sábado, 4 de agosto de 2012

Ademar Macedo (O Trovadoresco n. 86 - agosto de 2012)

Trovas Potiguares

Sem riqueza e sem estudo,
mas firme em cima dos trilhos,
meu pai para mim foi tudo
que tento ser pra meus filhos!
–José Lucas de Barros–
O retrato na moldura,
da corrosão, dá sinais!
mesmo assim, guarda a candura
da graça de nossos pais!
–Prof. Garcia/RN–

O meu Pai fez minha estrada
asfaltou e plantou flores,
também em cada palmada
calejou-me para as dores.
–Severino Campêlo–

Olhos fundos; enfadonhos,
tez crestada, mão ferida...
Só você, pai, por meus sonhos,
foi capaz de dar a vida...!
–Manoel Cavalcante–

Adotando bons conselhos
das faculdades morais,
os filhos serão espelhos
da retidão de seus pais.
–Djalma Mota–

Meu Pai, com nervos de aço,
tudo fez, por mim lutou;
por isso inda hoje eu faço
tudo o que ele me ensinou!
–Zé de Sousa–

Papai era tão sereno,
e seu afeto era tanto,
que até seu falar ameno
me soava um acalanto.
–Ubiratan Queiróz–

Meu pai era um homem pobre
quanto ao sentido do ter,
mas foi sempre muito nobre
quanto às virtudes do ser.
–Tarcísio Fernandes/RN–

Ser pai, é ter na verdade,
um pouco de amo e tutor,
é ter além da hombridade,
ingênuos gestos de amor.
–Fabiano Wanderley–

Nem dor, nem desesperança,
senti ao Papai morrer.
Eu era assim... tão criança,
que nem sabia sofrer!...
–Ademar Macedo–

Trova-Riso

Explicava, minha amiga,
os muitos filhos que tem:
- De dia o marido briga,
de noite... fica de bem...
(Izo Goldman/SP)

Quando um pinguço gagueja
e não se firma nos pés,
diz: tomei uma cerveja,
mas já tomou mais de dez...
(Maria Nascimento/RJ)

Sua trova – uma obra-prima –
não tem se classificado!?
Quando ele acerta na rima,
o verso é de pé quebrado!
(Arlindo Tadeu Hagen/MG)

Quem sempre conta lorota,
fica marcado e na mira:
verdade que dele brota
vale igual a uma mentira.
(Milton Souza/RS)

Meu marido é um “veranista”.
Adora uma “temporada”...
“Comparece”.. igual turista..
uma vez por ano e...”nada”!
(Jaime Pina da Silveira/SP)

Devo-te oitenta! Mas quero
pagar-te em nota de cem...
- Me empresta mais vinte! Espero
devolver no mês que vem!
(Renato Alves/RJ)

- Ó, Maria, eu vim cobrar
uma dívida! É o padeiro!
- Você vai ter que esperar,
estou pagando ao leiteiro!
(Marina Bruna/SP)
"Limpou" o supermercado
e desculpou-se ao ser presa:
- Não é roubo, delegado,
é mania de limpeza!
(Maria Dolores Lopes/MG)

Regeu a banda o Divino
mas agora, aposentado,
seu famoso bombardino
já se encontra enferrujado !
(Elen de Novais Felix/RJ)

Ao perder a direção,
quis o instrutor da Roberta
fugir de uma contramão
e entrou numa curva aberta.
(Doralice Gomes da Rosa/RS)

Simplesmente Trovas…

Ficou mais lento o meu passo?
Caminharei mesmo assim.
Só temeria o cansaço
se me cansasse de mim...
–(Newton Vieira /MG )

Sob a mesma nostalgia,
a saudade, sem pudor,
sobrevive, todo dia,
à ausência do teu amor!
–(Mara Melinni/RN )

Ela tem carisma e o porte
que uma rainha revela;
e eu tenho mais: tenho a sorte
de reinar ao lado dela!
(José Ouverney/SP)

Em festa que se renova
– plena de Fraternidade –
a verdade se comprova:
a trova não tem idade.
(Almira Guaracy Rebêlo/MG)

Ah! Jesus, que maravilha
se em Ti se inspirasse o rei!
e a paz, o amor, a partilha
enfim se tornassem lei!
(A. A. de Assis/PR)
Torno-lhe a cruz mais pesada,
mais espinhosa a coroa,
e, sem reclamar de nada,
tudo Jesus me perdoa...
(Darly O. Barros /SP)

O prêmio que eu mais queria
- e pelo qual peço a Deus –
é viver a fantasia
de unir teus sonhos aos meus!
(João Freire Filho/RJ)

A caridade amplifica
o sentimento Cristão
que tão bem se multiplica
quando é feita a divisão.
(Eliana Ruiz Jimenez/SC)

Quando pela vida passas,
displicente e linda assim,
o mundo, sem tuas graças,
perde a graça para mim.
(Gabriel Bicalho/MG)

Antes que nada mais sobre,
deixa-me ser, por favor,
ao menos a rima pobre
num de teus versos de amor!
(Vanda Fagundes Queiroz/PR)

A Saudade em Quatro Versos

Disse Deus à humanidade:
“Crescei e multiplicai”,
é nesta cumplicidade
que o homem se torna pai.
(Francisco Macedo/RN)

Herdei de ti, pai querido,
essa força de condor
que te fez, sendo um vencido,
ter ares de vencedor.
(Lilinha Fernandes/RJ)

A cadeira que, na sala,
num balanço vem e vai...
acorda a saudade e fala
das lembranças de meu Pai..
–Lucy Sother Rocha/MG–
Com a luz, pai, que me deste,
do teu meigo olhar profundo,
eu vejo - no mundo agreste,
toda a beleza do mundo.
(Anis Murad/RJ)

O Cantinho da Poesia

A bíblia explica com classe
a quem lê de vez em quando,
mesmo na face apanhando
deve dar a outra face,
toda pessoa que nasce
Deus quer que pratique o bem,
disse o pastor de Belém
o messias prometido:
eu mesmo sendo ferido
não devo ferir ninguém.
(Nonato Costa/CE)

Casinha à beira da estrada
com chão de terra batida,
fiz do teu portão de entrada
o meu portão de saída,
parti morto de saudade
tangendo os sonhos da idade
pelas estradas da vida!
(Prof. Garcia/RN)

COMPADECIDO...
–Oscar Macedo/RN–


Não tendo a quem contar as minhas dores,
ao velho mar me dirigi um dia.
Para aumentar porém meus dissabores,
reconheci que ele também sofria.

Confidente dos homens sofredores,
cobriu-se, ao ver-me, de uma espuma fria
e num gesto de quem confidencia
pôs-se a escutar tranquilo os meus clamores.

Contei-lhe tudo , confessei as mágoas,
mais profundas, talvez, que suas águas,
mostrei-lhe enfim meu coração dorido.

E o mar que até então ficara mudo,
ouvindo a triste narração de tudo,
pôs-se a chorar de mim compadecido.
–––––––––
APOIO: GRÁFICA PADRE JOÃO MARIA - Tel: 3207-5862
EMAIL: aleixograficapejoaomaria@gmail.com

Nenhum comentário: