domingo, 3 de julho de 2011

A. A. de Assis (Trovia n. 139 - julho de 2011)



Inesquecíveis

Quem trabalha e mata a fome
não come o pão de ninguém;
quem não ganha o pão que come
come sempre o pão de alguém.
Antônio Aleixo

Ao contrário da mulher,
a trova tem o seu jeito:
se cai na boca do povo,
mais aumenta o seu conceito!
Eva Reis

De todas as despedidas,
esta é a mais triste, suponho:
duas almas comovidas,
chorando a morte de um sonho!
Joubert de Araújo e Silva

Perdi meus sonhos tão belos
por desencontros fatais.
Ah, caminhos paralelos,
por que não sois transversais?
Lúcia Lobo Fadigas

Dez minutos de ternura,
olhando uma simples flor...
Se é tão linda a criatura,
que pensar do Criador?!
Padre Celso de Carvalho

Cuidai dos ricos, Senhor,
protegei-os mais de perto,
que aos pobres a própria dor
ensina o caminho certo!
Paulo Emílio Pinto

Brincantes

Sempre que eu vou me deitar
acompanhado, na cama,
já que eu sei que vou tirar...
pra que botar o pijama?
Ademar Macedo – RN

Vai trabalhar, vagabundo,
grita a mulher, feito gralha;
e ele rosna lá do fundo”:
– “Vagabundo não trabalha!”…
Divenei Boseli – SP

De surpresa, muitas vezes,
vinha o noivo da vizinha...
E, depois de nove meses,
nasceu uma surpresinha...
Flávio Stefani – RS

Caso um dia o homem consiga
a si mesmo conhecer,
duvido que ele então diga
que teve “muito prazer”...
José Fabiano – MG

O beijo só tem razão
se um ato de amor ele é.
Do contrário é lambeção,
é falta de higiene até...
Maria de Archimedes – RJ

Quem foi Luiz Vaz, eu não sei...
não sei quem assim se chama.
Camões eu sei: foi o rei
que fez o Vasco da Gama!
Osvaldo Reis – PR

Faz regime... e, por fazê-lo,
se desespera a coitada,
pois sempre tem pesadelo
com rodízios... de salada!...
Pedro Mello – SP

Se nas revistas reparas,
verás que é questão de gosto:
alguns preferem ver Caras,
outros preferem o oposto...
Rodolpho Abbud – MG

Líricas e filosóficas

Vestem-se as águas de prata,
saltam no espaço vazio...
Findo o show da catarata,
sereno refaz-se o rio.
A. A. de Assis – PR

Quem espera sempre alcança...
Mas eu em lutas me ponho:
sou guerreira da esperança,
vivo em busca do meu sonho...
Adélia Woellner – PR

Nossa bonita amizade
vai crescendo a cada lua.
A pena é que a minha idade
é quase o dobro da tua...
Antônio da Serra – PR

Mulher, encanto e ternura,
lindo poema de amor,
que ameniza a desventura
do poeta... sonhador!
Joamir Medeiros – RN

Um gosto de fim de festa,
tristeza, desilusão...
E’ tudo, enfim, que nos resta
depois que os sonhos se vão...
João Costa – RJ

Na clausura da existência,
das prisões que nos impomos,
um devaneio é a essência
do que pensamos que somos!
J.B. Xavier – SP

Quando se perde um amor,
o coração dá um brado:
– Por favor, tire essa dor,
ó pranto, fique calado!
José Feldman – PR

Se alguém te humilha, perdoa,
e se alguém te fere, esquece.
Ódio guardado magoa,
só o amor envolve e aquece.
Arlene Lima - PR

Um puro amor vai brotando
tal qual um botão de rosa.
Cuide bem, vá cultivando
a adolescência formosa.
Benedita Azevedo – RJ

Ao ver o cair da tarde,
sinto vontade de estar
longe do mundo covarde,
perto do céu para amar...
Carmem Pio – RS

Rasguei carta, telegrama,
fotos, bilhetes de amor,
mas ao deitar nesta cama,
rasga-me o peito esta dor!
Conceição de Assis – MG

Mate amargo, chimarrão,
tu, que um sangue verde estampas,
és a própria tradição
dos verdes campos dos pampas!
Delcy Canalles – RS

Dar amor, se verdadeiro,
seja homem, quer mulher,
é lançar-se por inteiro
nos braços de quem se quer.
Diamantino Ferreira – RJ

Eu não ouço os teus conselhos
mas, quando fala a razão,
meus pecados, de joelhos,
imploram por teu perdão...
Dilva Moraes – RJ

Quem sai da terra querida
em meio à dor que o invade
semeia o chão na partida
com sementes de saudade.
Djalma Mota – RN

Ao rever o sítio antigo
do meu passado risonho,
a saudade andou comigo,
lembrando sonho por sonho.
José Lucas – RN

Em meus delírios te vejo
surgindo na escuridão,
toda vez que o vento andejo
bate a tranca do portão...
José Ouverney – SP

Saudade, que dor enorme,
é triste o nosso sentir:
você se deita e não dorme
e nem me deixa dormir!
José Valdez – SP

O que conta nessa vida
não é tempo nem idade,
mas a procura renhida
da deusa felicidade.
Luiz Carlos Abritta – MG

Para vestir de ilusão
a minha vida vazia,
cubro-me com a visão
da tua fotografia.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Longe vão minhas andanças
e, em meu trêmulo cansaço,
tento fazer das lembranças
bastão... e assim firmo o passo.
Mª Conceição Fagundes – PR

A cor azul me aquieta
e, às vezes, fico a pensar
que a alma de todo poeta
é feita de céu e mar...
Maria Nascimento – RJ

Toma cuidado, poeta, / com teu sentir mais profundo. / – A trova
é muito indiscreta: / conta tudo a todo mundo... (Luiz Otávio)

A vingança não me agride,
pois tenho de prontidão
as armas para o revide:
- o entendimento e o perdão!
Eduardo A. O. Toledo – MG

Pescador mais esportivo
deixa seu peixe escapar.
– Melhor solto que cativo,
para assim o preservar.
Eliana Jimenez – SC

Orgulho bobo... vaidade,
caprichos do amor sobejo...
Eu, morrendo de saudade,
fingir que nem te desejo!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

A musa chega e me inspira,
num delírio encantador...
Afina as cordas da lira
e enche o meu mundo de amor!
Francisco Garcia – RN

Na varanda, meu abrigo,
de olhar vazio, tristonho,
quero acordar, não consigo,
sonho e te vejo em meu sonho!
Francisco Macedo – RN

Aquela rede que um dia
foi nosso ninho perfeito
hoje balança vazia
na varanda do meu peito.
Francisco Pessoa – CE

Quem entende essa ironia
da vida, tão surpreendente:
por que o amor que dura um dia
marca às vezes tanto a gente ?
Gilvan Carneiro – RN

Com volúpia e desvario,
neste amor vou mergulhar...
Eu me sinto como o rio,
que se atira para o mar!
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

Nosso amor, vencendo espaços,
rompendo tabus, segredos,
vai conduzindo seus passos
por um caminho sem medos!
Marisa Olivaes – RS

O astronauta que flutua
muito tem a lamentar:
quanto mais perto da lua
mais distante do luar.
Nei Garcez – PR

Tua amizade aguardei
com muito amor e afeição.
Quando de ti precisei,
fui buscar no coração.
Neiva Fernandes – RJ

Não sei de grito que vença,
aqui na Terra ou no Além,
a sabedoria imensa
que o silêncio às vezes tem...
Newton Vieira – MG

Quanto sonho não vivido
do jeito que foi sonhado!
Mas tudo tem mais sentido
quando, enfim, é conquistado.
Olga Agulhon – PR

Tua imagem refletida
no espelho de nosso quarto
mostra a saudade sentida,
que só contigo eu reparto...
Olga Ferreira – RS

Remorso rude, mesquinho,
está ferindo o meu peito;
chamou-me "filho" um velhinho
com quem faltei ao respeito.
Olympio Coutinho – MG

Na era do “ponto.com”, / voa o sonho mais ligeiro: – um clique...
e, qual vento bom, / chega a trova ao mundo inteiro! (a. a. de assis)

O amor é o maior mistério
que existe no mundo; enfim
chegou sem nenhum critério,
e tomou conta de mim!
Gislaine Canales – SC

Não faço versos pra turba.
Nunca vou-me arrepender.
Inteligência perturba!...
Alguém vai ter que aprender.
Haroldo Lyra – CE

A bengala cor da paz,
que o homem cego conduz,
tem um mistério que faz
o som transformar-se em luz!
Hermoclydes Franco – RJ

A uma ofensa que machuca,
por mais que me queime ou doa,
se meu sangue diz – “Retruca!”,
a minha alma diz – “Perdoa!
Heron Patrício – SP

A chama fraca não arde,
só bruxoleia no ar...
Por que nasceste tão tarde,
se já não posso te amar?
Humberto Del Maestro – ES

Numa estrada colorida,
ou na trilha empoeirada,
se a família segue unida,
é suave a caminhada.
Istela Marina – PR

Sem esquinas... sem saídas...
muitas vidas são assim...
Ruas retas e compridas,
e um grande portão no fim...
Izo Goldman – SP

Não sei se é pecado ou vício,
bobeira... sei lá mais quê...
este agridoce suplício
de só pensar em você!
Jeanette De Cnop – PR

Trovador que espalha o sonho
que lhe mora n’alma inquieta
confessa ao mundo, risonho,
a bênção de ser poeta.
Renato Alves – RJ

Ao abrir minha janela,
inundada de luar,
mais forte a lembrança dela
fez a saudade apertar.
Roberto Acruche – RJ

Sozinha em meu devaneio,
saudosa no meu queixume,
eu brindo ao vento que veio
devolver-me o teu perfume!
Selma Patti da Silveira – SP

Nas páginas principais
do teu livro de memórias
fui rodapé, nada mais,
sempre à margem das histórias.
Sérgio Ferreira – SP

Já ninguém nos dá razão
nem escuta nossa voz
mas amamos este chão
pois a pátria somos nós.
Sônia Ditzel Martelo – PR

Meu coração não se expande.
Chora sozinho e sem queixa...
Sabe quando o amor é grande
pela saudade que deixa.
Therezinha Brisolla – SP

Os poetas, em repentes,
se unem num elo de luz...
Suas trovas são correntes
de amor, que a todos seduz.
Vanda Alves – PR

O sabiá de peito roxo,
passarinho cantador...
Seus gorjeios sem muxoxo
são melodias de amor!
Vidal Idony Stockler PR

18 de julho – Dia do Trovador – A bênção, Luiz Otávio!

Fonte:
Enviado por A. A. de Assis

Nenhum comentário: