sexta-feira, 14 de maio de 2021

1º Concurso de Pantun do Brasil 2020-2021 (Resultado Nacional/Internacional)


CTS/UBT SEÇÃO CAICÓ-RN

104 Pantuns Recebidos


1º Lugar:
Luiz Hélio Friedrich
(Curitiba/PR)


PANTUN DO AMOR E PERDÃO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
para que eu possa sentir,
não precisar de perdão
e nosso amor ressurgir.

Para que eu possa sentir
nascendo nova paixão
e nosso amor ressurgir...,
...abra-me o seu coração!

Nascendo nova paixão
assim, também eu renasço;
abra-me o seu coração,
envolva-me em grande abraço!

 Assim, também eu renasço;
e peço, a voz embargada:
-Envolva-me em grande abraço,
não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

2º Lugar:
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
(Juiz de Fora/MG)

PANTUN DO PRISIONEIRO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
vou lhe dizer, sem rancor,
não precisar de perdão
por roubar o meu amor.

Vou lhe dizer, sem rancor,
com afeto verdadeiro,
por roubar o meu amor,
você me fez prisioneiro.

Com afeto verdadeiro,
iluminando os meus passos,
você me fez prisioneiro
no aconchego dos seus braços.

Iluminando os meus passos,

nesta prisão encantada
no aconchego dos seus braços,
não fale, não diga nada.
= = = = = = = = = = =

3º Lugar:
Lucrecia Welter Ribeiro
(Toledo/PR)


PANTUN DA ACOLHIDA

 Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

 
Aperte mais minha mão,
enquanto o silêncio fala.
Não precisar de perdão
é acolher a quem resvala.
 
Enquanto o silêncio fala,
renovemos a promessa!
É acolher a quem resvala
que faz o amor não ter pressa.
 
Renovemos a promessa

sentindo o aperto de mão
que faz o amor não ter pressa
ao pulsar do coração!
 
Sentindo o aperto de mão
e a promessa renovada,
ao pulsar do coração,
não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

4º Lugar:
Lilia Maria Machado Souza
(Curitiba/PR)


PANTUN DA VOZ DO VENTO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
o amor outra chance implora.
Não precisar de perdão
aponta-nos nova aurora.

O amor outra chance implora,
não desperdice o momento.
Aponta-nos nova aurora,
a voz que se ouve no vento.

Não desperdice o momento,
a sua mão eu aceito.
A voz que se ouve no vento
ecoa a voz em meu peito.

A sua mão eu aceito.
A palavra inconfessada
ecoa a voz em meu peito.
Não fale, não diga nada.

= = = = = = = = = = =

5º Lugar:
Vanda Fagundes Queiroz
(Curitiba/PR)

PANTUM DA VOZ NO GESTO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
para a falta cometida
não precisar de perdão,
que errar faz parte da vida.
 
Para a falta cometida,
vale a pena compreender
que errar faz parte da vida...
Perdoe, sem nada dizer.
 
Vale a pena compreender:
Silêncio é voz eloquente!
Perdoe, sem nada dizer,
é um gesto suficiente.
 
Silêncio é voz eloquente!
Minha mão sendo apertada
é um gesto suficiente...
Não fale, não diga nada!
= = = = = = = = = = =

6º Lugar:
César Augusto Ribas Sovinski
(Curitiba/PR)

PANTUN DO PERDÃO
 
Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,  
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.   
(Amália Max/PR)
 
Aperte mais minha mão,
enxugue a face molhada.
Não precisar de perdão
já é página virada.
 
Enxugue a face molhada,
entre, a casa está tão fria.
Já é página virada
a promessa feita um dia.
 
Entre, a casa está tão fria,
venha aquecer nosso lar.
A promessa feita um dia
não vale a pena lembrar.
 
Venha aquecer nosso lar.
Tola promessa jurada
não vale a pena lembrar.
Não fale, não diga nada.

= = = = = = = = = = =

7º LUGAR:
Arlindo Tadeu Hagen
(Juiz de Fora/MG)


PANTUN DA GRATIDÃO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
com ternura e suavidade.
Não precisar de perdão
é quase felicidade.

Com ternura e suavidade,
sigamos juntos, querida;
é quase felicidade
ter um amor nesta vida.

Sigamos juntos, querida,
vivendo o que há pela frente.
Ter um amor nesta vida
bendiz a vida da gente.

Vivendo o que há pela frente,
uma prece sussurrada
bendiz a vida da gente:
não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

8º Lugar:
Jerson Lima de Brito
(Porto Velho/RO)

PANTUN DA CUMPLICIDADE

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

Aperte mais minha mão
quando um erro sem valor
não precisar de perdão
neste lar cheio de amor.

Quando um erro sem valor
encontra a luz da brandura,
neste lar cheio de amor
nenhuma crise perdura.

Encontra a luz da brandura
seu olhar, na turbulência;
nenhuma crise perdura
perante o dom da indulgência.

Seu olhar, na turbulência,
recebe missão sagrada:
perante o dom da indulgência,
não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

9º Lugar:
Edy Soares
(Vila Velha/ES)


PANTUN DO REGRESSO
 
Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

 
Aperte mais minha mão;
perceba em nossa ansiedade,
não precisar de perdão,
quem deixou tanta saudade.
 
Perceba em nossa ansiedade:
A partida é sempre ingrata…
Quem deixou tanta saudade,
 por amor, não se maltrata!
 
A partida é sempre ingrata…
Nunca mais me diga adeus.
Por amor, não se maltrata…
Cole os seus lábios nos meus!
 
Nunca mais me diga adeus,
tire essa roupa molhada,
cole os seus lábios nos meus…
Não fale, não diga nada!
= = = = = = = = = = =

10º Lugar:
Alba Helena Corrêa
(Niterói/RJ)


PANTUN DO CORAÇÃO CULPADO...
                                                                 
Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
e sentirá, de repente,
não precisar de perdão
por um erro tão frequente...

E sentirá, de repente,
quando o amor foge à razão,
por um erro tão frequente,
o culpado é o coração.  

Quando o amor foge à razão,
o deslize é preterido,
o culpado é o coração.
Venha, em silêncio, querido!

O deslize é preterido:
sinto minha alma lavada.
Venha, em silêncio, querido:
Não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

11º Lugar:
Márcia Jaber
(Juiz de Fora/MG)


PANTUN DA RECONCILIAÇÃO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão,
para essa mágoa pungente
não precisar de perdão,
ir-se embora, simplesmente.

Para essa mágoa pungente,
a dominar-me, sem dó,
ir-se embora simplesmente,
basta uma palavra só.

A dominar-me, sem dó,
toda essa angústia da ausência...
Basta uma palavra só,
qual um beijo em sua essência.

Toda essa angústia da ausência,
pela paixão, avivada
qual um beijo em sua essência...
Não fale, não diga nada.

= = = = = = = = = = =

12º Lugar:
Silvania Maria Costa
(Campo Mourão/PR)


PANTUN DO SILÊNCIO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

Aperte mais minha mão,
no momento de partir.
Não precisar de perdão,
ajudará prosseguir.
 
No momento de partir,
não se detenha por mim.
Ajudará prosseguir,
não ver que choro no fim.

Não se detenha por mim,
palavras não são seu forte.
Não ver que choro no fim,
suponho que seja sorte.
 
Palavras não são seu forte,
deixe-me, silente, a estrada.
Suponho que seja sorte,
não fale, não diga nada.

= = = = = = = = = = =

13º Lugar:
Lóla Prata
(Bragança Paulista/SP)


PANTUN DAS PAZES

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

Aperte mais minha mão,
me abrace forte, lhe digo,
não precisar de perdão
quem é meu mais doce abrigo.

Me abrace forte, lhe digo,
evite que tudo acabe.
Quem é meu mais doce abrigo,
vai impedir que eu desabe.

Evite que tudo acabe
por promessa descumprida;
vai impedir que eu desabe,
grande amor da minha vida!

Por promessa descumprida,
não paremos a jornada,
grande amor da minha vida!
Não fale, não diga nada!

= = = = = = = = = = =

14º Lugar:
Malu Bontorin
(Curitiba/PR)


PANTUM DO BEIJO SELADO

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)


Aperte mais minha mão
e, mesmo sem seu amor,
não precisar de perdão:
- Preciso de seu calor!

E, mesmo sem seu amor,
venha do ato de bondade,
preciso de seu calor:
-Deite, sinta-se à vontade.

Venha do ato de bondade,
o bem, sempre é revelado...
Deite, sinta-se à vontade,
será um beijo selado...

O bem sempre é revelado,
com ou sem hora marcada;
será um beijo selado,
não fale...não diga nada.

= = = = = = = = = = =

15º Lugar:
Edweine Loureiro da Silva
(Saitama/Japão)


PANTUN DA PROMESSA QUEBRADA
 

Não fale, não diga nada,
aperte mais minha mão,
faça a promessa quebrada
não precisar de perdão.
(Amália Max/PR)

 
Aperte mais minha mão,
para a nossa despedida
não precisar de perdão
em nova curva da vida.
 
Para a nossa despedida
ser uma boa lembrança,
em nova curva da vida
mantenhamos a esperança.

Ser uma boa lembrança
também se torna alegria:
mantenhamos a esperança
no entardecer deste dia.
 
Também se torna alegria
a despedida calada.
No entardecer deste dia,
não fale, não diga nada.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fiel Depositário: Francisco Gabriel Ribeiro
Coordenador Final: Professor Garcia

Julgadores:
Mara Melinni
Professor Garcia
Rozani Garcia

Fonte:
Resultado enviado pelo Professor Garcia

Nenhum comentário: