quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Colar de Trovas LXXVII (UBT/ES)


01
Farol velho, não entendes
o contraste que eu te trago:
- tu, de esperanças, te acendes...
- eu, de saudades, me apago...
(Octavio Venturelli)
= = = = = = = = =
02
 *Eu, de saudades, me apago*
em obscura solidão...
Companheira? É a dor que trago
preenchendo o coração.
(Márcia Jaber)
= = = = = = = = =
03
*Preenchendo o coração,*
de pura e grande ternura,
nunca abandono o timão,
fujo, assim, da desventura.
(Ângela Veríssimo)
= = = = = = = = =
04
*Fujo assim da desventura*
procurando o recomeço,
o seu olhar me perfura
e assim eu me desvaneço.
(Regina Rinaldi)
= = = = = = = = =
05
*Assim eu me desvaneço*
das más lembranças de outrora;
pois, é certo que eu mereço
ser bem mais feliz agora.
(BessanT)
= = = = = = = = =
06.
*Ser bem mais feliz agora,*
decidida, eu me proponho:
quero mudar, sem demora,
viver tempo mais risonho!
(Lucília Decarli)
= = = = = = = = =
07.
*Viver tempo mais risonho,*
meu desejo mais profundo,
espero não ser só sonho
que não é levado a fundo!
(Cláudia Bergamini)
= = = = = = = = =
08
*Se não é levado a fundo,*
o plano de amar, tardio,
deixa um coração fecundo
impróprio para o plantio.
(Jerson Brito)
= = = = = = = = =
09
*Impróprio para o plantio,*
é o coração que não sente,
que o amor quando é vazio
não germina plenamente.
(Messias da Rocha)
= = = = = = = = =
10
*Não germina plenamente,*
linda flor do bem querer,
enquanto a mágoa na mente
insiste em permanecer.
(Malu Bontorin)
= = = = = = = = =
11
*Insiste em permanecer,*
esta saudade que eu tenho,
querendo te oferecer,
tudo de bom de onde venho.
(Romilton Faria)
= = = = = = = = =
12
*Tudo de bom de onde venho*
eu trago em minha lembrança...
Reparto o melhor que tenho,
sou semeador de esperança.
(Edy Soares)
= = = = = = = = =
13
 *Semeador de esperança,*
pelos caminhos, eu sou;
e a tristeza não me alcança
nas trilhas por onde eu vou.
(BessanT)
= = = = = = = = =
14.
*Nas trilhas por onde eu vou,*
carrego paz e harmonia
e toda a esperança eu dou
para quem sente agonia.
(Ângela Verissimo)
= = = = = = = = =
15
*Para quem sente agonia,*
e amarga a dor da saudade,
qualquer tempo, quem diria,
mais parece eternidade...
(Andra Valladares)
= = = = = = = = =
16
*Mais parece eternidade,*
inerte, o tempo inclemente,
me consome de saudade
até te ver novamente.
(Márcia Jaber)
= = = = = = = = =
17
*Até te ver novamente*
não me sentirei em paz,
o meu coração plangente
teme ser amor fugaz...
(Regina Rinaldi)
= = = = = = = = =
18
*Temo ser amor fugaz,*
relembro o mal que causou;
Agora procuro a paz,
nas trilhas por onde vou.
(Malu Bontorin)
= = = = = = = = =
19
*Nas trilhas por onde vou,*
seguindo de passo em passo,
meu coração encontrou,
os laços do teu abraço.
(Messias da Rocha)
= = = = = = = = =
20
*Nos laços do teu abraço*
eu me sinto mais confiante
e, neste mesmo compasso,
quero seguir, doravante!
(Lucília Decarli)
= = = = = = = = =
21
 *Quero seguir doravante*
com você por namorada;
minha mulher, minha amante,
minha esposa, minha amada.
(Arlindo Tadeu Hagen)
= = = = = = = = =
22
*Minha esposa, minha amada*
dar-te-ei todo conforto,
enfrentando trovoada,
sempre em direção ao porto.
(Romilton Faria)
= = = = = = = = =
23
*Sempre em direção ao porto*
mesmo após a tempestade.
Velas baixas, barco torto...
Eu busco a felicidade!
(Edy Soares)
= = = = = = = = =
24.
*Eu busco a felicidade*
singrando o mar que tu fendes
num rasgo de claridade,
*farol velho... não entendes...*
(Márcia Jaber)

Nenhum comentário: