sexta-feira, 10 de março de 2023

Luiz Otávio (Um coração em ternura…) 10


BOA FÉ

Creio em ti e sem favor…
Sabes bem que é mesmo assim!
E em mim tu crês, meu amor,
bem mais do que creio em mim!...
= = = = = = = = =

COMISERAÇÃO

Poupou-me, Deus não querendo
que eu filhos viesse a ter,
pois não quis me ver sofrendo,
vendo os meus filhos sofrer...
= = = = = = = = =

DESINTERESSADO

Glórias, riqueza, esplendor,
nunca te dei... e nem tive...
Porém, mais dura um amor
quando com pouco ele vive…
= = = = = = = = =

DEVOÇÃO

Com tanta pureza, tanta
bondade em teu coração,
não és rainha, mas santa,
no altar da minha Paixão...
= = = = = = = = =

"DIA SANTO''

Se teu amor é perfeito,
outro não vás procurar...
O "dia-santo" foi feito
para a gente o bem guardar...
= = = = = = = = =

DIAS FELIZES

Dias felizes assim,
jamais, amor, eu passei…
Valem tanto para mim
que nunca os esquecerei….
= = = = = = = = =

DÚVIDA

O que meu filho herdará?
(Esta dúvida me atrai...)
— Da mãe a franca alegria,
ou a tristeza do pai?!
= = = = = = = = =

É A VIDA...

Se foi sua alma ferida,
não culpe à Vida, rapaz...
— Não é má ou boa a Vida...
É só Vida... e nada mais...
= = = = = = = = =

INCOMPREENSÍVEL

Porque Deus dá filho a alguém
que o recebe como um mal,
e o nega, às vezes, a quem
alimenta este ideal?!…
= = = = = = = = =

INIGUALÁVEL

Se trazes em ti, querida,
um amor igual ao meu,
ninguém jamais nesta vida,
amor assim conheceu...
= = = = = = = = =

INTROSPECÇÃO...

Sucessos n'Arte… na Clínica...
(…E a Calma que já morreu?!…)
— Não venceste a Vida, não...
A vida é que... te venceu...
= = = = = = = = =

MEDO

Minha vida é tão serena,
eu sou tão feliz enfim,
que tenho medo que um dia
não seja feliz assim...
= = = = = = = = =

MEU LAR FELIZ

Você viu casas maiores,
ricos lares conheceu…
Nunca viu porém, um Lar
tão feliz como este meu...
= = = = = = = = =

MEU SILENCIOSO LAR

Neste Lar há tanta Paz,
e uma quietude sem par,
que em seu beiral ao Crepúsculo,
vêm as pombas descansar...
= = = = = = = = =

OS BOTÕES DE ROSA

— Quem só deseja encontrar
no futuro lar; bonança,
entre rosas há de achar
um chorinho de criança...
= = = = = = = = =

PUREZA

Esta manhã azulada
sem uma nuvem sequer,
faz lembrar a bem amada -
teu coração de mulher…
= = = = = = = = =

RAÍZES

No teu peito, deixa o Bem
criar bem fundas raízes…
Pois quanto mais longas forem,
mais horas terás felizes...
= = = = = = = = =

RECEIO

Tenho medo que esta Vida,
de lutas e desenganos,
modifique esta alma simples,
que eu carrego há tantos anos!
= = = = = = = = =

SOLIDARIEDADE

(Vendo vários coqueiros unidos)

Nasceram juntos... e unidos,
olham a vida que passa,
na Ventura embevecidos,
ou enfrentando a Desgraça…
= = = = = = = = =

UMA SÓ...

Deves ter uma só alma,
em qualquer ocasião...
Sê sincero embora sofras!
Traz bem puro o coração!
= = = = = = = = =

ÚNICO...

Se há Lares com formosura
e coisas de mais valor,
não há Lar com mais Ventura,
nem casal com mais amor…

Fonte:
Luiz Otávio. Um coração em ternura…: poesias. RJ: Irmãos Pongetti, 1947.

Nenhum comentário: