sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Baú de Trovas LXIX


Eu tenho fé nas pessoas,
em todas, sem exceção,
que todas elas são boas,
quando lhes damos a mão.
A. A. de Assis
Maringá/PR
= = = = = = = = =

Sempre que a felicidade
passa no meu coração,
é como sobre um presidio
a sombra de um avião!
Adelmar Tavares +
Recife/PE, 1888 – 1963, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = =

Encerra muitos encantos
um conceito de verdade;
uns morrem livres e quantos
morrem pela liberdade.
Alcides Vasques +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Cultivar ressentimentos!
Atividade infeliz!
É querer que o ferimento
dure mais que a cicatriz!
Altair F.de Carvalho
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Conheço alguns imbecis,
todos cheios de "Excelência",
que devíamos saudar:
— Como está Vossa Jumência?
Amândio Naia
Lisboa/Portugal
= = = = = = = = = = =

Todos corações no mundo
na solidão e nos medos,
perdidos, levam, no fundo,
guardados, os seus segredos...
Ana Maria Jório Marcondes
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Fora meu anjo da guarda,
pois cada um tem o seu,
- dona do meu coração:
é mais um que Deus me deu!
Antonio Spanemberg
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Na saleta bem escura
trata-se o pobre noivado.
— Fundo respeito à feiúra
da noiva e do namorado.
Arlindo Barbosa
Matias Barbosa/MG
= = = = = = = = = = =

Em política, de ordinário,
sem encontrar outro leito,
fica o sujeito sujeito
a muito tipo precário...
Augusto Linhares +
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Todos os sonhos quebrados
no seu passado carente
poderão ser completados
nas ações do seu presente.
Aurora Mendes +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Eu vi minha mãe rezando
Aos pés da Virgem Maria,
Era uma Santa escutando
O que a outra Santa dizia...
Barreto Coutinho +
Limoeiro/PE, 1893 – 1975, Curitiba/PR
= = = = = = = = =

Fui moço, cheio de viço,
amei, ri, pintei o sete!
Hoje estou mais fora disso
do que umbigo de vedete...
Calixto de Magalhães +
Barra do Piraí/RJ
= = = = = = = = =

De despedidas, apenas,
compõe-se, afinal, a vida:
— mil despedidas pequenas
e uma Grande Despedida!
Carlos Guimarães +
Rio de Janeiro/RJ, 1915 – 1997
= = = = = = = = =

Mulher, ser deusa ou megera,
só um ponto de vista;
alguém ama, alguém tolera,
mas, não há quem lhe resista...
Carmen S. M. Galvão +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Quantas vezes, sem maldade,
dizemos que estamos sós...
E é quando Deus, na verdade,
está mais perto de nós!
Carolina Azevedo de Castro +
Recife/PE, 1909 - ????, Curitiba/PR
= = = = = = = = =

Eu sentado na beirada,
ela junto da janela.
— Graças às curvas da estrada,
vou sentindo as curvas dela...
Colbert Rangel Coelho +
Pitangui/MG, 1925 - 1975, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = =

Eu saúdo a natureza,
eu saúdo o novo dia.
Nunca vi tanta beleza
quando o dia principia!
Dalvina Fagundes Ebling +
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Janela, a bem da verdade,
teu ranger, este chiado.
são gemidos da saudade
na voz rouca do passado,
Ernesto Tavares de Souza +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

A Bondade é tão formosa
que, para dar-lhe um brasão,
eu pintaria uma rosa
pousada num coração.
Fernando Burlamaqui +
Recife/PE, 1898 – ????
= = = = = = = = =

Natureza! Amanhecer!
Não há cenário mais lindo!
Eu me sinto renascer,
nessa luz que vem surgindo!
Gislaine Canales +
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS
= = = = = = = = =

No tribunal da consciência
quando o debate seduz
as trevas pedem clemência
ante a vitória da luz.
Gonçalo Toledo +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

No fim da vida a esperança
é uma rua tão comprida,
mas tão comprida que alcança
o lado oposto da vida!
Hegel Pontes +
Juiz de Fora/MG, 1932 – 2012
= = = = = = = = =

Todos os anjos que cantam
da natureza, a beleza,
são trovadores que plantam
sementes de realeza!
Ivan Soares Schettert
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

João de Barro, o construtor
usa a terra com nobreza;
o que faz, faz por amor,
não agride a natureza.
José Guarany Rodrigues
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Se o altar cruza, displicente,
sem a mínima atenção,
caso não seja um descrente,
é, por certo, o sacristão.
José Augusto Rittes +
São Vicente/SP
= = = = = = = = =

Quando vejo uma criança
brincando ao léu, algo faz
que um sorriso de esperança
me mostre a face da paz.
José Morgado +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Duas culpas, um pecado
e um remorso a nos doer:
você - que escolheu errado
eu - que não pude escolher!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Devido à minha fraqueza
vi meu sonho se esfumar
na espuma da correnteza
que eu não pude represar.
José Raul Vinci +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Partiu, deixando seu traço
no meu caminho dos sós...
- A saudade é esse espaço
que sempre existe entre nós...
José Valdez de Castro Moura
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Desde o Amazonas ao Prata
- num pensamento, a certeza:
Defender a nossa mata
e salvar a natureza!
José Westphalen Corrêa
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Por mais pobre e pequenina,
toda casa é nobre e rica,
sempre que o amor a ilumina
e a virtude a santifica.
Lilinha Fernandes +
Rio de Janeiro/RJ, 1891 – 1981
= = = = = = = = =

Não faça mal a ninguém,
mesmo sendo seu rival.
Está na força do bem
toda fraqueza do mal.
Luiz Carlos C. Júnior
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

A discórdia é dor que afeta
sem dó e sem compaixão;
é veneno de uma seta
que atravessa o coração.
Maria Aparecida S. Vasques  +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Se não existisse a treva
eu jamais perceberia
a beleza que me enleva
ao nascer de um novo dia!
Maria de Lourdes Ouverney
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Quem sabe, neste natal,
os homens possam sentir
aquele amor fraternal
que não sabem dividir!
Maria Norma Marcondes +
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Vi sorriso na vitória,
vi nas lágrimas a dor,
vi lembranças na memória
e vi nos pais muito amor!
Maria Theresa Soares Schettert
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Sigo em frente, enfrento as dores
que me afrontam costumeiras...
Só quem vence os dissabores
é capaz de abrir fronteiras!
Maurício Cavalheiro
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Toda lembrança que eu trago
da distante mocidade
é, para mim, como afago
que o tempo faz na saudade
Nélio Bessant
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

A tranquila natureza
sussurrante nesta mata
entrega toda a beleza
para aquele que desmata.
Olga Corssetti
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

É marido de talento,
que conhece o seu mister,
quem se faz de ciumento
para enganar a mulher...
Orlando Brito +
Niterói/RJ, 1927 – 2010, São Luís/MA
= = = = = = = = = = =

Há mulheres que dão tudo
e, entretanto, nada pedem.
Mas só Deus sabe, contudo,
quanto custa o que concedem...
Othon Costa +
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Se Deus ao rogo profundo
atendesse toda asneira,
não havia neste mundo
nenhuma mulher solteira.
Paluma Filho +
São Gonçalo/RJ
= = = = = = = = = = =

Serras... Torres de granito
rompendo o celeste véu...
-São escadas do infinito,
degraus da porta do Céu!
Paulo Tarcísio da S. Marcondes
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

"Meu bem, se foste enganado,
que Deus me cegue sem dó.
— E ele, agora, está casado
com mulher de um olho só!
P. de Petrus +
São Paulo/SP, 1920-1999
= = = = = = = = = = =

Visitas, meu camarada,
sempre dão prazer à vida:
não sendo quando à chegada,
será, por certo, à saída..,
Pedro Uzzo +
Santos/SP
= = = = = = = = = = =

A ventura é uma quimera
que estranhos caprichos tem,
pois vem quando não se espera,
quando se espera não vem...
Petrarca Maranhão
Manaus/AM, 1913 – 1985, Petrópolis/RJ
= = = = = = = = =

Curso da reserva armada
terminou o rapagão.
— Já tenho visto às de espada,
mas burro de espada, não!
Pylades Gama +
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Se a água tivesse vida,
imagine a minha mágoa!
Você, no banho, despida,
entregue ao sabor da água!...
Renato Caldas +
Assú/RN
= = = = = = = = = = =

Parece tanto comigo
aquele ser inocente,
que, por Deus, eu não consigo
olhar a mãe frente a frente...
Renato Goulart da Silveira +
Magé/RJ
= = = = = = = = = = =

Depois da festa acabada,
um consolo ainda nos resta
é a esperança de que nada
nos fará. dar outra festa...
Roberto Damasceno +
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Disse-lhe, em tom amorável,
ardendo como um vulcão:
— Se tu fores razoável,
eu vou perder a razão!
Roberto Francisco
Petrópolis/RJ
= = = = = = = = = = =

Natureza! Verde puro,
tantas árvores frondosas!
Cuidemos com mais apuro
dessas dádivas preciosas!
Sophia Irene Canalles +
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Um sorriso de criança
mostra um momento profundo,
onde vigora a esperança
de ressurgir novo mundo!
Taciana Canales da Trindade
Cruz Alta/RS
= = = = = = = = =

Num velório prolongado,
houve grande confusão,
quando o defunto, chateado,
levantou-se do caixão!
Walderedo Pereira de Oliveira
São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Dizes ter cravo em teu rosto,
mas que mentira maldosa;
onde se viu cravo exposto
sobre a face de uma rosa?
Walter Leme
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = =

Os netos são esperança,
são momentos de alegria,
lembrando sempre a criança
que já fomos algum dia!
Zuleika T. Ribeiro Edler
Cruz Alta/RS

Nenhum comentário: