quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Jogos Florais de Bragança Paulista (Trovas Premiadas)


ÂMBITO NACIONAL/INTERNACIONAL
CATEGORIA: VETERANO

Tema: ENLEVO


* * * * * * * * * * * * *
VENCEDORES
* * * * * * * * * * * * *

1o. lugar:
No enlevo com que guiavas
meus passos quando eu menino,
sem saber, mãe, tu plantavas
poesia em meu destino!
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo - RJ

= = = = = = = = =

2o. lugar:

Deste ao meu peito cansado
tanto alento, tanto enlevo,
que eu tenho nele gravado
teu nome em alto-relevo.
César Augusto Ribas Sovinski
Curitiba - PR
= = = = = = = = =

3o. lugar


É o enlevo mais sagrado
dos que a mulher pode ter:
trazer no ventre, abrigado,
o filho que vai nascer!
Paulo Cezar Tórtora
Rio de Janeiro - RJ 
 = = = = = = = = =

4o. lugar:

Vi, nos seus olhos, o enlevo
que aos meus o brilho acendeu.
Paixão em alto relevo
que o acaso concedeu.

Carlos Alberto de Assis Cavalcanti
Arcoverde - PE 
 = = = = = = = = =

5o. lugar:


Entre molduras de enlevo,
o meu lar, na tenra idade,
gravou-se em alto-relevo
sobre a tela da saudade…
Antônio Gonçalves Hudson
Santo Antônio do Grama - MG 
 = = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO HONROSA
* * * * * * * * * * * * *

Nada desfaz o fulgor,
quando em teus braços me ponho…
Bendito o enlevo do amor
de quem não tinha mais sonho!
Clenir Neves Ribeiro
Nova Friburgo - RJ

= = = = = = = = =

Mesmo com graça infinita
desde o momento em que nasce,
a flor não é mais bonita
que o enlevo da tua face!
Maria Lúcia Spadarotto Neves
Itaperuna - RJ

= = = = = = = = =

Do enlevo desse sorriso,
que me aquece o coração,
vem, no momento preciso,
o despertar da paixão.
Luisa Maria Garbazza Andrade
Bom Despacho - MG

= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO ESPECIAL
* * * * * * * * * * * * *

O meu enlevo é divino
quando em teu peito me enrolo
e sonho feito um menino
cochilando no teu colo.
Francisco Gabriel
Natal - RN

= = = = = = = = =

Minha esperança se alteia,
se enche de orgulho e se acalma,
quando em êxtase vagueia
o teu enlevo em minha alma!
Professor Garcia
Caicó - RN
 = = = = = = = = =
 
ÂMBITO NACIONAL/INTERNACIONAL
CATEGORIA: NOVO TROVADOR

Tema: ENLEVO


* * * * * * * * * * * * *
VENCEDORES
* * * * * * * * * * * * *

1o. lugar:
O enlevo da vida some
quando a criança - sem pão -
sacia, na rua, a fome
catando lixo no chão...!
Ramon Barros de Brito
Caicó - RN

= = = = = = = = =

2o. lugar:
Lua que nasce solene,
no enlevo do Sol poente,
torna tudo o que é perene
um êxtase permanente...
Teresinha Aparecida Ponciano.
Porto Alegre - RS.

= = = = = = = = =

3o. lugar:
Dona de mim, eu me atrevo
a sonhar com teu amor...
És sol, poesia e enlevo
deste humilde trovador.
Pedro Oliveira Dutra Neto
São José de Ribamar – MA

= = = = = = = = =

4o. lugar:
Que enlevo! Quanta emoção
em ver esse amanhecer…
A natureza em ação
reflete em todo o meu ser!
Eunice Silva
Cabo Frio - RJ

= = = = = = = = =

5o. lugar:
Enquanto o mar se espreguiça
no enlevo de aves marinhas,
meu olhar longe cobiça
as estrelas mais sozinhas.
Wanda Cristina da Cunha e Silva
São Luís - Maranhão

= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO HONROSA
* * * * * * * * * * * * *  

No instante em que os olhos teus
fecham-se ao beijo que atrevo,
os teus prazeres são meus,
e é teu meu maior enlevo.
Geisa da Silva Moreira Alves
Resende - RJ

= = = = = = = = =

Serás sempre meu amado,
meu enlevo, meu segredo,
nosso amor não é pecado
nem o coração, brinquedo.
Maria Mendes de Oliveira Santos
Itaperuna - RJ

= = = = = = = = =

O enlevo que nos alcança
nos momentos de oração,
com a paz faz aliança,
sublimando o coração.
Rosinéa Siqueira
Campos dos Goytacazes - RJ 
 = = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO ESPECIAL
* * * * * * * * * * * * *

Com a trova faço enlevo
que alegra o meu coração
e com grande amor inscrevo
seu nome, minha paixão.
Francisco José Moreira Lopes
Maranguape/CE

= = = = = = = = =

De manhã, no alvorecer,
sob a luz de um novo dia,
é enlevo do Ser, viver,
no enlevo que a vida fia!!!
Hudson de Almeida 
Alfenas - MG
 = = = = = = = = =
 
ÂMBITO ESTADUAL (SÃO PAULO)
CATEGORIA: VETERANO

Tema: RISO

* * * * * * * * * * * * *
VENCEDORES
* * * * * * * * * * * * *


1o. lugar
O riso de zombaria,
que fazes com tanto gosto,
é uma pobre alma vazia,
que pede ajuda em teu rosto…
Roberto Tchepelentyky
São Paulo/SP

= = = = = = = = =

2o. lugar:
Gosto do teu riso exposto
que é sincero e verdadeiro;
bela alvorada em teu rosto,
é o sol que vejo primeiro.
Cipriano Ferreira Gomes
São Paulo/SP

= = = = = = = = =

3o. lugar:
Não há alegria que aguente
e é preciso pensar bem
sempre que o riso da gente
faz a tristeza de alguém…
Renata Paccola
São Paulo/SP

= = = = = = = = =

4o. lugar:
Na tristeza ou na alegria
exibe no rosto um riso,
alguém que, no dia a dia,
vê que sorrir... é preciso!
Maria Aparecida Ferreira Lima
Campinas/SP

= = = = = = = = =

5o. lugar:
O teu riso encantador
tal qual a noite estrelada,
ameniza a minha dor
iluminando a jornada!..
Regina Rinaldi
Pariquera-Açu/SP

= = = = = = = = =
* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO HONROSA
* * * * * * * * * * * * *

Receita pra vida inteira:
riso fácil, riso farto.
Essa receita caseira
é remédio contra infarto.
Geraldo Trombin
Americana/SP

= = = = = = = = =

“ Sinto-me tão orgulhoso!”
É o que o vovô sempre diz,
ao ver o riso gostoso
do neto, que é tão feliz!!!
Antonio Colavite Filho
Santos/SP

= = = = = = = = =

O riso é igual ao calor
que malogra o algoz insano,
espanta o inverno interior
e aclara o semblante humano.
Elias Pescador
Capão Bonito/SP

= = = = = = = = =

No aconchego deste riso
eu repouso o meu olhar
e quase perco o juízo.
Teu riso me faz sonhar.
Solange Colombara
São Paulo/SP

= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO ESPECIAL
* * * * * * * * * * * * *

Contra o choro do sofrer
que o remédio seja o riso,
pleno de seu bem-querer
e do amor que for preciso.
Luiz Moraes
São José dos Campos/SP

= = = = = = = = =

ÂMBITO ESTADUAL (SÃO PAULO)
CATEGORIA: NOVO TROVADOR

Tema: RISO

* * * * * * * * * * * * *
VENCEDORES

* * * * * * * * * * * * *

1o. lugar:
Debaixo de uma pintura,
o palhaço esconde o rosto.
Com seu riso, ele mistura:
felicidade e desgosto!
Moisés Fonseca Simões
Suzano/SP

= = = = = = = = =

2o.lugar:
No picadeiro o palhaço,
solta o riso de tristeza
e mesmo num curto espaço,
faz-se feliz, com certeza!
Maria Teresinha Cirilo dos Santos
Taubaté/SP
= = = = = = = = =

3o. lugar:
O teu semblante e o teu riso
não saem da minha mente;
tinha em mãos o paraíso
e me escapou de repente.
Maria Sueli Fonseca Gonçalves
Itanhaém/SP

= = = = = = = = =

4o. lugar:
Vejo o mundo desabar,
mas a esperança renasce
quando eu posso colocar
um só riso em cada face.
Adelgício Ribeiro de Paula
Franco da Rocha/SP

= = = = = = = = =

5o. lugar:
Se há, para tudo, um remédio,
é preciso destacar:
O riso alivia o tédio…
Ele é capaz de curar!
Mirian Menezes de Oliveira
Taubaté/SP

= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
Menção Honrosa
* * * * * * * * * * * * *
 
A paz eu sinto chegar,
e um riso eu ponho na face,
pra alegrar e aconchegar
os restos do nosso enlace!
Leonora Brandão
Taubaté/SP

= = = = = = = = =

Brincadeira no quintal,
o riso infantil encanta,
e rejubila o alto astral,
e a esperança se agiganta.
Mércia Gama
Taubaté/SP

= = = = = = = = =

Viver é um grande espetáculo
que de nós extrai o riso.
A mente cria o cenáculo,
deste viver que eu preciso.
Anderson Gregório
Taubaté/SP

* * * * * * * * * * * * *
MENÇÃO ESPECIAL
* * * * * * * * * * * * *

Riso é manifestação,
induz a comicidade…
Sentimento de expressão
reinando a felicidade…
Maria Helena Braz dos Santos
Santos/SP

= = = = = = = = =

Carnaval, quanta magia…
Foliões pelo salão…
Fantasias…Euforia…
Muito riso… Até paixão…!
Maria Eulália Braz de Oliveira
Santos - SP

= = = = = = = = =

Nenhum comentário: