terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Jardim de Trovas n. 4


É certo dizer que a idade
não se conta pelos anos.
- Eu, já desde a mocidade,
sou velho... de desenganos!
Martinho de Abreu Carvalho
Bauru/SP (1913 - 1989)

Entre os suspiros do vento,
da noite ao mole frescor,
quero viver um momento,
morrer contigo de amor!
Manuel Antônio Álvares de Azevedo
São Paulo/SP (1831 - 1852) Rio de Janeiro/RJ

Da vida revendo a história,
nas horas do outono, em calma,
pecados de amor são glória,
para enlevo de nossa alma!
José Coelho de Almeida Cousin
Sacramento/MG (1897 - 1991) Rio de Janeiro/RJ

Com o que mais desanimo
não é com a dor, nem com a morte:
- é ver que não tenho arrimo
nas tempestades da sorte.
Monsenhor José Alves Ferreira Landim
Pão de Açucar/AL (1887 - 1968) Natal/RN

Não me deprime a desgraça,
nem as dores me consomem:
pois cada dia que passa,
sou mais forte, sou mais homem.
Austregésilo Lopes de Sousa
Caetité/BA

De uma beleza radiosa,
perfeitos, teus lábios são
duas pétalas de rosa
nos moldes de um coração.
Ary Simões Coelho
Passa Quatro/MG (1916 - ) Cambuquira/MG

O mundo, tenho certeza,
seria bem mais humano,
se observasse a grandeza
e a modéstia do oceano.
Ary de Oliveira
Cambuci/RJ (1909 -  )

Livrei-me da tempestade,
da cerração, dos escolhos.
Mas acabei naufragando
no recife dos seus olhos.
Artur de Sales
Salvador/BA (1879 - 1951)

Vai-se um anhelo, outro fica,
atrás de um dia outro vem:
nossa alma sente-se rica
das esperanças que têm.
Arthur Roberto Coelho de Sousa
Vila de Sapé/PB (1889 - ????) Hakensack/New Jersey/EUA

O mentiroso é um sujeito
que a própria vítima encara:
porque perdeu todo o jeito
de ter vergonha na cara...
Arthur Nunes da Silva
Cantagalo/RJ (1874 - 1964) Rio de Janeiro/RJ

Saudade - último delírio
de uma esperança vencida.
És o perfume de um lírio,
no lodo da minha vida!
Arnaldo Serapião de Souza
Afonso Cláudio/ES (1924 - 1955)

Entre o mar e o céu profundo,
esta é a maior verdade:
- Todo o dinheiro do mundo
não compra a felicidade!
Arnaldo Lúcio
Rio de Janeiro/RJ

Quantos séculos de lutas
não levou a natureza
a formar das coisas brutas
tua divina beleza?
Arnaldo Damasceno Vieira
Porto Alegre/RS (1876 - 1949) Rio de Janeiro/RJ

Teus olhos? Vou descreve-los:
- São na terra a minha cruz...
São irmãos de teus cabelos,
são duas noites sem luz...
Armando Goulart Wucherer
Maceió/AL

De cabides fabricante,
o Abreu, que é um "caradura",
mesmo ganhando bastante,
vive sempre na "pendura"...
Armando Gonçalves Migueis
Rio de Janeiro/RJ

Muita gente com certeza,
tem esta sabedoria:
- Descobrir numa tristeza
razões de alguma alegria.
Arlindo Barbosa
(Matias Barbosa/MG) São Paulo/SP

Disseste no meu ouvido
- orgulho dos meus pecados -
que eu fui o mais atrevido
de todos teus namorados.
Araife David
Taubaté/SP

Antes de ver-te, eu vivia
bem pobre de inspiração.
Mas agora és a poesia
vivendo em meu coração!
Antonio Weindler
(Cubatão/SP) Nova Iguaçu/RJ

De tanto ser visionário
num mundo de ingratidões,
hoje possuo um rosário
de vazias ilusões.
Antônio José Lima
(Manga/MG) Januária/MG

Saudade! Névoa serena,
caindo além, lá na serra...
Luar de maio, novena
rezada na minha terra.
Antonio Justa
(CE) Rio de Janeiro/RJ

Vai pelo azul a andorinha
novos climas procurar;
vai, porém não vai sozinha,
cada qual leva seu par...
Antonio Chaves
Teresina/PI (1883 - 1938)

Vou em rápida descida
como o rio, sem cansaço,
deixando às margens da vida
os tristes versos que faço.
Antonio Carlos Teixeira Pinto
(Campos/RJ) Juiz de Fora/MG

Enquanto choro, tu cantas
e indagas por que te amei...
Do amor as razões são tantas,
que as causas nem mesmo eu sei...
Antonio Carlos de Ribeiro Andrada
(Belo Horizonte/MG) Rio de Janeiro/RJ

Dai atenção e carinho
a quem te quer e te afaga:
- Se o mal se paga com o bem,
amor com amor se paga...
Antonio Carlos de Oliveira Mafra
Rio de Janeiro/RJ

Esta vida é muito boa,
Deus a fez com perfeição.
Se o mal alguém apregoa,
vive sempre em confusão.
Antônio Cardoso Filho
Maruim/SE (1911 -   ) Magé/RJ

Sou rica: tenho este céu,
estas terras, este mar,
que me inspiram alegria
e que me fazem sonhar.
Ângela Maria de Almeida Oliveira
(Nilópolis/RJ) Agostinho Porto/RJ

No meu peito inda perdura
algo do bem que te quis.
Mal de amor, quando se cura,
deixa sempre a cicatriz...
Anderson Braga Horta
(Carangola/MG) Brasília/DF

Ventura - enfeite da vida,
que nem todos podem ter.
Alcançada, é tão querida
mas tão fácil de perder!...
Anazildo Ribeiro
(Manaus/AM) Rio de Janeiro/RJ

Olhando as folhas caídas
que o vento arrasta no chão,
fico a pensar nessas vidas
a quem ninguém deu a mão.
Ana Rolão Preto Martins Abano
Castelo Branco/Portugal

Não julgues a criatura
por seu tipo esfarrapado;
só Deus sabe que amargura
padece esse desgraçado!
Ana Mano de Oliveira Rodrigues
Sapucaia/RJ (1882 - ) Belo Horizonte/MG

Ai, loucos sonhos de outrora,
ventura dos verdes anos!...
Tudo isso se esgota agora,
na taça dos desenganos...
Ana de Medeiros Maia de Andrade
(Flores/PE) Rio de Janeiro/RJ

Nesse berço pequenino
dorme um pequenino ser.
Qual será o seu destino?
Terá mais dor ou prazer?
Ana Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça
Rio de Janeiro/RJ (1896 - 1971)

- Coração, bates ligeiro,
até mudas de compasso,
se recordo o amor primeiro
ou se perto dele passo!
Amaryllis Schloenbach
São Paulo/SP

Amor, carinho e amizade
moraram no peito meu.
Veio um dia a tempestade,
e o vento tudo varreu...
Amador Leite de Aguiar
(Cachoeiro de Itapemirim/ES) Rio de Janeiro/RJ

Por muito que faças força,
será puro desatino...
pois, não há força que torça
o fio do teu destino.
Amadeu Fontana Lindo
Amparo/SP (1914 -  )

Vou rimando, com fervor,
duas frases, na verdade:
meu coração diz - amor,
e minha alma diz - saudade.
Alvair Braga Esteves
(Juiz de Fora/MG)  Rio de Janeiro/RJ

Nasci em leito de rosas
e morro em leito de espinhos...
Ó mães, que sois caridosas,
velai por vossos filhinhos!
Alphonsus de Guimarães
Ouro Preto/MG (1870 - 1921) Mariana/MG

Não sei de maior tristeza,
para um pobre coração,
do que enfrentar a rudeza
de triste separação...
Alma Selva
(Alvina Bahiense Freitas)
(Batatal de Duas Serras/ES) Cachoeiro de Itapemirim/ES

Ai daquele que se ilude!
Homem - és tão pequenino,
qual uma bola de gude
na imensa mão do destino!
Alice Alves Nunes
Rio de Janeiro/RJ (1896 -  )

Ao pensarmos em saudade,
ficamos em confusão:
- O passado nos invade,
ou ele sofre invasão?!...
Alfredo Moraes
Maroim/SE (1910 -  ) Rio de Janeiro/RJ

Para falar a verdade,
sem que haja algum desdouro,
porque limpar a cidade,
se tem quem limpe o tesouro?!...
Albérico Vieira Machado
Vitória/ES

A mulher, quando criança,
é carícia, é mimo, é flor.
Quando moça é uma esperança,
quando é mãe é toda amor.
Alaor E. Scisínio
Itaocara/RJ (1927 - 2000) Niterói/RJ

Roseira, perdeste a flor,
bem igual é o meu destino:
- Eu também perdi na dor
os meus sonhos de menino!
Agenor de Oliveira Freitas
Altamira/PA (1911 -  ) Santos/SP

Com filigranas de afeto
fiz a colcha multicor
que num cantinho dileto
agasalha o meu amor.
Adhemar Rebelo de Mendonça
Pindamonhangaba/SP (1906 -  ) Juiz de Fora/MG

Cada noite tem seu dia,
cada dia seu quinhão;
se tenho, hoje, alegria,
amanhã terei, ou não!
Aderbal Fernandes de Queirós
Luis Gomes/RN (1912 -  ) Natal/RN

Desgraçado é quem aspira
certo bem que não existe...
É ser crente na mentira,
é viver e morrer triste.
Abílio Barreto
Diamantina/MG (1883 - 1957) Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: