domingo, 25 de junho de 2023

Dorothy Jansson Moretti (Trovas ao Entardecer) – 1


Acendo velas ao santo
por velho costume, apenas;
calando o meu desencanto,
eu lhe poupo as cantilenas.
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Acusações e amarguras
selaram as despedidas,
gravando marcas escuras
na esquina de nossas vidas.
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A exemplo dos evangelhos,
fomos "firmes no combate";
e hoje, dois sólidos velhos,
já nada mais nos abate.
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A noite, ansiosa, insegura,
recorre à lua e desata
seus lamentos de amargura
pelas esteiras de prata.
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A quaresmeira cicia,
vencida aos caprichos mil
da brisa que acaricia
as suas flores de Abril.
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A quem foi bom companheiro
num momento de aflição,
se o transe foi passageiro,
sobrevive a gratidão.
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As lembranças do passado,
em cenário transparente,
dançam místico bailado
pela memória da gente.
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"A Terra é azul!!!" Lá da altura
não se percebe a incoerência,
camuflada a cor escura
das guerras, droga e violência.
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Como acontece às cigarras,
os meus sonhos, represados,
soltando-se das amarras,
rebentam-se aos próprios brados.
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Das cinzas de um coração
persiste em triste orfandade,
no rescaldo da ilusão,
a presença da saudade.
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Do mundo aos males gritantes,
extenuada, a anciã
pede a Deus que a leve antes
que recomece o amanhã.
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Entre as mofadas estantes
do museu de nossas vidas,
choram fantasmas errantes,
buscando a ilusão perdida.
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Esse amor que eu, sem cautela,
quis resgatar à lembrança,
deixou-me dupla sequela:
saudade e desesperança.
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Esta minha estranha história
arrasta, em contradição
ao meu nome de... Vitória,
fracasso e desilusão.
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Minha ilusão se rendendo
à rudeza do combate,
mesmo quase fenecendo,
ainda espera um resgate.
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Na inspiração que o norteia
Trovador não se limita;
vai gravar na lua cheia
sua trova mais bonita.
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Não creio vindo de Deus
em nossa vida, um tormento;
d’Ele só vem para os seus
conforto no sofrimento.
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No ângelus voa uma prece
velando o sol a morrer,
e o azul do céu esmaece
no painel do entardecer.
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No Brasil-quinhentos anos,
que Deus, de eterna clemência,
torne os homens mais humanos,
sem fome, droga e violência!
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No velho tronco tombado,
um registro carcomido:
Um coração trespassado
pela flecha de Cupido.
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No verão eu fui cigarra,
desafiava destinos;
hoje esta voz se desgarra
para chorar desatinos.
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Ouvindo o Sermão do Monte,
ao mundo banhado em luz,
abre-se um novo horizonte
nas palavras de Jesus.
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Para compor uma trova,
quadra pequena e exigente,
por certo, ao cumprir a prova,
mão divina... guia a gente..
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Quem admira esse teu talhe
de deusa, ignora a verdade:
Com tão vistoso detalhe,
disfarças tua maldade…
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Resta do antigo delírio
que nos trazia extasiados,
a débil chama de um círio
sobre uma campa, em Finados.
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Tem cautela quando dizes
teus conceitos para alguém!
As palavras têm raízes
que o pensamento não tem.
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Fonte:
Dorothy Jansson Moretti. Painel do entardecer. Cachoeirinha/RS: Texto Certo, 2013.
Enviado pela trovadora.

Contos e Lendas da África (Mkaa’Ah Jeecho’Nee, o pequeno caçador)

(por George W. Bateman)


O sultão Maaj′noon tinha sete filhos e um grande tigre. Amava muito a todos.

Tudo ia bem até que um dia o tigre matou um bezerro. Quando foram avisar o sultão, ele respondeu:

— Ora, o tigre é meu e o bezerro também.

— Como quiser, amo. — E o assunto foi esquecido.

Alguns dias depois o tigre capturou uma cabra. Novamente os súditos foram ao sultão.

— O tigre é meu e a cabra também. — E isso resolveu a questão.

Mais dois dias se passaram e o tigre matou uma vaca. Uma vez mais o sultão deu fim às reclamações.

— Tanto o tigre quanto a vaca são meus.

Dois dias mais e um burro foi morto pelo felino. A resposta foi a mesma. Em seguida um cavalo. A resposta foi a mesma.

A vítima seguinte foi um camelo. Diante das reclamações, o sultão zangou-se.

— O que incomoda vocês? Todos os dias se queixam do meu tigre. Parece que não gostam dele e querem me convencer a matá-lo. Deixem que coma o que quiser.

Pouco tempo depois o felino matou uma criança, depois, um homem adulto. A cada nova denúncia, o sultão reforçava que tanto o tigre quanto as vítimas pertenciam a ele, e assim se encerrava o assunto.

Enquanto isso, a ousadia do grande animal só aumentava. Ele agora rondava uma clareira próxima à cidade, caçando e devorando pessoas que iam buscar água ou animais que pastavam ali perto.

Um pequeno grupo de pessoas tomou coragem e foi reclamar com o sultão.

— Por que permite isso, amo? Como nosso sultão, é sua obrigação... ou deveria ser... nos proteger. Seu tigre faz o que quer! Vive nos arredores da cidade, onde mata qualquer pessoa ou animal que se aproxima. E à noite ele perambula por nossas ruas fazendo o mesmo. O que podemos fazer?

A resposta de Maaj′noon foi breve.

— Vocês mostram que realmente odeiam meu tigre. Imagino que queiram que eu o mate, mas não farei isso. Sou o dono de tudo o que ele come.

Como era de se esperar, os súditos ficaram atônitos com as palavras do sultão. Ninguém se atreveria a matar o tigre, por isso tiveram que se mudar para outro bairro. De nada adiantou, pois quando o felino se viu sem caça, também mudou o local de seus ataques.

As reclamações continuaram a chegar até que o sultão Maaj′noon avisou que não atenderia mais ninguém que viesse fazer acusações contra seu tigre. A situação chegou a tal ponto que as pessoas não saíam mais de casa, tampouco deixavam seus animais ao ar livre. O tigre então começou a se deslocar para o interior do país, matando bois, galinhas e todo tipo de criação que encontrava.

Um dia o sultão disse a seus seis filhos mais velhos:

— Vou para o campo hoje ver como andam as coisas por lá. Venham comigo.

O caçula era jovem demais para sair, por isso ficava sempre em casa com as mulheres. Seus irmãos o chamavam de Mkaa′ah Jeecho′nee, que quer dizer senhor-sentado-na-cozinha.

Os seis filhos seguiram seu pai e logo chegaram a um denso bosque. O tigre saltou de dentro da floresta e matou três dos rapazes que vinham por último. Os criados gritaram e o soldados pediram permissão para procurá-lo e matá-lo. O sultão autorizou-os, dizendo:

— Esse não é um tigre comum, é um noon′dah. Tirou três filhos de mim!

Ninguém nunca havia visto um noon′dah, mas sabiam que era uma fera terrível, capaz de matar qualquer animal. O sultão ainda lamentava a perda de seus filhos quando alguns de seus súditos vieram falar com ele.

— Meu amo, esse noon′dah não faz distinção entre suas presas. Ele não diz “Este é o filho do meu senhor, não farei mal a ele” ou “Aquela é a esposa do meu amo, não a comerei”. Quando avisávamos sobre as mortes causadas por ele, o senhor nos dizia que o tigre era seu e o que ele caçava também. Agora ele matou seus filhos e facilmente mataria o senhor também.

— Infelizmente vocês têm razão. — concordou o sultão.

O tigre matou ainda alguns dos soldados que foram atrás dele. O restante fugiu. O sultão e seus outros filhos levaram os cadáveres para a cidade e os enterraram.

Quando Mkaa′ah Jeecho′nee, o sétimo filho, soube da morte de seus irmãos, declarou à sua mãe:

— Vou atrás desse noon′dah. Se ele não me matar como fez com meus irmãos, eu o matarei.

— Não quero que você vá — respondeu a mulher. — Já perdi três filhos. Se você também morrer, será uma ferida a mais em meu coração.

— Ainda assim, tenho de ir. Por favor, não diga nada ao meu pai.

Sua mãe lhe preparou algumas tortas para a viagem e mandou que alguns criados o acompanhassem. Mkaa′ah armou-se com uma espada e uma grande lança, afiada como uma navalha. Despediu-se e partiu.

Como nunca havia saído de casa, Mkaa′ah não sabia muito bem o que procurar. Mal havia deixado a cidade quando se deparou com um grande cachorro. Concluiu que era sua presa. Matou o animal, amarrou-o e arrastou-o até sua casa, cantando:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

Sua mãe estava na parte alta da casa e a cantoria a atraiu até a janela. Ao ver o animal abatido, disse:

— Meu filho, esse não é noon′dah, o comedor de homens.

Mkaa′ah Jeecho′nee largou a carcaça no chão e entrou em casa.

— Meu querido, o noon′dah é maior que esse animal — explicou sua mãe. — Mas se eu fosse você, desistiria dessa caça e ficaria em casa.

— Não posso! — exclamou ele. — Só volto para casa quando encontrar e matar o noon′dah.

E assim partiu novamente, indo muito mais longe do que no primeiro dia. Logo encontrou uma civeta (quadrupede, conhecido por gato-de-algália) e pensou ser o animal que procurava. Matou-a, amarrou-a e arrastou-a até sua casa, cantando:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

Ao ver a nova presa de seu caçula, a mulher disse:

— Meu filho, esse não é noon′dah, comedor de homens.

E Mkaa′ah livrou-se do animal.

Uma vez mais sua mãe tentou convencê-lo a ficar em casa. Mkaa′ah Jeecho′nee não lhe deu atenção e partiu novamente.

Desta vez chegou até a floresta, onde viu um gato ainda maior do que a civeta. Matou-o, amarrou-o e arrastou-o até sua casa, cantando:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

Mas assim que a mulher viu a caça, repetiu:

— Meu filho, esse não é noon′dah, o comedor de homens.

Mkaa′ah Jeecho′nee sentiu-se bastante frustrado, obviamente. E sua mãe continuou:

— Onde você vai procurar esse noon′dah? Você não sabe onde ele está e nunca o viu. Vai acabar doente, já está até abatido. Deixe disso e fique em casa.

— Há apenas três possibilidades para mim — retrucou o menino. — Encontrarei o noon′dah e o matarei; morrerei tentando; ou voltarei para casa como um fracassado. Seja como for, partirei novamente.

Foi ainda mais longe e encontrou uma zebra. Matou-a, amarrou-a e arrastou-a até sua casa, cantando:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

E claro que, mais uma vez, sua mãe teve que lhe dizer:

— Meu filho, esse não é noon′dah, comedor de homens.

Após uma longa discussão, em que a mulher foi mais uma vez incapaz de convencer o filho a ficar, Mkaa′ah Jeecho′nee partiu novamente. Foi ainda mais longe e capturou uma girafa. Após matá-la, disse:

— Desta vez consegui. Certamente este é noon′dah.

E a arrastou para casa, cantando:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

De novo sua mãe o desiludiu.

— Meu filho, esse não é noon′dah, comedor de homens.

A mulher argumentou ainda que seus irmãos não andavam por aí atrás do comedor de homens. Estavam em casa cuidando de suas próprias vidas. Mkaa′ah apontou que nem todos os irmãos são iguais. Estava determinado a cumprir seu propósito de matar o noon′dah, e uma vez mais saiu em seu encalço, caminhando uma distância ainda maior.

Passava por um campo deserto quando avistou um rinoceronte dormindo debaixo de uma árvore.

— Lá está noon′dah, finalmente! — disse a seus criados.

— Onde, senhor? — perguntaram, ansiosos.

— Ali, debaixo da árvore.

— Ah, sim! E o que devemos fazer?

— Antes de mais nada, vamos comer, depois o atacaremos — respondeu o menino. — Ele está em um lugar desprotegido, mas se nos matar, de nada adiantará.

Então pararam-se para comer as tortas de araruta que haviam trazido. Após a refeição, Mkaa′ah Jeecho′nee deu suas ordens.

— Cada um pegue duas armas. Deixem uma preparada a seu lado e empunhem a outra. Na hora certa, dispararemos todos juntos.

Todos obedeceram. Rastejaram com cuidado por entre os arbustos até chegarem do outro lado da árvore, para surpreender o rinoceronte por trás. Quando chegaram bem perto, todos dispararam ao mesmo tempo. O gigante deu um pulo, correu alguns metros e caiu em seguida. Amarraram o paquiderme e o arrastaram por dois dias até a cidade. Uma vez lá, Mkaa′ah Jeecho′nee entoou mais uma vez a canção:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

No entanto, recebeu a mesma resposta de sua mãe:

— Meu filho, esse não é noon′dah, comedor de homens.

Muitas pessoas vieram olhar o rinoceronte morto e sentiram pena do rapaz. Seus pais imploraram para que desistisse. O sultão chegou a oferecer qualquer coisa que ele quisesse para ficar em casa.

— Nada disso me interessa. Adeus — Mkaa′ah Jeecho′nee disse antes de sair novamente.

Desta vez afastou-se ainda mais de sua aldeia. Chegou a um local onde encontrou um elefante dormindo na floresta durante o dia.

— Agora sim encontramos o noon′dah — disse aos seus criados.

— Onde?

— Ali, naquela sombra. Estão vendo?

— Sim, amo. Vamos atacá-lo?

— Não sabemos para que lado está virado. Se chegarmos pela frente, ele nos ataca e nos mata. O melhor é que um de nós se aproxime e verifique onde está sua cara.

Todos gostaram da ideia e um escravo chamado Keerobo′to rastejou até conseguir ter uma boa visão do animal. Arrastou-se de volta e Mkaa′ah perguntou:

— E então? É o noon′dah?

— Não posso afirmar com certeza. Mas acho que tem grandes chances de ser. É um bicho muito grande, com a cabeça enorme. E pelos deuses, nunca vi orelhas daquele tamanho!

— Muito bem — disse seu amo. — Vamos comer e então o matamos.

Comeram suas tortas de araruta e bolos de melaço. O rapaz então anunciou a seus criados:

— Homens, talvez este seja nosso último dia sobre esta terra. Quem conseguir escapar, bem; quem morrer, paciência. Se eu morrer, digam aos meus pais que não lamentem minha morte.

— Não diga isso, amo! Ninguém vai morrer, se Deus quiser. — disseram os escravos.

Engatinharam para mais perto do elefante.

— Qual é o plano, senhor? — perguntou um deles.

— Não há plano. Vamos atirar todos juntos.

Assim fizeram e, após ser atingido pelos tiros, o elefante levantou-se e correu na direção deles, furioso. Com um grande alvoroço, largaram tudo e correram para as árvores, que escalaram com surpreendente agilidade. O elefante continuou correndo até que caiu a uma curta distância de onde estavam.

Passaram a noite nas árvores, desagasalhados e sem comida. Mkaa′ah Jeecho′nee, sentado em um galho, começou a chorar.

— Não sei bem o que é a morte, mas deve ser bem parecida com isto.

Como não podia ver seus companheiros, não sabia onde estavam. Embora quisesse descer da árvore, pensou: “Talvez o noon′dah esteja no chão aqui embaixo, esperando para me comer”.

Cada um dos escravos estava na mesma situação. Sem conseguir ver os outros e com medo de descer e ser atacado pelo comedor de homens. Keerobo′to havia visto o elefante cair, mas também lhe faltava coragem. “Pode estar caído, mas ainda vivo”, pensava.

No entanto, logo um cachorro se aproximou para cheirar o elefante. Nesse momento, o criado teve certeza de que estava morto. Keerobo′to desceu da árvore o mais rápido que pôde e gritou para avisar aos outros. Alguém o chamou de volta e, sem saber de onde veio a resposta, gritou novamente e aguçou os ouvidos. Desta vez pôde identificar o local e correu para lá. Encontrou dois de seus companheiros em uma das árvores.

— Desçam, o noon′dah está morto! — anunciou.

Reunidos, os três foram procurar seu amo. Com a confirmação, Mkaa′ah Jeecho′nee enfim desceu de sua árvore. Logo o grupo estava completo novamente. Todos recolheram suas armas e suas roupas. No entanto, estavam fracos e famintos, por isso comeram e descansaram antes de irem examinar o animal abatido.

Assim que Mkaa′ah Jeecho′nee o viu, declarou:

— Ah, esse sim é o noon′dah! É ele! É ele!

E todos concordaram.

Arrastaram o elefante por três dias até a cidade e, ao chegarem, o rapaz começou a cantar:

— O que nos comia, mamãe, não terá mais fome. Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

Logicamente Mkaa′ah Jeecho′nee ficou muito chateado quando sua mãe disse:

— Meu filho, esse não é noon′dah, comedor de homens.

E a mulher acrescentou:

— Pobrezinho! Quantas infelicidades já teve! Todos estão admirados que um rapaz tão jovem já conheça tantas coisas.

Seus pais repetiram as súplicas até que Mkaa′ah concordou que seria sua última expedição, independentemente do resultado. O grupo partiu novamente e foram ainda mais longe. Atravessaram a floresta e chegaram ao pé de uma montanha muito alta, onde acamparam durante a noite.

Na manhã seguinte, cozinharam arroz para o desjejum.

— Vamos subir até o topo desta montanha para que tenhamos uma visão de todo o território — propôs o jovem caçador.

Subiram por muito tempo até chegarem ao topo. Uma vez lá, sentaram-se para definir os próximos planos.

Um dos criados, chamado Shindaa′no, andava pela encosta quando avistou um animal no meio da trilha que subia para a montanha. No entanto, a distância e as árvores o impediam de ver nitidamente. Chamou seu amo e lhe apontou a fera. Algo no coração de Mkaa′ah Jeecho′nee confirmava que aquele era enfim o noon′dah. Ainda assim, apanhou sua arma e sua lança e desceu parte da montanha, para ver melhor e se certificar.

— Deve ser mesmo o noon′dah — pensou alto. — Minha mãe disse que tinha orelhas pequenas, e as dele são assim. Disse que o noon′dah é robusto e forte, como aquele animal. Que tem manchas como uma civeta, e lá estão elas. E que sua cauda era grossa como aquela. Deve ser o noon′dah, sem dúvida.

Voltou para onde estavam os criados e mandou fazerem uma refeição reforçada. Ordenou que deixassem qualquer item desnecessário para trás. Se tivessem que fugir correndo, nada os atrapalharia, e se tivessem sucesso na caça poderiam voltar depois.

Após esses preparativos, começaram a descer a montanha. Na metade do caminho, Mkaa′ah percebeu que Keerobo′to e Shindaa′no estavam aterrorizados.

— Continuem, não há razão para se afligirem — exortou. — Todos vivem e morrem, então por que ter medo?

E com esse encorajamento, prosseguiram.

Ao chegarem perto do local onde a fera estava, Mkaa′ah Jeecho′nee ordenou que todos tirassem suas vestes, exceto pela roupa íntima, que deveria estar bem justa ao corpo para que não se prendesse em espinhos ou galhos caso precisassem correr.

Aproximaram-se mais um pouco e viram que o animal dormia.

Concordaram que se tratava do noon′dah.

— O sol já vai se pôr — disse o jovem. — Atiramos agora ou esperamos até amanhã?

Estavam todos muito nervosos para esperar, por isso decidiram atirar imediatamente.

Acercaram-se cautelosamente e, após o comando de Mkaa′ah, todos dispararam ao mesmo tempo. O noon′dah sequer se moveu, a artilharia fora fatal. Os caçadores então retornaram ao acampamento, comeram e descansaram.

Na manhã seguinte, após o café da manhã, encontraram o cadáver no mesmo lugar.

Após se refazerem, tomaram o caminho de volta para casa, arrastando seu prêmio com eles. No quarto dia, o corpo começou a se decompor e os criados quiseram abandoná-lo. Mkaa′ah Jeecho′nee exigiu que continuassem mesmo que restasse apenas um osso.

Ao chegarem nos arredores da cidade, o jovem mais uma vez cantou:

— Estou de volta, mamãe, eis-me aqui. Visitei maus espíritos e os venci. Ouça, mamãe, meu canto de vitória:
Cacei a presa, alcancei a glória.
O que nos comia, mamãe, não terá mais fome.
Eu matei o noon′dah, comedor de homens.

Sua mãe saiu à janela e gritou:

— Meu filho, esse é noon′dah, comedor de homens!

Todos saíram à rua para recebê-lo. O sultão Maaj′noon ficou exultante e o cobriu de honrarias, além de arranjar-lhe casamento com uma bela e rica esposa. Mkaa′ah Jeecho′nee se tornou sultão após a morte de seu pai e, querido por todos, teve uma vida longa e próspera.

Fonte:
Elphinstone Dayrell, George W. Bateman e Robert Hamill Nassau. Contos Folclóricos Africanos vol. 2. (trad. Gabriel Naldi). Edição Bilingue. SESC.
Distribuição gratuita.

Minha Estante de Livros (Tarzan e os Homens-Formigas, de Edgar Rice Burroughs)

 

Romance de autoria do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs. Publicado em 1924, é o décimo de uma série de vinte e quatro livros sobre o personagem Tarzan.

RESUMO

Para seu primeiro voo solo, Tarzan decide sobrevoar a Grande Floresta de Espinhos e conhecer sua terra misteriosa. Contudo, o avião cai e Tarzan, inconsciente, é capturado por uma enorme e primitiva mulher das cavernas, que o leva para ser seu marido.

O homem-macaco consegue se libertar e fica atônito quando descobre uma raça guerreira composta por "homens-formigas", de menos de cinquenta centímetros de altura. Eles cavalgam minúsculos antílopes e moram em colmeias extensas, como formigueiros gigantescos. Tarzan fica amigo da tribo dos Trohanadalmakus, que fazem guerra a seus rivais, os Veltopismakus.

Tarzan acaba prisioneiro dos Veltopismakus, cuja estranha ciência o reduz ao tamanho de um homem formiga. Nessa condição, o senhor da selva é levado para trabalhar numa pedreira, onde encontra alguns companheiros da tribo amiga. O herói precisa cavar sua liberdade antes de voltar ao tamanho normal e morrer soterrado nas catacumbas sob a cidade dos Veltopismakus.

Enquanto isso, Esteban Miranda, o criminoso sósia de Tarzan, é aprisionado pelo canibal Obebe. Ele traz consigo um punhado de diamantes que roubou do homem macaco - e planeja fugir, o que causará novos problemas a Jane e Korak.

HISTÓRIA EDITORIAL

A narrativa foi escrita de 20 de junho a 22 de novembro de 1923. Apareceu inicialmente em sete números da revista pulp Argosy All-Story Weekly, de 22 de fevereiro a 15 de março de 1924. Em 30 de setembro de 1924, saiu a primeira edição em livro pela A.C. McClurg. No Brasil, a obra foi publicada primeiramente pela Companhia Editora Nacional em 1935, dentro da destacada coleção Terramarear, onde recebeu o número 38, com uma tiragem de dezessete mil exemplares. Quatro outras edições se seguiram, entre 1947 e 1958, com tiragens de dez mil unidades, exceto a quarta, que teve cinco mil e foi publicada em dois volumes.

Em 1971, com o título de Tarzan e os Homens-Formiga, foi a vez da Editora Record publicar o romance no Brasil. Ao todo, a editora lançou oito narrativas de Tarzan.

ADAPTAÇÕES

Quadrinhos

A primeira quadrinização foi na forma de tiras diárias, ilustradas por Rex Maxon, publicadas nos periódicos de 25 de janeiro a 18 de junho de 1932, com roteiro de R. W. Palmer.

A primeira adaptação para revistas em quadrinhos, bastante reduzida, foi lançada pela Gold Key Comics (selo da Western Publishing) no início de 1968. As ilustrações são de Russ Manning e o roteiro, de Gaylord Du Bois. Essa versão ilustrada por Russ Manning foi editada no Brasil pela EBAL, ainda no final da década de 1960, e reeditada na revista "Tarzan", em 1986.

Manning estreou nas páginas de domingo dos jornais com outra adaptação do romance, publicada entre 14 de janeiro e 16 de junho de 1968. Tanto as ilustrações quanto o roteiro são de sua autoria.

Projeto Gutenberg


O livro pode ser obtido em http://gutenberg.net.au/ebooks06/0600651h.html, em inglês.

Lucy V. Hay (Como Escrever um Suspense) Parte 3, final: Revisando a história

1. Leia seu esboço

Quando acabar de escrever, é hora de ler o rascunho.

Leia em voz alta, repare se o ritmo do enredo está rápido ou lento, se há furos na história, detecte as partes que podem ser melhoradas e veja se os personagens precisam de aprofundamento.

2. Mostre o rascunho para os outros

Peça a opinião de um professor ou mentor para saber quais pontos poderiam melhorados. Uma boa ideia é se matricular em um curso de produção textual e levar seu esboço para ser trabalhado lá.

Outra opção é mostrar o rascunho para seus amigos e familiares; eles certamente terão um ponto de vista diferente e interessante.

Prepare-se para receber críticas construtivas, já que a ideia é aperfeiçoar o texto.

Releia para verificar se a trama está boa e se há ação e suspense o suficiente.

Depois de receber as respostas das pessoas, releia o texto de olho nesses quesitos.

Quando ler uma cena, pergunte-se se acha que tem suspense o bastante; quando terminar, pense se a história como um todo foi emocionante como deveria e se realmente deixaria os leitores tensos e entretidos.

Referências
1. http://www.creative-writing-now.com/how-to-write-a-thriller.html
2. http://www.writersdigest.com/qp7-migration-conferencesevents/qp7-migrationmaui/10-basic-ingredients-of-a-successful-thriller
3. http://www.writersdigest.com/online-editor/the-5-cs-of-writing-a-great-thriller-novel
4. http://www.npr.org/2011/06/13/128718927/audience-picks-top-100-killer-thrillers
5. http://www.creative-writing-now.com/how-to-write-a-thriller.html
6. http://www.writersdigest.com/qp7-migration-conferencesevents/qp7-migrationmaui/10-basic-ingredients-of-a-successful-thriller
7. http://www.writersdigest.com/online-editor/the-5-cs-of-writing-a-great-thriller-novel
8. http://www.writersdigest.com/online-editor/the-5-cs-of-writing-a-great-thriller-novel
9. http://www.thecreativepenn.com/2010/01/19/writing-thrillers-james-rollins/

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Lucy V. Hay é uma autora, roteirista e blogueira que ajuda outros escritores através de workshops, cursos e de seu blog, Bang2Write. Lucy é produtora de duas séries de suspense britânicas e seu romance de estreia, "The Other Twin', está sendo adaptado pela Free@Last TV, que também produziu a série indicada ao Emmy "Agatha Raisin".
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sábado, 24 de junho de 2023

Isabel Furini (Poema 46): Lembranças

                                     Fonte: Isabel Furini. Flores e Quimeras. 2017. Ebook.   


Monsenhor Orivaldo Robles (Tempos difíceis)

Conheci homens e mulheres que enfrentaram vida duríssima. Ganhavam o sustento com o suor do rosto. Suor de todo o corpo. Tive chance de contemplar homens vestidos com o que parecia baixeiro de cavalgadura. Com andar trôpego de canseira, com pés mal defendidos por alpargatas desfiadas. Famílias inteiras davam na roça um duro danado. Saíam antes do nascer do sol para retornar perto do escurecer, quase noite. Até crianças trabalhavam. Melhor serviço pouco na lavoura do que muita confusão em casa.

Nossa família foi exceção. Só o pai compreendia que meninos deviam estudar. Os tempos eram outros. Ou, na época, a pobreza se espalhava por todo o lado. Em casa, não tínhamos razões de queixa. Ainda que fosse o pai o único envolvido de fato nos cuidados do café, monocultura da região. Pela manhã, íamos à escola. No conforto de um ônibus de linha. Nem sempre sentados, porque, em certos dias, ele já vinha lotado de Araçatuba. Nós lhe dávamos o nome da cidade onde, madrugada ainda, iniciava o itinerário. Se tardava a aparecer, perguntávamos aflitos à moradora da casa junto à estrada: “A Araçatuba já passou”? Nunca perdemos dia de aula. A Araçatuba era única condução do horário. Cumpria o trajeto até São José do Rio Preto. Em estrada de terra batida, do começo ao fim. De asfalto ninguém falava. Estávamos nos alvores dos anos 50. Décadas depois, no Paraná, é que vim a conhecer ônibus escolar. Ainda me pergunto como o pai, com o pobre salário de fiscal de uma fazendola de café, pagava quatro passagens de ônibus por dia. Dois filhos, ida e volta da cidadezinha retirada cinco quilômetros. Tínhamos também nossas obrigações além da escola. Nem de longe, para dizer a verdade, como os meninos de idade semelhante. Descarregar caminhões de palha de arroz ou de café, recolher no pasto esterco de gado para achegar aos pés de café. Palha ou esterco, adubo natural. Num período em que ninguém ouvira falar de empresas multinacionais poluidoras da terra, da água e dos alimentos.

Gente dessa época arcava com asperezas que hoje apenas o ouvir assusta. A alimentação era de uma frugalidade completa. Nada fora do básico e tudo preparado em casa mesmo. Acontecia até de se engolir qualquer bobagem, antes de dormir, para tapear a fome que o estômago insistia em lembrar. Roupa nova só após anos de uso da outra. Remendos de cores várias dificultavam o reconhecimento do tecido original. Muito moleque calçou feliz seu primeiro sapato por volta dos quinze anos. Sem a menor ideia de marca. Se o pisante não machucava os pés, já estava no lucro. Os dedões festejavam o fato de se livrarem de topadas. Distância de alguns quilômetros era no pé mesmo. Ninguém pensava em carro, moto ou bicicleta. Um cavalo, quando muito, vá lá. Para levar a mãe com criança no colo. Os demais seguiam trotando. Como o cachorro, que sempre havia um e sempre ia junto. As casas, se por fora eram modestas, por dentro então, mostravam austeridade difícil de explicar aos filhos de hoje. Nem adianta o esforço. Não conseguiriam compreender.

E, apesar de tudo, não se reclamava da vida. Nem se maldizia a sorte. Certo fatalismo sertanejo, espécie de “fazer o quê?” nascia com a gente. Ninguém esperava que as coisas caíssem prontas do céu. Armava-se de coragem. Enfrentava privações e dores. E cultivava a solidariedade, coisa hoje um tanto esquecida.

Luiz Damo (Trovas do Sul) XLIV


A felicidade existe,
basta querermos vivê-la,
nesta busca quem persiste
não desiste sem obtê-la.
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Alguns dos velhos projetos
tidos como inacabados,
se por nós sofreram vetos
poderão ser validados.
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A saudade até parece
uma flor que tanto espinha,
se algo falta, ela aparece
para ferir quem caminha.
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Ávida mais plena fica
quando soubermos viver,
cada gesto identifica
nosso desejo de ser.
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Chega a dor e o ser devora,
de bolor vem impregnar
e quem nunca se aprimora
corre o risco de estagnar.
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Mesmo que seja otimista
em seus sonhos alcançar,
siga sem perder de vista
a luz que faz avançar.
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Mudar tudo não podemos
porque Deus nos fez assim,
limitados, bem sabemos,
muito fortes rumo ao fim.
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Muitos deixam de viver
preferindo a dura morte,
apenas não querem ver
o sol apontando o norte,
= = = = = = = = =

"Nada me comove tanto
do que o universo sem fim",
disse Kant, à luz do encanto,
"e a moral dentro de mim".
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Nada tem de mais sublime
do que o dom de perdoar,
o perdão também imprime
forças para se doar.
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Não lastimes quando a estrela
ao longe, o brilho atenua,
se oculta, não podes vê-la,
é porque só vês a lua.
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Não tem data, nem evento,
na agenda de um cidadão,
maior que o do nascimento
registrado à certidão.
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Nas estradas da existência
tem pó, curvas e algo mais,
o que se vê com frequência
são pedras existenciais.
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Ninguém sorva ares de antanho
nem se insule no vazio,
para esconder o tamanho
do seu pífio desafio.
= = = = = = = = =

Nunca cedas nem consintas,
algo por diletantismo,
face o labor, jamais mintas,
do teu profissionalismo.
= = = = = = = = =

O homem é quem faz a história
em todos os seus momentos,
se lhe privar da memória
só restam alguns fragmentos,
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O homem que se torna ingrato
tolhe a paz, mata a ternura,
sorve o mal, cospe no prato,
cava a própria sepultura.
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O sonho dos voluntários
pode até não ser perfeito,
mas se forem solidários,
nenhum acaba desfeito.
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O tronco que cresce torto,
talvez não tenha conserto,
bem melhor que vê-lo morto
é apostar num novo acerto.
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Pode ser de pedra bruta
que nunca foi lapidada,
algo semelhante à gruta
para servir de morada.
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Quando a chama da esperança
não mais nos iluminar,
resta a treva, como herança,
para nos acompanhar.
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Se a dor se tornar intensa
muito forte e intermitente,
talvez já seja a doença,
tomando conta da gente.
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Se alguém um sonho procura
conservá-lo enclausurado,
por que pô-lo à clausura
é nunca tê-lo sonhado.
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Se a mata não for florida
o seu verdor nos compraz,
podendo levar mais vida
sob as ramagens da paz.
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Se do seu ponto de vista
o dente possui valor,
visite sempre o dentista,
mesmo não sentindo dor.
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Todo homem rechace a guerra
mas, na luta, ascenda à chama,
no rigor de alguém que espera,
ver a paz que dela emana.

Fonte:
Luiz Damo. A Trova Literária nas Páginas do Sul. Caxias do Sul/RS: Palotti, 2014.
Enviado pelo autor.

Hans Christian Andersen (0 moinho de vento)

Sobre a colina erguia-se um moinho de vento, de aspecto soberbo. E era mesmo soberbo!

“- Não sou, absolutamente não sou orgulhoso! - dizia ele - Mas sou iluminado, tanto por dentro como por fora. Tenho o sol e a lua para o uso externo e também para o interno; além disso, disponho de velas de estearina, de lâmpadas de óleo e de velas de sebo. Posso dizer, pois, que sou esclarecido! Sou uma criatura dotada de raciocínio e tão bem feita que dá gosto ver! Tenho no peito um bom esôfago; possuo lá em cima quatro dedos fixos junto da cabeça, logo abaixo do chapéu - ao passo que as aves tem apenas duas asas, que carregam às costas. Sou holandês de nascimento, como bem mostra o meu tipo: holandês, como o do Navio Fantasma, daqueles classificados entre os fenômenos sobrenaturais, ainda que eu seja perfeitamente natural. Tenho ao redor do estômago uma galeria, e , nas entranhas. peças de moradia: lá se alojam meus pensamentos. O meu pensamento mais forte, aquele que domina e manda ali, é chamado pelos outros " o homem do moinho" . Ele sabe o que quer e eleva-se muito alto, muito acima do farelo e da farinha. Tem porém, uma companheira, que se chama a "mãe", e faz as vezes de coração. E ela não anda sem tino nem destino, não: sabe também o que quer, sabe o pode fazer; é  suave como a aragem e forte como a tempestade; é capaz de fazer uma coisa com brandura, e, ainda assim, realizar o que deseja. Ela é o meu senso brando, enquanto o pai é rígido. São dois, e todavia um único ser; por isso se chamam " minha cara metade." E eles tem gurizinhos, pensamentos novos, que podem também crescer. Os pequenos é que mantém tudo em ordem. Quando, há pouco tempo, em um momento de meditação, mandei que o pai e os rapazes me inspecionassem o esôfago e o vão do peito, para verificar o que acontecera por lá - alguma coisa cá dentro de mim não funcionava bem e a gente deve examinar-se a si própria - os guris fizeram um barulho tremendo, que até nem fica próprio a quem, como eu, mora em cima de um morro. A gente não deve esquecer de que está iluminada: a opinião é uma espécie de iluminação! Mas, como ia dizendo, os guris fizeram um barulho infernal. O caçula entrou-me  até no chapéu, e, de tão contente de se ver lá, chegou a me fazer cócegas. Os pensamentos pequenos podem crescer, como me informaram; e lá por fora, pelo mundo, há também pensamentos, e nem todos proveem da minha estirpe, pois por mais que alongue a vista, não enxergo nenhum do meu tipo - ninguém, a não ser eu. Aquelas habitações sem asas, contudo, nas quais não se ouve o esôfago, também tem pensamentos que vêm aqui ter com os meus, e contratam casamento, como eles lá dizem... É esquisito, sim. Mas ora! Há muita coisa esquisita: umas vêm cair aqui, outras sucedem mesmo em mim. Alguma coisa está mudada, na engrenagem do moinho. Parece que o pai, a cara metade, é que mudou: diria que ele tem agora um novo sentido, mais suave; uma companheira mais carinhosa, mais jovem, mais piedosa. É, todavia, a mesma, mas pelo efeito do tempo, talvez se houvesse tornado mais branda e mais devota. Evaporou-se o que nela havia de amargura e tudo está agora muito mais alegre na casa.

“Vão-se os dias e outros vêm, sempre novos, trazendo claridade e alegria. E um dia virá, assim está dito e escrito, em que tudo se acabará para mim - embora não totalmente. Serei então demolido, mas me levantarei outra vez, novo e melhor; hei de cessar de viver, e, contudo, continuarei a existir. Ficando o mesmo, tornar-me-ei diferente. É difícil para mim compreender isso, por mais iluminado que seja - pelo sol, a lua, estearina, óleo e sebo! Minha velha construção de madeira e alvenaria há de ressurgir dos destroços.

“Espero ficar com os velhos pensamentos, com o pai, a mãe, com grandes e pequenos - com a família, enfim. Pois a esse todo, que é uma  só coisa, ainda que sejam muitas, chamo eu - associação total dos pensamentos. Assim é preciso; não posso fazer  de outra  maneira.
 
“E também eu terei de ficar eu mesmo, com o esôfago no peito, as asas na cabeça e a galeria em torno do corpo. Senão. talvez nem me reconhecesse a mim mesmo. nem os outros tampouco me reconheceriam, nem diriam: - Lá está o moinho do morro: tem um aspecto soberbo e entretanto não é orgulhoso.”

Todas essas coisas foi o moinho quem disse. E disse muito mais, mas isso é o que havia de mais interessante.

Os dias vinham e se iam, e o último chegou, afinal. Foi quando o moinho se consumiu, todo em chamas. As labaredas subiam muito alto, saíam pelo teto, tornavam a entrar, e iam lambendo e engolindo traves e tábuas, acabando por devorar por tudo. O moinho caiu, e dele nada mais restou senão um montão de cinzas. A fumaça afastou-se do lugar do incêndio, arrastada pelo vento.

O que havia de vivo no moinho subsistiu.

A família do moleiro, uma alma, muitos pensamentos, e todavia um só construiu um moinho novo, um moinho grandioso, tão parecido com o outro que o velho até havia de gostar dele. E as pessoas continuavam a dizer:

Lá em cima do morro se ergue o moinho, de soberbo aspecto.

Mas o novo estava mais bem instalado, era mais moderno, o que já se pode chamar de progresso. A madeira velha, carcomida e podre desfizera-se em cinza e pó. O corpo do moinho, contudo, não ressuscitou das cinzas, como ele esperava.

É que o velho moinho tomava todas as coisas muito ao pé da letra, o que é um erro.

Fonte:
Disponível em domínio público
Contos de Andersen. Publicado originalmente em 1845.

Lucy V. Hay (Como Escrever um Suspense) Parte 2: Escrevendo a história

1. Escreva a estrutura da trama


Ela é composta por contexto, conflito inicial, intensificação da trama, clímax, atenuação da trama e desfecho.

Um esboço estruturado facilitará muito escrever a história. Além disso, seu personagem deve ter muito a perder, o que implica correr riscos sérios e se envolver em conflitos.

Use o método snowflake (ou “floco de neve”). Trata-se de sintetizar a história em uma frase, desenvolvê-la para um parágrafo introdutório, fazer a apresentação detalhada de cada um dos personagens e uma planilha com todas as cenas. Leia aqui mais detalhes dessa técnica.

1.1 Crie um suspense extravagante para prender o leitor

A autora Lucy Hays diz: "A tensão e o mistério são elementos importantes para qualquer trama de suspense. Algo grande aconteceu e vai levar para um confronto no final".

2. Comece com uma cena impactante

A primeira cena deve ser cheia de ação, para anunciar ao leitor que a experiência será intensa. Use esse momento para apresentar um impasse, que servirá como gancho para apresentar o protagonista.

As primeiras páginas não devem conter o histórico dos personagens ou sua introdução, portanto deixe isso para depois. Prefira começar com algo mais cativante, que faça o leitor querer mais.

Por exemplo, comece o suspense com a descrição de um assassino perseguindo sua vítima. Isso fará seu leitor mergulhar de cabeça na história.

3. Ponha seu protagonista em risco

Bote o herói para trabalhar. Quanto mais complicada for a situação dele, mais preso o leitor ficará. Ao longo da história, desenvolva bons conflitos entre os personagens e não se furte de inventar obstáculos para impedir o protagonista de alcançar seu objetivo – literalmente dificulte a vida dele com problemas e imprevistos.

Digamos que seu herói é um jovem e ambicioso agente do FBI cuidando de um caso difícil. Para impedi-lo de simplesmente solucionar o caso, faça uma cena em que as provas e documentos sejam queimados em um incêndio ou que a testemunha desapareça.

4. Mantenha a ação em alta

Em vez de adicionar informações que não adiantarão a trama em nada, faça com que a ação se intensifique continuamente. Preserve uma boa cadeia de acontecimentos surpreendentes, pois eles são parte fundamental de um bom suspense.

Por exemplo, em vez de encher a história com detalhes do protagonista, prefira usá-lo ativamente ao longo das cenas. O histórico do herói pode ser inserido aos poucos no meio da trama, que deve estar sempre em movimento e evolução.

5. Prepare um clímax empolgante

Essa etapa do enredo costuma acontecer depois da metade do livro e é o momento de “tudo ou nada” para o protagonista, com o suspense em seu auge e o leitor, babando para saber o que vai acontecer a seguir. Você pode usar o clímax para o enfrentamento dos antagonistas, resolver o conflito central ou fazer com que os personagens cheguem a uma conclusão que mudará sua perspectiva sobre a vida.

Por exemplo, você poderia chegar ao auge da história com o herói arrancando a máscara do vilão, ou talvez descobrindo a resposta para uma charada impossível de resolver até então.

6. Dê um bom fim para a história

Embora você possa dar as respostas para todas as pontas soltas, esse não é o único jeito de encerrar uma história. Você pode, por exemplo, deixar o leitor em dúvida sobre o que aconteceu depois de tudo; talvez o personagem principal tome uma decisão séria e surpreendente na última página, ou encerre sua participação refletindo sobre como tudo isso o mudou para sempre.

Por exemplo, o fim da história pode ser uma caçada eletrizante entre o assassino e o agente do FBI.
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Lucy V. Hay é uma autora, roteirista e blogueira que ajuda outros escritores através de workshops, cursos e de seu blog, Bang2Write. Lucy é produtora de duas séries de suspense britânicas e seu romance de estreia, "The Other Twin', está sendo adaptado pela Free@Last TV, que também produziu a série indicada ao Emmy "Agatha Raisin".
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continua… Parte 3, final

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Ademar Macedo (Ramalhete de Trovas) 7

 

Contos e Lendas do Paraná – 17 (Campo Largo - Congonhinhas - Corbélia - Ubiratã)


Município de Campo Largo
O mistério da lagoa grande

Existe em Campo Largo uma lagoa misteriosa, cujas águas desaparecem, por vezes, repentinamente. Tendo sido transformada em parque, permanece, ainda, envolta em lendas. Uma das lendas locais diz que ela foi criada através das crenças dos índios Tingüi, que eram os habitantes do local na época da colonização. Segundo esta lenda, Tupã, de visita à terra, derramou sobre um vulcão um cálice de água que extinguiu suas chamas. Mas a enorme serpente de duas cabeças, habitante das profundezas da terra, ficou soterrada, sendo que uma das suas cabeças se encontra na lagoa, outra em Curitiba, e sua cauda na praia de Leste.

Por outro lado, segundo o relato de Edácia do Nascimento Saldanha, o surgimento da lagoa tem outro mistério e outra história. Ela conta: “numa sexta-feira santa um padre entrou em um clube da cidade, onde se dançava um animado baile. Com a bíblia na mão exortou os presentes a respeitarem o dia. Não tendo sido ouvido, retirou-se do lugar indignado. No entanto, havia esquecido sua bíblia. Quando voltou para apanhá-la encontrou a lagoa, cujas águas haviam tragado o salão de baile com todos que estavam dentro”.
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Município de Congonhinhas
Ditinho de Deus

Ditinho de Deus era um pretinho alto, que chegou por aqui lá pelos anos 1950. Sofria de chaga na perna esquerda. Não se sabia em que Estado do Brasil ele nascera. Ficava durante o dia sentado na calçada de uma esquina de qualquer rua, à noite ia dormir debaixo da igreja, somente com um velho cobertor. Não pedia esmola, porém vivia da caridade pública e era muito molestado pelas crianças malvadas. Estas chegavam até a atirar pedras no Ditinho, que sempre rebatia dizendo: “Não façam assim, Deus não gosta”. Não xingava e não dizia palavrões.

Sentindo-se bastante fraco e, sofrendo graves dores na perna e sem nenhum tratamento, veio a falecer debaixo da igreja, sendo de lá transportado para uma casinha de propriedade do senhor João Nogueira da Silva, “vulgo João Carro”, onde se realizou o velório. O sepultamento foi no cemitério local, não se sabe ao certo se foi em 1952 ou 1953.

Ditinho de Deus faleceu sem receber os sacramentos, pois o padre estava em viagem visitando as capelas. As viagens naquele tempo eram feitas a cavalo. Mais tarde, por iniciativa do senhor José Lopes, homem devoto e de formação religiosa, foi construída uma capelinha em sua honra. Lá os fiéis iam rezar e cumprir seus votos. Depois, com o alargamento da rua para pavimentação, seus restos mortais foram transladados para a atual capelinha, muito visitada pelo povo.
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Município de Corbélia
Mistérios na comunidade São Roque

Segundo relato feito, no final dos anos 1970, na região da comunidade São Roque, costumavam acontecer coisas estranhas e até hoje os habitantes da região contam estas histórias.

À noite, por volta das dez horas, surgia em meio à plantação e até mesmo fora dela, o que parecia ser línguas de fogo que se chocavam no ar, rodopiando. Quando iam verificar o local onde estas imagens apareciam, nada havia sido queimado, ou pisoteado. As pessoas que ali viviam e vivem, dizem que se trata de um Boitatá. Dizem que se as pessoas passarem no local das aparições, principalmente à noite, se não quiserem ser atacadas por este Boitatá, elas deveriam prender uma faca entre os dentes, porque segundo a superstição, esse era um meio de proteção contra a aparição.

Nos dias atuais, esses relatos são mais vagos. Entretanto, existem muitas pessoas que lá vivem e que afirmam que existe algo de estranho no lugar. Uns dizem que é um espírito que necessita de orações, ou que provavelmente estes espíritos, ou espírito, querem mostrar algo que esteja enterrado na região.

Alguns trabalhadores da pedreira daquela localidade afirmam, ainda, que existe sim algo de estranho, pois eles já presenciaram alguns acontecimentos, como pedras que são atiradas nas barracas (eles utilizavam barracas de lona nos acampamentos na pedreira). Estas pedras entram nas barracas, sem, entretanto, perfurarem a lona.
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Município de Ubiratã
A lenda da curva da onça

Em 1954, a sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda. - SINOP, iniciou a colonização desta região. A equipe de engenharia e topografia passava por inúmeras dificuldades, abrindo picadas na mata para chegarem ao local preestabelecido, que denominaram Sauju, ou seja, o espigão mais alto do contraforte da serra do Piquiri, hoje Ubiratã.

Inúmeros obstáculos e dificuldades foram encontrados. Com a ajuda de mais de duzentos homens contratados, construíram acampamentos e um campo de pouso em plena mata virgem.

Foi nesse contexto que surgiu em Ubiratã uma localidade na zona rural, mais especificamente na estrada Caviúna, denominada São Cristóvão. Conhecida popularmente como Curva da Onça, ela era o elo para as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e a Região sul do país.

O nome se deu, porque diziam existir uma onça naquele local, dado o fato de que este animal tentou apanhar um cachorro dos funcionários do acampamento da SINOP. Os trabalhadores que estavam no acampamento contam que na cabeceira de um córrego, o cachorro, aos latidos, foi arrastado pela suposta onça, mas depois de muito custo conseguiu fugir e voltar ao acampamento, onde recebeu os devidos cuidados.

Logo após o ocorrido foram conferir as pegadas, que realmente pareciam ser de onça. O acontecido foi comunicado ao escritório central da SINOP e técnicos foram até o local, pois os funcionários relutavam em continuar o trabalho de abertura da estrada, temendo novos ataques da onça misteriosa.

O fato é que a onça desapareceu, ninguém nunca mais a viu, mas a história ficou registrada na mente daquelas pessoas e foi contada de pai para filho, chegando até os nossos dias. Este local continua sendo chamado de Curva da Onça.

Fonte:
Renato Augusto Carneiro Jr (coordenador). Lendas e Contos Populares do Paraná.
Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2005.

J. G. de Araújo Jorge (Inspirações de Amor) XXXI


TÃO SIMPLES ESTE AMOR...
 
 Tão simples este amor nasceu... Nós nem notamos
 que era amor e afeição que aos poucos nos prendia...
 O amor, - é aquela flor que engrinalda dois ramos
 aos esponsais de luz do sol de cada dia!
 
 Dois ramos, - eu e tu, - e as horas desfolhamos
 numa doce, irrequieta e impensada alegria,
 - e assim vamos vivendo, e a viver, acenamos
 sonhos verdes aos céus azuis da fantasia!
 
 Tão simples este amor nasceu... Tal como nasce
 um beijo em tua boca, um riso em tua face,
 uma estrela no céu... ou uma flor de um botão.. .
 
 Nem era necessário mesmo eu te falar,
 se já o tens transformado em luz no teu olhar,
 e eu, já o sinto a cantar, dentro do coração!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

TARDE DEMAIS

Crescemos sempre assim, unidos - desde crianças
vivemos como irmãos e, afinal, só depois
que o tempo nos mudou, é que eu e tu, nós dois,
descobrimos no amor as nossas esperanças...

Mas foi tarde demais... Eu já tinha tomado
um rumo diferente - e o meu caminho e o teu
cada qual do princípio um dia se esqueceu,
e seguiu, cada qual, um rumo inesperado...

Quantos anos!... Meu Deus!... É esquisita esta vida...
Depois que a nossa estrada em duas foi partida
em uma novamente, o mundo as quis juntar.. .

Mas de nada serviu... De que serviu nos vermos
se o presente tornou os nossos sonhos ermos,
- se não podes me amar!... se não posso te amar!...
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TIMIDEZ

Eu sei que é sempre assim, - longe dela imagino
mil versos que não fiz mas que ainda hei de compor,
perto dela, - meu Deus!... lembro mais um menino
que esquecesse a lição diante do professor...

Penso, que a minha voz terá sons de violino
enchendo os seus ouvidos de canções de amor,
- e hei de deixá-la tonta ao vinho doce e fino
dos meus beijos, no instante em que minha ela for...

Ao seu lado, no entanto, encabulado, emudeço,
e se os seus lábios frios, trêmulos, se calam,
eu, de tudo, das coisas, de mim mesmo, esqueço...

E ficamos assim, ela em silêncio... eu, mudo...
Mas meus olhos, nem sei... ah! Quantas coisas falam!
e seus olhos, seus olhos!... dizem tudo, tudo!
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TONTA...

Dizes que ficas tonta... quando em tua boca
ergo a taça da minha a transbordar de beijos,
e te dou a beber dessa champanhe louca
que espuma nos meus lábios para os teus desejos.

Dizes... E em teu olhar incendiado talvez,
como que tonto mesmo e ardendo de calor,
vejo se refletir minha própria embriaguez
e o mundo de loucura que há no nosso amor...

E receio por ti e por mim, e receio
que um dia ao te sentir tão junto, eu enlouqueça
e aperte no meu peito a maciez do teu seio...

Dizes que ficas tonta... Hás de então ficar louca!
E eu tomando entre as mãos tua loura cabeça
hei de fazer sangrar de beijos tua boca! …
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TUA CARTA

A carta que escreveste é a oração que repito
todas as noites, sempre, antes de me deitar,
à hora em que abro a janela ao azul do infinito
e me ausento de tudo... e me esqueço a sonhar...

Eu, descrente da terra e dos homens, descrente
mais ainda dos céus, com bem maior razão,
murmuro a tua carta religiosamente
pois fiz do teu amor a minha religião...

Tua carta, nem sei... releio-a a todo instante,
ela acende em meus olhos tristes alegrias
e me faz esquecer que te encontras distante...

Paradoxos talvez, mentiras!... Não te esqueço
se toda noite assim ( há não sei quantos dias ),
com teu nome em meus lábios... rezando adormeço!…

Fonte:
JG de Araújo Jorge. Meus sonetos de amor. RJ: Ed. do Autor, 1961.

Aparecido Raimundo de Souza (Lâmpada milagrosa)

TANGERINO PAPADO DA SILVA trabalhava numa seção onde mexia com uma serie de arquivos mortos. Por causa deles, passava o dia procurando em meio à maços de papeis embolorados e mofados de pensionistas e aposentados que requeriam benefícios ao INSS. O problema é que muitas dessas criaturas já haviam passado desta para melhor.  Alguém, contudo, em nome dos falecidos “defuntos” pretendia uma revisão disso, ou daquilo. Enfim, havia uma máfia lá fora mamando às custas dos “de cujos”, e, claro, dos parentes que desconhecendo as verdadeiras pretensões dos cabeças dessa gangue, entregavam documentos sem pensarem duas vezes nas consequências de tais atos impensados. A função de Tangerino Papado: desarquivar esses carcomidos processos e encaminha-los ao chefe da seção que, por sua vez, mandava tudo para o pessoal da perícia. Num desses arquivos, Tangerino encontrou, por acaso, uma lâmpada tipo a do Aladim.

Satisfeito com o raro objeto, pensou num jeito de levar a relíquia embora. Talvez, a coisa fosse mágica. Como todo ser humano normal dentro do seu mambembe em se tornar rico e independente, acreditava piamente em sonhos, e por se abonar neles, quem sabe desse, de repente, com a sorte grande. Na hora do almoço saiu mais cedo e disse ao encarregado que iria à aquisição de um par de sapatos novos, tendo em vista que os seus se faziam, desde muito, bastante desgastados. E, realmente, tal fato tinha um fundo de verdade. Comprou um modelito vagabundo na primeira loja que avistou. Jogou o deteriorado no lixo e voltou contente à repartição com a caixa vazia debaixo do braço. Se um indiscreto perguntasse sobre o embrulho, diria que nele se fazia acomodado o pisante antigo. Que o levava de volta para usar nos finais de semana. A ideia: economizar o novo. Seguir surrando o escangalhado.

No fundo, a função da caixa bem outra: meter dentro a lâmpada misteriosa. Assim fez. Orgulhoso da sua vivacidade, se gabou do plano que arquitetara. Ninguém desconfiou de nada. Fim do expediente, saiu da sala, passou pela diretoria, pegou o elevador, e, para não levantar suspeitas, antes de ganhar a avenida em direção onde embarcaria destino Santo André, tomou um cafezinho requentado com o porteiro e fumou um cigarrinho com o vigia. O trajeto até sua residência, demorou uma eternidade enervante. Nunca o trem empacara tanto, da estação da Luz, até Prefeito Saladino (uma estaçãozinha antes de Santo André), onde morava com a mulher, um casal de filhos, uma empregada e uma sogra rabugenta. No aconchego do lar, beijou a esposa na cadeira de rodas e as crianças que brincavam com Ritinha, a empregada. Só então se predispôs a esconder o pacote num lugar seguro. Pensou em um que seria inquestionável. Havia entre o guarda-roupas e a parede, um desvão. Ali Tangerino Papado depositou a caixa.

Para despistar a turba de curiosos, pegou uma cadeira quebrada e a entulhou com umas roupas que jaziam sobre a cama. Essa atitude ajudaria a afastar os abelhudos. Em seguida se livrou dos sapatos e da camisa. Pegou uma toalha limpa no armário, levou uma bronca da sogra chata, que apareceu reclamando das coisas deixadas no meio do caminho, da camisa suada sobre a cama e da peça limpa, que ela havia acabado de recolher do varal, para guardar:

— Por que não usa mais uns dias a que está no banheiro?

Fazendo ouvidos de mercador Tangerino fingiu não ter escutado uma palavra.  Assobiando “Quero que vá tudo para o inferno”, de Roberto Carlos, encostou a porta do banheiro (nunca trancava, tinha essa mania), ligou o chuveiro e mandou a caninana para a casa do Carvalho. Do Carvalho mesmo.

O Carvalho: sujeito bom, pacato e humilde. Da mesma idade da sogra. Vivia paquerando a jararaca. Por azar de Tangerino, a maldita não dava chance para o infeliz levá-la, de vez, para dividir pratos e talheres com ele. O elemento nutria sentimentos nobres com relação à setentona. Todavia, a praga não baixava a guarda. O fato é que seu Carvalho se fazia duro de bolso, e Tangerino Papado mole, debaixo do chuveiro, quando via água quente jorrando sobre a cabeça. Nessas ocasiões, esquecia da vida. Levava horas para voltar a si. Ao menos para pensar na conta de luz e no rombo que sofreria seu salário mensal, final do mês, quando viesse o talão. Nesse interregno, a megera resolveu ir ao quarto do genro e preparar uma muda de roupas. Se fazia quase na hora do banho da filha, que, por infelicidade, num desastre de automóvel, fraturara as duas pernas e se quedava, toda engessada, sem poder se locomover para as necessidades mais prementes.

Em lá chegando, estranhou, de pronto, se deparar com uma cadeira encostada num canto com algumas roupas que ela, minutos antes, havia passado. Faltava guardar as ditas nas gavetas correspondentes. Quem as colocara ali? As crianças? Com certeza! Furiosa e resmungando, passou a mão na cadeira. Ao voltar com ela para o lugar onde deveria estar anteriormente, uma blusa se fez ao chão. No que se abaixou para apanhar, a enxerida avistou a caixa de sapatos acondicionada num latíbulo às costas do roupeiro:

— Danadinho. Isso é arte do Marcelinho mais a Francisquinha.

Pegou o achado de qualquer jeito. A caixa, por azar, se abriu sem querer, e nesse franquear, se estalou no chão à estranha lâmpada produzindo um barulho seco de sino tangendo contra o assoalho. Os olhos da coroa se alvoroçaram numa cobiça única. Ao ver aquela joia, seus pensamentos trouxeram à baila tempos remotos:

— Meu Deus parece aquela lâmpada do... como é mesmo o nome do personagem? Ah, lembrei... Aladim!...  mas espere: pior que é, em carne e osso!

Correu à porta. Espiou o corredor. A filha, coitada, se divertia com os olhos pregados na novela. As crianças brincavam:

— Será que se eu fizer alguns pedidos e esfregar... esse treco funciona?

Se enclausurou por dentro, cerrou as janelas silenciosamente.  Ansiosa e meio trêmula, não esperou mais. Não custava tentar. Experimentou. Na primeira fricção, o milagre. Uma grande luz branca surgiu do bico da lâmpada enquanto uma imensa forma humana masculina ia se projetando no espaço do aposento. Num instante espetaculoso, pintou, na frente dela, uma figura estupenda e inimaginável. Um gênio com cara de Brad Pitt esbanjando músculos bem trabalhados. Até a voz lembrava o astro, embora a tradução do inglês para o português fosse de péssima qualidade:

— Diga, minha ama e senhora. Estou aqui para lhe servir. Peça e atenderei. Devo informá-la que tem direito a três pedidos...

A antígona, boquiabertamente assustada, só fez repetir o que lhe interessava:

— Só três...?!

—... Que realizarei imediatamente. Então, ilustre madame, o que vai ser?

A anciã em face daquele imprevisto, se quedou atordoada e desconcertada com tudo o que acontecia. Não se fez de rogada. Pensou, por um instante e decidiu:

— Quero minha filha fora daquela cadeira de rodas e andando com os próprios pés.

— Seu pedido é uma ordem.

Puff!

No minuto seguinte a sogra de Tangerino Papado ouviu gritos vindos da sala e fortes batidas na porta. Complemente fora de seu estado normal, meio que atordoada, correu ao escancaro.

Deparou com a filha andando normalmente. Marcelinho, Francisquinha e a Ritinha, grudados em seu corpo, na maior algazarra:

— Vó, a mãe voltou a andar. Cadê o pai?

— No banho, se lavando...

Enquanto Francisquinha regredia com a Ritinha em busca do pai, para lhe contar a novidade, a velha agarrou nas mãos na filha e do neto. Praticamente arrastou os dois para dentro do quarto, chaveando a passagem:

— Mãe, quem é esse sujeito e de onde ele saiu? Não me diga que a senhora está traindo seu Carvalho?

A velha, agora mais tranquila e dona de si explicou:

— Calma, filha, não é nada do que está pensando. Deixa que depois detalharei com mais tranquilidade. Voltando para o estrangeiro, mandou a ordenação: por favor, vamos em frente. Quero ter muito dinheiro para poder viajar e conhecer o mundo com minha filha aqui e meus lindos netos.

O gênio, lindamente solícito fez um gesto surreal:

— Como lhe disse, madame, seu pedido é uma ordem.

Puff!

Uma avalanche de dinheiro brotou de um buraco que se abriu no teto. Em menos de um minuto, metade do espaço que compunha o dormitório, se abarrotou de notas de cem e de duzentos reais:

— Meu Deus, meu Deus, não acredito. Minha filha estamos ricas...

O gênio interrompeu a longeva e observou:

— Falta o terceiro, minha ama. Por favor! Após ele, desaparecerei.

A senhorinha parou de gargalhar e ficou séria. A filha abraçou Marcelinho e encarou o gênio. A engelhada olhou para a filha, depois para Marcelinho e se voltou para o visitante misterioso:

— Chega o ouvido aqui, meu amigo. Vou mandar sem mais delongas, o terceiro pedido.

O talentoso, com suas maneiras estudadas e extremamente cortês, se aboletou para perto da arcaica coroca. Realmente um espécime bonito, sem falar no porte elegante que lhe emprestava ares de um daqueles antigos reis que viviam em castelos medievais à beira de lagos eternos. Uma pena que vivesse recluso e literalmente enlampado:

— Meu terceiro pedido, caríssimo, é o seguinte...

Sussurrou o restante da frase de maneira que só o superdotado a escutasse:

— Perfeitamente, madame. Seu pedido é uma ordem.

Puff!

Vieram correndo e as algazarras de euforia, a Francisquinha, com Ritinha à tiracolo, segurando, nos braços, um porquinho todo molhado pingando água pelo chão. As duas jovens praticamente esmurraram a porta:

— Vovó, mamãe, Marcelinho, olhem só o que achamos no banheiro.... tava debaixo do chuveiro!

Fonte:
Texto enviado pelo autor

Lucy V. Hay (Como Escrever um Suspense) Parte 1: Iniciando a História

A função de uma história de suspense é deixar o leitor tenso do começo ao fim. Em geral, o enredo acontece antes de um crime, ao contrário dos livros de mistério, que visam investigar o crime consumado. Um bom suspense deixa o leitor instigado, o surpreende e envolve pessoalmente com a história. Para escrever seu próprio suspense, comece elaborando personagens complexos e uma trama sólida, sempre arriscando a pele do protagonista e, por fim, revise-o até ficar perfeito.

Parte 1: Iniciando a história

1. Escolha um subgênero

Para ter uma ideia melhor de sua história, comece pesquisando os vários tipos de suspense e escolhendo o que mais tem a ver com o que você quer escrever. Eis os mais comuns:

Suspense psicológico. Em geral, essas histórias têm um protagonista com algum transtorno mental e o enredo foca nesse aspecto para se desenvolver, tratando das razões do personagem.

Suspense de mistério. Nesse caso, a trama acontece ao redor de um crime de difícil solução, com um ritmo frenético e caótico.

Suspense com ficção científica. É uma trama de suspense que se passa dentro de um universo de ficção científica, com coisas como futurismo, viagem no tempo, tecnologia, mutação, alienígenas, etc.

Suspense de espionagem, como 007. Espiões, segredos, requinte, alto escalão da política, crises internacionais, armas sofisticadas, etc.

Suspense militar. Costuma se desenvolver em meio a uma guerra, real ou fictícia.

2. Junte várias ideias para a história

Pense em um enredo marcante. Os suspenses costumam ter um protagonista em conflito com outro(s) personagem(s), seja por ter sido a vítima ou o causador de algum mal, intencional ou não. Não tenha medo de escrever com base em seus gostos, conhecimentos e pontos de vista.

Por exemplo, você pode gostar do tema “morte e renascimento”, e escrever uma história em que o protagonista não morre por pouco, causando uma mudança de consciência nele.

Outra opção pode ser um herói tentando evitar que um crime aconteça. Nessa mesma linha, seu herói pode lutar para que um desastre não aconteça e impulsionar um desenvolvimento na sociedade através da solução de um enigma.

3. Construa personagens cativantes

Um aspecto fundamental da história são os personagens. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento da trama e o protagonista não pode ser uma pessoa ordinária. Providencie para que ele tenha uma história relevante e interessante. Assim, será mais fácil escrever algo imprevisível, que dará a energia para o enredo.

Tente não usar personagens clichê, como o investigador atormentado, o agente frio e calculista do FBI ou a repórter curiosa e ambiciosa. Prefira algo mais criativo, faça personagens complexos e diferentes.

Por exemplo, seu detetive pode ser cego e sempre ter a companhia de um cão-guia em suas investigações; o agente do FBI pode ter um passado sombrio e precisar resolvê-lo. Saia das linhas tradicionais, use características que os tornem únicos, sem estereótipos.

4. Leia outras histórias de suspense

Quanto mais intimidade com o gênero você tiver, melhor. Vá atrás de todos os sub-gêneros, informe-se sobre o que tem sido publicado. Alguns bons exemplos são:

”O Silêncio dos Inocentes” de Thomas Harris.

“Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres” de Stieg Larsson.

“Rebecca” de Daphne Du Maurier.

“O Talentoso Ripley” de Patricia Highsmith.

“A Assombração da Casa da Colina” de Shirley Jackson.
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Lucy V. Hay é uma autora, roteirista e blogueira que ajuda outros escritores através de workshops, cursos e de seu blog, Bang2Write. Lucy é produtora de duas séries de suspense britânicas e seu romance de estreia, "The Other Twin', está sendo adaptado pela Free@Last TV, que também produziu a série indicada ao Emmy "Agatha Raisin".
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continua…

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Daniel Maurício (Poética) 54

 

Leandro Bertoldo (A Sabedoria do desapego)

Certa vez um sábio caminhava em silêncio por uma praia deserta junto a um de seus jovens  discípulos, quando ele lhe perguntou:

— Mestre ensina-me a arte do desapego? Em minha humilde opinião é a mais preciosa de todas as artes!

— Você já construiu um castelo de areia?

— Não, Mestre! Para quê o faria?  São feitos de meras ilusões!

— Construa, cuide, aproveite, desapegue-se!  Orientou o Mestre, seriamente. Jamais altere essa ordem.

O jovem sentou-se na areia e começou a engenhar uma suntuosa arquitetura de areia. Aquelas horas que se sucederam, nas quais ele se dedicou àquele grande feito, não teve pensamentos paralelos, viveu e desfrutou daquele momento, não teve olhos para outra coisa. Estava no momento presente. Ele construiu, cuidou, aproveitou… Mas a maré subiu, as ondas se agitaram e o castelo se desmanchou.

Frustrado, mesmo já prevendo o que logicamente aconteceria, ele se recolheu ao descanso ali nas proximidades onde estavam em um retiro com demais colegas.

No outro dia, novamente caminhando com seu Mestre, o jovem relatou o ocorrido no dia anterior, na praia e o Mestre outra vez lhe recomendou:

— Vá e construa um castelo de areia! Construa, cuide, aproveite, desapegue!

E o jovem discípulo bastante desanimado obedeceu e construiu outro castelo de areia, ainda maior e mais belo que o anterior.  Ele construiu, cuidou, aproveitou e veio a maré e o levou!

Assim se sucedeu na praia por quarenta dias em que passou em companhia de seu Mestre, construindo castelos de areia. Construía, cuidava, aproveitava e se decepcionava quando as ondas vinham e os levavam sem dó, nem piedade.

Pela quadragésima vez o Mestre o recomendou:

— Construa um castelo de areia!

Dessa vez, o jovem construiu, cuidou, aproveitou e se foi, sem olhar para trás! Já não estava preocupado quando as ondas viessem para destruí-lo e o tomasse dele.

O Mestre o chamou e disse:

— Agora sim, você entendeu.
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Existem histórias que que é preciso se calar após a leitura para que possamos refletir… Essa é uma delas.

Fonte:
Árvore das Letras. Site do escritor.
https://arvoredasletras.com.br/2023/06/10/a-sabedoria-do-desapego/

Luiz Poeta (Poemas Escolhidos) – 15 –

ENTRA SEM PEDIR


Entra nos meus sonhos sem pedir...
Com suavidade e emoção
E não quererás nunca fugir
Do conforto do meu coração.

Entra... o nosso amor não se perdeu...
Quando tu quiseres retornar,
Dorme no meu sonho... eu serei teu;
Entra sem pedir que eu vou gostar.

Entra... quando o frio te envolver,
O meu coração vai te aquecer;
Pelo tempo que o amor quiser...

E quando estiveres sem carinho,
Pede, que eu sou um menininho
Procurando o amor... de uma mulher.
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EU TE DIRIA TANTO...

São tantas as palavras que eu diria...
poesia não se faz sem que ela diga
o que o encantamento fantasia,
e eu te diria tanto... minha amiga.

O amor nasce da dor... que ironia...
mas ele tem o dom da eternidade,
amar é celebrar a alegria...
... lembrar com alegria é ter saudade.

Não posso te abraçar fisicamente...
abraço a solidão e não reclamo,
porque, quando a saudade está presente

até a minha dor torna-se escassa
e então volto a sonhar e, enfim, te amo
e a dor brinca de amar... mas logo passa.
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NUM SIMPLES TOQUE

Tu és pétala de rosa... me maltrata
Maltratar teu coração num simples toque...
Meu amor por teu amor é sem retoque
Como um rosto que o espelho não retrata.

Tens espinhos, mas ferir-me só me mostra
Que no fundo te proteges do que eu sinto;
Meu amor é inevitável, não te minto:
Só de ver-te, aos teus pés ele se prostra...

Se tu partes, teu perfume é que fica
No silêncio, percorrendo os sonhos meus;
É difícil te perder tão sem adeus,
Quando a dor do meu amor te identifica...

Fecho os olhos quando quero te sonhar,
Entretanto, como pétala de flor,
Tu te soltas pela luz do meu olhar
E te perdes numa lágrima... de dor.
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QUEM HÁ DE

- Quem há de... - indagaste-me, vaidosa
fazer minha razão titubear?
Bailávamos... estavas tão charmosa,
e eu, perdido inteiro, em teu olhar.

- Quem há de... - retruquei - que causa às rosas
inveja, mesmo ao se despetalar?
e tu sorriste tão... maravilhosa...
que nem meu coração quis mais pulsar.

Fazendo do salão, a alegoria
do enredo de um sonho particular,
o enlevo conduziu-me à fantasia

e quando me dei conta, despertei...
- Quem há de ser feliz sem se deixar
levar por este sonho que eu... sonhei?
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SEM AVISO

A dor não marca hora... chega sem aviso,
a morte tem um guizo que só Deus escuta
porque ele acende a luz, que torna clara, a gruta,
matando a dor astuta só com um sorriso.

A dor só vai embora, quando a catapulta
de pétalas do amor sufoca o implacável
furor desse amargor, que é tão inaceitável,
que até seu próprio autor mantém sua arma oculta.

Então, o que resulta desse antagonismo,
antítese humana e sobrenatural,
é sempre a razão que olha o bem e o mal

e chega à conclusão que para ser feliz,
o amor entende a dor que é mestra e ele, aprendiz,
olhando sempre a vida com fé e otimismo.

Fonte:
Luiz Poeta. Nuvens de versos. Campo Mourão/PR: Ed. Jfeldman, 2020.