morrer é a última coisa
que eu quero fazer na vida...

212 - Ouverney
Tal papo não me intimida,
de que adianta ter receio?
Morte é vida, vida é morte,
uma é aula, outra é recreio;
tem gente que está no mundo
sem nem saber a que veio.

213 - Tadeu
 Ah! se eu encontrasse um meio
de enganar esta "danada"
que leva a vida da gente!
Eu esticava a jornada
e não entregava mesmo
minha carcaça por nada.

214 – Thalma 
A vida não vale nada
se a gente nada produz...
E eu disse uma vez, em trova
com a fé que me conduz:
tanto a enxada quanto a pena
abrem veredas de luz!

   215 – Vanda 
   É certo: Melhor reluz
   a enxada que sulca o chão,
   do que uma joia ostentada
   na pérfida e suja mão
   que abre veredas do mal
   e indica a má direção.

216 - Zé Lucas
O pobre caleja a mão,
suando na roça alheia,
por um salário mesquinho
que não lhe garante a ceia,
e há tantos que nada fazem,
mas vivem de bolsa cheia!

=============
continua…
================
Parte 1 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/06/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-1.html 
Parte 2 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-2.html 
Parte 3 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-3.html
Parte 4 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-4.html
Parte 5 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilha-parte-5.html
Parte 6 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-6.html
Parte 7 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-7.html
Parte 8 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-8.html

Fonte: 
Doze em Ritmo de Sextilhas: Debate pela Internet. 20.02.2010 a 22.12.2010., 2012.

Nenhum comentário: