quinta-feira, 30 de junho de 2016

A. A. de Assis (Revista Virtual de Trovas "Trovia" - n. 193 - julho de 2016)






Um barco à margem de um rio,
abandonado, sem remos...
lembrando todo o vazio
de um sonho que não vivemos...
Colombina
 *
Nesta casa, que é só minha,
onde eu mesmo sou a lei,
obedeço a uma rainha,
muito embora eu seja o rei...
Ernâni Rushel
 *
Saudade de tal maneira
esta noite me abraçou,
que eu ontem dormi solteira,
mas hoje... não sei se sou...
Jesy Barbosa
 *
Ora é brando, ora é demais:
assim o amor da mulher:
– Ela o gradua à vontade,
nunca como a gente quer...
Jorge Beltrão
 *
Perfumadas e mimosas,
num majestoso buquê,
envio-lhe eu onze rosas:
completa a dúzia você!...
José Bandeira
Deixa a criança correr
descalça pelos caminhos!
Ela precisa aprender
a pisar sobre os espinhos...
José Maria M. de Araújo
 *
Meu amor foi-se acabando...
mas a saudade chegou:
– chuva boa refrescando
o chão que o sol causticou.
Lilinha Fernandes
 *
Às vezes, o mar bravio
dá-nos lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa.
Luiz Otávio
Quando a palavra não pode
traduzir a dor da gente,
então a lágrima acode
e diz tudo quanto sente...
Luiz Rabelo
Nosso amor só necessita
de alguns metros de coragem,
porque a fronteira limita,
mas não impede a passagem.
Tita Liporage
 *



Diz a cabra, dando leite
ao cabrito, o quanto pode:
– Mame, meu filho, aproveite,
enquanto não vira bode!...
Barreto Coutinho
 *
Se usa traje curto e justo,
por que então, ao se sentar,
ela tenta, a todo custo,
cobrir o que quer mostrar?...
Benny Silva
 *
Quando eu imaginaria,
naqueles tempos de outrora,
que um dia ainda veria
tanta perna como agora?...
Fontoura Costa
 *
Se não caso, sou um tolo,
pois de casar bem preciso...
Mas, no caso, é meu consolo
ser um tolo de juízo!
José Coelho de Babo
 *
Em carros sou exigente.
Conversível? – E’ aceitável...
Desde que traga – é evidente –
no volante um... conversável!.
Magdalena Léa
 *
Santa insônia – assim se chama –
não é tão santa, vos digo:
sempre que vou para a cama,
ela vem deitar comigo!
Miguel Russowsky
 *
Eu, trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu?...
Orlando Brito
 *
Quando vinhas caminhando,
disse alguém com grande humor:
– Eis um pecado passando,
em busca de um pecador!
Paulo Emílio Pinto



Sonho um mundo sem violência,
onde um dia poderei
ver que a humana convivência
nem precisa mais de lei.
A. A. de Assis – PR
 *
Sem fazer-me de rogada,
só persiste uma verdade:
a trova em mim fez pousada,
trazendo a felicidade.
Andréa Motta – PR
 *
Na velha casa vazia,
onde entrei, com ansiedade,
só o silêncio respondia
ao chamado da saudade...
Angelica Villela Santos – SP
 *
Na escuridão em que sigo,
no meu passo caracol,
aquele que vai comigo
é meu imenso farol.
Antonio Cabral Filho – RJ
 *
Se houver alguém precisando
de que você faça um bem,
não se importe com o “quando”,
nem o “como”, nem “a quem”.
Antonio Colavite Filho – SP
 *
Nenhuma trova bem feita
é feita sem lapidar.
Mas, para tê-la perfeita,
tem muito que meditar.
Ari Santos de Campos – SC
 *
Lavrador, ao fim do dia,
após a lida no chão,
sua enxada rodopia
celebrando a produção!
Arlene Lima – PR
 *
Mãos tristes, temendo ausências,
se despedem com revolta...
– Nosso adeus tem reticências
que acenam gritando: – Volta!
Carolina Ramos – SP
 *
No contorno do teu rosto
– flor em forma de buquê –
vejo que tenho bom gosto
de ser louco por você
Clênio Borges – RS
 *



Ainda bem que tenho os meios
de não ficar tão sozinha:
desenho e bordo, abro e-mails,
faço versos na cozinha...
Clevane Pessoa – MG
 *
Disse-lhe adeus e mais nada;
seu desgosto foi profundo;
seu peito foi a morada
das dores todas do mundo.
Conceição de Assis – MG
 *
O homem foi feito perfeito,
à semelhança de Deus;
às vezes, fico sem jeito
de não ser igual aos meus.
Cônego Telles – PR
 *
Quem leva a vida no amor,
dos sonhos nunca se cansa,
que o mundo só perde a cor
quando se perde a esperança.
Dáguima Verônica – MG
 *
No meu mundo de magia,
tudo é possível e, assim,
eu vivo na fantasia
o que a vida nega a mim!
Delcy Canalles – RS
 *
Na casa de quem escreve
há sempre papel no chão:
não perde tempo quem deve
segurar a inspiração!
Diamantino Ferreira – RJ
 *
Corta-se a mata nativa,
fica o campo a céu aberto...
É a força bruta nociva
na construção do deserto.
Djalma da Mota – RN
 *
Nesta vida rotineira,
tua saudade em minha alma
é cantiga de goteira
em noite de chuva calma!
Domitilla Borges Beltrame – SP
 *
Trem-de-ferro, o teu apito
lembra-me um sino plangente:
tanta mágoa no teu grito,
tanta saudade na gente!
Dorothy Jansson  Moretti – SP
 *
Arando a terra, meu pai
ensina-me enquanto canta
que uma semente que cai
é esperança que se planta!
Edweine Loureiro da Silva – Japão
 *
Minhas mãos... venho trazê-las,
até parecem vazias,
mas são repletas de estrelas
que eu colho todos os dias...
Elisabeth Souza Cruz – RJ
 *
O espelho, em alguns instantes,
parece que ri... mas chora,
procurando traços de “antes”
na realidade de “agora”...
Ercy Marques de Faria – SP
 *
Este orgulho que carregas,
insano, dentro do peito,
foge, tão logo te entregas
de corpo e alma em meu leito.
Ester Figueiredo – RJ
 *
Minha idade vem rolando
como as pedras no caminho.
Pedra a pedra vou juntando,
edificando o meu ninho.
Eulinda Barreto – SP

 *

Um aceno na partida

faz parar o coração.

O amor passa pela vida,

o aceno marca a emoção.

Evandro Sarmento – RJ
 *
Os teus braços... uma ponte...
Teus olhos... uma canção...
Os teus lábios... uma fonte...
E eu já tenho a inspiração!
Flávio Stefani – RS
 *



Quando a tarde veste o manto,
torna escura a luz do dia.
Saudade dói outro tanto,
do tanto que já doía.
Francisco Garcia – RN
 *
Pedi perdão ao Senhor
por minhas horas vazias,
pelas horas sem amor,
e Ele as encheu de alegrias!
Gislaine Canales – SC
Acordei (tinhas partido)
e me deixaste na estrada:
um pobre arbusto perdido
sem luz, sem pranto, sem nada...
Janske Schlenker – PR
 *
Na clausura da existência,
das prisões que nos impomos,
um devaneio é a essência
do que pensamos que somos.
J. B. Xavier – SP
 *
Entre alegrias e dores
vou indo, como Deus quer,
vivendo muitos amores
como avó, mãe e mulher!
Jeanette De Cnop – PR
 *
Quero um relógio, querida,
cujo mágico processo
atrase a tua partida
e abrevie o teu regresso.
João Costa – RJ
 *
Dê vida ao seu dia a dia,
dedicando-se ao labor.
Trabalho gera alegria,
quando é feito com amor!
Jorge Fregadolli – PR
 *
Perdi, do ouvido direito,
completamente a audição.
Daí me veio o defeito
de ouvir mais o coração...
José Fabiano – MG
Singrei muitos horizontes
em busca do último porto;
bebendo de muitas fontes,
só em você achei conforto.
José Feldman – PR
 *
A vida de quem não sonha
e vive sem ter um bem
lembra uma rua tristonha,
onde não passa ninguém...
José Messias Braz – MG
A luz da noite ilumina
o olhar da menina aflita,
que fita a luz da vitrina
e fantasia o que fita!
José Ouverney – SP
 *
Chego a perder a esperança,
vendo ao relento, a dormir,
uma sofrida criança
sem lar, sem paz, sem porvir!
José Valdez – SP
Com ternura tu me olhaste
e com ternura te olhei...
Nunca mais tu me deixaste,
nunca mais eu te deixei!
Lucília Decarli – PR
A paz que tanto almejei,
em sonhos que não têm fim,
estava onde não busquei:
– perdida dentro de mim!
Luiz Antônio Cardoso – SP
 *
Se não me dás teu carinho,
se não me queres amar,
sou barco triste e sozinho,
que já não quer navegar.
Luiz Carlos Abritta – MG
 *
Seja gentil, cumprimente,
converse, abrace, sorria!
Gentileza está presente
num viver em sintonia.
Mifori
Vou cumprir a minha sina:
– Não pode ter recaída...
Pois teu sorriso elimina
as mazelas desta vida!
Maria Luiza Walendowsky – SC
 *
 

Tão moreno, tão esguio,
tão gostoso de pegar...
que as águas todas do rio
querem teu corpo banhar...
Maria Thereza Cavalheiro – SP
 *
Já não tenho o que falar,
já não choro, já não rio,
já não tenho o seu olhar...
Colho a saudade e o vazio.
Mário Zamataro – PR
 *
Saibam todos que o trabalho
ao homem bom enobrece;
mas quem não pega no malho,
seu espírito empobrece!
Maurício Friedrich – PR
 *
A vida é feita de escolhas:
os acertos festejamos...
O duro é virar as folhas
nas tantas vezes que erramos...
Milton Souza – RS
*
Contemple os campos dourados
que ao bom lavrador deleita:
ontem, bons grãos semeados;
hoje, o prazer da colheita.
Nilsa Alves de Melo – PR
 *
Sonhando de trova em trova
pela estrada da poesia,
minha vida se renova
no correr de cada dia.
Nilton Manoel – SP
 *
O amor, bem como a neblina,
sempre nos turva a visão:
vem do nada e, como sina,
deixa inquieto o coração.
Olga Agulhon – PR
Carícia mais eloquente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente
nos versos da minha trova!
Renato Alves – RJ
Somente o amor verdadeiro
é por Deus abençoado;
e por não ser passageiro
é tão sublime e sagrado!
Roberto Acruche – RJ
 *
Ante o terror das queimadas
na floresta, com carinho,
as árvores abraçadas
tentam proteger os ninhos.
Ruth Farah – RJ
 *
Não quero chão e nem teto!
Faço da nuvem, morada!
Quem viveu um grande afeto
não precisa de mais nada!
Selma Patti Spinelli – SP
 *
Tudo pode acontecer
no encontro de duas almas.
Tua afeição dá prazer
e sei que só tu me acalmas.
Talita Batista – RJ
 *
Das bofetadas que a vida
me deu sem muita piedade,
tu foste a mais dolorida
e a que mais deixou saudade.
Thalma Tavares – SP
 *
A vida, má roteirista,
dá-me um papel, não me ensaia
e, se eu tento ser artista,
nega-me o aplauso e me vaia.
Therezinha Brisolla – SP
 *
Meu tempo tornou-se esparso...
Por mais que eu tente retê-lo,
nem com tintura eu disfarço
as cinzas do meu cabelo.
Vanda Alves da Silva – PR
 *
Antes que nada mais sobre,
deixa-me ser, por favor,
ao menos a rima pobre
num dos teus versos de amor!
Vanda Fagundes Queiroz – PR
 *
Tendo um bom livro na mão,
viajo o mundo... crio asa.
Mando embora a solidão...
sem sair da minha casa!
Vânia Ennes – PR
 *
Não prometo, em nossa história,
meu amor por toda a vida,
porque a vida é transitória,
e meu amor, sem medida!...
Wanda Mourthé – MG

* * * * * * * * * * * * * * * 
Visite:



Nenhum comentário: