sábado, 2 de outubro de 2021

Magnus Kelly (Florilégio de Trovas)


A madrugada eu transpunha
tendo a calçada por guia
e singular testemunha
da história que eu construía…
= = = = = = = = = = =

Ante o costume danado
d’eu te querer tanto assim,
devia, sim, ser pecado
o teu desprezo por mim!
= = = = = = = = = = =

Com sua bela pureza,
dos seus vinte e oito sons,
a Trova, traz a beleza
retratada em vários tons.
= = = = = = = = = = =

Dê-me um pedaço de chão,
ó, governante mesquinho,
para que eu possa ter pão
e construir o meu ninho.
= = = = = = = = = = =

É nas orações que faço
que agradeço, a cada dia,
guiar-me ao Pai, cada passo
desta minha travessia…
= = = = = = = = = = =

Mané quis cantar de galo...
fez um funaré na festa:
armou-se com um gargalo;
findou com galo na testa!
= = = = = = = = = = =

Na poeira... adormecidos...
retratos já desbotados
relembram sonhos vividos;
e, outros, apenas sonhados…
= = = = = = = = = = =

Na poeira das lembranças,
cenas de dias risonhos;
de tristezas; de esperanças;
de amores; cantares; sonhos…
= = = = = = = = = = =

Na rota dos seus carinhos,
meu coração clandestino,
se perdeu pelos caminhos,
sem alcançar seu destino.
= = = = = = = = = = =

No Dia dos Namorados,
juras de eternos amantes,
apagam passos errados;
reacendem traços marcantes…
= = = = = = = = = = =

Noite escura traz o brilho
do manto estelar distante,
mostrando ao velho andarilho
o que, de fato, é importante...!
= = = = = = = = = = =

Outrora, afoito e bonito,
laçava toda potranca;
agora, somente as fito,
sou só moleza e pelanca!…
= = = = = = = = = = =

Qual peça de atos tristonhos,
que o tempo escreve, um a um,
a vida nos ceifa os sonhos,
sem mandar recado algum.
= = = = = = = = = = =

Quando papai fez partida,
eu tive, então, que ter punho
para dar sequência à vida,
baseado em seu rascunho.
= = = = = = = = = = =

Quatro pessoas na cama
(dois filhos em nós grudados)...
e a gente sorri e se ama,
no Dia dos Namorados…
= = = = = = = = = = =

Sob a Lua, um Trovador,
em frente ao velho sobrado,
é o signo do terno amor
e das paixões do passado.
= = = = = = = = = = =

Supermercado... que espanto!
Será que, agora, emagreço,
com a metade do tanto
custando o dobro do preço?!

Nenhum comentário: