quarta-feira, 30 de março de 2022

Baú de Trovas XLV


Não entrego os sonhos meus
às montanhas da incerteza,
eu seguro a mão de Deus
e as escalo com firmeza.
ADELIR MACHADO
São Gonçao/RJ, 1928 - 2003, Niterói/RJ

= = = = = = = = = = = = =

Minha paixão era tanta,
tamanho era o meu respeito,
que eu te elegi como santa
no altar sagrado do peito!
ANTONIO COLAVITE FILHO
Santos – SP

= = = = = = = = = = = = =

Partiste. Em meu amargor,
vem a Tristeza e ressalta:
só se entende o que é o amor
no instante em que ele nos falta!
APARÍCIO FERNANDES
Acari/RN, 1934 – 1996, Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = = = =
 
Insiste um pranto tristonho
sobre o meu rosto em rolar...
Deve ser por algum sonho
que eu me esqueci de chorar!
ARLINDO TADEU HAGEN
Juiz de Fora – MG

= = = = = = = = = = = = =

Filho, a montanha da vida,
escala devagarinho,
que há muita flor escondida
entre as pedras do caminho!
CAROLINA RAMOS
Santos – SP

= = = = = = = = = = = = =

Sem avistar horizontes,
no vale do meu desgosto,
meus olhos são duas fontes,
regando o chão do meu rosto.
DIVENEI BOSELI
São Paulo – SP

= = = = = = = = = = = = =

O pranto que ninguém viu
e em mim só ficou guardado,
foi o que mais me feriu
por não ter sido chorado…
DOMINGOS FREIRE CARDOSO
Ilhavo – Portugal

= = = = = = = = = = = = =

Esta gota de umidade
sobre a rosa, no arrebol,
é a lágrima da saudade
que a lua enviou ao sol!
DOMITILLA BORGES BELTRAME
São Paulo – SP

= = = = = = = = = = = = =

Manhã... O sol vem nascendo...
E na montanha orvalhada,
vejo os seus raios varrendo
os restos da madrugada!...
EDMAR JAPIASSÚ MAIA
Nova Friburgo – RJ

= = = = = = = = = = = = =

Velha ponte do caminho
nossa história é parecida:
- Suportamos de mansinho
tantas pisadas na vida!
ERCY M. MARQUES DE FARIA
Bauru – SP

= = = = = = = = = = = = =

Rei dos astros, lá no espaço,
o sol ocupa seu trono,
abre o tempo, joga o laço,
mostra que o dia tem dono.
FLÁVIO R. STEFANI
Porto Alegre – RS

= = = = = = = = = = = = =

Com o cimo da montanha,
muita gente é parecida:
quanto mais altura ganha,
mais se isola nesta vida.
ILDEFONSO DE PAULA
Amparo – SP

= = = = = = = = = = = = =

A minha Mãe natureza.
que nada deixa faltar,
me faz saber, com certeza
que vale a pena sonhar...
JAQUELINE MACHADO
Cachoeira do Sul – RS

= = = = = = = = = = = = =

À fonte expus minha dor
e ela me disse, a chorar:
- A tua sede é de amor
e essa eu não posso matar!...
JOSÉ MARIA M. DE ARAÚJO
Vila Nova de Famalicão/Portugal, 1922 – 2004, Rio de Janeiro/RJ    

= = = = = = = = = = = = =

Rosto belo ganha palmas,
mas reflitam neste fato:
nunca a beleza das almas
apareceu em retrato!
JOSÉ TAVARES DE LIMA
Juiz de Fora – MG

= = = = = = = = = = = = =

No relento, ao abandono,
dorme o menino de rua,
tendo por guarda do sono
os olhos tristes da lua...
JOSÉ VALDEZ DE CASTRO MOURA
Pindamonhangaba – SP

= = = = = = = = = = = = =

Meu semblante tão marcado
não condiz com a minha idade;
foi o meu pranto calado
que o envelheceu... de saudade!
MARIA LÚCIA DALOCE
Bandeirantes – PR

= = = = = = = = = = = = =

Para dar vida ao riacho,
a fonte, espelho da mata,
quebra-se e cai, serra abaixo,
desfeita em cacos de prata.
ORLANDO BRITO
Niterói/RJ, 1927 – 2010, São Luís/MA

= = = = = = = = = = = = =

Manhã de sol!  E na praça,
as lindas flores singelas
se curvam, cheias de graça,
quando tu passas por ela!
P. DE PETRUS
São Paulo/SP, 1920-1999
= = = = = = = = = = = = =


Quanta beleza irradia
um sorriso verdadeiro
onde, com luz e magia,
os olhos riem primeiro!
RENATA PACCOLA
São Paulo - SP

= = = = = = = = = = = = =

Na aurora, à luz do arrebol,
quando o céu mais cores ganha,
Deus ergue a hóstia do Sol
por sobre o altar da montanha!
SÉRGIO BERNARDO
Nova Friburgo – RJ
= = = = = = = = = = = = =


Se a esperança não me falta
nos meus momentos da vida,
subo à montanha mais alta
sem lhe sentir a subida...
SILVINA ANTUNES LEAL
Santos – SP

= = = = = = = = = = = = =

Sagrado pano que agito
entre aplausos e protestos,
a Verdade é mais um grito
que ensurdece os desonestos.
THALMA TAVARES
São Simão – SP

= = = = = = = = = = = = =

Erra, quem passa e proclama:
"Eis um antro do pecado"!
Pode o amor, em meio à lama,
nascer mais puro e sagrado.
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo - SP

= = = = = = = = = = = = =

Esta lágrima que insiste
e me aniquila a vontade
parece uma fonte triste
molhando a minha saudade...
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba – PR

= = = = = = = = = = = = =

Feliz, a minha alma anota
esta imagem que desfio,
provém de pujante grota:
a Trova - um eterno rio.
WAGNER MARQUES LOPES
Pedro Leopoldo – MG

Nenhum comentário: