segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Naiker Dàlmaso (Trovas Capixabas)



Amizade verdadeira
se prova com lealdade.
Do contrário, é traiçoeira,
só traz infelicidade.
= = = = = = = = = 

Ao nascer a gente chora.
Quando jovem, quantos ais!
Velho sabe, não demora
– tempo é menos, que mais.
= = = = = = = = = 

Brotam suspiros no peito,
também lágrimas no olhar.
Os versos que tenho feito,
de você me faz lembrar.
= = = = = = = = = 

Da trova faço um buquê, 
com versos do coração; 
cheirosa feito você, 
a rosa da inspiração!
= = = = = = = = = 

Desde o albor da mocidade, 
ébrio amor que enaltecemos, 
bebo doses de saudade, 
da ebriez que já vivemos!
= = = = = = = = = 

Desta vida eu agradeço 
tudo, tudo, até má sorte! 
Não há erro num tropeço, 
toda queda me fez forte.
= = = = = = = = = 

Em busca dos meus anseios,
me desfiz em mil pedaços;
me perdi nos devaneios
até cair nos seus braços!
= = = = = = = = = 

Esta rosa e quatro espinhos
que abrandou meu coração,
perfumou os meus caminhos,
deu à vida mais razão.
= = = = = = = = = 

Há de rir quem encontrar 
a luz da felicidade. 
Mas quem não sabe chorar, 
nunca vai rir de verdade. 
= = = = = = = = = 

Imaturo, fraquejei,
com medo das frustrações…
Mas cada vez que esquivei,
chorei por mais ilusões!…
= = = = = = = = = 

Lembro bem do meu lugar,
salpicado de esplendor;
Onde as ondas vêm beijar,
bate a rede o pescador!…
= = = = = = = = = 

Na exaustão do sofrimento 
que lacera e amarga o peito, 
o poeta em desalento, 
faz dos versos o seu leito. 
= = = = = = = = = 

Nas águas que me banhei,
do seu quente litoral,
anseios, sonhos, deixei
nas ondas de coqueiral!
= = = = = = = = = 

Nas andanças dessa vida,
antes de te conhecer,
fiz coisas que Deus duvida,
e o diabo nem quis ver!
= = = = = = = = = 

Nas veredas dessa vida, 
vou plantando os versos meus… 
Pra faze-la mais florida, 
antes de dizer adeus! 
= = = = = = = = = 

O barco, seu passaporte,
pro portal da imensidão…
Pescador de braço forte,
o mar é seu ganha-pão.
= = = = = = = = = 

Olho a noite e lembro em pranto, 
nessa ocasião lunar, 
que hoje o céu é seu recanto, 
e a saudade o meu lugar.
= = = = = = = = = 

O nosso amor tem efeito
poético! E me envolvendo,
quanto mais amor no peito,
mais trovas eu vou fazendo…
= = = = = = = = = 

Os castanhos olhos seus:
uma flecha de harmonia.
Que após atingir os meus,
fez minha vida em poesia!…
= = = = = = = = = 

Perfeita combinação:
é café com poesia.
Um preenche o coração,
o outro nos dá energia.
= = = = = = = = = 

Quantos ais, ó dura vida, 
os espinhos foram tantos! 
Porém tu, minha querida, 
foste a cura dos meus prantos.
= = = = = = = = = 

Quem o sonho realiza,
sem perder os seus valores,
encara a dor, se humaniza,
dos espinhos colhem flores!…
= = = = = = = = = 

Se a vida é obra de arte,
o Artista teve a destreza,
que você fizesse parte
da mais linda natureza!
= = = = = = = = = 

Sem ter fé, és indefeso 
no estirão para o futuro; 
Igual não teres aceso 
nenhum fósforo no escuro.
= = = = = = = = = 

Ser feliz é uma sina,
na arte de viver a vida;
ou trabalha a disciplina,
ou acabará ferida.
= = = = = = = = = 

Se triste, do trilho escapo,
e falso sorriso trago.
Deixo de sentir-me um trapo,
só com o seu terno afago.
= = = = = = = = = 

Todo pai é um gigante!
A seu filho dá-se inteiro.
Força e fé edificante –
o Grão Mestre conselheiro.
= = = = = = = = = 
Naiker Dàlmaso é de Vila Velha/ES

Fonte> https://versifica.blog/

Nenhum comentário: