quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Sá de Carvalho (Álbum de Trovas)


A gratidão verdadeira
vem de Deus e me apaixona,
é sentido sem barreira,
é bênção que me emociona!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ao fim de longa batalha
encontrei meu grande amor...
Surge a vitória, se espalha
dentro de mim com ardor!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ao sair da depressão,
senti a vida chegar
com centelha de paixão
no meu peito a iluminar!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Bandeirinhas penduradas
balõezinhos coloridos...
São festas abençoadas
que nos deixam comovidos!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Beijou a mulher do guarda...
Jurou sofrer de miopia...
Enganação felizarda
para a cana que bebia!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Belas marolas do mar
com espumas borbulhantes
explodem a ronronar
no espírito dos amantes!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Da janela eu aprecio
a melodia a adentrar
no espaço do casario...
Triste violino a tocar!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Dei um beijo no bisneto
quando dormia quietinho...
Afaguei com todo afeto
o inocente nenenzinho!
(Ao Miguel)
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Esperamos o milagre,
ficamos esperançosos
que a mão de Deus nos consagre
com primores dadivosos!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Eu o tratei com respeito,
mas você foi muito infame!
Não creio no seu preceito,
nem que, de joelhos, proclame!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Filhos são inexplicáveis!
Sangue e carne que comovem...
São também inigualáveis
na doçura que promovem!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Há despedida que dói.
Há a que nos dá alegria,
aquela que nos corrói
e outra que é só poesia!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Inverno! Tudo de bom:
cama, amor e cobertor!
Curtir um ótimo som,
almejar ser trovador!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Meu mestre na arte do amor
é o tempo traiçoeiro
que se torna o consultor
de mim, pobre prisioneiro!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Minha alma que dói, em pranto,
coração seco, sombrio...
São frutos do desencanto
por ter amor tão vadio!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Mulher, tu és a guerreira
que lutas contra a violência!
Mulher, és a missioneira
que combate a turbulência!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Na canoa sigo em frente...
Forte, luto contra o vento,
nesse mar tão turbulento
buscando um amor ardente!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Naquele beijo roubado
ficou a eterna lembrança
de quem foi o mais amado
no silêncio da esperança!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Nas horas das aflições
com desespero e temor,
busco o Senhor das ações
no reencontro de amor!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

No lindo olhar verde-mar
onde sozinho navego,
nas ondas do meu sonhar,
mil utopias carrego!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

No meu livro preferido
acho a folha perfumada
de quando eu, surpreendido,
recebi da minha amada!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O burburinho dolente
no riacho acolhedor,
traz de volta, complacente,
o passado abrasador!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ó Francisco, padroeiro
da trova e do trovador,
de Jesus és o luzeiro,
do pobre és o defensor!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Os seus olhos de criança,
meu coração disparado
são os frutos da esperança
de um amor afortunado!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O Zé, cheio de cachaça,
se mete a tal valentão,
com a vizinha se engraça
e recebe um bofetão!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Pé de moleque, cocadas,
canjica, bolo, quentão,
batidas tão perfumadas
pra esquentar o coração!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Poder amar sem medida,
de peito aberto, sem medo,
chorar, cantar todo dia...
É a vida sem segredo!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Quero abrandar a rudeza
tirar a dor que admoesta,
vestir-me com a leveza
das borboletas em festa!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Senhor, meu Deus amoroso,
ponho em Ti minha esperança,
muda o que está nebuloso,
dê a nós mais segurança!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Tanta dor e sofrimento
marcam o ano que findou,
mas Deus, num deslumbramento,
a vacina abençoou!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Trovador não tem idade;
fala de Deus e do amor,
nas trovas mostra a saudade,
um coração sonhador!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ver o mundo com olhar
especial, glamoroso,
é um dom peculiar
próprio do poeta ardoroso.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

TROVAS PREMIADAS

A atitude petulante
que eu lia na sua face
foi de fato relevante...
Destruiu o nosso enlace!
(Menção Especial – São José dos Campos /SP)
= = = = = = = = = = =

A justiça verdadeira
somente Deus pode dar.
A dos homens é matreira,
pretende ao povo enganar!
(4. Lugar – Menção honrosa – Ocara/CE – 2019)
= = = = = = = = = = =

Aquela que tem piedade
é pessoa de valor.
Sabe unir fraternidade
com a caridade e o amor.
(2. Lugar – Cantagalo/RJ – 2017)
= = = = = = = = = = =

Do negro céu estrelado
a estrela mais resplendente
dá ao mundo o mais sagrado
e iluminado presente!
(Cantagalo/RJ – 2020)
= = = = = = = = = = =

Meninos... Bola de meia
no chão batido da vida,
buscam o que Deus semeia;
muita bênção merecida!
(2. Lugar – Menção Especial – Colômbia – 2020)
= = = = = = = = = = =

Quando se vive a partilha
entre irmãos, finda a guerra...
Não mais a gente se humilha
todo conflito se encerra!
(5. Lugar – Curitiba – 2019)
= = = = = = = = = = =

Sempre tive muita sorte,
mas sequer eu atinava
que era Deus o meu suporte
que a mim sempre abençoava!
(2. Lugar – Petrópolis/RJ – 2020)
= = = = = = = = = = =

Viçosa, terra encantada!
Seu povo não é incréu,
bela serra abençoada
a orar na Igreja do céu!
(2. lugar – Maranguape/CE – 2016)

Fonte:
Autores diversos da UBT-Angra dos Reis. Sementes poéticas. SP: Daya Ed., 2021.
Livro enviado por Jessé Nascimento.

Nenhum comentário: