sábado, 10 de fevereiro de 2018

Jardim de Trovas n. 5




1
Amigo/amiga, reparto
este espanto com você:
– o parto não é mais parto;
é download de bebê...
A. A. de Assis
(Maringá/PR)
2
Findando minha jornada
na mata do meu sertão,
o cantar da passarada
suaviza meu coração.
Alda Lopes de Oliveira Rezende
(Taubaté/SP)
3
O próprio termo consorte
já diz tudo e está provado
que o casado tem mais sorte
do que o que está separado!
Amilton Maciel Monteiro
(São José dos Campos/SP)
4
Oh, que bonito escarcéu...
Gralha Azul... Panapaná...
A certeza está no céu:
Deus mora no Paraná!
André Ricardo Rogério
(Arapongas/PR)
5
Com tudo desmoronando
na batalha pela vida,
só a Fé fica amparando
a coragem combalida.
Angélica Vilella Santos
(Taubaté/SP)
6
Se as maravilhas são sete
 eu, agora, vou mais fundo
 pois ao meu amor compete
 ser mesmo a "oitava do mundo" !
Antonio Colavite Filho
(Santos/SP)
7
Neste mundo de conflitos
o Poder faz e desfaz...
E os povos seguem aflitos
com a esperança de paz.
Ari Santos de Campos
(Balneário Camboriú/SC)
8
Escrevi teu doce nome
na areia que o mar deixou:
e a onda, que tudo consome,
esse teu nome levou...
Astério Barbosa Gomes de Campos
(Amargosa/BA, 1891 - 1968, Rio de Janeiro/RJ)
9
Ao teu lado, estou seguro;
longe de ti, desgraçado.
Tu és todo o meu futuro,
meu presente e meu passado.
Athayr Cagnin
(Cachoeiro de Itapemirim/ES, 1918 - 2012)
10
Quando acaso sinto, crede,
vontade de trabalhar,
deito-me logo na rede
até a vontade passar...
Augusto Linhares
(Baturité/CE, 1879 -  1963, Rio de Janeiro/RJ)
11
Nossa casa é pequenina,
mas tem a graça de Deus.
De dia o sol a ilumina,
e de noite - os olhos teus.
Augusto V. Rubião
(Campos Gerais/MG, 1905 -    Machado/MG)
12
Como dois botões pequenos,
duas flores orvalhadas,
teus olhos dormem serenos
sob as pálpebras cansadas.
Auta de Souza
(Macaíba/RN, 1876 - 1901, Natal/RN)
13
O tempo - mestre perfeito,
nos vive sempre a ensinar...
Mas tem o grande defeito
de seus alunos matar...
Benedito Camargo Madeira
(Pouso Alegre/MG)
14
Saudade - sombra fagueira
dos tempos que já passaram,
nasceu de ausência primeira
dos que primeiro se amaram.
Benedito Tavares de Cunha Melo
(Goiana/PE, 1911 - 1981, Jaboatão dos Guararapes/PE)
15
É provérbio muito antigo
que todos devem saber:
Quem não evita o perigo
há de nele perecer.
Benedito Lopes de Oliveira
(Pouso Alegre/MG)
16
Quando angústias me consomem
esta crença em mim revive:
Nem só de pão vive o homem,
- de ilusões também se vive.
Benedito Rodrigues Aranha
(Pirassununga/SP, 1892 -   ,São Paulo/SP)
17
Eu venho de longes bandas
e trago em chagas os pés,
mas digas tu com quem andas
que eu te direi quem tu és...
Bernardo Guimarães Filho
(Belo Horizonte/MG)
18
A grande, a maior vitória
que até hoje consegui,
foi remover da memória
as batalhas que perdi.
Carolina Ramos
(Santos/SP)
19
Lobato deu às crianças,
para os seus dias tristonhos,
todo um mundo de esperanças,
dentro de um mundo de sonhos…
Cesídio Ambrogi
(Taubaté/SP)
20
Contra o perigo atual
já não há quem se previna
porque, do gênio do mal,
há um clone em cada esquina!
Clarindo Batista
(Natal/RN)
21
O rio, que é minha vida,
corre em sentido perfeito:
transforma em pedra polida
os tropeços do seu leito.
Conceição Parreiras Abritta
(Belo Horizonte/MG)
22
A mamãe cura o dodói,
afaga, põe a atadura...
e o rosto do seu herói
se lambuza de ternura!
Domitila Borges Beltrame
(São Paulo/SP)
23
Roça: – mata, fogo, chão,
força, braço, homem,  dor;
plantas, flores, frutos, pão,
terra, vida, infância, amor!!!…
Domingos Freire Cardoso
(Ilhavo/Portugal)
24
Na taça de cada dia,
a transbordar de amargura,
cai um pingo de alegria,
e o fel se torna doçura.
Dorothy Jansson Moretti
(Três Barras/SC, 1926 – 2017, Sorocaba/SP)
25
Não temo o mar traiçoeiro
e as ondas em desatino,
porque Deus é o timoneiro
do barco do meu destino!
Eduardo A. O. Toledo
(Pouso Alegre/MG)
26
"Só se ama uma vez na vida..."
Ilusão! Ingenuidade!
Para amar não há medida,
nem limite, nem idade.
Eduardo Borges da Cruz
(Lisboa/Portugal, 1896 -  ,Rio de Janeiro/RJ)
27
Sorte, aleatório caminho
que cada destino traça:
para alguns, tão farto vinho;
a outros, vazia taça.
Eliana Ruiz Jimenez
(Balneário Camboriú/SC)
28
Na minha vida pacata
que levo desde menino,
tenho sido um acrobata
no circo do meu destino.
Filemon F. Martins
(Itanhaém/SP)
29
Deus, garimpeiro maior,
vai, no seu mister profundo,
salvando o que há de melhor
pelo garimpos do mundo...
Flávio Roberto Stefani
(Porto Alegre/RS)
30
Esta vida é uma pomada
da maciez do veludo...
- Eu já não sofro de nada,
de tanto sofrer de tudo!
Francisco de Assis Garrido
(São Luis/MA, 1899 - 1969)
31
Reguei de pranto e mais pranto
a terra, o mundo sem fim.
Chorei, chorei, e entretanto
os homens riram de mim...
Francisco Eugênio Brant Horta
(Juiz de Fora/MG, 1876 - 1959, Rio de Janeiro/RJ)
32
Quem não quer vencer a estrada
como faz o peregrino,
dobra sempre a esquina errada
na contramão do destino.
Francisco José Pessoa
(Fortaleza/CE)
33
Foi fugindo de mim mesmo,
que consegui me encontrar,
numa eterna fuga, a esmo,
num constante procurar!
Gislaine Canales
(Porto Alegre/RS)
34
Sou poeta! O meu destino
é manter enclausurado
um coração de menino
num corpo velho e cansado!
Héron Patrício
(São Paulo/SP)
35
Quando no ocaso da vida,
notamos anoitecer,
se a missão já foi cumprida,
nós não devemos temer...
Ialmar Pio Schneider
(Porto Alegre/RS)
36
A fuga não leva a nada,
meu caminho eu sigo em frente.
Em toda e qualquer estrada,
há um anjo guardando a gente...
Jaqueline Machado
(Cachoeiro do Sul/RS)
37
Cenário sombrio, esboço
da miséria...que tristeza:
- Ver famílias sem almoço
E sem jantar sobre a mesa!
Joamir Medeiros
(Natal/RN)
38
Estou aqui de passagem
sob o véu de fortalezas
que me valem de coragem
para enfrentar incertezas.
João Batista Xavier Oliveira
(Bauru/SP)
39
Vou brincar com pirilampos
e beijar as flores nuas
pra ver se encontro nos campos
a paz que fugiu das ruas!
José Lucas de Barros
(Natal/RN)
40
Chega o inverno como açoite,
tingindo as tardes de gris,
pichando de breu a noite,
caiando a aurora de giz!
Lisete Johnson
(Porto Alegre/RS)
41
Toda a tristeza eu transpasso,
com meu viver rumo à lida.
Se da luta advém cansaço:
- transformo o cansaço em vida!
Luiz Antonio Cardoso
(Taubaté/SP)
42
Nem o sofista profundo
essa verdade falseia:
quem se julga rei do mundo
é um pequeno grão de areia.
Luiz Carlos Abritta
(Belo Horizonte/MG)
43
Se não se pinta uma rosa,
porque beleza já tem,
em uma face mimosa
não se põe tinta também.
Manuel Bezerra da Cunha
(São José dos Bezerros/PE, 1899 -  1976, São Paulo/SP)
44
Eu vi o amor eclodindo
na mensagem de um chamado:
o mar, despido, sorrindo...
o sol se pondo, apressado.
Mara Melinni
(Caicó/RN)
45
A justiça e o bom senso
caminhando de mãos dadas,
mostram num caminho imenso
as verdades reveladas!
Maria Luiza Walendowsky
(Brusque/SC)
46
Nas asas da liberdade
firmei meu corpo a voar,
pois ser livre é ter vontade
de não parar de sonhar.
Messody Benoliel
(Rio de Janeiro/RJ)
47
Esta minha alma indecisa
não consegue se aquietar:
mal um sonho realiza,
outro sonho quer buscar...
Milton Souza
(Porto Alegre/RS)
48
Céu azul, jangada a vela
mar que espuma de emoção
ondas rendilhando a tela
do meu Brasil – meu rincão.
Myrthes Mazza Masiero
(São José dos Campos/SP)
49
Amizades que são boas,
e atitudes tão singelas,
é gostarmos das pessoas,
mesmo assim como são elas!
Nei Garcez
(Curitiba/PR)
50
Morre a tarde!... E, ao fim do dia,
na imagem do sol poente,
há tintas de nostalgia
do fim da tarde da gente.
Prof. Garcia
(Caicó/RN)
51
Depois de muitas andanças,
e tanta ilusão perdida,
vejo lindas esperanças
orvalhando minha vida.
Reinaldo Moreira de Aguiar
(Natal/RN)
52
Sob chuva, ou sol que abrasa,
como nos tempos antigos,
o portão da minha casa
não se fecha aos meus amigos!
Renato Alves
(Rio de Janeiro/RJ)
53
Se o seu viver é um deserto
sem água  e está por falir,
chuvas de trovas, por certo,
farão  sua alma florir!
Roza  de  Oliveira
(Curitiba/PR)
54
Bravura é viver sorrindo,
embora seja evidente
que a vida é dor insistindo
em ser mais forte que a gente.
Thalma Tavares
(São Simão/SP)
55
Um laço azul no cabelo,
meu vestido de organdi...
Mamãe... seu amor... seu zelo...
- Por que, meu Deus, eu cresci?
Vanda Fagundes Queiroz
(Curitiba/PR)
56
Transcendo o sonho e refaço
minhas rotas do passado,
para ter de novo o abraço
do ventre em que fui gerado.
Wandira Fagundes Queiroz
(Curitiba/PR)

Nenhum comentário: