segunda-feira, 11 de abril de 2022

Baú de Trovas XLVI


Pôr do sol, campos desertos,
e o pinheiro então parece
estar de braços abertos
a sussurrar uma prece ...
Adílson de Paula
Joaquim Távora/PR

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Senti, no suave cheiro
que o vento me trouxe agora,
que o vento passou primeiro
pela rua onde ela mora!
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Quando a noite se desata
e o véu de sombras descerra,
a lua derrama prata
sobre as misérias da terra.
Carolina Ramos
Santos/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Diz um fantasma ao colega:
Hoje, a moda é dadivosa
lençol branco, como é brega,
chique mesmo é ... cor de rosa!
Dirce Davenia Guayato
Londrina/PR

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Torno os meus dias risonhos,
apesar da alma sofrida,
sendo alpinista de sonhos
pelas montanhas da vida!...
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ

= = = = = = = = = = = = = = = = =

A página amarelada
de um álbum, quase esquecido,
tem a lembrança velada...
De tanto tempo perdido.
Elisa Alderani
Ribeirão Preto/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

O sol que é fonte de luz
e dá vida à plantação,
se torna calvário e cruz
quando seca o meu sertão!
Eugênio Carvalho Jr.
João Pessoa/PB

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Quando o sol, em tons vermelhos,
se põe em lenta agonia,
põe-se a tarde de joelhos,
chorando a morte do dia.
Ferreira Nobre
Fortaleza/CE

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Esta saudade me deixa
sozinho na contramão.
Meu coração já se queixa
de viver na solidão.
Filemon Francisco Martins
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

A ponte é sempre quem liga
as margens, fazendo o bem!
Que nesta vida eu consiga
ser uma ponte também!…
Harley Clóvis Stocchero
Almirante Tamandaré/PR, 1926 – 2005

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Dobrando esquinas a esmo,
correndo ruas sem fim,
eu vou buscando a mim mesmo,
perdido dentro de mim...
Izo Goldman  
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP    

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Amor, dádiva Divina,
semente humilde e perfeita;
a luz que nos ilumina
pela caminhada estreita.
João Batista Xavier Oliveira.
Bauru/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Em pleno outono do adeus
nesse meu céu tão tristonho,
fazei surgir, ó bom Deus,
a lua cheia do sonho!
José Valdez de Castro Moura
Pindamonhangaba/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

É na surdina, eu suponho,
juntinho à mulher querida,
que a vida se torna sonho
e o sonho se torna vida.
Julimar Andrade Vieira
Aracajú/SE

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Cada trova que concebo
- e que tanto te extasia -
é nova taça que bebo
na fonte da fantasia!
Lacy José Raymundi
Garibaldi/RS

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Nossos pinheiros, brilhantes,
sobre a serra e em meio ao ar,
lembram taças borbulhantes
fazendo um brinde ao luar!
Lucilia Alzira Trindade Decarli
Bandeirantes/PR

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Espera…! Que eu te proponho,
pois a ausência é triste sina:
- Sê a musa do meu sonho,
que o meu sonho não termina…!
Mara Melinni Garcia
Caicó/RN

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Cativa dos teus encantos,
a saudade traiçoeira
pôs em meus olhos mais prantos
que as águas da cachoeira!
Maria Lúcia Daloce
Bandeirantes/PR

= = = = = = = = = = = = = = = = =

O que dói, às vezes sara.
O que sara, não castiga.
A ponte que nos separa
pode ser a que nos liga.
Miguel Russowsky  
Santa Maria/RS ,1923 – 2009, Joaçaba/SC  
 
= = = = = = = = = = = = = = = = =

A saudade, de mansinho,
sorrateira... vai chegando
sempre que vê no caminho
um lenço branco acenando...
Milton S. Souza   
Porto Alegre/RS, 1945 – 2018, Cachoeirinha/RS

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Neste abraço em que te aperto,
com a beatitude de um monge,
sinto meu amor tão perto...
Minha esperança tão longe!
Nilton da Costa Teixeira  
Monte Alto/SP, 1920 – 1983, Ribeirão Preto/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Meu coração suburbano
tu conheces muito bem!
Tem muito do amor humano
que preenche o teu também!
Paulo Roberto Oliveira Caruso
Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Busquei no universo um dia,
uma resposta eficaz;
que transformasse a poesia
num hino de amor e paz!!!
Professor Garcia
Caicó/RN

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Ao te encontrar, velha agenda,
lá no fundo da gaveta,
meu passado se desvenda...
És a minha “caixa-preta”!
Renato Alves
Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Escrevo, reluto... E assim
da tristeza eu vou fugindo.
O escritor que habita em mim
me ensina a sofrer sorrindo.
Rita M. Mourão
Ribeirão Preto/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Por dentro, a dor que não diz;
no rosto, um sorriso aberto;
quem demonstra ser feliz,
tem sempre amigos por perto!
Selma Patti Spinelli
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Chove há hora... Choro tanto...
Eu e o céu somos iguais...
- Cada qual vertendo um pranto,
já nem sei quem chora mais!...
Sérgio Bernardo
Nova Friburgo/RJ

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Ubiratã*, você traz
entre as suas tradições,
a vocação para a paz
vinda de antigas nações.
Sinclair Pozza Casemiro
Campo Mourão/PR

* Para a cidade de Ubiratã, interior do Paraná.
= = = = = = = = = = = = = = = = =

Minhas flores na varanda
guardaram beijos do vento.
Seu perfume de lavanda
desfolhou meu pensamento.
Solange Colombara
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

A montanha neblinada,
quando foge à nossa vista,
é a natureza enciumada
que esconde o quadro do artista.
Tharcílio Gomes de Macedo
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Hoje, há desdém em teu riso
e desamor em teus atos!...
E em busca do teu sorriso,
procuro velhos retratos!
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = =

Navegamos todos nós
em água desconhecida,
sem conhecermos a foz
da imensa fonte da vida...
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba/PR

Nenhum comentário: