segunda-feira, 2 de março de 2020

Doce Aconchego das Trovas n. 8


Quando adormeço, tristonho,
vejo-te em sonhos, querida!
— E a vida fica mais sonho!
— o sonho fica mais vida!
APARÍCIO FERNANDES
*
Teus olhos negros, na face
de jaspe, causam delírio:
é como se a gente olhasse
dois melros dentro de um lírio!
COSTA GOMES
*
Servo de um rosto moreno,
a quem sirvo com prazer,
basta-me um simples aceno
para alegrar-me o viver!
CRISÓSTOMO DE SOUZA
*
A noite do esquecimento
não se fez para quem ama:
vives no meu pensamento
como no sol vive a chama!
CUNHA MENDES
*
Saudade vai, por favor,
por este mundo sem fim:
segreda ao meu doce amor
que não se esqueça de mim.
DALILA MAIA DE CARVALHO
*
Eu que tenho a alma perdida,
no lirismo das esquinas,
vivo sempre uma outra vida,
nos olhos dessas meninas. . .
DILCEU DO AMARAL
*
Se ao partir tu me deixaste
tamanha recordação,
pede a Deus Nosso Senhor
que me mande uma ilusão!
DIRCE DE OLIVEIRA
*
Se você chegasse agora,
ó meu Deus, que bom seria!
Mandava a tristeza embora
e a saudade mataria!,,,
E. WERNECK
*
Tu não sabes que te adoro
cada dia sempre mais.
Se soubesses, eu seria
o mais feliz dos mortais!
EDMO FROSSARD PAIXÃO
*
Multipliquei os teus beijos,
guardei-os no coração.
Mas nem sempre meus desejos
querem só recordação...
ELZA CAPANEMA LEITÃO
*
Como se já não bastasse
a saudade que eu sentia,
veio a dor do desencanto
— eu chorava e você ria..,
ELZA TABORDA GALLIAC DA SILVA 

*
A vida? Que importa a vida,
se nela eu vivo a cantar
uma canção refletida
pela luz do teu olhar!
EVARISTO DE SOUZA
*
És jovem, frágil, medrosa,
e o mundo é rude e violento:
sempre sofro ao ver a rosa
sacudida pelo vento...
GABRIEL VANDÔNI DE BARROS
*
Eu sempre te procurei,
bem de longe eu te segui.
Agora, que te encontrei,
nos teus braços me perdi...
GERALDO DE MORAIS BARBOSA
*
O maior bem desta vida
em teus olhos me sorri:
— Como é bom gostar, querida,
como é bom gostar de ti!
GERSON DOS REIS
*
Quando tu passas por mim,
assim sorrindo, Maria,
minha tristeza tem fim:
vai-se a noite... vem o dia…
JOSÉ IGNÁCIO PEREIRA
*
Se quiseres meu amor,
terás também meu carinho:
tem a doçura do mel
e a embriaguez do bom vinho!
HELENARA
*
Se todo o bem que me queres
é tão grande quanto dizes,
sou, das mulheres felizes,
a mais feliz das mulheres!
HERMÍNIA BASILE NOGUEIRA DA SILVA

 *
Chuva que turva as estrelas,
não caia com força, não.
Há largas brechas nas telhas
do meu frágil coração.
HILDA ARAÚJO
*
Destino findo e bizarro
o do ninho no barreiro:
em duas peças do barro,
cabe o paraíso inteiro!
HUGO RAMIREZ
*
Lembram, num trejeito findo,
esses teus lábios. Maria,
duas pétalas abrindo
numa silente harmonia!
HUMBERTO FELICIANO DE CARVALHO
*
Se você na mocidade
muitos beijos recebeu,
pode morrer de saudade,
mas de amor você viveu.
ILDEBRANDO SISNANDO
*
Na tua boca vermelha,
na tua boca mimosa,
já vi pousar uma abelha,
pensando que era uma rosa.
ISIMBARDO PEIXOTO
*
Para esquecer minhas mágoas,
procuro em ti não pensar.
Mas... qual o rio que as águas
consegue à foz recusar?
ISNARD GIORELLI
*
No teu seio é que a doçura
sempre incita os meus sonhares,
meu pensamento se aninha
como a andorinha nos ares.
J. H. DE SÁ LEITÃO
*
Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: