domingo, 1 de abril de 2018

Zélia Maria de Nardi (50 Trovas Seletas)


1
A folha levada ao vento
sussurra um canto de amor,
voando em doce acalento
numa oração ao Senhor.
2
A humanidade oprimida
procura por um caminho,
não sentiu no amor guarida
nem em Cristo fez seu ninho.
3
A mulher num doce alento
revela paz e harmonia.
Acalenta este momento
nos braços da poesia.
4
Ao frescor da madrugada
no Senhor sempre medito,
em bela oração calada
acariciando o infinito.
5
A pizza era um presente
para a noiva, com carinho;
o Ofice Boy “impaciente”
comeu toda no caminho.
6
A praia fica tão bela
em noites de lua cheia,
qual tapete de aquarela
que Deus estende na areia.
7
Brinquedo também tem alma
porque é sonho de criança,
nos trejeitos ele acalma
e acalenta uma esperança.
8
Coloco no altar da vida
meus temores e esperança,
de sempre ter a guarida
dos meus tempos de criança.
9
Da árvore eis a esperança
na lei da vida previsto:
o bercinho da criança,
a manjedoura de Cristo.
10
De pedra é teu coração
por que ser tão insensível?
Com prece e meditação
a cura é sempre possível.
11
Em meu ser a realidade
no corpo a marca insolente,
a ferir minha vaidade
que o tempo deixa inclemente.
12
É na audácia persistente
que a mulher tudo realiza,
ao plantar sempre a semente
para um mundo que eterniza.
13
Encantada ver a andorinha
voltando ao ninho do amor,
de leve sempre se aninha
aos "filhos" dando calor.
14
Esta luz em teu olhar
é uma fonte de perdão;
no teu peito a me afagar
num grande abraço de irmão.
15
Estás no meio da estrada
muito ainda vais viver...
segues pela madrugada,
mundo novo irás colher.
16
Jogar pedras em alguém
é culpa reconhecida...
Mesmo sendo para o bem
magoa o Senhor da vida.
17
Meu retorno à mocidade
em pensamento calado,
lembranças de uma saudade
presente sempre ao meu lado.
18
Nada me leva a descrença,
sobre um Deus sempre bendito,
ao mostrar sua presença
nos recantos do infinito.
19
Na estrada longa da vida
vou seguindo meu destino;
Sempre terei a guarida
sob a luz de um ser divino.
20
Na euforia terna e pura,
em teu ser sempre bendito,
existe o amor e a ternura
acariciando o infinito.
21
Na praia uma leve brisa
em brilhante sintonia,
com toques de amor suaviza
o som de leve harmonia.
22
Naquela fonte divina
resplandecente de luz
viu-se n'agua cristalina
bela imagem de Jesus.
23
Na tênue luz do infinito
Cristo unido à oração,
ouviu do meu peito um grito
com tua separação.
24
Neste mundo sem destino
muitas coisas almejamos.
Mas, somente no Divino
das mágoas nos libertamos.
25
No espelho do teu olhar
existem mil alvoradas.
Só nele como num altar
minhas mágoas são guardadas.
26
No jardim com muitas flores
colibri, voa docemente
com trejeitos multicores
enfeitando o meio ambiente.
27
No retorno de uma viagem
através do firmamento,
o deslumbre da paisagem
encantou meu pensamento.
28
No rumo da plenitude
caminho, verdade e luz.
"Quisera que a juventude
se drogasse de Jesus".
29
Nos passos do amor sereno,
agradeço a vida, sim,
neste mundo tão pequeno
e no amor que não tem fim!
30
Nos teus braços, na ternura
em teu ser sempre bendito,
existe o amor e a brandura
acariciando o infinito.
31
O amor singelo oferece
a vida por um irmão:
em cada pranto - uma prece
e na dor - uma oração.
32
Ó bela folha de outono
caindo sobre os telhados,
relembra o meigo abandono
dos beijos dos namorados.
33
O orvalho beijando as flores
na bela noite indolente,
são bafejos multicores
perfumando o meio ambiente.
34
O truque do amor fascina
envolve muito talento;
só ele que determina
este nobre sentimento.
35
Pelo amor que é sem medida,
pela paz no coração,
graças dou por minha vida
num abraço de união.
36
Pelos “olhos” da janela
vejo um mundo de esperança;
e nesta visão tão bela
pelo amor tudo se alcança.
37
Pensamentos e emoções
fazem parte da memória,
são retalhos de canções
que alimentam nossa história.
38
Plantei sementes de vida
nas fibras do coração.
colho a lágrima sofrida
no infinito da oração.
39
Preservando a natureza
entre as flores de um jardim;
cantarei tanta beleza
num louvor que não tem fim.
40
Preservar o meio ambiente
é dever do cidadão:
seja criança, adolescente...
cada qual tem seu quinhão.
41
Pretendo tirar da vida
muito amor, toda emoção,
e mesmo em treva sofrida,
ter laços no coração.
42
Qual uma fonte de luz
que ilumina meu caminho,
somente ela me conduz
a paz, o amor o carinho.
43
Quando há luz no teu olhar
sinto uma doce paixão,
no teu peito a me afagar
num grande abraço de irmão.
44
Quando no amor a pureza,
se mostra no coração,
existe sempre a nobreza
revelada no perdão.
45
Se as pedras do teu caminho
teus pés irão machucar;
como aconchego de um ninho
poças erguer um altar.
46
Se num vôo bem singelo
o ser humano pudesse,
viver num mundo mais belo
num lindo gesto de prece.
47
Ser paciente é ter audácia
na arte de conviver:
é preciso perspicácia
ao outro não ofender.
48
Somente com sentimento
de carinho e emoção
agradeço este momento
no fundo do coração.
49
Somos apenas humanos;
para a vida, mera aposta...
Entre muitos desenganos
o leitor terá a resposta.
50
Terra sagrada e fagueira
é o Brasil um soberano...
Na amizade sem fronteira
a elevar o ser humano.

Nenhum comentário: