domingo, 20 de agosto de 2023

XXII Concurso de Trovas do CTS e UBT/Caicó (Trovas Premiados)


ÂMBITO NACIONAL
VETERANO (A)

TEMA: ANDANÇA (S)

1. lugar
Sérgio Bernardo
Nova Friburgo/RJ

Se angústia a pressa nos causa,
segue a estrada com cuidado,
porque uma andança sem pausa
é apenas caminho andado.
= = = = = = = = =

2. lugar
Elvira Drummond
Fortaleza/CE

No carrossel de lembranças,
que o tempo teima em girar,
visito as minhas andanças
e reaprendo a sonhar...
= = = = = = = = =

3. lugar
Ailto Rodrigues
Nova Friburgo/RJ

Cadeirante que tem pulso,
transpassa qualquer fronteira,
na andança em que preza, o impulso,
de Deus pulsando a cadeira!...
= = = = = = = = =

4. lugar
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP

Meu coração quer mudanças
e, embora eu sempre as descarte,
aprendi, nessas andanças,
que mudar também faz parte!
= = = = = = = = =

5. lugar
Maria Lúcia Spadarotto Neves
Itaperuna/RJ

Nas minhas andanças, pai,
aprendi a ter coragem,
quando me disseste: - Vai,
mas leva a fé na bagagem!
= = = = = = = = =

6. lugar
Jerson Lima de Brito
Porto Velho/RO

Sempre firme na conduta,
sei que cada cicatriz
conta uma história de luta
das andanças que já fiz.
= = = = = = = = =

7. lugar
Maria Madalena Ferreira
Magé/RJ

Mesmo após anos de andança,
e sem um rumo seguro,
eu não perdi a esperança
de encontrar o que procuro!!!
= = = = = = = = =

8. lugar
Sérgio Ferreira da Silva
São Paulo/SP

Alheia às minhas lembranças,
segues caminhos sem fim,
mas não vês que, nas andanças,
deixas pegadas em mim.
= = = = = = = = =

9. lugar
Maria Dulce de Lima Pessoa
Tabira/PE

Pelas andanças da roça,
palco que o tempo desfez,
quem sabe? ... talvez eu possa
voltar sorrindo outra vez!
= = = = = = = = =

10. lugar
Arlindo Tadeu Vagem
Juiz de Fora/MG

Cansado da minha andança,
já no fim da caminhada,
raspo o tacho da esperança
e não encontro mais nada!
= = = = = = = = =

11. lugar
Edy Soares
Vila Velha/ES

O velho regando as plantas
do seu canteiro, pranteia...
lembrando as andanças, tantas,
onde a saudade vagueia.
= = = = = = = = =

12. lugar
Márcia Jaber
Juiz de Fora/MG

Nas andanças desgarradas,
das almas de triste sina,
existem mágoas veladas,
nesta dor que pune e ensina.
= = = = = = = = =

13. lugar
Mário Moura Marinho
Sorriso/MT

Lembro-me bem das andanças
com vovô pelo jardim...
Se o tempo apaga as lembranças,
a saudade acende em mim!
= = = = = = = = =

14. lugar
Edweine Loureiro da Silva
Saitama/Japão

A vida é uma caminhada
que vai deixando lembranças.
Leva ao tudo, leva ao nada...
mas valem sempre as andanças!
= = = = = = = = =

15. lugar
Paolo Giovanelli
Nova Friburgo/RJ

São as constantes andanças
que o amor faz no coração,
a luz que guia as mudanças
na busca da perfeição...

= = = = = = = = =
ÂMBITO NACIONAL
NOVO (A) TROVADOR (A)

= = = = = = = = =

TEMA: ANDANÇA (S)

1. lugar
Rosinéa Siqueira
Campos dos Goytacazes/RJ

Encontrei na minha andança
pela estrada do passado,
recordações de criança,
num casebre abandonado.
= = = = = = = = =

2. lugar
Olivaldo Gomes da Silva Junior
Mogi Guaçu/SP

Nesta andança sem tamanho
em que me ponho a vagar,
tanto perco quanto ganho
ao ver o mundo girar.
= = = = = = = = =

3. lugar
Darcy Bandeirante de Azevedo Costa
Taubaté/SP

Andei mas não encontrei,
em toda andança que fiz,
todo o amor que desejei
para me fazer feliz!
= = = = = = = = =

4. lugar
Hudson de Almeida
Alfenas/MG

Cada oração me faz crer
que com fé, muita esperança,
se faz mais um renascer
no chão da pungente andança!
= = = = = = = = =

5. lugar
Wilson Guerreiro Pinheiro
Cabedelo/PB

Na minha andança sem fim,
com toda a fé eu caminho,
buscando um novo jardim
que dê rosas sem espinho.

= = = = = = = = =
ÂMBITO ESTADUAL
= = = = = = = = =

TEMA: MEMÓRIA(S)


1. lugar
Hélio Alexandre Silveira e Souza
Natal/RN

Saudade é dor compulsória
que a vida expõe, sem clemência,
nas páginas que a memória
insiste em dar preferência.
= = = = = = = = =

2. lugar
Professor Garcia
Caicó/RN

Recordo a infância e, sonhando,
a memória, em seus escombros,
mostra meu pai caminhando,
feliz comigo, em seus ombros!
= = = = = = = = =

3. lugar
Lucélia Santos
Patu/RN

Memórias restam somente,
de tudo que nós vivemos...
do amor que cobrou da gente
muito mais do que fizemos.
= = = = = = = = =

4. lugar
Marciano Medeiros
Parnamirim/RN

Para o museu dos vencidos,
um pobre idoso, sem glória,
resgata os sonhos perdidos
nos escombros da memória.
= = = = = = = = =

5. lugar
Carlos Alberto (repentista)
São José do Seridó/RN

Em nossa vida ilusória,
há velhice e há mocidade;
e o tempo faz da memória,
um canteiro de saudade!
= = = = = = = = =

6. lugar
Eva Yanni de Araújo Garcia
Caicó/RN

Da infância, lembro aventuras
e o tempo guarda as histórias
das brincadeiras mais puras
que enfeitam minhas memórias!
= = = = = = = = =

7. lugar
Isaac Jordão de Souza Araújo
Jucurutu/RN

Fomos tanto de nós dois,
mas no fim, nossas histórias,
sem previsão de um depois,
hoje são vagas memórias.
= = = = = = = = =

8. lugar
Troya D’Souza
Santa Cruz/RN

Fiz um cofre para os medos
nos escombros da memória,
onde eu escondo os segredos
que assombraram minha história.
= = = = = = = = =

9. lugar
Francisco Gabriel
Natal/RN
É grande a dor e a plangência
na minha vida ilusória,
por saber que a tua ausência
não sai da minha memória.
= = = = = = = = =

10. lugar
Manoel Cavalcante
Pau dos Ferros/RN

As memórias, na verdade,
mesmo que invisivelmente,
são coágulos de saudade
no fundo da alma da gente.
= = = = = = = = =

11. lugar
Marcos Antonio Campos
Natal/RN

A luz da memória alcança
a tosquia dos carneiros,
como era branca a festança
da guerra dos travesseiros.
= = = = = = = = =

12. lugar
Theo Netto
Santo Antônio/RN

Quem somos, o que fazemos
e o que em vida semeamos...
As memórias que colhemos,
são as mesmas que plantamos.
= = = = = = = = =

13. lugar
Aida Maria de Faria
Caicó/RN

Essa angústia que me invade
bagunçando a minha história,
é fagulha de saudade
no fervilhar da memória.
= = = = = = = = =

14. lugar
Mara Melinni
Caicó/RN

Minha memória cansada
vai, feito a folha perdida,
sem saber da própria estrada
nem saber da própria vida!
= = = = = = = = =

15. lugar
Hélio Pedro Souza
Natal/RN

São tantos fatos da vida
compondo as nossas histórias,
mas da senda percorrida
só guardo boas memórias.
 
Fonte: Prof. Garcia

Nenhum comentário: