domingo, 10 de maio de 2020

Mãe em Trovas


Na varanda, um quadro lindo:
a jovem mãe e a criança:
– Era a ternura sorrindo,
amamentando a esperança!
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR

- - - - - -
Minha Mãe, minha velhinha,
Deus te abençoe, e acompanhe,
porque uma Mãe neste mundo,
quanto mais velha, mais Mãe.
ADELMAR TAVARES
Recife/PE, 1888 – 1963, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Pelo bem que me fizeste;
sem nunca exigires nada:
pela luz que tu me deste,
minha mãe – muito obrigado!
AGMAR MURGEL DUTRA
Leopoldina/MG

- - - - - -
Minha mãe, tu que me acalmas,
e que meus males espantas,
és a mais pura das almas,
és a mais santa das santas!
ALMEIDA FARIA
Montemor-O-Novo/Portugal

- - - - - -
Mãe, por mais que eu me concentre
na importância do que faço,
não esqueço que o teu ventre
foi o meu primeiro espaço.
ALMERINDA LIPORAGE
Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Oh, minha mãe, com denodo,
numa existência sem brilho,
trocaste o futuro todo
pelo futuro do filho!
ALOÍSIO ALVES DA COSTA
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE

- - - - - -
Minha mãe sempre ao meu lado,
é amiga na dor, no riso;
não reclama do seu fado,
finge sempre um paraíso…
AMARILLYS SCHLOENBACH
São Paulo/SP

- - - - - -
Mãe, retrato de ternura,
de pura abnegação,
é a mais doce criatura
a quem Deus deu coração.
AMILTON MACIEL MONTEIRO
São José dos Campos/SP

- - - - - -
Amor de mãe é semente
que germina em qualquer chão,
é feito só de ternura,
é feito só de perdão.
ANFRÍSIO LIMA
Cabrobó/PE, 1887 – 1973, Manga/MG

- - - - - -
Mãe de José, de Maria,
de Antonio, Pedro, de João …
O nome próprio varia …
Só não muda o coração.
ANÍBAL VITRAL MONTEIRO
Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Mãe que traz uma criança
nas entranhas do seu ser,
carrega a própria esperança
no filho que vai nascer.
ANIS MURAD
Rio de Janeiro/RJ, 1904 - 1962

- - - - - -
Para você, mãe, a prece
deste filho agradecido
que na terra não se esquece
de tanto amor recebido.
ANTONIO M.A. SARDENBERG
São Fidélis/RJ

- - - - - -
Ó mãe que tudo perdoas,
corrige teus pequeninos!
– Às vezes, de intenções boas
nascem ladrões e assassinos…
APARÍCIO FERNANDES
Acari/RN, 1934 – 1996, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - –
Se Deus escutasse um dia
minha prece ingênua e doce,
quem fosse mãe não morria,
por mais velhinha que fosse!
ARCHIMIMO LAPAGESSE
Florianópolis/SC, 1897 – 1966, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Que grande amor verdadeiro
o da mãe pelo seu filho.
Amar é doar-se inteiro,
e vencer todo o empecilho.
ARLENE LIMA
Maringá/PR

- - - - - -
Mãe não precisa de rima.
Nome de tal esplendor,
diz tudo, para que exprima,
sozinho, um poema de amor!
BAPTISTA NUNES
Vassouras/RJ, 1883 - 1965, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Mãe – presente do Senhor,
que a humanidade conduz
num barco cheio de amor,
singrando mares de luz!
BENEDITO CAMARGO MADEIRA
Pouso Alegre/MG

- - - - - -
Devo tudo quanto sou
e a vida me concedeu
à mãe que Deus me levou
e à mulher que Ele me deu!
CARLOS GUIMARÃES
Rio de Janeiro/RJ, 1915 – 1997

- - - - - -
Mãe é ternura infinita
e ainda que a alma lhe doa,
ante um filho não hesita,
enxuga o pranto e…perdoa!
CAROLINA RAMOS
Santos/SP

- - - - - -
A Mãe, por ser indulgente,
tudo em seu coração cabe.
A mãe é aquilo que a gente
quer definir mas não sabe.
CLARINDO B. ARAÚJO
Jardim do Piranhas/RN (1929 – 2010) Natal/RN

- - - - - -
Mãe não é só quem procria.
nos diz velho ditado.
Ser mãe é também quem cria
com amor um filho adotado.
CLAUDYRA DIAS DA ROCHA
Fortaleza/CE

- - - - - -
É minha mãe quem me inspira
as rimas do coração:
de seu Amor, sonora lira
eu tiro qualquer canção…
CLEVANE PESSOA
Belo Horizonte/MG

- - - - - -
Mãe viva, mãe que partiu…
Todas merecem louvores;
seu amor sempre floriu
na rima dos trovadores.
CONCEIÇÃO A. C. DE ASSIS
Pouso Alegre/MG

- - - - - -
Mãe! criatura querida,
santa heroina sois vós;
quando nos destes a vida,
destes o sangue por nós.
DÉCIO VALENTE
São Paulo/SP

- - - - - -
Era uma santa em verdade,
mais santa que outra qualquer,
a mulher, hoje, saudade,
que foi mais mãe que mulher!
DELCY CANALLES
Porto Alegre/RS

- - - - - -
Pela escritura que trago,
Na história dos sonhos meus,
Mãe é uma estrela formada
De uma esperança de Deus.
DELFINA BENIGNA DA CUNHA
São José do Norte/RS, 1791 – 1857, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Amor de mãe é tão grande,
tão profundo na expressão,
tão sincero, tão sublime,
que não tem definição!
DELMAR BARRÃO
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – ????

- - - - - -
Quando a mãe beija seu filho
– tesouro herdado de Deus –
quanto fulgor! Quanto brilho
espelha nos olhos seus!
DIAMANTINO FERREIRA
Campos dos Goytacazes/RJ

- - - - - -
Tricotando o sapatinho,
a mamãe pára um momento
e acaricia o pezinho,
no seu ventre, em movimento…
DOMITILLA BORGES BELTRAME
São Paulo/SP

- - - - - -
Se “Mãe” não tem com que rime,
não desistas, trovador…
Troca a palavra sublime
pelo sinônimo “Amor”!
DOROTHY JANSSON MORETTI
Três Barras/SC (1926 – 2017) Sorocaba/SP

- - - - - -
Ouve mãe: já não contenho
esta saudade insofrida …
Deste-me a vida que tenho
e eu não posso dar-te a vida.
DURVAL MENDONÇA
Rio de Janeiro, 1906 – 2001

- - - - - -
Ó mãe, que felicidade!
Eras só luz, coração!
Deixaste-nos a bondade
Que tinhas no coração…
EIRE
Serra/ES

- - - - - -
Lampadário de bonança,
luzente, formoso e terno,
nada supera a esperança
que existe no olhar materno!
ELEN DE NOVAES FELIX
Barra do Piraí/RJ,  1946 - 2015, Niterói/RJ

- - - - - -
Toda luz na diretriz
deste meu viver austero
é um bilhetinho que diz:
– ” Mamãe, querida, eu te quero”!!
ELISABETH SOUZA CRUZ
Nova Friburgo/RJ

- - - - - -
A mãe tem tal primazia,
tanto poder, tanta luz,
que pede à Virgem Maria
quem precisa de Jesus …
ELTON CARVALHO
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1994

- - - - - -
Minha mãe, foram teus braços,
refúgio dos meus segredos,
onde deitei meus cansaços
e adormeceram meus medos!
ERCY M. MARQUES FARIA
Bauru/SP

- - - - - -
O amor seria fecundo
como tal se espalharia,
se toda mãe que há no mundo
tivesse um nome: MARIA!
FRANCISCO JOSÉ PESSOA
Fortaleza/CE

- - - - - -
Deus, em toda sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
GISLAINE CANALES
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS

- - - - - -
Minha mãe, que orava aqui,
é nos céus que reza agora;
foi no meu sonho que a vi
aos pés de Nossa Senhora!
HARLEY CLOVIS STOCCHERO
Almirante Tamandaré/PR, 1926 – 2005
- - - - - -
Ser mãe é trabalho insano
que tal carinho irradia
e te faz, por todo o ano,
ser a mãe de cada dia!…
HERMOCLYDES S.FRANCO
Niterói/RJ, 1929 – 2012, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
O amor de mãe é o mais puro,
sincero e cheio de graça.
É luz que brilha no escuro.
É vinho em dourada taça.
HORÁCIO FERREIRA PORTELLA
Piraquara/PR

- - - - - -
Num rasgo de amor profundo,
Deus,- sublime Criador-
criando a Mãe, mostra ao mundo
toda grandeza do Amor!
IVONE PRADO
Belo Horizonte/MG

- - - - - -
Minha mãe partiu e agora
na saudade que me envolve,
eu sou criança que implora:
-Por favor, Senhor…devolve…
IZO GOLDMAN
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP

- - - - - -
Oh, minha mãe, em meus cantos,
num grato e eterno estribilho,
bendigo a Deus, que, entre tantos,
me escolheu para teu filho!
J. G. DE ARAÚJO JORGE
Tarauacá/AC, 1914 – 1987, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Surpreendente maravilha
a que agora me acontece:
minha mãe é minha filha
à medida que envelhece!
JESY BARBOSA
Campos/RJ, 1902 - 1987, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Minha mãe verteu mais pranto
que a mãe de Nosso Senhor.
A Virgem chorou um Santo;
minha mãe – um pecador!
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO
Vila Nova de Famalicão/Portugal, 1922 – 2004, Rio de Janeiro/RJ
- - - - - -
A mãe das outras crianças
com minha mãe se parece ;
oferta ao filho as bonanças
e oculta o mal que padece.
JOSÉ VALERIANO SOBRINHO
Rondonópolis/MT

- - - - - -
Minha Mãe. Minha alegria.
Meu amor. Minha santinha.
Deu-me tudo o que eu queria
mas levou tudo o que eu tinha.
JOSÉ GILBERTO GASPAR
São Paulo/SP

- - - - - -
Frases de eterna pureza
mamãe sempre me revela;
porém as de mais beleza
eu leio nos olhos dela.
JOSÉ LUCAS DE BARROS
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN

- - - - - -
Amor de mãe quem tiver
Deve guardá-lo no peito:
não há amor de mulher
que seja amor tão perfeito.
JÚLIO BRANDÃO
Famalicão/Portugal, 1869 -1947, Porto/Portugal

- - - - - -
O amor, no mundo, se exprime
pelo da Mãe, forte e vivo:
mas penso que é mais sublime
quando por filho adotivo!
LACY JOSÉ RAYMUNDI
Sananduva/RS, 1938 - 2014,Garibaldi/RS

- - - - - -
Desejei fogo atear
ao mundo por onde trilho
vendo uma cega indagar
como era o rosto do filho.
LILINHA FERNANDES
Rio de Janeiro/RJ, 1891 – 1981

- - - - - -
Debruçada sobre o berço
do seu querido filhinho
busca a mãe, com o seu terço,
indicar-lhe um bom caminho.
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH
Curitiba/PR

- - - - - -
Dizes que és pobre … E eu, coitado,
inveja tenho de ti …
– Tens tua mãe a teu lado,
e a minha – eu nem conheci!
LUIZ OTÁVIO
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1977, Santos/SP
- - - - - -

Tendo ao seio o meu menino,
tudo em volta é luz, é brilho.
Nem sei mesmo onde eu termino
e onde começa o meu filho!
MAGDALENA LÉA
Rio de Janeiro/RJ, 1913 - 2001

- - - - - -
As mães são divinas plantas
que deram flores, sementes…
Para Deus são todas santas,
com milagres diferentes …
MARIA NASCIMENTO S. CARVALHO
Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Coração de mãe, canteiro
em perene floração,
onde um Santo Jardineiro
planta as rosas do perdão.
MARILITA POZZOLI
Campina Grande/PB, 1902 – 1988, São Paulo/SP

- - - - - -
Vou ser mãe…ela murmura…
e o seu ventre, com nobreza,
aos poucos, forma a figura
de um templo da natureza…
MARINA BRUNA
Franca/SP, 1935 – 2013, São Paulo/SP

- - - - - -
A mãe é esta criatura
que mil vezes dá perdão.
E tem paciência e ternura
sobrando no coração.
MILTON SEBASTIÃO SOUZA
Porto Alegre/RS (1945 – 2018) Cachoeirinha/RS

- - - - - -
Louvo as mães, o sol caindo,
vão à igreja, levam velas,
à Virgem sempre pedindo
pelos filhos…não por elas.
MOACYR FIGUEIREDO
Florianópolis/SC+

- - - - - -
No embalo suave e silente
de teu ventre já aquecido
recebi maior presente
só por ter de ti nascido.
NEI GARCEZ
Curitiba/PR

- - - - - -
Apesar de mim distante,
lembro de ti, mãe querida;
porque foste a mais brilhante
estrela da minha vida!
NEMÉSIO SIMAS
Raul Soares/MG+

- - - - - -
Guarda no olhar a doçura
com que me embalou um dia.
Mãe lembra sempre a figura
e a ternura de Maria.
NILCI GUIMARÃES
Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Das dores que o tempo aguça
a mais triste, eu desconfio,
ser a da mãe que soluça
junto de um berço vazio…
NILO APARECIDO PINTO
Caratinga/MG, 1915 – 1974, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Título algum de nobreza,
ou nome ilustre qualquer,
tem o valor, a grandeza
do de mãe, dado à mulher!
ORLANDO BRITO
Niterói/RJ, 1927 – 2010, São Luís/MA

- - - - - -
Mãe, com divina bondade,
inteligência e com brilho,
faz tudo que ao filho agrade,
sem nada exigir do filho.
ORLANDO WOCZIKOSKY
Curitiba/PR, 1927 – 2019

- - - - - -
Em paz o mundo estaria,
se governassem a Terra
apenas mães que algum dia
perderam filhos na guerra!
OSMAR GODINHO
Cataguases/MG, 1925 – 2013, Jacarezinho/PR


Como de um eixo central,
desde a manhã à noitinha,
a vida toda de um lar
gira em torno da mãezinha.
PEDRO COLTRO
Ribeirão Preto/SP

- - - - - -
Minha Mãe – frase sagrada
da mais sublime expressão,
para ser perpetuada
no fundo do coração.
PEDRO PAULO DE LEMOS
Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Mãe! quisera eu me deitar
junto à parede, aos teus pés.
adormecer e sonhar,
sentindo os teus cafunés.
PROFESSOR GARCIA
Caicó/RN

- - - - - -
Te amando, mãe, desde o berço,
eu nem te amei tanto assim,
pois não te dei nem um terço
do amor que tu deste a mim!
REGINA CÉLIA DE ANDRADE
Magé/RJ

- - - - - -
Fecunda o ventre rosado
do amor, a fértil semente
e, a mãe, abriga um legado
que é futuro em seu presente…
RELVA DO EGYPTO R. SILVEIRA
Belo Horizonte/MG

- - - - - -
Minha mãe, do amor escrava,
com seu carinho e constância,
era a fonte que irrigava
o jardim de minha infância!
RENATA PACCOLA
São Paulo/SP

- - - - - -
Mamãe foi feliz morrendo,
foi feliz porque morreu!
pois se me visse sofrendo,
sofria mais do que eu !
RENATO CALDAS
Assu/RN, 1902 – 1991

- - - - - -
Quando piso, descuidado
as trilhas do coração,
sinto, a cada passo dado,
minha mãe me dando a mão!
ROBERTO RESENDE VILELA
Pouso Alegre/MG

- - - - - -
À minha mãe que voou,
nas asas de um querubim,
pedindo hoje aqui estou
que do céu vele por mim.
SARA FURQUIM
Rio Branco do Sul/PR, 1918 – 2020

- - - - - -
Minha mãe partiu, tão linda!
Sorriu no último adeus…
E em minha tristeza infinda
eu tive inveja de Deus.
SARAH MARIANY KANTER
São Paulo/SP

- - - - - -
Carinhos de filhos, quero!
Fazem bem ao coração:
São frutos do amor sincero;
São frutos da gratidão!
SELMA PATTI SPINELLI
São Paulo/SP

- - - - - -
Quem quiser ver a Esperança
olhe uma noiva no altar,
fite os olhos de uma criança,
repare uma mãe rezar!
SEVERINO UCHOA
Camutanga/PE, 1909 – 1983, Aracajú/SE

- - - - - -
Mamãe, eras diferente
das outras Mães, para mim.
De ti sinto bem presente
esta saudade sem fim.
SINÉSIO LUSTOSA CABRAL SOBRINHO
Várzea Alegre/CE, 1915 – 2012, Fortaleza/CE

- - - - - -
Penso ouvir teu acalanto,
minha mãe, lá de onde estás,
querendo enxugar meu pranto
e ninar-me, em horas más.
THEREZA COSTA VAL
Viçosa/MG, 1933 – 2014, Belo Horizonte/MG

- - - - - -
É noite!… E, num desvario,
na dor que a sufoca e invade,
chorando – o berço vazio –
a mãe embala a saudade!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo/SP

- - - - - -
Se sendo mãe, a mulher
diviniza os seus anseios,
mais nobre ainda é quem quer
ser mãe de filhos alheios.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba/PR

- - - - - -
Minha mãe com maestria,
vibrou forte de emoção,
quando em tarde de magia
fez pulsar meu coração!
VÂNIA ENNES
Curitiba/PR

- - - - - -
Rosto negro, alma de neve,
ternura de risos francos,
o Brasil muito de deve,
mãe – preta dos filhos brancos.
VASCO DE CASTRO LIMA
Lavrinhas/SP, 1905 – 2004, Rio de Janeiro/RJ

- - - - - -
Mãe! A doçura querida,
serena amabilidade,
legou-nos a própria vida
a paz e a felicidade!
VIDAL IDONY STOCKLER
Castro/PR, 1924 – 2014, Curitiba/PR

- - - - - -
Ser mãe, é ser o que encerra
tudo que é nobre e bendito :
– é ter a alma na terra
e o coração no infinito …
VIRGÍLIO G. ASSUMPÇÃO
Rio de Janeiro/RJ, 1909 – 1980, Belo Horizonte/MG

- - - - - -
Almejo trilhas sem fim,
ornamentadas de rosas!…
Mãe, vais à frente de mim,
cultivando as mais formosas!
WAGNER MARQUES LOPES
Pedro Leopoldo/MG

- - - - - -
Transcendo o sonho e refaço
minhas rotas do passado,
para ter de novo o abraço
do ventre em que fui gerado.
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba/PR

- - - - - -
Mãe é puro sentimento
que se mistura à razão.
Mãe é tudo num momento,
e… muito mais: coração.
ZENI DE BARROS LANA
Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: