sábado, 6 de novembro de 2010

Conto Indiano (O Mestre, o Aluno e o Elefante)



Em um famoso ashram, lugar onde os mestres ensinavam seus alunos, um discípulo muito curioso e atrapalhado perguntou ao professor:

Onde Deus mora?

O mestre respirou fundo e respondeu: — Tudo o que existe é Deus.

O aluno terminou de ouvir os ensinamentos do professor, levantou-se do chão, abriu a porta da sala e foi-se embora. No caminho para casa, ele foi pensando na frase: "Tudo o que existe é Deus".

Com a frase ainda ricocheteando em seu cérebro, o aluno viu ao longe um elefante que se aproximava em alta velocidade e começou a falar: — Bom, se o mestre tem razão, eu sou Deus, o elefante também é Deus, portanto não posso temer a mim mesmo.

Ele então decidiu que não sairia da trajetória do elefante. O condutor do animal, vendo o aluno parado como um poste no meio do caminho, começou a gritar:

— Saia daí! Você vai ser atropelado. Saia!

O jovem aluno, de olhos arregalados, vendo aquele animal de algumas toneladas se aproximando cada vez mais, repetia baixinho:

"
Eu sou Deus, ele é Deus, nada vai me acontecer..."

O condutor ainda gritou o mais alto que pôde, mas não adiantou. O elefante pegou o aluno com a tromba e o jogou para longe. Já em casa, recuperando-se das várias fraturas provocadas pelo acidente com o elefante, o aluno recebeu a visita do seu mestre. —
Mestre, ainda bem que veio. Isso tudo aconteceu por sua causa. Não me disse que Deus está em tudo o que existe?

Sim, isso é verdade — respondeu o mestre.

Então, se eu sou Deus e o elefante era Deus, por que Deus fez isso consigo mesmo? — perguntou o aluno.

O mestre se aproximou da cama do aluno e respondeu: —
Sim, você é Deus, o elefante era Deus e o condutor que estava em cima dele também era Deus. Por que você não obedeceu a Deus, que gritou tantas vezes para você sair da frente do elefante?

Fonte:
ILAM, Brenman. As 14 Pérolas da Índia. SP: Brinque-Book, 2008.

Prêmio Benvirá de Literatura 2010


As inscrições deverão ocorrer no período de 12/08/2010 a 30/11/2010, somente através do site http://www.benvira.com.br/

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010.

Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre escrita em língua portuguesa. Cada candidato poderá concorrer somente com 1 (um) original. O livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Caberá ao vencedor, além da publicação da obra pelo selo Benvirá, um prêmio de R$30.000,00 (trinta mil reais).

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “1º PRÊMIO BENVIRÁ DE LITERATURA”, promovido pela Editora Saraiva.

Este concurso tem caráter exclusivamente cultural, não estando subordinado a qualquer modalidade de área ou pagamento por parte dos concorrentes para aquisição de produtos ou serviços, nos termos do artigo 30 do Decreto nº 70.951/72.

A finalidade do presente concurso é fomentar a arte literária, mediante a premiação da melhor obra literária, dentro da proposta do presente Regulamento:

1. A participação do concurso é gratuita e aberta aos escritores brasileiros ou naturalizados, com mais de 18 anos, que apresentem originais dirigidos ao público infanto-juvenil ou adulto. Funcionários do Grupo Saraiva e/ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar do presente concurso.

2. Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 (um) original.

3. O conteúdo do original deverá obedecer ao seguinte critério: um tema livre que aborde uma história de ficção. Entende-se por ficção designar uma narrativa imaginária, irreal ou referir obras criadas a partir da imaginação.

4. A inscrição do original deverá ser feita no período de 12/08/2010 a 30/11/2010, através do site www.benvira.com.br/premiobenvira2010

5. O interessado deverá preencher corretamente o formulário de inscrição disponível no site www.benvira.com.br/premiobenvira2010 e anexar o arquivo do original no formato Word.

6. No ato de envio da inscrição pelo site www.benvira.com.br/premiobenvira2010 , o inscrito receberá uma mensagem de confirmação. O recebimento da mensagem de confirmação não isenta o candidato de verificar e cumprir os requisitos constantes do presente Regulamento.

7. Para efeito de inscrição serão considerados os originais recebidos até às 24h do dia 30/11/2010.

8. A identificação dos originais se dará mediante o preenchimento completo e correto da ficha de inscrição, que conterá: nome completo, número do RG, número do CPF, endereço para contato, endereço eletrônico (e-mail), telefone com o respectivo DDD, mini currículo pessoal do Autor e sinopse da obra. O candidato que enviar a ficha incorreta ou incompleta, com qualquer dado em branco, será automaticamente desclassificado.

9. Para a seleção da melhor obra, a Editora Saraiva elegerá uma Comissão Julgadora apta a avaliar todos os originais de acordo com os critérios editoriais e escolher o vencedor do presente concurso cultural.

10. Toda e qualquer decisão tomada pela Comissão Julgadora será irrevogável.

11. A escolha da melhor obra literária será publicada no mês de março de 2011, no site Benvirá (www.benvira.com.br/premiobenvira2010) .

12. O vencedor será premiado com o 1º Prêmio Benvirá de Literatura, consistente (i) no pagamento em favor do vencedor do importe de R$ 30.000,00; e (ii) na publicação do original da sua obra pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, no ano de 2011, ocasião em que será formalizado um contrato de edição, de comum acordo entre as partes.

13. A entrega do 1º Prêmio Benvirá de Literatura acontecerá após a divulgação do resultado, em data e local a serem ainda definidos pela Editora Saraiva, os quais serão oportunamente disponibilizados no site Benvirá (www.benvira.com.br/premiobenvira2010), sendo o vencedor comunicado através do telefone e e-mail informados na ficha de inscrição.

14. No caso do vencedor residir fora da Cidade de São Paulo, os gastos de deslocamento e hospedagem de até 2 (dois) dias para recebimento do prêmio serão de responsabilidade da Editora Saraiva, desde que previamente aprovados pela mesma. As demais despesas não descritas neste Regulamento, tais como – mas não se limitando a – gorjetas para carregadores de malas, tarifas para malas que excedam o peso, a quantidade ou as dimensões máximas permitidas, passeios não inclusos, alimentação, bebidas, bem como despesas extras de caráter pessoal como telefonemas, utilização de cofres, lavanderia, bar, frigobar, sauna, ginástica, filmes de televisão, compras de qualquer natureza e quaisquer outras despesas não mencionadas serão de responsabilidade do vencedor.

15. A Editora Saraiva poderá manifestar interesse por trabalhos inscritos no presente concurso cultural e não premiados. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de divulgação do vencedor, a Editora Saraiva poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas pela Comissão Julgadora, para adquirir os direitos de publicação.

16. Os originais em desacordo com as normas contidas no presente regulamento serão imediatamente desclassificados.

17. Os originais e demais documentos entregues à Editora Saraiva em razão da participação no presente concurso cultural não serão devolvidos.

18. A apresentação de originais para concorrer ao 1º Prêmio Benvirá de Literatura implica em expresso acordo às normas expressas no presente regulamento.

19. A participação no presente concurso cultural é gratuita.

20. O prêmio é pessoal e intransferível e não poderá ser trocados por quaisquer outros produtos.

21. Os candidatos autorizam o uso e veiculação do seu nome pela Editora Saraiva ou por terceiros por ela autorizados, inclusive para fins comerciais.

22. Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão resolvidos diretamente pela Editora Saraiva.

23. Aplica-se a este concurso cultural, incluindo, mas sem se limitar à sua divulgação, condução, às participações e à premiação, a legislação brasileira e fica eleito o foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente Regulamento.

Luiz Otávio (Decálogo de Metrificação para Trovadores)



(É o resumo de um ensaio e de um relatório, ambos sobre metrificação, de autoria de LUIZ OTÁVIO com a colaboração de 53 trovadores de diversas seções da UBT (União Brasileira dos Trovadores) e também de Portugal)

DECÁLOGO DE METRIFICAÇÃO

1) - As sílabas são contadas até a última tônica do verso.

2) - As pontuações não impedem as junções de sílabas.

3) - Não se deve fazer o aumento de uma sílaba métrica nos encontros consonantais disjuntos, (ou seja: não usar "suarabacti").
Exemplo: “ig-no-ro” e não “i-gue-no-ro”

4) - Uma vogal fraca faz junção com a vogal fraca ou forte inicial da palavra seguinte.
§ único - Aceitam-se exceções a esta regra no sentido de evitar a formação de sons duros e desagradáveis.
Exemplo: Ventura única – venturúnica.

5) - Uma vogal forte, pode ou não, fazer junção com vogal fraca da palavra seguinte, no entanto jamais deve fazê-la com vogal forte.

§ único - Nos casos em que se prefira a junção "forte + fraca", deve-se ter sempre o cuidado de evitar sons desagradáveis: "mais que tu/ardo" ou formar novas palavras: vi/a moça

6) - Pode haver a junção de três vogais numa sílaba métrica.

§- Não deve haver mais de uma vogal forte.

§- No caso em que a vogal forte não esteja colocada entre as vogais fracas e sim em 1* e 3* lugar, para que seja correta a junção, as duas vogais fracas devem juntar-se por crase ou por elisão, e não por sinalefa (ditongação). Assim, estará certo:
"é a ambição que nos prende”, e não se pode unir as três vogais de "e a / intima palavra".

§- Deve ser usada com cuidado a junção de mais três vogais, embora haja casos corretos de quatro e até de cinco vogais.

7) - Os ditongos aceitam as pré-junções com vogais fracas: "E eu".

As post-junções são aceitas somente nos ditongos crescentes (encontros instáveis): "a distância infinita", e são repelidas nos ditongos decrescentes: "Eu sou/a que no mundo …

§ Único - Há casos de uso facultativo de pré-junção de vogais fortes aos ditongos, quando essas vogais são as mesmas dos iniciais dos ditongos e não forem as tônicas das palavras.
Aceita-se: "será auspiciosa", e é inaceitável: "terá/auto".

8) - Nos encontros vocálicos ascendentes (formados por vogais ou semivogais tônicas), a sinérese é de uso facultativo.
Exemplo: "ci/ú/me" ou "ciú/me"; “po/e/ta” ou “poe/ta”.

§ Único - Há neste grupo, excepcionalmente, encontros vocálicos que não aceitam a sinérese. Geralmente, são formados pela vogal "a" seguida das vogais "a", "e" ou "o". Exemplo: Sa/ara, a/éreo, a/orta, ou, em alguns casos, da mesma vogal "a" seguida das semi-vogais "i" ou "u" tônicas, como em: "para/íso, "ba/ú".

9) - Nos encontros vocálicos descendentes (formados por vogais ou semivogais tônicas) seguidas de vogais ou semi-vogais átonas) não se aceita a sinérese ("tua", "lua", "frio", "rio" etc., e sim, "tu/a", "su/a","fri/o", "ri/o", etc.)

§ Único - Em algumas regiões do Brasil é usada a sinérese nestes encontros vocálicos, com base na fonética local. No entanto, não será aceita na Metrificação, em benefício da uniformidade, uma vez que na maioria dos Estados é feita a separação dessas vogais.

10) - 0 uso da aférese ("inda", etc), síncope ("pra", etc), apócope ("mui", etc) e de ectilípse (com a, com o, com as, com os) é facultativo.

§ 1º - A junção de "com" mais palavras iniciadas com vogais átonas é correta mas pouco usada. Acompanhando a maioria dos poetas, sempre que possível, deve ser evitada.
Exemplo: "com amor".

§ 2º - A junção de "com" mais palavras iniciadas com vogais tônicas não será aceita.
Exemplo: "com esta".

§ 3º - A junção de fonemas anasalados "am", “em”, "im", etc., com vogais átonas ou tônicas não será aceita.
Exemplo: "formaram" / idéias", "cantaram / hinos" etc.

§ 4º - É preciso cuidado com o uso de aféreses, síncopes e apócopes que, por estarem em desuso ou por formarem, geralmente, sons desagradáveis, irão ferir a sensibilidade dos leitores e dos ouvintes.

GLOSSÁRIO -

Por ordem alfabética, para melhor compreensão do Decálogo de Metrificação.

AFÉRESE - Supressão de sílabas ou fonema inicial ("/inda").

APÓCOPE - Supressão de sílaba ou fonema final ("mui/“).

CRASE - Fusão de duas vogais numa só ("a alma") ("e este").

DIÉRESE - Transformação de um ditongo num hiato ("sa/u-da-de").

DITONGO - Fusão de uma vogal + semivogal, ou vice-versa; na mesma sílaba. ("sai") ("falei") ("Niterói")

DITONGO CRESCENTE - Semivogal + vogal (“pátria”) (“gênio”) (“diabo”).

DITONGO DECRESCENTE - Vogal + semivogal (“pão”) (“meu”) (“dourado”)

ECTLIPSE - Supressão de um fonema nasal final para possibilitar a crase ou ditongação (sinérese) com a vogal inicial da palavra seguinte. ("com o") ("com amor")

ELISÃO - supressão da vogal átona no final de uma palavra. ("Ela estava" = "Elestava").

ENCONTROS CONSONANTAIS - Duas consoantes unidas:
A. inseparáveis - ("bl - bloco”) ("fl - "flor") ou "grupos consonantais".
B. separáveis ("gn - ignóbil”) ("bs – observar”) ou "encontros consonantais disjuntos".

HIATO - uma sílaba terminada, por vogal-base seguida de outra iniciada também por vogal-base. ("re/eleger") (“ca/olho”) (“a/éreo) (Rocha Lima);
Encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes. (“Sa/ara”) (“podi/a”) (“sa/úde”) (Cegalla).

ENCONTROS VOCÁLICOS ASCENDENTES - “designação de Luiz Otávio” - Encontro de duas vogais ou semivogais, pronunciadas separadamente, sendo a primeira fraca e a segunda forte. (“di/a”) (“tu/a”) (“ri/o”) (“fri/o”)
.
JUNÇÃO - “designação de Luiz Otávio” - No sentido generalizado para traduzir a união de sílabas métricas, Abrange pois, os diferentes processos de diminuição de sílabas poéticas. comumente e erradamente empregada pela maioria dos poetas como elisão. Ver no Glossário, os vários processos ou métodos para diminuir as sílabas métricas ou processos de fazer a junção de sílabas: crase, elisão, sinalefa, sinérese, aférese, síncope, apócope e ectilipse.

POSTJUNÇÃO - “designação de Luiz Otávio” - Junção posterior a uma sílaba ou palavra.

PREJUNÇÃO - “designação de Luiz Otávio” - Junção anterior a uma sílaba ou palavra.

SEMIVOGAIS - São os fonemas "i" e "u", quando ao lado de uma vogal formam uma sílaba com ela. Assim em "pai" e em "mau", o "i" e o “u" funcionam com valor de consoante; em "lu/ta" e em vi/da", funcionam com função de vogal.

SÍLABA OU MÉTRICA ou SÍLABA POÉTICA - São sílabas usadas nos versos, têm contagem diferente das sílabas gramaticais.

SINALEFA - Fusão ou junção de vogais ou semivogais, entre duas palavras, formando ditongo (“Este amor = Esteamor").

SÍNCOPE - Supressão de fonema ou sílaba no meio da palavra ("p/ra").

SINÉRESE - Transformação de um hiato em ditongo, na mesma palavra. ("ci/ú/me em ciú/me").

SUARABACTI - Aumento de uma sílaba métrica, pela pronúncia das vogais de apoio, nos encontros consonantais disjuntos" ("i/gui/no/rar") – Luiz Otávio.

TÔNICA - Sílaba forte, acentuada.

VOGAIS - Fonemas sonoros, que se produzem pelo livre escapamento do ar pela boca e se distinguem entre si por seu timbre característico" - Rocha Lima.
VOGAL FORTE ou FRACA - A vogal átona ou acentuada (tônica) da palavra ou do verso.


TROVAS DEMONSTRATIVAS Da aplicação das dez regras da Metrificação

Estas trovas foram feitas para demonstrar os diferentes casos de aplicações das dez regras da METRIFICAÇÃO. Têm, pois, finalidade puramente didática. Devemos observar em cada uma, pela numeração, a aplicação da Regra de número correspondente.

1ª regra - Última Tônica
Poderá a força elétrica
de um sábio computador
ensinar contagem métrica
mas não faz um trovador...

2ª regra - Pontuação
Pensa em calma! Evita errar,
Injusto é se nos reprovas,
Pois não queremos mudar
o modo de fazer trovas

3ª regra - Encontros Consonantais
Você pode acreditar
ter a pura convicção
que a ninguém vou obrigar
a ter a minha opinião...

4ª regra - Vogal Fraca + Fraca (ou forte)
Podes crer és muito injusto
e estás longe da verdade;
pois na Trova, a todo cust,o
defendo a espontaneidade...

5ª regra - Vogal Forte + Fraca
É uma história bem correta
em tudo o ensino é preciso,
no entanto, só / o poeta
quer ser gênio de improviso...

6ª regra - Junção de Três Vogais
Esta é uma Trova indiscreta,
convenções, mal amparadas,
induzem muito poeta
a convicções enraizadas.

7ª regra - Ditongos
Para medir nossos versos,
se o ouvido fosse o juiz,
em nossos “metros” diversos
ninguém poria o nariz...

8ª regra - Encontros Vocálicos Ascendentes (***)
Na Trova, soneto ou poema,
em toda a parte do mundo,
se a Forma é o seu di/adema
Su/a alma é sempre o fundo!

9ª regra - Encontros Vocálicos Descendentes
As dúvidas são pequenas,
não sejas tão pessimista,
dá-me a tu/a ajuda, apenas,
e será bela a conquista.

10ª regra - Licenças – Aféreses - Síncopes – Apócopes - Ectlipses.
É mui/to feio crificar(apócope)
a/inda que seja um direito (aférese)
p/ra ser justo, aulas vem dar (síncope)
Com/ o teu plano sem defeito... (ectlípse)

(***) Na trova de exemplo, da REGRA 8, ENCONTROS VOCÁLICOS ASCENDENTES, Luiz Otávio dá as duas formas de contagem de sílabas:
– poe/ma e di/a/dema, entretanto isto é feito apenas como um exemplo pois: NÃO SE PODE USAR AS DUAS CONTAGENS NA MESMA TROVA.

UMA FRASE DE LUIZ OTÁVIO PARA DECORAR AS DEZ REGRAS

"Tendo Paciência e Estudo Você Versejará Tecnicamente Direito Encontrando Estética e Lirismo."

Nesta frase temos:
T = tônica;
P = pontuação;
E = encontros consonantais;
V = vogal fraca;
V = vogal forte;
T = três vogais;
D = ditongos;
E = encontros vocálicos ascendentes;
E = encontros vocálicos descendentes;
L = licenças poéticas).

OBSERVAÇÃO – Este DECÁLOGO foi aprovado pelo Conselho Nacional da UBT e é, portanto, o melhor guia, tanto para aqueles que concorrem como para aqueles que julgam.

A UBT (União Brasileira de Trovadores) sente-se orgulhosa em proporcionar a oportunidade a um grande número de trovadores de conhecer o DECÁLOGO DE METRIFICAÇÃO onde, além de LUIS OTÁVIO, colaboraram grande nomes da Trova, entre outros podemos citar: Carlos Guimarães; Carolina Ramos; Lilinha Fernandes; Helvécio Barros; Vera Vargas; Milton Nunes Loureiro; Sávio Soares de Souza; Manita; Joubert A. Silva; Vasques Filho; David de Araújo; Rodolpho Abbud; Jacy Pacheco; Ivo dos Santos Castro; Micaldas Corrêa e Dimas Lopes de Almeida (Portugal).

Fontes:
Revista dos XXV Jogos Florais de Bandeirantes/PR – 2008.
Imagem =Imagem = http://virtualiaomanifesto.blogspot.com

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.41)


Trova do Dia

Na Feira, o "seu" Manoel:
- Não vendo nada... Pois, pois!
Mas se esgoela: – Olha o pastel!
Pague três e leve dois!
LISETE JOHNSON/RS

Trova Potiguar

Está cegando Renato
pois, um objeto qualquer
só conhece pelo tato
principalmente mulher.
RENATO CALDAS/RN

Uma Trova Premiada

2009 > Bandeirantes/PR
Tema > ARRUAÇA > Menção Honrosa

O bebum faz arruaça
se em toda blitz é parado;
de tanto tomar cachaça,
só sopra todo babado.
VANDA ALVES DA SILVA/PR

Uma Trova de Ademar

Eu sei que o santo se vinga,
mas cana não lhe ofereço;
mesmo que de pinga em pinga
ele me dê um tropeço.
ADEMAR MACEDO/RN

...E Suas Trovas Ficaram

É um alpinista de fama,
mas dele a vida debocha:
por ironia se chama
Caio Rolando da Rocha.
WALDIR NEVES/RJ

Estrofe do Dia

– Namorei Aparecida,
mas mãe não gostava dela,
Eu só namorava ela
na casa da Margarida,
Minha mãe, muito sabida,
ia lá pra ver se via,
Por uma porta eu saia,
por outra mamãe entrava.
Quando eu ia ela voltava,
quando eu voltava ela ia.
JOSÉ MELQUÍADES/PB

Soneto do Dia

– Glauco Mattoso/SP –
SONETO NACIONAL.

Petróleo agora é nosso! Temos carro
em casa fabricado! A agricultura
bateu novo recorde! Na cultura
ninguém nos bate em jeito, manha e sarro!

A fundo, se analiso, logo esbarro
em outro panorama: a sinecura,
a exploração, o culto à raça pura,
debaixo do cinismo mais bizarro!

País da falsidade e do fajuto,
o nosso é vergonhoso, pois em nada
fingir necessitava, tendo o bruto

produto que detém! Se uma cambada
seu povo não roubasse, nenhum puto
diria que o Brasil só dá piada!

Fonte:
Ademar Macedo

José Feldman (Agradecimento)

Agradeço o envio dos livros para leitura crítica:
- Maria Lúcia Siqueira (Asas ao Anoitecer)
- Vicencia Jaguaribe (Ancoragem em Porto Aberto)
- Yussef Khalifman, pela doação do livro de Roza de Oliveira (As Imagens do Ar nos poemas de Tasso da Silveira)
- Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Suplemgnto Literário n.1.330)
Fonte da Imagem:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n.40)


Trova do Dia

Tantos passos caminhei
por labirintos incertos.
Hoje nas trovas achei
como vencer os desertos.
JOSÉ FELDMAN/PR

Trova Potiguar

Quando Deus criou o mundo
Deu chance a todas matizes
Mas com seu saber profundo
Não disse a cor aos juízes
MARCOS MEDEIROS/RN

Uma Trova Premiada

2010 > São Paulo/SP
Tema > FEITIÇO > Vencedora

Facilmente me dominas,
bastando apenas piscar...
- É o feitiço das meninas
que brincam no teu olhar!
A. A. DE ASSIS/PR

Uma Poesia livre

– Djalma Mota/RN –
SOLIDÃO

Sozinho...
Nunca havia sentido tanta solidão.
No fim da noite,
quando quase tudo silencia,
um tempestade carregada do vazio,
recai sobre o meu corpo debilitado.
Não encontro sequer,
um sinal que motive uma minúscula alegria.
Nem mesmo o meu velho violão.
Quero mergulhar esse sentimento
nos copos adormecidos das bebidas indesejáveis...
... Um copo... Uma pausa...
... De volta ao sentimento,
mais um copo e, um copo a mais,
suficiente à companhia das horas sombrias.
É tarde! Ou seja, quase madrugada.
Minha consciência embriagada,
ainda assim reconhece:
– Pára! É o limite!
Deste modo,
retorno ao mundo desencantado
das velhas ilusões – o meu mundo real,
onde tomo conhecimento
das minhas desventuras.
Eis a sina de um ser sozinho!

Uma Trova de Ademar

A mensagem mais bonita
e de uma força tamanha,
há dois mil anos foi dita
lá no sermão da montanha!
ADEMAR MACEDO/RN

...E Suas Trovas Ficaram

Não estranhes que o Mar largo
seja salgado demais:
é devido ao pranto amargo
que se chora em cada cais.
DIMAS LOPES DE ALMEIDA/PORTUGAL

Estrofe do Dia

Cavalo fica pra sela,
Batente para janela,
Fogão ficou pra panela,
Cangaceiro pro sertão;
Cadeira ficou pra réu,
Cabeça para chapéu,
Noiva ficou para o véu
E eu para cantar quadrão.
LOURIVAL BANDEIRA/CE

Soneto do Dia

– Alceu Wamosy/RS –
ÚLTIMA PÁGINA.

Todo este grande amor que nasceu em segredo,
e cresceu e floriu na humildade mais pura,
teve o encanto pueril desses contos de enredo
quase ingênuo, onde a graça ao candor se mistura.

Entrou nos nossos corações como a brancura
de uma réstia de luar numa alcova entra a medo.
Nunca teve esse fogo intenso de loucura,
que há em todo amor que nasce tarde e morre cedo.

E quando ele aflorou tímido e pequenino,
como uma estrela azul no meu, no teu destino,
não sei que estranha voz ao coração me disse,

que este amor suave e bom, de pureza e lealdade,
sendo o primeiro amor da tua meninice,
era o último amor da minha mocidade.

Fonte:
Ademar Macedo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trova 184 - Neide Rocha Portugal (Bandeirantes/PR)


Imagens obtidas na internet com montagem para inclusão da trova. Autores desconhecidos.

Apollo Taborda França (O Poeta no Papel)


AS QUATRO ESTAÇÕES

O ano tem quatro Estações,
Regendo seus privilégios…
Apuram as emoções,
Renovam seus sortilégios.

Muitos não gostam do INVERNO,
É frio e traz dissabores…
Mas, para amor é bem terno,
Debaixo dos cobertores.

Na PRIMAVERA, das flores,
Dos frutos, da passarada…
O céu deslumbra-se em cores,
Quando desponta a alvorada.

Nosso VERÃO é delícia,
É graça, força e calor…
Funciona como um colírio,
Diante de tanto esplendor.

OUTONO tem a magia,
De bem gravar a lembrança:
Claro, sutil, é um guia
Que nos conduz à esperança!

A SAÚDE COLORIDA

Iguais flores nos canteiros
São as frutas coloridas…
Que beleza os limoeiros,
Supra-sumo das “batidas”.

Uva branca, suculenta,
Nutriente vegetal…
Retempera a alma sedenta,
Tem poder medicinal.

Mais a laranja e a ameixa
Frutas boas sazonais…
Algo assim que não se deixa,
São riquezas naturais.

Abacaxi e a banana,
Gostosíssima a cereja…
Também, o caldo de cana,
O mamão quem não deseja.

Que dizer dos abacates,
Deliciosos eles são…
Das cebolas, dos tomates,
Saudáveis na refeição.

As cenouras amarelas,
As alfaces, o pepino…
Saborosas berinjelas,
Num conjunto muito fino.

As frutas e as verduras,
Quanta cor e paladar…
Verdadeiras contexturas,
De um viver bem salutar.

Quem quiser estar contente,
Sempre alegre e com amor…
Dessas coisas se alimente
Pois, garantem o vigor!

O COLORIDO DAS FLORES

O jardim cheio de flores,
Dá-nos grande sensação…
Por conter mais de mil cores,
Nos enleva em oração.

Tem as lindas encarnadas,
As azuis, as multicores…
Todas elas perfumadas
Espargindo seus olores.

Ao romper da primavera,
Esplendor é sem igual…
Medra bem melhor a herança
E a glicínia original.

Quando chove, que beleza,
O canteiro vira em festa…
A rosa na sua nobreza,
O cravo, lírio, a glesta.

A violeta e margarida,
Sempre-viva e mosquitinho…
A camélia tão querida,
É macia como o arminho.

Há, também, copo-de-leite,
O suave amor-perfeito…
Suas linhas têm enfeite,
Que lhes dá alto conceito.

Num mundo de fantasia,
Natureza fulge em cor…
Flores têm a primazia
Nas lembranças do amor.

Aos olhos é tudo encanto,
Muito mais ao coração…
Todos nós vibramos tanto,
Contemplando a Criação!

O SISTEMA SOLAR

Nosso SISTEMA SOLAR
No colorido decerto,
É da beleza um altar,
Deslumbrando a céu aberto.

Tem o SOL todo imponente
Muita luz, sadio calor,
Dando forças ao vivente
E perfume à linda flor.

Em seguida está MERCÚRIO,
De amarelo-esmaecido,
Do comércio, o bom augúrio.
E do amor sendo o cupido.

VÊNUS – a Estrela D’Alva
E, também, a do Pastor,
Para ela grande “salva”,
Consagrando seu alvor.

O nosso planeta TERRA
O escolhido para a vida,
Tantas grandezas encerra,
Leva o tempo de vencida.

E bem místico é MARTE
Sendo o quarto do sistema,
Deus da guerra, estandarte,
Na poesia belo tema.

JÚPITER, ainda um mistério,
Um colosso em nosso céu,
A girar num acrotério,
Continua um fogaréu.

É SATURNO o mais bonito,
Tem anéis resplandescentes,
Rica gema no infinito,
Empolgando as nossas mentes.

Bem ao longe fica URANO,
Com seu tom verde-azulado,
Segue firme no seu plano,
Do Universo outro legado.

Verde disco é NETUNO,
Um planeta singular,
Respeitá-lo, oportuno,
Pois evoca o Deus do mar.

PLUTÃO, lá na extremidade,
Bem oculto à nossa vista,
Descoberto há pouca idade,
Com ele se fecha a lista!

Fonte:
FRANÇA, Apollo Taborda. O nosso mundo colorido. Curitiba: O Formigueiro, 1986.

Pedro Ernesto Filho (O Poeta no Papel)


SAUDADE

Saudade é foto amarela
que um filho guardou dos pais,
depois que os pais faleceram
da foto ele foi atrás,
de tanto guardar, perdeu;
procurou, não achou mais

AS ÁRVORES MAIS RESISTENTES COSTUMAM MORRER DE PÉ

Mote produzido por ocasião da missa de trinta dias rezada em sufrágio da alma da genitora do autor, em 08.06.1998. Ele escreveu os versos, mas as emoções não deixaram que os declamasse naquele momento. Trata-se de ligeira referência à vida simples e religiosa de sua inesquecível mãe Efigênia Vieira de Aquino, exemplo de esperança, que morreu sem perder sua lucidez. É, portanto, um decassílabo que busca valorizar a árvore da vida.

Buscou se apoiar no arco
do carisma e da bonança,
da pedra da esperança
fez seu verdadeiro marco,
sua vida foi um barco
nos oceanos da sé,
defendeu a paz até
deixar os sobreviventes
- As árvores mais resistentes
costumam morrer de pé.

O seu passado eu contemplo
com forças das emoções,
no mundo das orações
foi defensora do templo,
sua vida foi exemplo
aos seguidores da fé,
hoje sua história é
lida por seus descendentes
- As árvores mais resistentes
costumam morrer de pé.

Foi forte seu coração,
nos últimos dia de vida
sua voz foi suprimida
mas seu pensamento não,
demonstrava na feição
as graças do Nazaré,
e que agradecia até
as visitas dos parentes
- As árvores mais resistentes
costumam morrer de pé.

Se alguém fizesse um alarde
por lhe faltar o sustento
e ela escutasse o lamento
sobre aquele inverno tarde,
ela aconselhava, aguarde
o dia de São José,
pois aquele Santo é
protetor dos penitentes
- As árvores mais resistentes
costumam morrer de pé.

Ante qualquer imprevisto
sua história sobressai,
reencontrou com meu pai
e hoje está dizendo a Cristo
que a roupa escura que visto
preta da cor de café
não é mais tristeza, é fé,
fruto de suas sementes
- As árvores mais resistentes
costumam morrer de pé.

E SE EU TIVESSE MORRIDO NINGUÉM CHORAVA POR MIM!

O autor sonhou perdido nas matas, enfrentando as mais difíceis situações, porém superando todas elas. No sonho, percebeu que não havia preocupação por parte de ninguém e por isto, ao acordar-se, escreveu este mote em sete sílabas. Aliás, situação como esta somente em sonho poderia acontecer.

Já me vi pelo sertão
sem saber onde eu estava,
comendo, quando encontrava
frutas tombadas no chão;
só escutava o trovão
e o assobio do soim,
num campo de gergelim
estive a noite perdido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim.

Sofri de uma fera ingrata
perseguição numa gruta,
tive que enfrentar a luta
com meu punhal cor de prata;
depois de uma hora exata
eu consegui lhe dar fim,
e cansado, fiz: Atchim!!!
aí voltou meu sentido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Cheguei a um riacho cheio,
sem fazer das águas caso,
pensando que fosse raso
tentei passar pelo meio;
a onda me fez de esteio
a um tronco de beijamim,
pelos seus galhos enfim
fui bastante protegido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Cansado de andar a pé
e ao penetrar num roçado,
peguei um burro peiado,
fiz dele um transporte, até;
era um burro canindé,
velhaco, brabo e ruim,
deu pulo até que no fim
deixou-me ao solo estendido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Senti na minha chinela
espinhos de arapiraca,
uma cobra jararaca
pegou na minha canela;
eu que sou curado dela
nada tive de ruim,
um besouro de cupim
penetrou no meu ouvido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Lá encontrei muito gado
que pastava na campina,
um touro da ponta fina
voltou-se para o meu lado;
era um novilho malhado
pintado de surubim;
eu me deitei no capim
e ele se deu por vencido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Segui nova direção
e cheguei a uma bodega,
um cão quase que me pega
quando abri um cancelão;
um pistoleiro e ladrão
atirou pra me dar fim,
com coragem, sem motim,
defendi-me do bandido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

De tanta angústia e maltrato,
às doze horas do dia,
sofri tremenda agonia
e dormi dentro do mato;
fui visto por um beato
que voltava de um jardim,
deu-me dois chás de alecrim
sem doce, com comprimido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Cheguei numa moradia
e cumprimentei os presentes,
perguntei por meus parentes
e assim alguém respondia:
Vi alguns com alegria
ontem à noite em um festim,
contou tim-tim por tim-tim
do que tinha acontecido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim!

Vizinho fez diversão
que até ficou na memória,
meus tios contavam estória
do tempo de Lampião;
até mesmo o meu irmão
não guardou seu bandolim,
só mamãe dizia assim:
Perdi meu filho querido
- E se eu tivesse morrido
ninguém chorava por mim

AS COISINHAS DO SERTÃO

Este poema retrata a conversa firme de um camponês com um homem da cidade. Por tanto se interessar pelas belezas do campo, o homem da rua passou a somente ouvir o que o sertanejo dizia e dava expansão ao assunto sempre interrogando: fale mais das coisinhas do sertão. Pode-se dizer também que se trata de mote de uma linha.

Eu conversei com um crítico
vivido na capital,
falou do Brasil Político,
do nosso mundo atual
e da indústria nuclear,
quando eu chamei pra falar
de costume e tradição,
ele disse: Isso eu não sei,
e assim eu mencionei
as coisinhas do sertão.

Eu falei sobre a beleza
de um amanhecer dourado,
do lençol da natureza
de manchas padronizado.
Falei da barra vermelha
que parece uma centelha
enfeitando a amplidão,
da nuvem ficando atrás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei da lua cheia
silenciosa e redonda
e da neve cor de areia
que desce encobrindo a onda,
da brisa civilizada
que parece uma empregada
varrendo o que há no chão,
hora leva, hora traz.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu lhe disse: Isto não é
sertão propriamente dito,
sertão é mesmo um chalé
num pé de serra esquisito,
que seu dono sendo pobre
julga-se feliz e nobre
por existir união
e amor dos filhos aos pais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei sobre a caçada
em que o homem corajoso
tocaia de madrugada
andando silencioso;
passa serras, sobe morros,
seus amigos são cachorros,
espingarda e munição;
e seu abrigo, os vegetais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei sobre o vaqueiro
e sua fama também,
pois seu perfume é o cheiro
que a ponta da rama tem;
seu transporte é o cavalo;
seu musical, o badalo
e o berrar da criação;
seus amigos, animais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

E quando eu falei de adjuntos,
ele disse: O que é isso?
São cinqüenta homens juntos
fazendo qualquer serviço;
almoçam pelo roçado,
contam casos do passado
para enrolar o patrão,
e cada um diz o que faz.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei da mulher que pisa
milho pra fazer almoço,
do menino sem camisa,
baladeira no pescoço;
do gafanhoto faminto,
do sofrimento do pinto
nas garras do gavião,
dos chãos cobertos de sais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei da cantoria
do contador de viola
que mostra sabedoria
sem conteúdo de escola.
Falei da mulher rendeira,
da cigana rezadeira
que faz a sua oração
espantando o satanás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei de serenata,
de reisado e pescaria,
do sertanejo que trata
toda mulher por Maria;
se for homem chama Zé,
gosta muito de café,
detesta fumo pagão,
só dá valor ao que faz.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei do pé-de-bode,
do reco-reco e pandeiro
com que se faz um pagode
no clarão do candeeiro;
rapaz exibindo nota
mas para pagar a cota
sempre surge confusão,
quando um não faz, outro faz.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei do campo e estepe
por onde passeia o gado,
do chiar do currulepe
do velhinho aposentado;
do triturar do mimoso,
de estórias de trancoso
nas debulhas de feijão,
do candeeiro de gás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei da voz de comando
no grito do comboeiro,
dos animais repousando
na sombra do juazeiro.
Falei do caminho estreito,
do bodoque que é feito
de vara, cera e cordão,
torto na frente e atrás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei do sol causticante
que atrasa a safra seguinte,
do caboclo ignorante
que se casa antes dos vinte.
Falei da rama madura,
do voar da tanajura
quando promete verão,
uma na frente, outra atrás.
-Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei da vaca velhaca
quando seu bezerro esconde,
o vaqueiro imita a vaca
para ver se ele responde.
Falei de doença e praga,
lagarta que mais estraga
a cultura do algodão,
das estradas carroçais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei da força do açoite
que o vento bravo inicia,
do lençol preto da noite
cobrindo os olhos do dia.
Da mesinha de gaveta,
do matuto e o cometa
e a sua superstição,
do medo que a cobra faz.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei sobre a raposa
nas aspas de uma arataca,
do carcará que repousa
na cabeça de uma estaca.
Falei do milho amarelo,
depois fiz um paralelo
entre inverno e o verão,
que em duração são iguais.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Falei do sol que desbota
a folha do vegetal,
do bem-te-vi que pinota
nas clinas de um animal,
de farinhada e moagem,
de uma antiga carroagem
que tem o boi por tração,
boi na frente e carro atrás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

Eu falei sobre o baralho
e o que suas cartas vogam,
da banca e do agasalho
onde quatro homens jogam;
a dama ganha dos seis,
valete perde pra o reis,
de tudo o sete é mandão,
onze pontos vale o ás.
- Ele disse: Fale mais
das coisinhas do sertão.

E disse ele: Eu não sabia
isto que você falou,
mas aprender eu queria
e tenso me perguntou:
Como aprendeu tudo isto?
Eu lhe respondi: Foi Cristo
que me deu inspiração.
E perguntou ele: Isto é arte?
- Eu disse: E também faz parte
das coisinhas do sertão.

Fonte:
http://www.perfilho.prosaeverso.net/

Pedro Ernesto Filho


Natural do município do Barro, estado do Ceará. Filho de Pedro Ernesto de Aquino e Efigênia Vieira de Aquino, o mais novo de uma família de 14 irmãos.

Menino do campo, nascido no sítio Timbaúba, onde viveu sua infância e desenvolveu por algum tempo a atividade rural. Ali foi alfabetizado, continuando a escolaridade na sede do município, principalmente no Grupo Justino Alves Feitosa e Ginásio Santo Antônio.

Fez o curso de técnico em agropecuária na Escola Agrotécnica Federal do Crato. Advogado, bacharelado pela Universidade Regional do Cariri.

Como poeta, autor de vários títulos, com mais de 30 (trinta) cordéis publicados, e lançou o livro Cidadania do Repente. Vencedor em vários certames literários, merecendo destaque: “O Prêmio Anual de Literatura de Cordel” promovido pelo SESC de Juazeiro do Norte (2005), “O sonho de um Nordeste melhor” (2006), idealizado pela AFBNB e “I Concurso Literário da CAPEF” (2007).

Prestou serviços à Organização das Cooperativas do Ceará – OCEC e ao Banco do Estado do Ceará – BEC. Atualmente, advogado do quadro jurídico do Banco do Nordeste do Brasil S/A.

Membro da Academia dos Cordelistas do Crato, ocupando a cadeira nº 15, como patrono o mestre Hugolino Nunes da Costa.

Por indicação e através de concorrência, conseguiu ingressar no ICVC – Instituto Cultural do Vale Caririense, ocupando a cadeira nº 31, cujo patrono é José Joaquim Teles Marrocos (Zé Marrocos).

Reside na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Publicações:
– (1980) As coisinhas do sertão
Editora: COOPITA
Sinopse:
Retrata a conversa firme de um camponês com um homem da cidade. Por tanto se interessar pelas belezas do campo, o homem da rua passou a somente ouvir o que o sertanejo dizia e dava expansão ao assunto sempre interrogando: fale mais das coisinhas do sertão. Compõe-se de estrofes em décima, como rimas emparelhadas e ora cruzadas, como se fosse um mote de sete sílabas em uma só linha, enfocando os detalhes da vida sertaneja.
– (1981) Revenda
Editora: COOPITA
Sinopse:
Linguagem simples e direta com enfoque de propaganda, comungando com assistência técnica ao produtor rural. Construído em estrofe de dez versos em sete sílabas com terminação diferente, obedecendo às regras de rima e metrificação.
– (1981) O técnico agrícola e o agricultor
Editora: COOPITA
Sinopse:
Escrito em sextilha com a perfeição da rima e da métrica. Coleta matéria de cunho educativo em linguagem direta e simples, conservando os princípios da regra de versificação, sem deixar de lado o gracejo poético.
– (1984) O Nordeste enxugou a sua face com o lenço felpudo de algodão
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sinopse:
Composto em mote decassilabo, seguindo os critérios da rima e metrificação, historiando a grande safra algodoeira que teve a região do Cariri no ano de 1984, por ocasião da comemoração da VI Semana do Algodão no município de Brejo Santo - Ceará, quando o Nordeste sacudia a poeira de vários anos de seca sucessivos. Traz o gracejo do verso popular, mantendo a beleza fática e a subjetividade da poesia melhorada.
– (1996) Antologia Literário do BNB
Pedro Ernesto Filho, Carlos Gastão da Silva Meira, Antônio Maria Henri Beyle de Araújo
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sinopse:
Reúne poesias, contos e crônicas, resultado de uma coletânea idealizada e selecionada pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S/A, mediante concurso literário, onde está incluído o trabalho vencedor na categoria poesia, de autoria de Pedro Ernesto Filho, intitulado "A história do homem está escrita na coragem, na luta e no saber", em estilo de mote decassílabo.
– (2002) Tradição e luta (Pedro Ernesto Filho e Willian Brito)
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Coletânea de vários motes em sete sílabas sobre a história da Academia dos Cordelistas do Crato, onde o poeta Pedro Ernesto Filho e os demais acadêmicos discorreram sobre sua instituição, definindo-a e exaltando com precisão, sem perder de vista a rima, a métrica nem o achado da arte de versejar. A capa do livro é do xológrafo caririense Carlos Henrique.
– (2002) Homenagem ao poeta Chico Inácio
Editora: Gráfica Padre Cícero Ltda
Sinopse:
Matéria criada em homenagem ao saudoso Chico Inácio, por ocasião do Festival de Viola do Barro, realizado em 21 de novembro de 2001, no clube social daquela cidade. Francisco Inácio Barbosa, ou Chico Inácio, como era mais conhecido, foi um cantador do município do Barro, cidade natal do autor do livro. Repentista simples e de pouca leitura, mas de enorme talento para improvisar. Na data do festival, fazia pouco tempo de seu falecimento e a platéia nem a família do cantador esperava a homenagem, que foi por demais bem aceita e emocionante. Os versos sobre aquele poeta se desenvolveram em sete sílabas, estilizados no mote "Vamos lembrar um pouquinho o cantador que morreu".
– (2002) A água trouxe um recado da cabeceira do rio
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Condensa o estilo de mote em sete sílabas. Nesta rica modalidade, o poeta está preso ao assunto e à posição das rimas, sempre concluindo a estrofe de dez versos com a frase solicitada. No caso em tela, o mote foi escrito a pedido do conhecidíssimo escritor Arilo Luna, que também é engenheiro civil e pesquisador da cultura popular. Linguagem popular, porém com sofisticada concordância verbal e nominal, mantendo os rigores da metrificação e da rima, enfatizando, com detalhes o mundo sertanejo, principalmente no período invernoso.
– (2003) O milho é a salvação da família brasileira
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Lançado no município de Nova Olinda - estado do Ceará, em maio de 2003, por ocasião da Festa do Milho, na presença de autoridades e com apoio da Academia dos Cordelistas do Crato. É, portanto, uma matéria educativa, recheada de gracejo e riquíssima de rima e métrica. O mote foi escolhido pela comissão organizadora do evento.
– (2004) Se eu não fosse advogado
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Composto em estrofes de sextilha, com obediência à deixa e cumprimento às exigências da rima e metrificação. Relata uma vocação forte do autor pela cantoria nordestina, deixando evidenciada a profissão que escolheria se não tivesse abraçado o ramo do direito. Exalta a figura do cantador e cita nomes famosos da arte de improvisar.
– (2004) Conselho de um cooperado
Editora: Instituto Cultural do Vale Caririense
Sinopse:
Este trabalho foi o campeão no concurso literário promovido pelo ICVC – Instituto Cultural do Vale Caririense, em parceria com o SESC, conferindo ao autor o 1º lugar com o troféu PALCO – Prêmio Anual de Literatura de Cordel Edição 2004. Trata-se de uma história imaginada com a intenção de tão-somente concorrer ao certame, estilizada em sextilha com obediência às regras da deixa. Na poesia popular e na cantoria, deixa é a obrigatoriedade que tem o poeta de iniciar a estrofe seguinte rimando com o último verso da estrofe anterior.
– (2004) Nordestino famoso como é não desbota a bandeira do sertão
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/a
Sinopse:
Mote decassílabo em linguagem nivelada, com rima, ritmo e metrificação. Temática regional com característica nordestina, apegada à realidade local com enfoque de gracejo subjetivo, mantendo o bom nível de expressão e da arte fazer verso popular.
– (2004) A causa da diabete desafia a medicina
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Diabete ou diabetes, ou ainda, o diabete ou a diabete (gênero oscilante). O autor preferiu a forma singular feminina, por ter mais abrangência no mundo da rima e da métrica. Trata-se de mote em sete sílabas, desta vez inspirado em um tema desafiante aos que cuidam da saúde do povo, tudo recheado com a beleza do gracejo e sob às regras que norteiam a citação do verso popular.
– (2005) Adeus a Walderedo - Cordel coletivo
Pedro Ernesto Filho e Willian Brito
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Escrito em parceria com os demais colegas da Academia dos Cordelistas do Crato, narrando a despedida ao grande xilógrafo do Cariri, o Mestre Walderedo. Cada autor discorreu em mote diferente, em sete sílabas, enfatizando a história do artista da madeira como reconhecimento pelo serviço prestado à cultura popular.
– (2005) Não desenhe a natureza com sangue dos animais
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
O autor neste poema buscou alcançar a natureza, exalando um conselho muito forte para sua preservação. A todo tempo invoca a terceira pessoa do singular, isto como forma de robustecer a mensagem no sentido de orientar e educar. Apesar do zelo pela qualidade dos versos, o poeta não deixa de lado o gracejo subjetivo, como se pode ver no momento em que fala das ações dos animais. No mesmo volume complementa com o mote decassílabo "Nos ensinos da vida eu aprendi dividir seu humilde e respeitar".
– (2005) Saudade (Pedro Ernesto Filho e Willian Brito)
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Coletânea de vários motes em sete sílabas sobre a saudade, onde Pedro Ernesto Filho e Willian Brito, unidos aos demais companheiros da Academia dos Cordelista dos Crato, discorreram sobre o tema, definindo-o com precisão, sem perder de vista a rima, a métrica nem o achado da arte de versejar. A apresentação é de Sonja Scheenkel, professora suíça, e a capa é do xilógrafo caririense Carlos Henrique.
– (2006) O sonho de um Nordeste Melhor (Crônica, Conto e Poesia)
Autores: Pedro Ernesto Filho, Álvaro Jansen Viana da Silva, Roberto Silveira de Andrade
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sinopse:
Compila poesias, crônicas e contos, resultados do Concurso Literário (O sonho de um Nordeste melhor) promovido pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste, em comemoração aos 20 anos de sua fundação. Nele está incluída a poesia vencedora de autoria de Pedro Ernesto Filho, narrada em versos decassílabos, intitulada "O que falta é investir". Sem opção comercial.
– (2006) Ser fraterno é trazer no coração a bondade por Deus recomendada
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Mote decassílabo inspirado na campanha da fraternidade desenvolvida pela igreja no ano de 2006, cujo tema foi o deficiente físico. É mais um martelo preso às normas da rima e da metrificação, juntando a comunicação educativa com a arte de versejar.
– (2007) Cidadania do Repente
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sinopse:
O livro Cidadania do Repente se inicia com uma matéria sobre rima e metrificação, seguida de setenta e seis títulos em diferentes assuntos. O prefácio é do jornalista Geraldo Menezes Barbosa, a apresentação do escritor Willian Brito e a última capa referenciada pela dupla de repentista Raimundo Nonato e Nonato Costa. Cada texto traz um tópico inicial que já deixa o leitor ciente do que vai encontrar no seu bojo. A linguagem é simples, porém melhorada com obediência a todas as regras que exige a arte de fazer verso popular.
– (2007) Campos Sales e sua história ; Brejo Santo e sua história ; Barbalha e sua história ; Assaré e sua história ; Nova Olinda e sua história ; Juazeiro do Norte e sua história
Editora: Academia dos cordelistas do Crato
Sinopse:
Estilizado em sextilha, com obediência à deixa, narra com bom humor a história do município de Campos Sales-Ceará, idealizado e escrito por ocasião da execução do Projeto Cordel no Cariri, lançado na sede daquela cidade no encontro artístico da Academia dos Cordelistas do Crato sob o comando do Centro Cultural do Banco do Nordeste. O livro tem a apresentação do poeta e escritor Willian Brito com a capa xilografada por Carlos Henrique.
– (2008) I Concurso Literário da Capef (Raquel de Queiroz)
(Pedro Ernesto Filho, Nélson Cláudio Oliveira, Simone Pessoa Pereira Sampaio)
Editora: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sinopse:
Contempla poesia, crônicas e Contos, resultado do I Concurso Literário (Raquel de Queiroz) promovido pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, em comemoração aos 40 anos de sua fundação. Incluído está o trabalho vencedor na categoria de poesia, de autoria de Pedro Ernesto Filho, Legalização do Aborto, composto em decassílabo com obediência à deixa.
- (2008) Ensaio de Cantoria (Pedro Ernesto Filho e Aldaci de França)
Editora: Academia dos Cordeslistas do Crato
Sinopse:
Peleja, travada pela internet,entre os pOetas Pedro Ernesto Filho (advogado) e Aldaci de França (professor), onde, em sextilha, o primeiro defende Juazeiro do Norte-CE e o segundo canta Mossoró-RN, terminando com um mote em sete sílabas e outro em dez. A capa traz a ilustração do xilógrafo Carlos Henrique e a apresentação é do repentista João Bandeira de Caldas.
– (2009) Se eu nascesse de novo pediria pra viver no país da consciência
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Mote decassílabo, com enfoque nos fatos sociais da atualidade. Uma obediência completa à rima e metrificação, em linguagem popular melhorada, com rigor na concordância verbal e nominal.
– (2010) Os Griôs da Lira na Teia
Editora: Academia dos Cordelistas do Crato
Sinopse:
Motes variados, todos em sete sílabas, com rigor da rima e metrificação, pautados em um mesmo tema, porém sem qualquer repetição de palavras ou pensamento, num verdadeiro embelezamento da poesia e da literatura.

Fonte:
http://www.perfilho.prosaeverso.net/