sábado, 15 de janeiro de 2022

Baú de Trovas XL


Velho que casa com moça,
analfabeto quer ser...
— Este, quando compra livro,
é sempre para outro ler!
A. C. DE OLIVEIRA MAFRA
= = = = = = = = =  = =

Trava na alma intensa luta
o mocinho apaixonado:
por uma garota enxuta
é que ele vive encharcado...
ALMEIDA CORRÊA
= = = = = = = = =  = =

Todo homem que se casa
deve ter muita cautela:
quando a mulher cria asa,
ninguém mais pode com ela!...
ANA RODRIGUES
= = = = = = = = =  = =

"Meu signo é Peixes! Querido,
não pareço uma sereia?"
E o marido, aborrecido:
— "Qual nada! És uma baleia!...
APARÍCIO FERNANDES
= = = = = = = = =  = =

Comigo guardo escondidas,
debaixo do meu colchão,
as duplicatas vencidas,
que nunca mais vencerão...
ARMANDO GONÇALVES MIGUEIS
= = = = = = = = =  = =

Tem a nossa Medicina
tais progressos alcançado,
que o doente, quando morre,
já está quase curado.
AUGUSTO LINHARES
= = = = = = = = =  = =

Quando te vais confessar,
bem que eu quisera que Deus
me permitisse constar
de algum pecado dos teus.
BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA
= = = = = = = = =  = =

Este nosso velho mundo
já não está prestando mais:
rapaz querendo ser moça...
moça a querer ser rapaz...
CALAZANS ALVES D'ARAÚJO
= = = = = = = = =  = =

Dizem que a pinga nos mata
pouco a pouco, lentamente.
Por isso não largo dela,
pra não morrer de repente...
CÂNDIDO CANELA
= = = = = = = = =  = =

Eu quis, na cara ou coroa,
saber se és minha ou do Zé.
Fiquei na mesma. Esta é boa!
— O níquel caiu em pé!
COLBERT RANGEL COELHO
= = = = = = = = =  = =

Do pouco que sabe e tem,
vale-se muito a Maria:
não vai à escola, porém
dá aulas de anatomia...
DAVID DE ARAÚJO
= = = = = = = = =  = =

Há um pecado que, quando
Maria ao bom cura diz,
cai inteirinha a pitada
que o padre leva ao nariz.
DJALMA ANDRADE
= = = = = = = = =  = =

Diz o doutor: "A bebida
mata cedo o cachaceiro."
Mas, — ironia da vida —
o doutor morreu primeiro...
DURVAL MENDONÇA
= = = = = = = = =  = =

Se beijo desse sapinho,
como às vezes se apregoa,
sua boca pequenina
era beira de lagoa...
EVANDRO MOREIRA
= = = = = = = = =  = =

Rezes a Deus ao deitar-te,
pedindo não sei o qu’é.
Se rezasses ao Demônio,
eu saberia o que é...
FERNANDO PESSOA
= = = = = = = = =  = =

Os honestos, meu amigo,
esses bem poucos o são!
— Alguns, temendo o castigo,
sem nenhuma vocação...
HERALDO LISBOA
= = = = = = = = =  = =

Vi um velhinho fitando
as tuas formas, menina,
assim como um surdo olhando
os rádios de uma vitrina...
ILDEFONSO DE PAULA
= = = = = = = = =  = =

No velório do Tião
tanto molharam as goelas,
que, com medo do explosão,
apagaram logo as velas.
JOAQUIM MACEDO FERNANDES
= = = = = = = = =  = =

Ninguém nesse engano cai,
todos sabem, Joãozinho:
não pareces com teu pai,
pareces com teu padrinho...
J. DIAS DE MORAES
= = = = = = = = =  = =

Sem um gesto, sem um grito,
morre a sogra do Mateus.
E, no inferno, o Diabo, aflito,
exclama: — Valha-me Deus!
JORGE ROCHA
= = = = = = = = =  = =

Aquele míope tarado,
numa viela qualquer,
seguia um padre, enganado,
pensando que era mulher...
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA
= = = = = = = = =  = =

Passo por ela, e meus passos
seguem seus passos, morosos.
— E ela passa maus pedaços
sob os meus olhos gulosos...
MARIO PEIXOTO
= = = = = = = = =  = =

Não grites por Santo Antônio.
Os teus pecados são tantos
que deves antes gritar:
— Valham-me todos os santos!
NOEL DE ARRIAGA
= = = = = = = = =  = =

Pediu socorro à vizinha.
Meu pai, coitado, correu,
para ouvir da danadinha:
"Ele bate no que é seu!"
NYDIA lAGGI MARTINS
= = = = = = = = =  = =

Não queiras jamais um caso
resolver lá na Justiça.
É prazo, prazo e mais prazo,
e mais que prazo: é preguiça!
PAULO EMÍLIO PINTO
= = = = = = = = =  = =

A sociedade é um torneio
de parceiros em negócios:
Cada sócio busca um meio
de lesar os outros sócios...
RODRIGUES CRESPO
= = = = = = = = =  = =

Seja lá polo que for,
um dia nos desaponta:
— foi Deus que inventou o amor,
mas o Diabo tomou conta...
SEBASTIÃO NORONHA

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: