sábado, 29 de janeiro de 2022

Baú de Trovas XLI


O amor, para ser gostoso,
jamais deve ser pamonha!
Tem de ser escandaloso,
cego, surdo e sem-vergonha...
A. A. DE ASSIS

Lá vêm os noivos chegando!
Assisto a festa... e depois,
fico invejoso pensando
na festa só deles dois...
ADAUTO GONDIM

A caminho do cartório,
ante o fado me prosterno:
— perto dela... é o purgatório!
E longe dela... o inferno!
ANTÔNIO TORTATO

De tanto falar asneira,
com franqueza, o Dr. Caio
mais parece uma toupeira
com ares de papagaio...
APARÍCIO FERNANDES

Quem da sogra fala mal,
naturalmente se esquece:
neste mundo cada qual
tem a sogra que merece.
AUGUSTO ASTÉRIO DE CAMPOS

Fui ao cinema contigo
e ficamos de mão dada.
Do nosso amor eu sei tudo,
do filme não soube nada!...
CECIL RAMON MODESTO

Quando o doutor Serafim
deixou, rico, a medicina,
a Morte gemeu assim:
— Como vou ficar mofina!
CELSO FURTADO DE MENDONÇA

O boquinha, volta e meia,
bebendo pela cidade,
é sempre de cara cheia
que enfrenta a cara metade...
COLBERT RANGEL COELHO

Apesar de tão variável
em beleza e sentimento,
a mulher é incomparável
naquele certo momento...
DAMIÃO MENDONÇA DE SANTANA

Se a mulher é admirável,
tome um bom chá de cautela,
— pois ela será variável
na proporção em que é bela!...
DIOMEDES SANTOS

De tua boca engraçada,
fonte de loucos desejos,
eu nunca esperei mais nada
senão tolices e beijos.
DJALMA ANDRADE

Engraçado, mas profundo,
não sei se já percebeste:
hoje, as almas do outro mundo
têm medo das almas deste.
DURVAL MENDONÇA

— Doutor, desejo cortar
do cão o rabo que agita.
Não quero vê-lo abanar
quando a sogra me visita...
ÉDISON RUIVO DE SOUZA

Quando eu era gato novo,
miava pelos telhados.
Hoje, que sou gato velho,
ninguém ouve meus miados...
EDSON MACEDO

Minha sogra não reclama
o tratamento que eu dou.
Até de filho me chama
— só não diz que filho eu sou...
ÉLTON CARVALHO

O meu guarda-chuva tem
este mistério tamanho:
— Se o levo, a chuva não vem,
mas se o deixo... tomo um banho!
HERALDO LISBOA

Tinha a sogra falecido
e ele triste se mostrou.
Surgiu breve um desmentido,
e o coitado, então, chorou.
ILDEFONSO DE PAULA

É tão feio e gordo, eu creio
que não se chega a um acordo:
se ele é mais gordo que feio,
se ele é mais feio que gordo.
J. DIAS DE MORAES

Do jeito em que a moda vai,
de uma coisa eu me convenço:
— não demora, e a mulher sai
de bota, peruca... e lenço!
JORGE ROCHA

— Mamãe, a nossa empregada,
desse jeito, assim, não vai!
Após beijar meu irmão,
correu e abraçou papai!...
JOSÉ MARIA DO VALLE E SILVA

Jurou eterna viuvez...
Chorou tanto e ~ quem diria...
durou apenas um mês
a solidão de Maria!...
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA

Um homem muito magrinho
não pode, em boa verdade,
casando com mulher gorda,
chamar-lhe "cara metade".
LÍDIA CORREIA SERRAS PEREIRA

São tão caros, atualmente,
os remédios, seu Doutor,
que não fazem bem à gente...
fazem bem ao vendedor.
MAGDALENA LÉA

Passei os olhos, ligeiro,
no seu olhar proibido,
e sobre mim vi primeiro
os olhos do seu marido.
MURILO G. LOPES

Desquitadas mãe e filha,
tem a nota igual fadário.
Conclusão: nessa família,
o desquite é hereditário.
NELSON VA2

A mulher, ou por vaidade,
ou por ser demais esperta,
depois de uma certa idade,
não tem mais idade certa!
NERO DE ALMEIDA SENA

Neste mundo interessante
há muito doutor de beca,
que, em vez de mente brilhante,
tem o brilho na careca.
PAULO EMÍLIO PINTO

Certos críticos se impõem
como mestres de poesia...
Mas os versos que compõem,
Santo Deus, que porcaria!
RODRIGUES CRÊSPO

Não tendo de quem falar,
cuspindo infâmias a esmo,
costuma se confessar
pra falar mal de si mesmo!...
SYLVIO MACHADO

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: