sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ryunosuke Akutagawa (O Nariz)

Na cidade de Ike-no-O não há quem não conheça o nariz de Naigu Zenti. É realmente um respeitável nariz com uns quinze centímetros de comprimento, e que se esparrama pelo lábio superior até alcançar o queixo. É um formato único, grosso, desde a raiz até a extremidade final; uma espécie de salsicha incrustada bem no meio do rosto.

Naigu é hoje um homem com mais de cinqüenta anos, e ocupa um dos mais elevados postos dentro da igreja budista. Porém, desde o tempo de noviço, a sua maior preocupação sempre foi o tamanho do nariz. É evidente que Naigu tentava aparentar a maior das indiferenças pelo assunto. Aliás, preocupações nesta natureza eram incompatíveis com o espírito de um sacerdote que aspira ao nirvana; seria muito desagradável se os outros reparassem que seus pensamentos mais íntimos eram monopolizados pela enormidade do seu nariz. O grande terror de Naigu consistia, portanto, no acidental surgimento da palavra nariz durante os bate-papos cotidianos.

E, convenhamos, havia realmente motivos para Naigu ficar atrapalhado com seu nariz. Era um apêndice demasiadamente comprido e, por isso mesmo, muito incômodo. Principalmente na hora das refeições. Quando abria a boca para engolir alguns grãos de arroz, a inconveniente ponta do nariz ficava, lá embaixo, fossando o fundo da tigela. Naigu via-se, assim, coagido a pedir a um dos seus discípulos que se sentasse no outro lado da bandeja para, com uma tábua de três centímetros de largura e setenta de comprimento, lhe suspender o nariz. Porém, comer dessa maneira era uma situação tão difícil para Naigu, quanto para o discípulo que cansava o braço para manter o celebrado nariz esplendidamente arrebitado. Contava-se mesmo em Kioto que um dia, um noviço ao substituir o já bem treinado discípulo, dera um espirro, tremera a mão, deixando dessa forma cair quinze cm de nariz dentro da sopa.

Mas, se exteriormente Naigu apenas se aborrecia com os contratempos provocados pelo gigantesco apêndice, no íntimo sofria a sua vaidade ferida.

Os habitantes de Ike-no-O comentavam que era uma felicidade para Naigu não ser homem profano. Porque – pensavam todos – mulher alguma estaria disposta a ser sua esposa. Existia, porém, toda uma fauna de maliciosos que argumentava ser precisamente o nariz de Naigu a causa do sucesso de sua carreira sacerdotal. Contudo, a verdade era outra. Apesar de bonzo, Naigu nunca deixara de preocupar-se com o nariz. Tinha uma sensibilidade tão a flor da pele, que o amargurava atrozmente saber que, caso lho permitissem as leis sacerdotais, mulher alguma seria, voluntariamente, sua esposa.

Naigu tentou, então, por todos os meios, disfarçar a presença inevitável do seu nariz. A primeira tentativa consistiu em encurtar, por um doloroso esforço de imaginação, a desastrosa lingüiça nasal. Depois de verificar a ausência de qualquer curioso, sentava-se diante do espelho e contemplava-se segundo os mais diversos ângulos e posições. Colocava o rosto entre as mãos; encostava o dedo no queixo. Mas, apesar de todo esse ritual em honra da vaidade ofendida, jamais conseguiu ver diminuir o tamanho do nariz. Por vezes, tinha mesmo a impressão que, quanto mais se esforçava, mais comprido ficava. Então, Naigu suspirava, desanimado, guardava o espelho no estojo e, mais amargurado do que nunca, voltava à escrivaninha para prosseguir a leitura do Livro de Kwannon.

E já que “nariz” era a sua preocupação máxima, Naigu preocupava-se também com o nariz dos outros. O templo era um importante centro religioso, onde se realizavam freqüentes reuniões da Ordem. No templo, havia inúmeras celas para bonzos. No banheiro, um sacerdote vigiava para que houvesse sempre água quente. Eram muitos e variados os bonzos e profanos que visitavam o templo. Ansiosamente, Naigu contemplava o rosto de todos eles. Não reparava nos quimonos azuis, nem nos brancos. As vestes sacerdotais às quais se habituara eram como se não existissem. Podemos dizer que não via caras: via narizes.

Porém, se de vez em quando aparecia um nariz em forma de gancho, jamais apareceu um nariz em forma de salsicha como o seu. Decepção sobre decepção, aumentando o seu íntimo desgosto. Um dia, conversando com um visitante, chegou mesmo a enrubescer como um tomate, ao coçar, num gesto involuntário, a ponta do nariz. E Naigu tinha já nessa altura, os seus cinqüenta anos.

Como última e desesperada tentativa, Naigu dedicou-se a pesquisar entre os clássicos do país e do mundo, algum personagem ilustre que tivesse tido um nariz igual ao seu. Obteria, assim, algum conforto íntimo. Porém, nenhum dos livros da doutrina budista se referia a qualquer monstruosidade nasal de seus homens santos ou altos prelados. Mais tarde, durante uma conversa acerca das coisas da China e da Índia, soube que Ryu Gen Toku , da China, tinha umas orelhas muito compridas. Naigu suspirou, desanimado. Ah! Se fosse o nariz...

Desnecessário dizer que, simultaneamente com estes métodos, algo ideais, de compensação nasal, Naigu experimentava outros, de maior interesse prático, mas nem por isso menos fantásticos. Chegou a tomar infusória de cabeça e a untar o nariz com urina de rato. Todavia, apesar de todos os esforços, o nariz persistia em balançar diante dos seus olhos.

Ora, aconteceu que num outono, um discípulo que fora à capital a serviço de Naigu, trouxe uma sensacional receita para encurtar o nariz, passada por um médico afamado, natural do continente, que no momento trabalhava em Choraku.

Naigu, como habitualmente, manifestou pouco interesse pela receita. Que não o preocupava o tamanho do nariz. Por outro lado, lamentava o trabalho que dava aos discípulos durante a hora das refeições... E, em sobressalto, aguardava que o discípulo o convencesse a submeter-se ao tratamento. Estratagema ingênuo que faria sorrir sarcasticamente o moço, não fosse a compaixão que lhe despertava a sensibilidade em carne viva de Naigu. Tudo se passou como fora previsto pelo bonzo narigudo. O discípulo insistiu, o mestre recusou, voltou a recusar, e acabou por ceder.

A receita era muito simples. Bastava amolecer o nariz em água quente, para depois ser pisado. Água quente era coisa que não faltava no banheiro do templo. Diligente, logo o discípulo foi buscar um jarro com o precioso líquido. Água quente, tão quente, que nem um dedo se podia mergulhar. Seria uma temeridade enfiar diretamente o nariz na bacia, porque o vapor poderia queimar o rosto. Foi então aberto um buraco no centro de uma bandeja laqueada e através deste orifício improvisado, tratou o discípulo de enfiar o magnífico apêndice nasal do mestre. Naigu nem sequer sentiu a temperatura da água. Momento depois, dizia o discípulo:
- Já deve estar cozido...

Naigu sorriu, contrafeito. Cozinhar – pensou – cozinham-se as salsichas. Porém, salsicha ou nariz, o que é certo é que o extraordinário apêndice, cozido em água quente, coçava como se houvesse sido picado pelas pulgas.

Mal o mestre retirou o rosto da bandeja, logo o discípulo começou a pisar, com vontade, o nariz ainda fumegante de vapor. Deitado a todo o comprimento do chão, o nariz acompanhando a linha do corpo, Naigu contemplava, pensativo, as enérgicas subidas e descidas dos pés do discípulo. Este, de vez em quando, olhava para baixo, para a calva lustrosa de Naigu e, penalizado, perguntava:
- Não está doendo? O médico aconselhou a pisar com força. Mas... não dói mesmo?

Naigu tentou abanar a cabeça mas como o nariz estava preso, não pôde mexer o pescoço. Olhou de soslaio para cima, e vendo os pés do discípulo já com rachaduras, gritou sufocado pela raiva:
- Não dói, não dói!

E não mentia. Tratando-se de esborrachar o nariz, sentia com isso mais prazer do que dor.

Mais algumas pisadas e começam a surgir algumas erupções do tamanho de grãos de alpiste. O nariz transformara-se num passaroco depenado e tostado. Reparando nas erupções, o discípulo suspendeu subitamente os saltos, e avisou:
- O médico disse que isso devia ser tirado com uma pinça.

Naigu sujeitou-se à operação, as bochechas infladas de mal contida revolta. Reconhecia a boa vontade do moço, mas aborrecia-o o fato de ele tratar seu nariz como se fosse um objeto estranho, uma espécie de excrescência sem dono. Naigu, tal como um paciente que se submete à intervenção cirúrgica efetuada por um médico de pouca confiança, ficou contemplando, com desprazer, o discípulo que extraía, com um pinça, a gordura que se amontoava nos poros. Uma gordura toda especial, em forma de raiz de pena de ave, com um centímetro e meio de comprimento.

Terminada a operação, diz o discípulo, como que aliviado:
- Agora é cozinhar mais um pouco, e pronto!

Naigu franziu mais uma vez a testa, mas se submeteu.

Retirando finalmente o apêndice que fora ao segundo cozimento, Naigu verificou que o nariz estava realmente curto como nunca dantes estivera. Pouco se diferenciava, agora, dos narizes em forma de gancho que visitavam com certa freqüência, o templo. Naigu, esfregando o encolhido apêndice, mirou-se timidamente ao espelho que lhe apresentou o radiante discípulo. O nariz – aquele nariz que não há muito se projetava até abaixo do queixo – por um golpe de mágica contraíra-se, recolhendo-se, acanhado, a uma modesta posição acima do lábio superior. Apenas algumas manchas vermelhas. Certamente, em resultado das pisadas.

Nariz curto, quem troçará agora de Naigu? Dentro do espelho, o olho de Naigu piscou, satisfeito, para o Naigu de fora do espelho.

Porém, durante todo esse dia, o bonzo ficou apreensivo, receando que o nariz voltasse a crescer de um momento para o outro. Durante os ofícios religiosos, durante as refeições, durante toda e qualquer situação, lá estava o bom Naigu coçando a ponta do nariz. Todavia, o impertinente apêndice conservava-se acima do lábio superior, muito comportadinho, sem mostrar a menor das disposições de voltar a esparramar-se rosto abaixo.

Ao despertar cedo, na manhã seguinte, o primeiro cuidado de Naigu foi ainda o de levar a mão ao nariz. O apêndice continuava curto. Após muitos anos de melancolia, Naigu sentia-se agora de coração leve e despreocupado, numa euforia que tinha apenas paralelo com a que experimentara ao terminar de copiar a sagrada escritura de Hokke.

Porém, passados dois ou três dias, Naigu descobriu um fato insólito. Um samurai, que visitava freqüentemente o templo, fitava-o hoje com uma expressão mais divertida do que nunca. Mas não foi só. Aquele noviço que lhe deixara cair 15 cm de nariz dentro da sopa, ao cruzar com o mestre, perto da sala de ofícios, baixou os olhos, tentando conter uma gargalhada que, irreprimível, foi explodir alguns passos mais à frente. E não foi nem por uma ou duas vezes que os bonzos, no momento de receberem alguma incumbência ou ordem sua, o ouviam de fisionomia séria e compenetrada, para logo sacudirem o edifício da dignidade com umas gargalhadas nervosinhas e abafadas, mal ele voltava as costas.

Naigu concluiu que tais manifestações eram apenas devido à súbita mudança de sua fisionomia. Era, porém, uma interpretação que não o satisfazia inteiramente. Não tinha outra justificativa o riso dos bonzos, argumentava o solitário Naigu. Porém, segredava-lhe uma voz íntima, também a natureza do riso se modificou. Será então que um nariz curto e desconhecido é mais jocoso do que um nariz comprido e familiar? Absurdo.
- Mas antes não riam tão abertamente, murmurava Naigu, durante os ofícios religiosos. E balançava, tristemente, a cabeça calva.

O atormentado Naigu contemplava então a imagem de Samantabhadra, pendurada na parece, e recordava a época que terminara, há quatro ou cinco dias atrás, quando ainda tinha um nariz em forma de salsicha. E a melancolia enchia-lhe os olhos, tal como “homem rico que ficou pobre, ao lembrar-se do passado tempo de fartura e riquezas”.

Lamentavelmente faltava a Naigu a clarividência para solver as contradições que o atormentavam. No coração humano há dois sentimentos que mutuamente se contrapõem. Ninguém duvida que todos sentem compaixão pela desgraça do próximo. Porém, mal esse indivíduo consiga desvencilhar-se da desgraça, surge no coração humano a insatisfação, o desapontamento. Exagerando um pouco poderíamos dizer que surge no coração humano a esperança de que esta mesma pessoa volte a ser atingida pela mesma desgraça. E, pouco a pouco, imperceptivelmente, começamos a hostilizar essa pessoa.

Naigu sentia crescer o mal-estar, sem contudo lhe descobrir a fonte; sentia que ia se avolumando uma atitude de expectativa em todos os bonzos e habitantes de Ike-no-O. Justificava-se o seu mau humor. Ralhava com todos, por tudo e por nada. Chegou a tal extremo que até mesmo o discípulo que lhe pisara o nariz, acabou por segredar aos companheiros que “Naigu está cometendo uma falta grave”. Todavia, o que mais enfureceu Naigu foi descobrir um dia o noviço que lhe largara o nariz dentro da sopa, perseguir pelo jardim um cachorro magro. O cachorro gania, a mão do aprendiz empunhava uma tábua, e gritava:
- Não bato no nariz, não bato no nariz...

Naigu arrancou violentamente a tábua das mãos do mocinho, e aplicou-lhe sonora bofetada. A tábua era precisamente aquela que antigamente servia para lhe suspender o nariz.

E, assim, Naigu foi ficando com remorsos de ter encurtado do nariz.

Mas eis que algo aconteceu certa noite. Começou a ventar, logo após o escurecer. Os bramidos metálicos dos sinos da torre alta perturbavam Naigu. Alem do mais, estava frio, e o bonzo, já no limiar da velhice, não conseguia adormecer. Veio a insônia. Foi então que sentiu uma estranha coceira no nariz. Levou a mão ao apêndice, e notou que estava um pouco intumescido. Parece mesmo que tinha um pouco de febre na ponta.
- Talvez esteja doente, pois foi obrigado a diminuir...

Naigu murmurou algo imperceptível, e sustentou o nariz com a palma da mão, como se tivesse oferecendo uma dádiva a Buda.

Na manhã seguinte, despertou cedo e inquieto. As folhas das árvores tinham caído todas, atapetando com um amarelo incerto, o jardim do Templo. Os telhados, ainda cobertos de geada, brilhavam à fraca luz matinal. Naigu, de pé na varanda, respirou fundo.

Foi neste momento que voltou a experimentar uma leve sensação, da qual já estava perdendo a memória. Levou, precipitadamente, a mão ao nariz. Não existia mais o nariz curto da noite anterior. Pendia, do alto do lábio superior, até abaixo do queixo, um magnífico apêndice nasal. Numa só noite, o nariz tinha voltado à forma primitiva.

Ao mesmo tempo uma estranha e indecifrável sensação de bem-estar, em tudo idêntica àquela que experimentara ao encurtar o nariz, voltava a confortar o coração de Naigu.
- Assim, ninguém voltará a rir, murmurou.

Naigu manteve durante longos momentos, um reconfortante diálogo íntimo. E, ao mesmo tempo, balançava o comprido nariz ao vento matinal de outono.
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Akutagawa, Ryunosuke (1892-1927). Escritor japonês, nascido em Tóquio. Sua principal característica é ter sido autor de contos inspirados na literatura kirishitan (cristã) do século 16, além de lendas populares e grandes obras clássicas (Rashomon, 1915; Figuras infernais, 1920). Nota-se em sua obra a progressão de sua loucura que acabaria por levá-lo ao suicídio.
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Fontes:
Estante Digivirtual - http://victorian.fortunecity.com/postmodern/135/
http://www.ndl.go.jp/ (imagem)

O Nosso Português de Cada Dia (Palavras homófonas e Parônimas)

Brocha (pequeno prego)
broxa (pincel)

Chá (nome de uma bebida)
xá (título de antigo soberano do Irã)

Chácara (propriedade rural)
xácara (narrativa popular em versos)

Cheque (ordem de pagamento)
xeque (jogada de xadrez)

Cocho (vasilha para alimentar animais)
coxo (manco)

Tacha (pequeno prego)
taxa (imposto)

Tachar (pôr defeito em)
taxar (cobrar imposto)

Cozer (cozinhar)
coser (costurar)

Prezar (ter em consideração)
presar (prender, apreender)

Traz (do verbo trazer)
trás (parte posterior)

Acender (iluminar)
ascender (subir)

Acento (sinal gráfico)
assento (onde se senta)

Caçar (perseguir a caça)
cassar (anular)

Cegar (tornar cego)
segar (cortar para colher)

Censo (recenseamento)
senso (juízo)

Cessão (ato de ceder)
seção ( departamento - parte ou divisão )
secção ( corte ) sessão (reunião).

Concerto (harmonia musical)
conserto (reparo)

Espiar (ver, espreitar)
expiar (sofrer castigo)

Incipiente (principalmente)
insipiente (ignorante)

Intenção (propósito)
intensão (esforço, intensidade)

Paço (palácio)
passo (passada)

Palavras Parônimas:
Área (superfície)
ária (melodia)

Deferir (conceder)
diferir (adiar ou divergir)

Delatar (denunciar)
dilatar (estender)

Descrição (representação)
discrição (reserva)

Despensa (compartimento)
dispensa (desobriga)

Emergir (vir à tona)
imergir (mergulhar)

Emigrante (o que sai do próprio país)
imigrante (o que entra em um país estranho)

Eminente (excelente)
iminente (imediato)

Peão (que anda a pé)
pião (brinquedo)

Recrear (divertir)
recriar (criar de novo)

Se (pronome átono, conjunção)
si (pronome tônico, nota musical)

Vultuoso (atacado de vultuosidade, ou seja, congestão na face)
vultoso (volumoso)

Fonte:
Apostila da Caixa Econômica Federal. Instituo Padre Reus, 2004.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Adelmar Tavares ( 1888 - 1963)

Adelmar Tavares (A. T. da Silva Cavalcanti), advogado, professor, jurista, magistrado e poeta, nasceu em Recife, PE, em 16 de fevereiro de 1888, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 20 de junho de 1963.

Era filho de Francisco Tavares da Silva Cavalcanti e de Maria Cândida Tavares. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde colou grau em 1909. Ainda estudante, começou a colaborar na imprensa como redator do Jornal Pequeno. Em 1910, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ocupou importantes cargos. Foi professor de Direito Penal na Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro; promotor público adjunto (1910); curador de resíduos e testamentos (1918); curador de órfãos (1918-1940); advogado do Banco do Brasil (1925-1930); desembargador da Corte de Apelação do Distrito Federal (1940) e presidente do Tribunal de Justiça (1948-1950).

Enquanto desenvolvia sua carreira na magistratura, Adelmar Tavares continuava colaborando na imprensa, e seu nome se tornara conhecido em todo o Brasil no setor da trova, sendo considerado, até hoje, o maior cultor desse gênero poético no Brasil. Suas trovas sempre mereceram referência na história literária brasileira. Sua obra poética caracteriza-se pelo romantismo, lirismo e sensibilidade, sendo recorrentes temas como o da saudade e o da vida simples junto à natureza.

Era membro da Sociedade Brasileira de Criminologia, do Instituto dos Advogados, da Academia Brasileira de Belas Artes, membro e patrono da Academia Brasileira de Trovas. Era considerado o Príncipe dos Trovadores Brasileiros. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras em 1948.

Quinto ocupante da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 25 de março de 1926, na sucessão de João Luís Alves e recebido em 4 de setembro de 1926 pelo Acadêmico Laudelino Freire. Recebeu o Acadêmico A.J. Pereira da Silva.

Obras:
Descantes, trovas (1907);
Trovas e trovadores, conferência (1910);
Luz dos meus olhos, Myriam, poesia (1912);
A poesia das violas, poesia (1921);
Noite cheia de estrelas, poesia (1925);
A linda mentira, prosa (1926);
Poesias (1929);
Trovas (1931);
O caminho enluarado, poesia (1932);
A luz do altar, poesia (1934);
Poesias escolhidas (1946);
Poesias completas (1958).
Escreveu também várias obras jurídicas, entre as quais Sobre a história do fideicomisso; Do homicídio eutanásico ou suplicado; Do direito criminal; O desajustamento do delinqüente à profissão.

Fonte:
Academia Brasileira de Letras
http://www.academia.org.br

Adelmar Tavares (Textos Escolhidos)

A VIDA TEM DOIS CAMINHOS

A vida tem dois caminhos.
Um, todo cheio de flores,
todo cheio, outro, de espinhos...

Uns pela estrada florida,
passam, bem longe das dores,
só tendo flores na vida.

Outros, bem tristes, se vão,
trazendo os pés nos espinhos,
e espinhos no coração.
*
Deus! Senhor dos dois caminhos
da vida que a gente trilha,
tem pena de minha filha,
da filha de meus amores
que é tão pequenina, assim...
Junca-lhe a estrada de flores!
Deixa espinhos para mim!
(Luz dos meus olhos, Myriam, 1912.)

SERENIDADE

Nunca de mim se ouviu um só protesto
de maldição, de cólera aturdida,
sequer uma palavra, ou mesmo um gesto
de malquerer a quem mais quis na vida.

Arrasto como a um fardo, a alma ferida,
e a dor que me crucia, manifesto,
sem jamais inculpar de fementida,
aquela que em meu sonho amo, e requesto.

Em perdendo-a, perdi toda a alegria
do coração que em mágoas apunhalo.
Perdi a luz!... Fechou-se o sol que eu via!...

Tudo abateu com a queda desse amor,
tão forte, que ainda sinto o seu abalo,
tão grande, que ainda escuto o seu fragor.
(Noite cheia de estrelas, 1925.)

AMOR
Querer que o amor seja eterno, é
querer eterna a primavera.

JÚLIO DANTAS

Todo amor dura, apenas, um segundo,
ou quando dura muito, - uma estação.
É como a Primavera o amor no mundo,
querê-lo, eternamente, uma ilusão.

Chega... Perfuma tudo... O charco imundo
faz em jardim, e passa... É um sonho vão.
- Mas o amor-sofrimento?!... O amor-profundo,
lá da raiz do nosso coração?!...

Amor que sendo angústias sufocadas,
ama cada vez mais, sereno e forte,
e acha encanto nas lágrimas choradas?!...

- Esse, há de eterno, pelo seu sofrer,
arder por toda a vida, até a Morte,
para no além da Morte, reviver...
(Noite cheia de estrelas, 1925.)

A CIDADE DE RECIFE

Pátria do meu amor! Recife linda,
como te guarda o meu saudoso olhar!
Velas ao longe... Os coqueirais de Olinda,
e uma terra a nascer da água do mar...

Um céu de estrelas que entrevejo ainda.
Sob as pontes, o rio a se estirar...
Noites de lua... que saudade infinda...
brancas... que dão vontade de chorar...

Filho ingrato, parti... Mas nem um dia,
deixei de te lembrar, por mundo alheio,
onde me trouxe a glória fugidia.

Pátria, quando eu morrer, piedosa e boa,
dá que eu durma o meu sono no teu seio,
como um seio de Mãe que ama e perdoa...
(Noite cheia de estrelas, 1925.)

MISTÉRIO

"Conheço um coração, tapera escura."
Bilac. (Tarde)
A Clementino Fraga

Que voz foi essa em meu ouvido?
Alguém falou no meu ouvido...
Que doce e estranha vibração
toma-me, agora, o coração?...

- Ninguém falou no teu ouvido...
Esses rumores todos são,
mistério sem explicação,
coisas de velho coração...

Mas esse aroma revivido
ao meu olfato? A exalação
que estou sentindo, de um vestido,
que era o jasmim do seu vestido,
que me não mente o coração?

- Oh, nada sentes!... Nada... Não...
Esses perfumes todos são,
do teu espírito abatido,
mera, fugaz perturbação.
Coisas de velho coração...

Ah que bem disse um Poeta, um dia,
que o triste, humano coração,
quando com o tempo envelhecia,
era também casa vazia,
de assombração...
(O caminho enluarado, 1932.)

TROVAS

Não sei porque, quando canto,
por mais alegre a canção,
tem uma gota de pranto
que vem do meu coração.
*
Eu vi o rio chorando
quando te foste banhar,
por não poder te banhando,
dar-te um abraço, e ficar...
*
Oh lindos olhos magoados,
de tanta melancolia...
- Da tristeza desses olhos
é que vem minha alegria.
*
Amar é obra perdida
mas, que dissessem, queria,
se não fosse amar na vida,
a vida, que valeria?!
*
As penas em que hoje estou,
disse-as ao Sol, - fez-se triste.
Disse-as à Noite, - chorou...
Disse-as a ti, e sorriste...
*
Não lamento a minha lida,
nem, pobre, choro os meus ais.
Quem tem um amor na vida,
tem tudo! Para que mais?
*
Vou vivendo a minha vida,
como Deus quer e consente.
- Sou como a folha caída,
levada pela corrente.
*
Trovas, - cantiga do povo,
alma ingênua dos caminhos,
de lavradores, cigarras,
mulheres, e passarinhos...
*
Para esquecer-te, outras amo,
mas vejo, por meu castigo,
que qualquer outra que eu ame,
parece sempre contigo...
*
Para de amor cantar mágoas,
foi que se fez o violão,
que a gente aperta no peito,
e encosta no coração...
*
Quem tiver amor, esconda,
faça por muito esconder,
que as coisas da alma da gente,
ninguém carece saber...
*
Só peço o dia em que eu morra
faça uma noite de lua,
todo troveiro descante,
todo violão saia à rua.
*
Quando eu morrer, levo à cova,
dentro do meu coração,
o suspiro de uma trova
e o gemer de um violão...
*
A morte não é tristeza,
é fim... É destinação...
Tristeza é ficar na vida
depois que os sonhos se vão...
*
Depois de mandar-te embora
foi que - cego! - percebi,
que eras a felicidade
que eu tinha em mãos, e perdi.
*
Bem sei que amar custa muito,
custa a vida querer bem,
mas custa o dobro da vida,
na vida não ter ninguém.
*
Oh linda trova perfeita,
que nos dá tanto prazer!...
- Tão fácil, - depois de feita...
tão difícil, de fazer...
*
Para definir o Poeta,
Só mesmo em versos defino.
- É um homem que fica velho,
com o coração de menino...
*
Minha Mãe, minha velhinha,
Deus te abençoe, e acompanhe,
porque uma Mãe neste mundo,
quanto mais velha, mais Mãe.
(Poesias completas, 1958.)

VELA BRANCA

Vela branca, vela branca,
que vais lá longe... no mar...
quem me dera, vela branca,
que me quisesses levar
para tão longe... tão longe,
que eu não pudesse voltar...

Mas uma vez, vela branca,
que não me queres levar,
para tão longe... tão longe...
que eu não pudesse voltar,
leva-me a saudade dela
para o mais fundo do mar.

GUILHERME DE ALMEIDA

Vejo a ciranda das horas,
moças lindas a cantar...
doze vestidas de branco,
umas de flores na testa,
outras de flores na mão...
E, no balanço da dança,
quando uma vem, outras vão...

Horas do dia e da noite...
Ó vocês! ... Lindas que são! ...
Qual será mesmo a minha Hora,
minha hora de Redenção?!...
Será das doze de branco,
ou das que de negro estão?!...
Qual virá, vindo o meu dia,
pousar a mão no meu peito,
parando o meu coração?!...
(Poesias completas, Rio, 1958.)

Fonte:
Academia Brasileira de Letras
http://www.academia.org.br/

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Carlos de Laet (Machado de Assis)

publicado no Jornal do Brasil, 1-10-1908

Desejara não escrever sobre o caro morto. Outros já o têm feito. Outros ainda o farão melhor. Em sua glória, aliás, e definitiva colocação no panteon literário, nada pode influir o meu juízo nestas páginas efêmeras da imprensa, amanhã já dispersas, e que com razão têm sido comparadas aos antigos oráculos de Dodona, lançados em folhas de carvalho, com pretensões a dirigirem os povos, e logo tomadas pelo vento e por ele arrastadas ao limbo do olvido. Mas ninguém faz como quer. Insensivelmente se me volve o espírito para a câmara ardente onde no seu esquife enflorado se embarca o velho amigo, caminho da eternidade.

Eu não ignorava que Machado de Assis estava enfermo; e só me admirava a resistência daquele débil organismo, quando bem a cheio no coração o sabia ferido, desde que de súbito o colheu a irreparável desgraça a perda da mulher, em quem mais do que em nenhuma cabia o doce epíteto de consorte.

Dolorido ainda não há muito o víamos aí pela rua, ou na Livraria Garnier; mas singularmente se enganava quem o supunha vivo. Nem sempre se agoniza no leito. Agonia é luta, luta com a morte, que afinal sempre entoa o canto de vitória. O pobre Machado agonizava de pé, e ocultando na sua impassibilidade de moderno estóico os tremendos combates que lá por dentro se lhe travavam.

Quando quem escreve estas linhas começou a entender de literatura, já o nome de Machado de Assis era apontado como o de exímio cultor das letras. Sua obra poética, primeiro ensaiada em jornais e revistas, ia tomando vulto e formava volumes. Suas crônicas, seus contos, suas novelas repetidamente acusavam o lavor de um artista da palavra. De vez em quando apareciam no teatro algumas das suas tentativas dramáticas, e todas deixavam a impressão de um talento mesurado, em eurrítmico, isto é, que por principal mérito de forma houvesse o sentimento de comedido e decoroso, no sentido em que o tomava a estética dos clássicos.

Porque ele o era, um clássico verdadeiro, no tocante à forma, no minucioso estudo da língua, e no escrupuloso cuidado com que se apartava de quanto se lhe afigurasse dissonância.

Espírito assim conformado, claro está que não se podia alar em grandes surtos aos extremos em que por vezes o rigor da crítica apanha os geniais desvairos de um Shakespeare no drama, de Hugo no tentame lírico, ou de Hoffmann no conto. O famoso ne quid nimis [“nada em demasia”] achou no glorioso extinto impecável observante. Sabe-se que os termômetros comuns podem marcar desde os grandes frios, mais gélidos ainda que o próprio gelo, até a cálida temperatura em que a água se faz vapor; mas; por perfeita que seja a graduação, só aproximativas se revelam as indicações do instrumento. Nos extremos, então, muito é possível errar a observação termométrica. Quando, porém, para as temperaturas médias, dos aposentos ou dos corpos humanos, a coluna está preparada de modo que só funciona entre próximos limites, não é difícil apanhar com justeza diferenças mínimas, em décimos de grau. O termômetro estético do nosso Machado era um desses aparelhos de precisão, impróprios para as temperaturas violentas das paixões, mas admiravelmente calibrado para indicar e traduzir, com máxima exação, toda a gama das modalidades físicas entre dados limites, que aliás são os comuns na vida social.

A religião e a política eis as duas causas por que mais se apaixonam os homens; e nunca ninguém as viu discutir pelo extinto chefe literário. É que isso, e com razão, lhe parecia uma luta, e ele absolutamente não se propunha lutar. Seu campo de ação ele o delimitara na expressão dos afetos brandos ou na crítica impessoal dos costumes crítica em que jamais se demasiava, não direi até a ferroada, porém mesmo até a picada de alfinete. As personagens mais ridículas e censuráveis, nos contos e escritos de Machado, nunca tanto o são que deixem de ser socialmente aceitáveis. Se fora a charge uma “publicação a pedido”, nenhum dos criticados acharia motivo para um processo por injúria.

Temperamentos assim tímidos e moderados não é raro que descaiam na fraqueza ou pusilanimidade; mas tal não sucedia com o nosso querido morto. Sua eurritmia (peço licença de voltar ao termo tão bem feito para dizer a minha idéia); a sua eurritmia estética prolongava-se no terreno moral. Incapaz de censurar com veemência um abuso, ele também o era de baixar à lisonja. Em suas relações oficiais sabia guardar conveniências, mas não se vergava a elas. Impoluto, impoluível no tocante a interesses pecuniários, tão absurdo lhe fora um conchavo, uma culposa complacência, quanto um solecismo ou uma vulgaridade estilística. Sabe-se que o arminho tem à lama horror instintivo, asseio que se exagera contando-se que, se acaso se mancha, logo morre de nojo. Daí aqueles altivos brasões dos Rohan, da Bretanha, onde figura o arminho com a legenda Potius mori quam foedari. Antes morrer que manchar-me! Soberbo lema de fidalgos; e que sem deslize da verdade também se pudera por sobre a lápide deste honrado homem do povo, tão fidalgo, ele também, na imaculável probidade.

Modesto nas suas origens, porque começou a trabalhar como simples operário tipógrafo, ele cresceu até às alturas em que o vimos, não por um desses abalos sísmicos com que freqüentes emergem celebridades, como no Oceano Pacífico se improvisam ilhas; e antes a compararíamos, a fama literária do extinto amigo, àquelas outras formações madrepóricas, que lentas e lentas se vão erguendo do abismo, pelo trabalho acumulado de muitos anos. O que fora recife, alteia-se finalmente exornado de plantas, que um dia serão árvores, desatando-se em flores e frutos de bênção.

Quando se fez a Academia de Letras, realizada em meio da República essa criação aristocrática, ante a qual tinha recuado a democracia zombeteira do Império, se um por um se tomassem os votos para a escolha do chefe, creio que ninguém discreparia na escolha de Machado. Simpático aos mais velhos, porque com eles tinha vivido, ou de pouco os precedera; bem querido dos novos, para quem sempre usava de benevolência, escusando senões e propiciando tentativas Machado foi o cabeça unanimemente aceito pela indisciplinada grei dos homens de letras. Ninguém lhe tinha que exprobrar um ataque ou perdoar uma invectiva.

Quem isto escreve, entrou para a Academia sem saber como. Ouviu dizer que foi sua inclusão no douto grêmio a obra de um confrade com quem outrora havia mantido peleja, e talvez demasiado viva, o Sr. Dr. Lúcio de Mendonça. Se o boato é verdadeiro, só pode redundar em prol do imparcial confrade, que talvez errou, mas supondo fazer justiça a um adversário. Humilde lidador da imprensa, o escrevedor destas linhas ali tão deslocado se acha como, por exemplo, um soldado raso, todo empoeirado das suas marchas e do seu trabalho de sapa, entre donairosos generais, que em sábias manobras idéiam batalhas incruentas. Mas dos motivos por que acredita estar ali condecorado, sobressai o ter como pares alguns brasileiros de incontestado mérito. Era Machado o primeiro desses.

Impossível seria que em vida quase septuagenária, através da administração e das letras, ele não houvesse, muito sem o querer, gerado antipatias, não direi inimizades, e provocado indébitas agressões. Lá pelos intermúndios burocráticos não sei o que tenha ocorrido. Aqui nos literários, época houve em que Machado foi objeto de rijos e porfiosos assaltos... Mas nunca respondeu. A brincar com ele, uma vez, eu lhe disse que ainda o havia de obrigar a ter comigo uma polêmica.

Não faça tal, respondeu-me a gaguejar ligeiramente, que os partidos não seriam iguais: isto para você seria uma festa, uma missa cantada na sua capela, e para mim uma aflição...

Nunca verdadeiramente privei com Machado de Assis, mas de uma vez se me desvendou o homem íntimo e pelo seu lado meigamente afetivo.

Estava eu a conversar com alguém na Rua Gonçalves Dias, quando de nós se acercou o Machado e dirigiu-me palavras em que não percebi nexo. Encarei-o surpreso e achei-lhe demudada a fisionomia. Sabendo que de tempos a tempos o salteavam incômodos nervosos, despedi-me do outro cavalheiro, dei o braço ao amigo enfermo, fi-lo tomar um cordial na mais próxima farmácia e só o deixei no bond das Laranjeiras, quando o vi de todo restabelecido, a proibir-me que o acompanhasse até casa.

Tão insignificante fineza, que ninguém recusara ao primeiro transeunte, pareceu grande cousa àquela natureza retraída, mas amorável. Procurou-me de propósito para mo agradecer e, na longa conversação que então travamos, descobriu-me o coração ulcerado pela recente morte da sua Carolina. Após uma crise de lágrimas, ele me deixou profundamente entristecido: triste por vê-lo assim malferido, triste pela convicção de que para tal golpe não havia bálsamo possível.

Ao tempo em que por vezes nos encontrávamos em festas, tinha Machado uma frase feita, para designar a sua discreta desaparição, sem rumor nem despedidas: Vou raspar-me à francesa! Talvez por isto me parece que às pompas do oficialismo ele preferira que mais depressa o levassem para junto de um túmulo querido... Mas não censuro, antes aplaudo o ato do Governo com essas honras excepcionais a um homem que nada foi na política e que não deixa filhos nem parentes poderosos.

Vale! Tem saúde! diziam os romanos aos mortos bem-amados, fórmula absurda porque só aplicável aos vivos. Xaire! Regozija-te! exclamavam os gregos, e sem razão maior. No Cristianismo, que não é só a mais pura porém a mais bela das sínteses filosóficas, quão melhor nos exprimimos com o nosso adeus!

Ele é uma prece, uma suprema recomendação do viajor ao grande Espírito de amor e misericórdia. Adeus, irmão e amigo!

Fonte:
Academia Brasileira de Letras.
http://www.academia.org.br

Alfredo Ciuffi Neto (Conto da Meia Noite)

A casa estava afastada do centro da cidade apenas dez minutos para quem vai de carro. Na frente, enormes portões de ferro forjado todo trabalhado se encarregavam de limitar a entrada e saída das pessoas que por ali passavam. Nas laterais, um gradio igualmente de ferro fundido delimitava toda a extensão do terreno, cuja área era imensa.

Um jardim composto de inúmeras variedades de plantas, na sua maioria exóticas, compunha um
cenário um pouco estranho e estarrecedor para quem do lado de fora observava. As plantas mal podadas se entrelaçavam umas com as outras, formando um emaranhado quase que indissolúvel. Folhas secas caídas pelo chão se misturavam com a grama alta e não cuidada, demonstrando o estado de desleixo de seus proprietários com o aspecto daquela velha mansão.

Havia uma ruela que saía logo após o portão de entrada e ia até à frente do velho prédio, que se achava em lenta desintegração através dos anos. Enormes janelas, cujas venezianas pareciam que iriam se desprender da parede de uma hora para outra com o balançar dos ventos fortes, nas noites de longas e tenebrosas tempestades.

O interior do “castelo”, como era conhecido por todos na cidade, durante a noite toda só era iluminado por grandes castiçais de porcelanas, cujas velas forneciam uma parca claridade aos seus aposentos. Sombras se avultavam pelas paredes longevas e úmidas projetadas pelas antigas peças do mobiliário, provocadas pela pouca luz que resplandecia no ambiente. Nas paredes velhos quadros retratavam seus moradores em poses sofisticadas e impeticadas, como só os bem antigos gostavam de posar com os seus familiares.

O casarão guardava todas as tradições de seus antepassados num empoeirado sótão, que abrigava no seu âmago os mais ínfimos segredos daquela família. E não eram poucos, conforme os ditos que corriam de boca em boca das pessoas da cidade. Hoje, não havia um só vivente que não tivesse medo até de passar na sua frente, dado às histórias que dele falavam.

Naquela noite de inverno de 1.830, estavam reunidos na sala, como sempre faziam após o jantar,
em volta da lareira que queimava em brasa troncos de árvores, gerando calor para aquecer o ambiente, seus primeiros proprietários, detentores de títulos de nobreza, como Condes, Viscondes, entre tantos outros. Ali eles estavam bebericando um delicioso licor importado da França, a “família dos Carpelos”.

Magnatas, donos de muitas propriedades na localidade, possuíam negócios de produtos extrativos, como canela, cravo entre tantos outros, distribuindo-os pela Europa toda, era uma família próspera, porém, guardavam a sete chaves um segredo.

Enquanto as labaredas do fogo aceso na lareira tremelicavam naquela noite, ouviu-se repentinamente um clamor aterrorizante de mulher que se misturava ao badalar da meia noite do antigo carrilhão. Aquele grito vinha de algum lugar daquela enorme mansão. Todos ficaram arrepiados e extasiados por alguns instantes, quando começou um corre-corre desvairado por entre os aposentos procurando identificar de quem era aquele berro horripilante e de onde ele vinha.

Não tardou, e por entre as frestas do assoalho de tábua, gotejava um sangue vermelho e semicoagulado vindo do sótão. Pingava intermitente, gota-à-gota sobre um tapete igualmente vermelho que se achava estendido no piso da sala. Todos correram para lá atônitos e desesperados. Arrombaram a porta e se depararam com o corpo ainda pulsante que se contorcia ao jorrar abundante do sangue pela garganta cortada. Era a filha mais velha do Sr. Carpelo. Ninguém, até hoje, sabe contar ao certo a causa de tanto desatino. Muitas histórias foram inventadas através dos anos. A que mais se aproximava da provável causa, dizia que a moça era debilóide e por esta razão vivia confinada naquele sótão sombrio, isolada de todos pelos seus pais, por vergonha de expor o nome da família tradicional à tão bisonha doença. Isso era muito comum naquela época onde os recursos da medicina ainda precários não possibilitavam nenhuma espécie de cura para estes tipos de casos.

Muitas gerações da família passaram pela velha mansão, que aos poucos foi se decompondo até o estado de abandono que se achava. Daí, que as lendas e os mistérios se proliferavam em torno do velho prédio, um pouco pelo seu aspecto descuidado, mas em grande parte gerava medo pela morte cruel que teve a filha do Sr. Carpelo, degolada a meia noite. Não se sabe se foi suicídio ou assassinato. A dúvida ainda permanece.

Ainda hoje lá está morando um casal de velhinhos, última geração da família, que contam com voz tremulante sobre o caso que indignou muita gente na época. Dizem eles que o sótão nunca mais foi visitado por ninguém. Nunca alguém ousou por os pés lá, mas que Ana Carpelo ainda perambula por entre as velharias guardadas e empoeiradas como se estivesse viva. Vez por outra arrasta seus móveis e cujo barulho se faz ouvir ecoando por todo o casarão, e que exatamente a meia noite do dia do aniversário de sua morte, o seu sangue goteja por entre as frestas das tábuas de madeira como que avisando a todos de sua eterna existência. O gotejar da vida se confunde com a morte, se mistura com o badalar do relógio e com o passar do tempo que insiste em não parar.

Fonte:
CIUFFI NETO, Alfredo. Contando contos. http://tutomania.com.br/file.php?cod=8165

Jerônimo Mendes

O ADMINISTRADOR

Formado em Administração de Empresas pela UNIFAE – Centro Universitário Franciscano do Paraná. Ao longo de 28 anos de carreira trabalhou em empresas como Klabin, ABS, Bamerindus, Texaco, Volvo e CSN.

Especialista em Logística Empresarial (2001) e Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local (2006), também pela UNIFAE, com dissertação voltada para os Fatores Condicionantes de Sucesso das Pequenas e Médias Empresas na Região Metropolitana de Curitiba.

O CONSULTOR

Especialista em Processo de Consultoria pelo IEA – Instituto de Estudos Avançados, de Santa Catarina, com foco em Gestão de Empresas, Planos de Negócios, Mudança Organizacional, Recursos Humanos e Planejamento.

Sócio-Gerente da Consult Consultoria de Gestão e Treinamento com a missão de assessorar empresas em todo o país com treinamentos e consultoria para elaboração de planos de negócios, reestruturação, planejamento estratégico e gestão integral.

O ESCRITOR

Autor do livro Oh, Mundo Cãoporativo! Lições e Reflexões, editado pela Qualitymark (RJ), destinado ao mundo dos negócios, com prefácio de Max Geringher.

Autor do livro Encontro das Estrelas, editado pela Editora Canção Nova, destinado ao público infantil. O livro foi aprovado pelo PNLD 2006 (Programa Nacional do Livro Didático) e adotado para ensino fundamental das Escolas Públicas do Estado de São Paulo.

Autor do livro Benditas Muletas, lançado pela Editora Vozes, destinado ao público em geral, em forma de textos de reflexões sobre os grandes dilemas da humanidade.

Escreve com freqüência artigos, contos e poemas, tendo publicado diversos trabalhos em jornais, revistas e sites especializados na Internet.

O PALESTRANTE

Com abordagem sobre o conteúdo dos seus livros e artigos, além do estudo e da observação permanente ao longo da carreira, as palestras são destinadas à melhoria do ambiente corporativo, ao sucesso pessoal e ao sucesso profissional dos participantes.

Com a utilização de imagens engraçadas, frases de impacto e recursos de som, as palestras abordam as alegrias e tristezas do mundo profissional e da vida pessoal com bastante humor, reflexão que se transformam em lições para tornar o ambiente profissional mais alegre e menos complicado.

O PROFESSOR

Professor de Empreendedorismo, Relações Humanas e Ética no Trabalho para cursos de Graduação no período de 2004 a 2005. Professor de Processo de Consultoria para cursos de Pós-Graduação.

Professor convidado pela UNIFAE para ministrar o módulo de Gestão Empresarial do Projeto Bom Negócio, desenvolvido pela Curitiba S/A e Prefeitura Municipal de Curitiba, destinado à capacitação de micro e pequenos empresários da Região Metropolitana de Curitiba.

O CIDADÃO

Natural de Ponta Grossa, mas viveu boa parte da infância e adolescência na localidade de Lagoa, município de Telêmaco Borba, norte do Paraná. Casado com Sandra Maria e pai de dois filhos, Guilherme e Rômulo Augusto. Reside em Curitiba há 25 anos.

Fonte:
http://www.jeronimos.com.br

Jeronimo Mendes (Bingles)

Aproxima-se a hora do pão nosso de cada dia, alimento preferido dos estudantes, principalmente daqueles que moram longe dos pais, ou melhor, das mães, é óbvio.

Subimos rapidamente pela André de Barros, eu e meu amigo Madalena, faceiros como nunca, reparando em tudo e em todos. Nossa alegria maior era buscar o pão quentinho na panificadora Real da Rui Barbosa, aquela dos Expressos, como fazíamos todas as tardes.

Na praça, a mesma poluição, o mesmo rush, as mesmas caras e bocas de sempre, filas e filas de batalhadores visivelmente cansados à espera do ônibus que nunca chega quando se tem um pouco mais de pressa .

O visual do estabelecimento era rotina, fila para pedir, pagar e levar, fila de pedintes e, disfarçadamente, fila de trombadinhas doidos pela nossa carteira cheia de documentos, dinheiro era raro.

Estudante de interior compra pão e mais nada. Vez por outra, um pãozinho de queijo e, quando muito, entre cinqüenta e cem gramas de mortadela.

Posicionados na fila, entreolhares correm soltos, de fila para fila, cliente para cliente, cliente para balconistas, vigia para clientes e transeuntes na calçada ou do outro lado da rua, onde as freadas do Expressão distraem a atenção da torcida com possibilidades constantes de atropelamento.

Madalena sorridente, companheiro inseparável de quarto e sala de aula, sempre animado, dentes à mostra, mais aberto que armário de estudante solteiro longe dos pais.

À porta, um momento de distração do vigia, preocupado com os pedintes que se aglomeram na entrada incomodando a clientela.

Enquanto aguardamos na fila, olhamos para o chão e avistamos um ticket de caixa registradora, ainda sem carimbo e nenhuma rasura, tal como exigiam as balconistas no atendimento. Era nosso dia de sorte, bastava escolher.

-Qual o valor, Madá ?
-CR$ 3,00 , cara !
-Uh, que beleza, dá pra comprar 30 pãezinhos.
-Que pãozinho nada, vamos escolher algo melhor !

Aguardamos pacientes a nossa vez de fazer o pedido, embora apreensivos, com o ticket valioso nas mãos e buscando na tabela de preços alguma coisa que coincidisse com o valor autenticado. Corremos os olhos para cima e para baixo e estava lá, o último item do canto inferior esquerdo, meio apagado, mas legível. Nosso estado emocional oscilava a olhos vistos. Malandros inexperientes, nunca ousamos nada semelhante.

Próxima parada: fila para pagar, o pão somente, onde o rapaz do caixa nunca foi visto bem humorado. Última parada: fila para retirar. Dividimos a responsabilidade, um com o pão e outro com a novidade, grátis.

Senhor de si , grita Madalena, cheio de razão :
-Um Bingles, por favor !

Todos os olhares de espanto se voltam para ele.
-O quê ? - Retruca a balconista, perplexa.
- Isso mesmo que você ouviu, tá na tabela, o último item ali.

Na hora contive o riso no dedão do pé, mais vermelho que pimentão, mas agüentei firme, nossa reputação estava em jogo.
-Que bingles o quê, moço ! É b ponto inglês, Bolo Inglês.

Sem saber se ríamos ou chorávamos, Madalena suaviza com presença de espírito impressionante:
-Tô brincando, é isso mesmo !

Nunca vi Madalena tão sério, mas nossa cara lavada garantiu o reforço do lanche noturno. Jantar, nem de longe. Suamos um pouco e saímos felizes da vida. A volta para casa foi animada, quase mijamos nas calças de tanto rir, apesar do susto. Se contarmos hoje para o dono, duvido que ele acredite.

Ficou a lição : Mentira tem perna curta.

Fonte:
MENDES, Jeronimo. Muito Além do Cotidiano (crônicas). Curitiba, 2001.

Castro Alves (O Navio Negreiro)

I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!
Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!
Que música suave ao longe soa!
Meu Deus! como é sublime um canto ardente
Pelas vagas sem fim boiando à toa!
Homens do mar! ó rudes marinheiros,
Tostados pelo sol dos quatro mundos!
Crianças que a procela acalentara
No berço destes pélagos profundos!
Esperai! esperai! deixai que eu beba
Esta selvagem, livre poesia
Orquestra — é o mar, que ruge pela proa,
E o vento, que nas cordas assobia...
..........................................................
Por que foges assim, barco ligeiro?
Por que foges do pávido poeta?
Oh! quem me dera acompanhar-te a esteira
Que semelha no mar — doudo cometa!
Albatroz! Albatroz! águia do oceano,
Tu que dormes das nuvens entre as gazas,
Sacode as penas, Leviathan do espaço,
Albatroz! Albatroz! dá-me estas asas.

II

Que importa do nauta o berço,
Donde é filho, qual seu lar?
Ama a cadência do verso
Que lhe ensina o velho mar!
Cantai! que a morte é divina!
Resvala o brigue à bolina
Como golfinho veloz.
Presa ao mastro da mezena
Saudosa bandeira acena
As vagas que deixa após.
Do Espanhol as cantilenas
Requebradas de langor,
Lembram as moças morenas,
As andaluzas em flor!
Da Itália o filho indolente
Canta Veneza dormente,
— Terra de amor e traição,
Ou do golfo no regaço
Relembra os versos de Tasso,
Junto às lavas do vulcão!
O Inglês — marinheiro frio,
Que ao nascer no mar se achou,
(Porque a Inglaterra é um navio,
Que Deus na Mancha ancorou),
Rijo entoa pátrias glórias,
Lembrando, orgulhoso, histórias
De Nelson e de Aboukir.. .
O Francês — predestinado —
Canta os louros do passado
E os loureiros do porvir!
Os marinheiros Helenos,
Que a vaga jônia criou,
Belos piratas morenos
Do mar que Ulisses cortou,
Homens que Fídias talhara,
Vão cantando em noite clara
Versos que Homero gemeu ...
Nautas de todas as plagas,
Vós sabeis achar nas vagas
As melodias do céu! ...

III

Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!
Desce mais ... inda mais... não pode olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue voador!
Mas que vejo eu aí... Que quadro d'amarguras!
É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ...
Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

IV

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."
E ri-se a orquestra irônica, estridente. . .
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual um sonho dantesco as sombras voam!...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...

V

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!
Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!...
São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . .
São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael.
Lá nas areias infindas,
Das palmeiras no país,
Nasceram crianças lindas,
Viveram moças gentis...
Passa um dia a caravana,
Quando a virgem na cabana
Cisma da noite nos véus ...
... Adeus, ó choça do monte,
... Adeus, palmeiras da fonte!...
... Adeus, amores... adeus!...
Depois, o areal extenso...
Depois, o oceano de pó.
Depois no horizonte imenso
Desertos... desertos só...
E a fome, o cansaço, a sede...
Ai! quanto infeliz que cede,
E cai p'ra não mais s'erguer!...
Vaga um lugar na cadeia,
Mas o chacal sobre a areia
Acha um corpo que roer.
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute... Irrisão!...
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!...
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! ...

VI

Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto! ...
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!...
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!

Fonte:
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/ . In Magister. CLP00 (CD-Rom)
http://www.aguiareal.com.br/ (imagem)

Cultura: Um Conceito Antropológico

Introdução

Pretende-se aqui delinear a evolução do conceito de cultura, pinçando idéias defendidas no passado tais como, o determinismo biológico, geográfico, antecedentes históricos do conceito de cultura, mostrando a conciliação da unidade biológica e da grande diversidade cultural da espécie humana. O desenvolvimento do conceito de cultura, idéias sobre a origem da cultura e teorias modernas sobre cultura organizacional e, fatores que compõem a cultura brasileira. Porém, ressalta-se que não se pretende esgotar a discussão nesta apresentação, pois a natureza e a amplitude do tema não permite findar esta discussão devido as perspectivas multidisciplinares e das diversas abordagens em que se pode visualizar o emprego e a intersecção do estudo da cultura, tais como a semiótica e a hermenêutica.

Origem da cultura e antecedentes históricos do conceito de cultura

O termo cultura segundo o Novo Dicionário da língua portuguesa significa “ato, efeito ou modo de cultivar. Complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característica de uma sociedade" (p.508). Porém no final do século XVIII e no princípio do século XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Mais tarde Edward Tylor (1832-1917) sintetizou os dois termos no vocábulo inglês Culture, que

"tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".

Segundo Laraia (1996: 25) com a definição acima apresentada Tylor abrange em suma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição a idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.

Há muito se estuda o comportamento dos animais, inclusive o comportamento do homem, com a finalidade de entender o que o conduz as atividades cotidianas e, as relações entre eles na formação dos grupos e na relação entre outros grupos. Confúcio (VX séc. a C.) enunciou que "a natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados" este é um pensamento compartilhado por vários estudiosos até a atualidade, inclusive adotado pelas ciências sociais quando se trata de estudos inerentes a cultura organizacional. Pois, não há como se aceitar algo como bom ou mal, sem uma análise prévia, quando esta não é prática em sua terra, isto vale para práticas de gestão sugeridas a serem adotadas em uma organização. Há que se observar e analisar as possibilidades de adequação.

Segundo Sahlins apud Laraia (1996: 24),
"(...) a posição da moderna antropologia é que a cultura age seletivamente, e não casualmente, sobre o seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura."

Apesar da evolução do conceito de cultura demonstrar que as questões biológicas e geográficas não interferem nas ações humanas, ainda existe alguns resquícios no que diz respeito as questões referentes a supremacia de raça (inteligência) e da melhor localização geográfica (nordeste brasileiro).

Desenvolvimento do conceito de cultura

O determinismo biológico, bem como o geográfico são idéias que no passado foram consideradas relevantes para conceituar cultura. Com o passar do tempo diversas investigações foram realizadas e chegou-se a conclusão de que estas teorias, apesar de terem sido importantes para o entendimento de algumas dimensões da natureza humana, apresentando limitações e inconsistência para o entendimento do conceito de cultura. Aí então, inaugura-se uma nova fase de estudos e interpretação de culturas.

Segundo Leibniz apud (Laraia, 1986) a natureza nunca age por saltos, analogamente conclui-se que, a cultura também não age por saltos, ela é resultado do acúmulo das ações dos homens, que inclusive altera a própria natureza, pois é necessário compreender a época em que se viveu e consequentemente o background intelectual de quem ou do que está se analisando.

A comunicação é um instrumento decisivo para a assimilação da cultura, pois a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação permeado por valores cristalizados, o que nos leva a afirmar que a linguagem humana é um produto da cultura. Daí a necessidade de identificar as determinadas formas de comunicação que atinja todos as pessoas da organização quando da transmissão de uma mensagem.

Pois, para Hoebel apud (Barros & Prates, 1996: 15),

"O homem é o único animal que fala de sua fala, pensa o seu pensamento, que responde à sua própria resposta, que reflete o seu próprio reflexo e é capaz de diferenciar-se mesmo quando está se adaptando as causas comuns e estímulos comuns".

Comportamentos compartilhados são componentes da cultura o que nos leva inclusive a afirmar que, teorias behavioristas (Watson - condicionamento), Cognitivista (Piaget-psicogenética) quando aplicadas, mesmo que inconscientemente por um grupo de pessoas determinam algumas características culturais em relação ao padrão de comportamento. Normas impostas por organizações determinam padrões de comportamento, marcando de forma indelével a cultura organizacional. Portanto, pode-se afirmar que diferenças culturais não são genéticas e sim adquiridas no decorrer do tempo.

"Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicar infinitamente, o homem é capaz de assegurar a retenção de suas idéias (...), comunicá-las para outros homens e transmiti-las para os seus descendentes como herança sempre crescente." (Turgot apud Laraia 1986, 27).

De acordo com Kluckhohn apud Geertz (1989: 14) cultura pode ser vista como:

“...o modo de vida global de um povo; 2) legado social que o indivíduo adquire do seu grupo; 3) uma forma de pensar, sentir e acreditar; 4) uma abstração do comportamento; 5)Uma teoria, elaborada pelo antropólogo, sobre a forma pela qual o grupo de pessoa se comporta realmente; 6) um celeiro de aprendizagem em comum; 7) um conjunto de orientações padronizadas para os problemas recorrentes; 8) comportamento aprendido; 9) um mecanismo para regulamentação normativa do comportamento; 10) um conjunto de técnicas para se ajustar tanto ao ambiente externo como em relação aos outros homens; 11) um precipitado da história.”

Ao correlacionar o conceito de cultura apresentado por Kluckhohn com a "praxis" organizacional, emerge daí padrões de comportamento (normas), processo de adaptação (símbolos e signos), tecnologia e componentes ideológicos (religião, mitos, cerimônias), ou seja, valores compartilhados pelos membros da organização, resultado do processo de individuação, isto é, de atitudes individuais que ao mesmo tempo que interfere no comportamento do grupo, interfere na atitude individual de cada membro da organização, resultando numa configuração impar de cultura organizacional.

Teorias modernas sobre cultura

A utilização da antropologia para a análise organizacional deve-se ao fato de que esta área do conhecimento consegue abranger as dimensões da linguagem, do simbolismo, do espaço, do tempo e da cognição. A abordagem antropológica intensificou-se na década de 80, inclusive gerando críticas pelo uso acrítico, explicando tudo e qualquer coisa através do conceito de cultura. Porém, para seus defensores o grande mérito desses estudos foi justamente chamar a atenção para a dimensão simbólica que permeia a organização e os seus grupos. A necessidade de encontrar os significados das relações entre os elementos da cultura de uma organização e que dão sentido ao quotidiano das mesmas justifica o apelo ao estruturalismo, do qual Geertz (1989) é um dos representantes.

Para Geertz (1989: 15) o conceito de cultura é essencialmente semiótico, que vem de encontro com o pensamento de Max Weber "que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu". Geertz concebe a cultura como uma "teia de significados" que o homem tece ao seu redor e que o amarra. Busca-se apreender os seus significados (sua densidade simbólica).

Um dos métodos utilizados para entender a cultura é a descrição etnográfica que se baseia nas palavras dos informantes e o pesquisador interpreta-a e compartilha os significados juntamente com seus informantes, ou seja, aqueles que na verdade possuem o roteiro simbólico do que concebem e articulam logicamente entre suas visões de mundo. O respeito rigoroso à visão que os nativos têm sobre os aspectos analisados (sobre si mesmo, seus conhecimentos e práticas cotidianas, sua concepção do mundo) é fundamental.

Ao se analisar a cultura organizacional sob a ótica antropológica, faz-se necessário interpretar e decodificar a visão de mundo subjacente aos sistema de gestão utilizados e praticados pelas organizações. Pois a prática etnográfica estabelece relações e sendo assim é dialógica, ou seja é uma via de mão dupla, na qual o mesmo objeto ou fato deve ser visto e sentido do mesmo modo, o que requer uma descrição densa do que se está diagnosticando, que segundo Goodenough apud Geertz (1989: 21) "a cultura (está localizada) na mente e no coração dos homens".

Alguns estudiosos contemporâneos tal como Schein, apresentam alguns modelos para diagnosticar a cultura organizacional. Para Schein apud Monteiro et.al.(1999: 74) as categorias para investigar o universo cultural de uma organização são:

1) Analisar o teor e o processo de socialização dos novos membros;
2) Analisar as respostas a incidentes críticos da história da organização;
3) Analisar as crenças, valores e convicções dos criadores ou portadores da cultura;
4) Explorar e analisar junto a pessoas de dentro da organização as observações surpreendentes descobertas durante as entrevistas
.

As categorias apresentadas por Schein vem sendo largamente utilizadas nas investigações sobre cultura organizacional, inclusive se tem chegado a algumas conclusões tais como: a importância do papel dos fundadores da organização no processo de moldar seus padrões culturais, que imprime sua visão de mundo aos demais membros da organização e, também sua visão do papel que a organização deve desempenhar no mundo.

Dentre os estudiosos da atualidade encontra-se Fleury, que apresenta o seguinte conceito de cultura organizacional:

Cultura organizacional é um conjunto de valores e pressupostos básicos, expressos em elementos simbólicos que, em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elementos de comunicação e consenso, como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação.” (Fleury, 1991: 06).

Smircich apud Monteiro et al. (1999: 73-74) propõe duas linhas de pesquisa a serem seguidas na investigação da cultura organizacional que são:

1) A cultura como uma variável, como alguma coisa que a organização tem, estas variáveis são independentes externa (cultura da sociedade onde a organização está inserida) e interna (produtos culturais como lendas, ritos, símbolos).
2) A cultura como raiz da própria organização, algo que a organização é, considerando a organização como um fenômeno social.

A cultura não é determinante nas tomadas de decisões em uma organização, mas influencia sobremaneira nas diretrizes e práticas a serem adotadas, pois é um instrumento de poder a ser utilizado pelos gestores.

Uma visão antropológica

Para Beyer & Trice (1986), o rito se configura como uma categoria analítica privilegiada para desvendar a cultura das organizações, que é composta por redes de concepções, normas e valores, que são tão tomados por certos que permanecem submersas à vida organizacional. Para Horton & Hunt (apud Fleury, 1989), a cultura é tudo aquilo que é apreendido e partilhado pelos membros de uma sociedade. Esse conceito utiliza-se do método funcional, ou seja, a sociedade sofreu segmentação causada pela divisão de trabalho. Para Hofstede (apud Fleury, 1989), a cultura se baseia em modelo de pensamento que se transfere de pessoa para pessoa. Apesar desses pensamentos situarem-se na mente das pessoas, ficam cristralizados nas instituições e nos produtos tangíveis de uma sociedade.

Já para Horton & Hunt (1980), a cultura é tudo aquilo que é socialmente apreendida e partilhada pelos membros de uma sociedade. Desta forma, conclui-se que a antropologia funcional explica a gênese da cultura de uma sociedade e que as subculturas nasceram dentro deste mesmo processo funcional, pelo motivo de a sociedade ter sofrido segmentação causada pela divisão de trabalho e ainda que cultura é adequada por surgir uma necessidade a ser satisfeita, e se manteve porque se provou ser conveniente para um fim colimado.

Lakatos (1979) define que a cultura é um modelador de comportamento e está presente em qualquer agrupamento de pessoas com características próprias a cada um deles. Malinowski (1965) afirma que a cultura não é estática e que acompanha as modificações da sociedade; desta forma conclui-se que a organização formal é dinâmica e assim se transforma de acordo com as interações sociais.

Fontes:
http://www.dad.uem.br/ . In E-Learning. Digerati. ELE 0001 (CD-Rom)
http://www.epa.adm.br/cultura.htm . In E-Learning. Digerati. ELE 0001 (CD-Rom)

Lenda Indígena (A Chefe Naruna: A Rebelião das Mulheres)

Naruna foi eleita governante de sua tribo por ser a mais bonita.

Governava seu povo com a altivez de uma rainha, quando chegaram à aldeia uns estrangeiros de uma tribo dispersa, da qual Jurupari era o chefe.

Naruna, apesar de sua rara beleza, ainda estava solteira, não por opção, mas porque seu coração não havia palpitado mais forte por nenhum guerreiro de sua tribo.

Sendo assim, acolheu os estrangeiros e entre eles, encontrava-se Date, o mais lindo e forte dos estrangeiros que mexeu com suas entranhas de mulher. Escolheu-o então, para ser seu marido.

Date, que também tinha ficado sensibilizado com a beleza e inteligência de Naruna, aceitou-a como esposa.

Marcaram o casamento para a próxima lua. Date temia desgostar à Jurupari, mas estava perdidamente apaixonado por Naruna. Jurupari soube o que se passava pela Mãe do Sono (seu próprio sono). Então partiu com pressa para a aldeia de Naruna, mas só chegou lá no dia do casamento.

Quando começou a entrega dos presentes, Naruna ficou admirada e ao mesmo tempo fascinada com a imponente presença de Jurupari. Como ainda não estava casada com Date, num impulso pediu-o em casamento. Jurupari recusou e se ofendeu. Naruna, cheia de ódio, mandou que seus guerreiros castigassem Jurupari. Naruna, seus guerreiros e todos os índios adormeceram, ficando como que petrificados com o poder de Jurupari.

Jurupari dirige-se a Date e diz:

-"Toma esta puçanga, governa este povo e submete-o às nossas leis. Quando Naruna acordar não se lembrará que foi chefe." A seguir desaparece na floresta.

Date colocou a puçanga, ordenou a Naruna que acordasse e fosse banhar-se no rio.

Naruna sentiu que havia perdido tudo, mas principalmente o poder de governar e então meteu-se em uma talha de cachiri e acabar de vez com seu sofrimento.

À hora da refeição, Date procurou em vão por Naruna. Colocou a puçanga no nariz e chamou-a. A talha, como se tivesse pernas parou junto dele. Date quebrou a talha e encontrou o corpo de Naruna, morta pelos vapores da fermentação do cachiri. Date enterrou-a e todas as noites ia chorar sobre sua sepultura.

Um dia, encontraram-no morto e ali mesmo foi enterrado junto a Naruna. A tribo pintou-se de urucum e maldisse Jurupari!

Na lenda, estamos diante de uma ginecocracia, isto é, um governo de uma mulher, no nosso caso, Naruna. Portanto, é possível afirmar, que já houve épocas, na Amazônia, que imperava o matriarcado, mas que esse direito foi perdido, com o aparecimento de Jurupari, o "Filho do Sol", que instituiu novas leis sociais. Todas as mulheres então, passaram a uma condição de inferioridade.

Não satisfeitas com a nova condição e tendo em vista à forte repressão masculina, muitas fugiram e outras, como é o caso de Naruna, que não conseguiu retomar o poder, preferiu matar-se.

Date, na lenda, é considerado um dos "Filhos do Sol", ou seja, pertencia a uma comunidade de homens, que respeitavam as duras leis de Jurupari.

O Jurupari, foi o responsável pela instituição secreta "Casa dos Homens", que nada mais é do que um divisor de águas entre homens e mulheres, ou seja, servia para impor o caráter patriarcal no seio das tribos.

SITUAÇÃO DAS MULHERES ENTRE OS KAIAPÓS

As mulheres indígenas também são feministas, conhecem seu valor e sabem se impor diante de seus maridos e companheiros.

Na nossa sociedade indígena, em quase todas as tribos conhecidas, há igualdade entre os sexos. As restrições a certos tipos de afazeres possuem raízes mitológicas e não preconceito em relação ao sexo.

Entre os Kaiapós, do grupo Jê, as meninas chegam a puberdade por volta dos onze anos e já recebem instruções de suas mães para a utilização da planta conhecida como "mehrã-kendiô" (gente não deixa gerar), um anticoncepcional natural, com a qual fazem chás que as esterilizam por mais de um ano.

Também fazem uso de pinturas e "arapê kamrik" (bandoleira de fios de algodão na cor vermelha), para mostrar que já estão na idade de iniciar-se sexualmente. Depois elas passeiam pela tribo e arredores, para serem perseguidas pelos homens solteiros e serem desvirginadas. Quando a situação é concretizada, elas relatam aos seus pais e o acontecimento é comemorado.

Daí em diante, passam a ser consideradas adultas e vão pertencer à categoria "mekraytuk", mulheres que possuem as coxas pintadas de preto, com direito a fazer amor com quem quiserem.

Os rapazes também passam por uma situação semelhante e são agarrados pelas mulheres. Depois de serem desvirginados, passam a pertencer à categoria menõrõnu e devem usar proteção peniana. Quando as duas categorias se encontram, praticam relações sexuais livremente.

TIPOS DE CASAMENTO ENTRE KAIAPÓS

Já o casamento entre os Kaiapós são de dois tipos. No "me-prõ-printi" (o casamento prometido ou de virgens). A cerimônia é chamada de "abénmó djuuó ngo", que significa "gente, uns aos outros, pão dá". Nela é realizada uma grande festa, onde são servidos beijus com castanha do pará. Durante a festa o casal recolhe-se a uma choça reservada aos nubentes, onde acontece o defloramento. Em seguida, o jovem marido deverá exibir seu pênis sujo de sangue ao Conselho dos Velhos. Caso não haja sangue, fica comprovado que o casal teria tido relações antes do casamento.

O outro tipo de casamento é o que ocorre entre aqueles que já foram iniciados sexualmente. É organizada também uma grande festa para os jovens casadouros formam semi-círculos em frente um do outro, e uma pajé manda uma moça escolher seu marido. Ela aponta o rapaz que mais lhe agradar e, esse não poderá recusar, pois caso contrário, será ridicularizado por seus companheiros. Nesse tipo de casamento não há pacto de fidelidade conjugal até que resolvam consolidar a relação com um filho.

As índias Yanomami casam-se após a segunda menstruação, o que ocorre com a idade de onze à treze anos. Com doze anos, muitas delas já têm filhos. As mulheres também participam das guerras, com medo de servirem de troféus para os vencedores.

A infidelidade feminina, muito constante nessa tribo, é perdoada em troca de uma punição: o irmão aplica uma surra nos amantes. Essa punição redime o adultério e a sociedade não condena mais a mulher.

Também o homem que gosta de se ausentar da tribo e sua mulher não fica contente com a situação, corre o risco de quando voltar já encontrar outro em seu lugar. E a mulher é sempre considerada herdeira inconteste e jamais perde a guarda de seus filhos.

RITUAL DAS AMAZONAS (MEBIÔK)

Apesar de toda essa liberdade feminina os Kaiapós, realizam uma vez ao ano o Mebiôk, o Ritual das Amazonas.

Durante sete dias, ou o período de uma lua, as mulheres se tornam donas da aldeia e instalam-se na "ngobe", ou seja, na Casa dos Homens, proibida às mulheres. Cabe aos homens realizar as tarefas femininas, preparando os alimentos e cuidando dos filhos. À noite, eles são chamados para atender as necessidades das mulheres e provarem que são viris. É como se a época do matriarcado retornasse. Na última noite, no encontro na "ngobe" completamente às escuras, sem mostrar quem realmente são, fazem sexo até o pajé anunciar a aurora. Elas vão tomar banho e depois voltam às suas casas e a sua vida normal.

Através desse ritual, as mulheres relembram a seus maridos de que, se não as tratarem bem, elas podem se rebelar, como já fizeram suas antigas ancestrais, as amazonas.

As lendas das Amazonas não estão presentes apenas na cultura Kaiapó. Enquanto os homens xinguanos (Kamayurá, Ywalapiti, Mehinaku ou Waurá) realizam rituais como Karytu, Yawari ou Kuarup, no qual, além da mensagem mítica, pretendem reafirmar seu poder na sociedade, valorizando a beleza, a força e o vigor dos homens, as mulheres, em oposição, celebram o Yamarikumã, o ritual das Amazonas.

Esse ritual representa a rebelião coletiva contra o desprezo e a humilhação de permanecerem como simples espectadoras, assistindo às demonstrações que consideram machistas. Reagindo, elas fazem o "moitará" (o comércio de troca intertribal), batem nos maridos, apropriam-se dos seus artesanatos e das flautas sagradas, cantam, dançam e lutam "huka-huka" e promovem uma festa tão grande quanto a masculina. Essa é a forma de demonstrarem que a qualquer momento podem repetir o episódio das amazonas guerreiras e viver isoladamente.

Fonte:
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendanaruna.htm

terça-feira, 13 de maio de 2008

Pedro Malasartes e o Urubu

Malasartes fez o urubu falar

Quando o pai de Pedro Malasartes entregou a alma a Deus, fez-se a partilha dos bens - uma casinha velha - entre os filhos; e tocou a Pedro uma das bandeiras da porta da casa, com o que ele ficou muito contente.
Pôs a porta no ombro e saiu pelo mundo. Em caminho viu um bando de urubus sobre um burro morto. Atirou a porta sobre eles e caçou um urubu que ficou com a perna quebrada.

Apanhou-o, pôs a porta às costas e continuou viagem. Obra de uma légua ou mais, avistou uma casa de onde sala fumaça, o que queria dizer que se estava preparando o jantar.

Pedro Malasartes, que sentia fome, bateu à porta e pediu de comer.

Veio atendê-lo uma preta lambisgóia que foi logo dizer à patroa que ali estava um vagabundo, com um urubu e uma porta, a pedir de jantar.

A mulher mandou que o despachasse, que sua casa não era coito de malandros.
O marido estava de viagem e a mulher no seu bem bom a preparar um banquete para quem ela muito bem o destinava. Neste mundo há coisas!
Pedro Malasartes, tão mal recebido que foi, resolveu subir para o telhado, valendo-se da porta que trazia e lhe serviria de escada. Subiu e ficou espreitando o que se passava naquela casa, tanto mais que sentia o cheiro dos bons petiscos.
Espiando pelos vãos das telhas viu os preparativos e tomou nota das iguarias, e ouviu as conversas e confidências da patroa e da negra.

Justamente na hora do jantar chegou o dono da casa que resolvera voltar inesperado da viagem que fazia.

Quando a mulher percebeu que ele se aproximava, mandou esconder os pratos do banquete e veio recebê-lo e abraçá-lo, muito fingida, muito risonha, mas por dentro queimando de raiva.

Vai dai mandou pôr na mesa a janta que constava de feijão aguado, paçoca de carne seca, dizendo:
- Por que não me avisou, marido? Sempre se havia de aprontar mais alguma coisa...

Sentaram-se à mesa.

Pedro Malasartes desceu de seu posto e bateu na porta, trazendo o urubu.

O dono da casa levantou-se e foi ver quem era. O rapaz pediu-lhe um prato de comida e ele chamou-o para a mesa a servir-se do pouco que havia. A mulher estava desesperada, desconfiando com a volta do Malasartes. Pedro tomou assento, puxou o urubu para debaixo da mesa, preso pelo pé num pedaço de corda. Estavam os dois homens conversando, quando de repente o Malasartes pisou no pé quebrado do bicho e este se pôs a gritar:

Uh! uh! uh!

O dono da casa levou um susto e perguntou que diabo teria o bicho. Pedro respondeu muito sério:
- Nada! São coisas. Está falando comigo.
- Falando! Pois o seu bicho fala?!
- Sim senhor, nós nos entendemos. Não vê como o trago sempre comigo? É um bicho mágico, mas muito intrometido.
- Como assim?
- Agora, por exemplo, está dizendo que a patroa teve aviso oculto da volta do senhor e por isso lhe preparou uma boa surpresa.
- Uma surpresa! Conte lá isso como é.
- É deveras! Uma excelente leitoa assada que está ali naquele armário...
- Pois é possível! Ó mulher, é verdade o que diz o urubu deste moço?

Ela com receio de ser apanhada com todo o banquete e certa já de que Pedro sabia da marosca, apressou-se em responder:
- Pois então? Pura verdade! O bicho adivinhou. Queria fazer-te a surpresa no fim do jantar.

E gritou pela preta:
- Maria, traz a leitoa.

A negra veio logo correndo, mas de má cara, com a leitoa assada na travessa.

Daí a pouco Pedro Malasartes pisou outra vez no urubu que soltou novo grito. O dono da casa perguntou:
- O que é que ele está dizendo?
- Bicho intrometido! Está candongando outra boca, bicho!
- O que é?
- Outras surpresas...
- Outras!
- Sim senhor: um peru recheado...
- É verdade, mulher?
- Uma surpresa, maridinho do coração! Maria, traz o peru recheado que preparei para teu amo.

Veio o peru. E pelo mesmo expediente conseguiu Pedro Malasartes que viessem para a mesa todas as iguarias, doces e bebidas que havia em casa.

Ao fim do jantar, o dono da casa, encantado com as proezas do urubu, propôs comprá-lo a Pedro Malasartes que o vendeu muito bem vendido, enquanto a mulher e a preta bufavam de raiva, crentes também no poder mágico do bicho, que assim seria um constante espião de tudo quanto fizessem.

Fechado o negócio, Pedro Malasartes partiu satisfeito e vingado.

De como Malasartes vendeu o urubu

O dono da casa vendo que o urubu de Pedro Malasartes era encantado e sabia descobrir todos os segredos, propôs-lhe comprá-lo.

Malasartes, pescando que estava em véspera de fazer um bom negócio, encareceu ainda mais as virtudes do urubu e pediu este mundo e o outro.

O homem vacilou em fechar o negócio, e Pedro, justamente quando uma preta velha veio trazer café a sala, disse ao dono da casa de modo que a mucamba ouvisse:
- Este bicho é deveras encantado, patrão. ele é capaz de descobrir outras coisas que se passam em sua casa sem o senhor saber.
- Não me diga isto!
- É o que lhe digo. Mas, para que ele não emudeça e possa contar tudo que tenha visto, é preciso que haja o maior cuidado para que nenhuma mulher lhe verta água na cabeça. E, se quiser experimentar, deixe-o esta noite ficar no corredor, que amanha teremos que saber muitas novidades.

O homem aplaudiu a proposta e prometeu comprar o urubu se saísse certo o que lhe dizia o Malasartes.

Mas a preta que tinha ouvido a combinação mal saiu da sala foi contar tudo à senhora, que ficou muito assustada, pois que, naquela noite, havia de receber a visita do sacristão da vila, e não sabia como arranjar para que o urubu candongueiro não pusesse tudo a perder.

A preta teve uma luz, e disse que não havia perigo, pois ela se encarregaria de verter água na cabeça do urubu para que ele perdesse o encanto.

Às tantas da noite todos se foram acomodar, tendo Malasartes cuidado de deixar o bicho no corredor, fazendo de sentinela.

Lá para a virada da noite, a dona da casa, pé que pé, veio abrir a janela, por onde saltou para dentro o sacristão, enquanto a preta estava fazendo o que prometera na cabeça do urubu.

Quando o bicho se viu com a cabeça toda molhada, não teve mais conversa - tico! e deu uma bicada na preta lá onde quis e ela ficou segura, e vai então a negra soltou um grito.

A senhora, temendo que o marido despertasse, correu para arrancar a sua mucamba do bico do bicho. Agarrou-a pelo braço, mas não houve meio. A rapariga, então no auge do aperto, apegou-se no braço da senhora que se pôs também a gritar. O sacristão acudiu para ver se podia ajudar as duas a se desvencilharem. Mas, já a este tempo, Pedro Malasartes havia despertado o dono da casa. E os dois correram a ver o que era e encontraram aqueles três assim como estavam.

E vai então o dono da casa descobriu tudo, desancou o sacristão a pau, moeu os ossos tanto da senhora como da escrava e resolveu comprar o urubu.

Mas ai é que foi a história. Pedro Malasartes pediu pelo bicho cinco contos de réis. Abate que não abate, o homem teve mesmo de encorropichar o cobre, vintenzinho por vintenzinho, e Pedro Malasartes, deixando ficar o urubu, de quem se despediu chorando, pôs-se a caminho, mas vendo no pátio da fazenda uma carneirada, resolveu levá-la também e foi tocando como se fosse dono dela.

Fontes:
http://victorian.fortunecity.com/postmodern/135/pedromala.htm
http://climashopping.jacotei.com.br/ (imagem)

Lenda do Equador (Nunkui, criadora das plantas)

(Lenda Shuar - Equador)

Há muitos anos, quando os shuaras recém começavam a povoar as terras orientais do Equador, a selva não existia. Em seu lugar se estendida uma terra manchada apenas por escassas ervas. Uma destas era o unkuch, o único alimento dos shuaras.

Graças ao unkuch, os shuaras puderam suportar durante muito tempo a aridez da areia e o calor sufocante do sol equatorial.. Lamentavelmente, um dia, a erva de foi e os shuaras começaram a desaparecer lentamente.

Alguns, recordando outras desgraças, colocaram a culpa em Iwia e Iwianchi, seres diabólicos que desnudavam a terra comendo tudo quanto existia; mas outros continuaram seus esforços para encontrar o ansiado alimento. Entre estes havia uma mulher:Nuse. Ela, vencendo seus temores, buscou o unkuch entre os lugares mais ocultos e tenebrosos, mas tudo foi inútil. Sem desanimar, voltou onde estavam seus filhos e, contagiando-os com seu entusiasmo, reiniciou com eles a busca.

Seguindo o curso do rio, caminharam muitos dias; mas à medida que transcorria o tempo, o calor agoniante dessas terras terminou por aplastá-los. Assim, um a um, os viajantes caíram estendidos na areia.

Inesperadamente, sobre a transparência do rio, apareceram pequenas rodelas de um alimento desconhecido: a yuca. Ao vê-las, Nuse se lançou ao rio e as tomou. Apenas provou esse fruto saboroso e doce, sentiu seu animo renascer misteriosamente e, em seguida, correu a socorrer seus filhos. De pronto, percebeu que alguém a observava lá do vento. Inquieta, voltou seus olhos por todos os lados, mas só viu a solidão cinza do deserto e, de súbito, surgiu uma mulher de beleza primitiva.

Nuse recuou assustada, mas ao descobrir a doçura do rosto desta mulher, perguntou-lhe:
-Quem és, senhora?

-Eu sou Nunkui, a dona e soberana da vegetação. Sei que teu povo vive numa terra desnuda e triste, onde apenas cresce o unkuch, mas...
-O unkuch já não existe! Era nosso alimento e desapareceu. Por favor, senhora, sabe onde posso achá-lo? Sem ele, todos os de meu povo morrerão.
-Nada lhes acontecerá, Nuse. Tu demonstraste valentia e por isso te darei, não só o unkuch, mas todo o tipo de alimento.

Em segundos, ante os olhos surpresos de Nuse, apareceram galhos de ramas perfumadas.

Nuse ficou extasiada ppois jamais tinha visto nada semelhante: a paisagem era majestosa e a música que cantava a floresta, lhe havia roubado o coração.

Nunkui continuou:
-e para teu povo, que hoje luta contra a morta, te obsequiarei uma menina prodigiosa que tem a virtude de criar o unkuch e a yuca que comeste e ...
-Graças Nunkui, graças!

Nunkui desapareceu e em seu lugar surgiu a menina prometida.

Nuse ficou deslumbrada pelo que havia visto e ainda não saíra de seu assombro quando a pequena a guiou. Tão à vontade chegou a se sentir que desejou permanecer ali para sempre. Contudo, a lembrança de seu povo a entristeceu. Então, a pequena, filha de Nunkui – como logo a chamaram – anunciou-lhe que além também, no território dos Shuaras, a vegetação cresceria majestosa. Então, alvoroçada, Nuse reanimou seus filhos e retornou ao seu povo.

Quando chegaram, a menina cumpriu a promessa e a vida dos Shuaras mudou por completo. A dor foi esquecida. As plantas se elevaram nas hortas e cobriram o solo de esperanças.

Fonte:
http://victorian.fortunecity.com/postmodern/135/equador.htm