terça-feira, 3 de maio de 2022

Filemon Martins (Poemas Escolhidos) XIV

A DESCONHECIDA


Ela chegou, sorriu. Não disse nada
e foi entrando sem pedir licença.
Depois, falou em tom de uma sentença;
"Eu vou fazer daqui minha morada."

Que conversa maluca e atrapalhada,
não vou brigar nem quero desavença
e mostrando tristeza e indiferença,
eu saí pela porta escancarada.

Depois, voltei e vi por uma fresta,
o clima que reinava era de festa,
muita música e alegria de verdade.

Um dia, ela partiu sentenciando:
contigo estive e andavas poetando,
— não soubeste que sou tua metade.
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LEMBRANDO O LAVRADOR

Eu me levanto cedo e abro a janela
para ver o romper da madrugada,
a Natureza em festa se revela
numa canção de amor bem orquestrada.

O Universo, de luz, parece tela
por um pintor supremo, executada,
tornando-se elegante passarela
onde faz coro a alegre passarada.

O sol desponta, quero uma caneta,
mas a enxada é que vem para a retreta
e quer dançar comigo no roçado...

A enxada tine e estronda pelo eito,
vou capinar a terra do meu jeito
só amanhã, que agora estou cansado!
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MEU AMOR

Quando surge, no céu, a luz da lua
espalhando seus raios pelo chão,
eu me transponho para aquela rua
onde te dei amor, meu coração.

Desde então, minha vida te cultua
no prazer de viver esta emoção,
e espero que a rotina não destrua
nosso ninho de amor, nossa paixão.

À noite, o céu de estrelas se ilumina,
um convite à ternura que domina
e cresce o sentimento entre nós dois...

E no leito de amor, onde deslizo,
sinto o prazer que vem do paraíso,
por que, então, adiar para depois?
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MEUS PESARES

Faz tanto tempo, eu me recordo agora
do amor sonhado quando jovem era,
mas que partiu levando a luz da aurora
deixando sem amor minha tapera.

Chorei e muito quando foste embora
ao constatar que a vida não espera,
e tive medo, um medo que apavora
quando se perde o amor na primavera.

Quanto tempo passou. Hoje cansado,
a lembrança avivou o meu passado,
já não procuro mais outra ilusão...

Restou somente esta saudade louca
dos beijos que deixei em tua boca,
e esta mágoa de amor no coração!
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PERSISTÊNCIA

Sou persistente como o garimpeiro
que busca a joia rara e deslumbrante,
cavando a terra, construindo aceito,
para encontrar, altivo, o diamante.

Sou incansável pelo tempo inteiro,
busco a palavra e o brilho fascinante
do verso ardente, puro e verdadeiro
que brilha como o sol, inebriante.

Ninguém me deterá neste garimpo,
irei, se for preciso até o Olimpo
buscar minha divina inspiração.

E nestes versos pobres, mas floridos
meus sonhos ficarão mais coloridos,
oriundos do Amor, do coração!

Fonte:
Filemon Francisco Martins. Anseios do coração. São Paulo: Scortecci, 2011.
Livro enviado pelo autor.

Contos e Lendas do Mundo (Inglaterra: Molly Whuppie e o Gigante)

Era uma vez um casal, que tinham muitos filhos, mas não conseguiam comprar carne para todos, então pegaram as três crianças menores, que eram todas meninas, e as abandonaram na floresta.

As meninas caminharam, caminharam e não conseguiram ver casa alguma. A noite surgiu e ficaram com fome. Viram uma luz e seguiram naquela direção até encontrar uma casa. Bateram à porta, e uma mulher abriu e perguntou:

– O que desejam?

As crianças responderam:

– Por favor, deixe-nos entrar e comer alguma coisa.

A mulher disse:

– Não posso fazer isso, já que meu marido é um gigante e mataria vocês se as encontrasse quando chegasse em casa.

Elas imploraram ainda mais:

– Deixe-nos descansar um pouco, – disseram – e partiremos antes que ele chegue.

Então a mulher as acolheu, as meninas sentaram-se diante do fogo e ela lhes deu leite e pão, mas mal haviam começado a comer quando ouviram uma forte batida na porta e uma voz terrível, dizendo:

– Fe-fi-fo-fum. Sinto cheiro de sangue humano. Quem está com você, mulher?

– Três criancinhas com frio e com fome, – disse a esposa – e logo irão embora. Você não tocará nelas, homem.

O gigante nada disse, comeu um lauto jantar e ordenou que as crianças passassem a noite ali. Acontece que o gigante tinha três meninas, e elas iriam dormir na cama com as três estranhas.

A caçula das três meninas abandonadas se chamava Molly Whuppie e era muito inteligente. Percebeu, antes de irem para a cama, que o gigante colocara cordas de palha em volta do pescoço dela e do pescoço das suas irmãs, e ao redor do pescoço de suas filhas passara correntes de ouro.

Molly tomou cuidado para não adormecer e esperou até ter certeza de que todos dormiam profundamente. Então, rastejou para fora da cama e tirou as cordas de palha do pescoço dela e de suas irmãs, tirou as correntes de ouro do pescoço das filhas do gigante. Então passou as cordas de palha no pescoço das meninas do gigante e as correntes de ouro no seu próprio pescoço e nos das irmãs e voltou a se deitar.

No meio da noite, o gigante se levantou, armado com uma enorme clava, e foi tatear os pescoços em que pusera as cordas de palha. Estava escuro. Arrancou as próprias filhas da cama e deu com a clava nelas até morrerem. Depois voltou a se deitar, pensando que dera conta do recado muito bem.

Molly refletiu que era hora de sair dali com as irmãs, então as acordou e disse que ficassem quietas e saíssem da casa de fininho. Todas saíram sãs e salvas e correram, correram sem parar até o amanhecer, quando avistaram uma mansão.

Acontece que era o castelo de um rei. Molly entrou e contou sua história para o rei, que disse:

– Molly, você é uma garota esperta e se deu bem. Vou lhe pedir para voltar à casa do gigante e roubar a espada dele, que fica pendurada na cabeceira da cama. Darei sua irmã mais velha em casamento para o meu filho mais velho se você fizer isso.

Molly prometeu que tentaria roubar a espada.

Voltou, deu um jeito de se esgueirar para dentro da casa do gigante e se escondeu debaixo da cama. O gigante voltou para casa, comeu seu lauto jantar e foi dormir. Molly esperou até que ele roncasse, saiu do esconderijo debaixo da cama, estendeu o braço por cima do gigante e retirou a espada; mas, quando passava a espada por cima da cama, fez um barulhinho, e o gigante acordou e pulou.

Molly saiu da casa correndo e levando a espada. E correu, correu, até chegar à Ponte de um Fio de Cabelo. Molly passou, mas o gigante não, e ele gritou:

– Infeliz Molly Whuppie! Nunca mais volte aqui.

E ela gritou também:

– Mais duas vezes, monstro, irei para a Espanha.

Então Molly levou a espada para o rei, e sua irmã mais velha se casou com o filho mais velho dele.

Então o rei disse:

– Você se saiu bem, Molly, mas poderia se sair ainda melhor roubando a bolsa que fica embaixo do travesseiro do gigante, e então eu casaria sua segunda irmã com meu segundo filho.

Molly disse que tentaria.

Então rumou para a casa do gigante, esgueirou-se para dentro e se escondeu debaixo da cama, esperando até que o gigante tivesse terminado seu jantar e roncasse, ferrado no sono. Ela deixou seu esconderijo, enfiou a mão embaixo do travesseiro e tirou a bolsa, mas, na hora em que estava saindo do quarto, o gigante acordou e correu atrás dela. E Molly correu, correu, até chegarem os dois à Ponte de um Fio de Cabelo, e ela passou, mas o gigante não, e disse ele:

– Infeliz Molly Whuppie! Nunca mais volte.

– Mais uma vez, monstro, irei para a Espanha.

Então Molly levou a bolsa para o rei, e sua segunda irmã se casou com o segundo filho dele.

Depois disso, o rei disse a Molly:

– Molly, você é uma garota esperta, e caso se esforce ainda mais e roube o anel que o gigante usa, darei você em casamento para meu filho caçula.

Molly prometeu tentar. Então lá foi de volta para a casa do gigante e se escondeu debaixo da cama. Logo o gigante retornou e, depois de comer um lauto jantar, foi para sua cama e em pouco tempo já estava roncando alto.

Molly deixou seu esconderijo pé ante pé, procurou por cima da cama e, com muita coragem, segurou a mão do gigante. Daí puxou, puxou, até que conseguiu tirar o anel do dedo; porém mal o havia tirado quando o gigante se levantou, agarrou-a pela mão e disse:

– Agora a peguei, Molly Whuppie. Se eu tivesse feito tanto mal a você quanto você fez para mim, o que faria comigo?

Molly respondeu:

– Eu o enfiaria em um saco e colocaria dentro o gato, o cachorro, uma agulha, linha e tesoura. Depois colocaria o saco sobre o muro e iria para a floresta; escolheria o pedaço de pau mais grosso que encontrasse, voltaria, tiraria o saco de cima do muro e lhe daria pauladas até que morresse.

– Molly – disse o gigante –, vou fazer exatamente isso com você.

Então ele pegou um saco, colocou Molly lá dentro junto com o gato, o cachorro, uma agulha, linha e tesoura, colocou-o sobre o muro e foi para a floresta escolher um pedaço de pau.

Molly gritou dentro do saco:

– Oh, se você pudesse ver o que estou vendo!

– Oh – disse a mulher do gigante –, o que está vendo, Molly?

Porém Molly não respondeu, apenas continuou a dizer:

– Oh, se você pudesse ver o que estou vendo!

A mulher do gigante implorou que Molly a deixasse ver o que a garota via. Então Molly pegou a tesoura e fez um buraco no saco; levou consigo a agulha e a linha e pulou para baixo, ajudando a mulher do gigante a entrar no saco, e então costurou o buraco.

Já em cima do muro, a mulher do gigante nada viu e começou a pedir para descer de novo e sair dali, mas Molly não deu ouvidos e se escondeu atrás da porta. O gigante voltou para casa com um enorme tronco de árvore na mão, içou o saco para baixo e começou a bater nele com toda a força.

Sua mulher gritou:

– Sou eu, homem!

Mas o cachorro latia e o gato miava dentro do saco, e ele não reconheceu a voz da esposa.

Então Molly saiu de trás da porta, e o gigante a viu e correu atrás dela. Ele correu, e ela correu, até chegarem à Ponte do Fio de Cabelo, e Molly passou por ela, mas ele não conseguiu e berrou:

– Infeliz Molly Whuppie! Nunca mais volte aqui.

– Nunca mais, monstro – ela respondeu –, nunca mais voltarei para a Espanha.

Então Molly levou o anel para o rei e se casou com o filho mais moço dele, e nunca mais viu o gigante.
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Molly Whuppie é um conto de fadas inglês ambientado na Escócia. Uma versão Highland, Maol a Chliobain , foi coletada por John Francis Campbell. Como há uma relação entre os dois contos e uma variante irlandesa, "Smallhead", concluiu-se que o conto era de origem celta.

Fonte:
Contos e Lendas do Mundo. 2007.

50° Jogos Florais de Niterói (Prazo: 30 de junho)


TEMAS:

Âmbito Nacional/ Internacional: Jubileu de Ouro

Novos Trovadores: Tesouro

Âmbito Estadual (Rio de Janeiro): Ventura


REGULAMENTO:

1 – Trova com 4 versos de 7 sílabas métricas, rimando o 1° com o 3° e o 2° com o 4°, rima perfeita e sentido completo.

2 – Uma trova inédita.

3 – Envio por sistema por e-mail ao Fiel Depositário

Nacional:
Talita Batista
e-mail: (talitabatista2012@hotmail.com).

Estadual:
Andréa Motta
e-mail: (andreamottactba@gmail.com).

Novos Trovadores:
Renato Alves
e-mail: (rajesy@hotmal.com).


4 – Prazo: 30 de junho de 2022.

5 – Serão desclassificadas as trovas: fora das especificação acima, quando houver quebra de sigilo em relação ao autor, fora do prazo, plagiadas, não inéditas e outras ocorrências julgadas graves.

6 – Premiação:

Certificado e troféu ou medalha para os classificados nas 3 categorias: Vencedor, Menção Honrosa e Menção Especial.

Premiação Total:
40 Certificados, 40 Troféus ou Medalhas, a saber: 15 para o âmbito Nacional e Internacional, 15 para o âmbito Estadual, 10 para os Novos Trovadores e 40 Livretos contendo as trovas classificadas, para os trovadores premiados.

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Versejando 110

 

Júlia Lopes de Almeida (A casa dos mortos)


A Francisca Júlia da Silva


Que frio e que negrume!

E eu ia andando no meio da treva, corajosa e firme, em busca daquela que me deu a vida, que me criou nos seus seios, que me enchia as faces de beijos e me vestia a alma de alegrias.

Eu estava agora faminta, mal vestida, mal consolada, cheia de mágoas, saudosa do seu afago quente e doce, da sua palavra cheirosa como o mel da abelha em tronco de especiaria.

E fui andando na treva, seguindo uns passos que eu ouvia, não sei de quem, não sei para onde.

Nem uma estrelinha orientadora; tudo era mudez; só aqueles passos diante de mim: tan, tan, tan, tan, como marteladas através de uma parede grossa!

E fui, sem medo, até que os passos pararam e uma porta se abriu sem rumor, larga e macia. Veio uma rajada; encostei-me ao umbral e divisei então, a uma luz frouxíssima, uns vultos mal definidos, quase apagados.

Perto de mim um homem, embuçado como um esquimó, tirou da cabeça um fardo e pousou-o no chão; depois, voltando-se, disse-me com uma voz soluçada como o vento na ramaria de um salgueiro:

– Por que vieste atrás de mim? Esta é a casa dos mortos. Vai-te embora! A estrada negra é proibida aos vivos; és a primeira que a percorre toda sem ter morrido...

Sombras esparsas iam tomando formas humanas e vinham curiosas, lentas, resvalando, debruçarem-se sobre o meu corpo, em atitude de espanto. Eu resistia ao pavor e sôfrega perscrutava tudo, em busca daquela que me deu a vida, que me enchia as faces de beijos, que me embalava com as suas palavras mais cheirosas que o mel das abelhas em tronco de especiaria.

– Quem procuras? perguntou o mesmo homem, cujos traços eu não percebia sob a projeção do capuz.

– Minha mãe.

O som da minha voz fez fugir em revoada todas aquelas figuras de névoa, como a badalada de um sino em torre coberta de passarinhos. Eu mesma tremi, estranhando a vibração das minhas palavras, tal a clareza e a vida da minha voz ecoando entre os fracos murmúrios das outras, de um tênue sopro de brisa. Então lá do fundo, do meio de um amontoado de novelos alvadios que se dissipavam aqui para se ajuntarem acolá, a minha mãe veio até mim, sorrindo, com o seu vestido caseiro, a sua bela carne rosada, gorda e fresca como nos tempos em que eu repousava no seu largo seio a minha cabeça sonhadora e febril, e ela me alisava os cabelos com as suas mãos formosíssimas.

Radiante, atirei-me para beijá-la; ela, porém, sempre tão pronta em receber os meus carinhos, paralisou-me com um gesto:

– Não me toques! Não me beijes! Todo o meu corpo se desfaria ao mais leve contato... Terias horror da minha carne e desmaiarias se os meus lábios se unissem aos teus. Para que vieste procurar-me? Foge, meu amor, o teu lugar é lá, na vida, na febre, na luz, no sofrimento. Vai sofrer. Saudades? tinhas saudades? Pobrezinha! Esquece; não há nada que valha o esquecimento. Eu nunca te apareceria, se não viesses procurar-me. Fizeste mal ao meu repouso, porque, vendo-te, eu não te posso apertar ao meu seio! E as tuas irmãs! E Ele?!

Eu chorava; e não perdia um só dos seus gestos. Lembro-me de que ela quis dar-me uma fruta, e que sorriu depois com amargura, vendo desfazer-se entre os seus dedos lívidos a fruta que me estendia.

– Até os mortos têm ilusões... eu esquecia-me... disse ela com a sua voz tão outra, apenas audível, como um murmúrio de vento muito ao longe...

Então eu vi, eu vi que todas aquelas sombras flutuantes cercavam o fardo que o homem de capuz pousara no chão; eram dois caixões com defuntos; em um ia uma virgem, no outro um homem... Ela era branca e fina, com umas madeixas negras sobre a túnica pálida e uma haste de nardos nas mãos postas em cruz. Ele era igualmente pálido, e moço, e belo, com a sua linda cabeça loira pousada em violetas.

A Morte, em pé, muito alta e muito esguia, diante dos dois caixões, lançava-lhes uma bênção vagarosa, larga, com dizeres que eu não entendia.

Minha mãe explicou-me:

– Só o amor perdura além da morte. Aquilo é a celebração de um noivado. Os dois corpos ficaram lá embaixo, intactos, rígidos, mas aqui as duas almas estarão sempre unidas; e se voltarem à terra voltarão juntas e para o mesmo laço. Serão eternamente presas uma à outra; almas felizes, raras! Vês? Quem não amou na vida não tem nem a doçura da saudade para amenizar-lhe a tristeza deste exílio. Repara para as virgens sem noivos; que ar de lamento que elas têm! Essas nunca voltarão à terra, porque da vida não trouxeram lembrança. Só quem amou traz para o mistério da morte um aroma de sonho. Tudo mais é poeira que o vento leva, e espalha, e não se torna a encontrar... Vai-te embora!

Os olhos de minha mãe tinham um brilho de lágrimas, e eu estendi-lhe os braços ansiosos, e logo o seu corpo se tornou imaterial, diáfano, como se de névoa fosse. Então o homem do capuz, cujas feições não vi, pegou-me pela mão e trouxe-me para fora, para a estrada, onde eu caminhei entre duas longas filas de ciprestes negros e de anêmonas roxas. Caminhei, caminhei, sem sentir o solo sob os passos cansados; e quando abri os olhos deste estranho sonho tinha o rosto coberto de lágrimas e as mãos em cruz sobre o coração.

Fonte:
Júlia Lopes de Almeida. Ânsia eterna. 2. ed. rev. Brasília : Senado Federal, 2020. Publicada originalmente em 1903.

Silveira Carvalho (Caderno de Trovas)


Assim longe, triste, opresso,
nunca maldisse a distância,
porque por ela é que eu meço
a tua e a minha constância.
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Como esse dia, não creio,
que haja outro igual para mim!
Ah! se o viver fosse cheio
de dias cheios assim...
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Desperta...Eu trouxe uns versinhos
para cantar ao teu lado:
recordações, retalhinhos,
do teu, do nosso passado...
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Deus! Senhor de astros e mares,
do mundo supremo dono,
porque fizestes luares
e porque nos destes sono?
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Disse, olhando o céu turquesa:
"porque o sol está longe assim?".
Vinhas. Voltei-me... Surpresa !
Vi o sol junto de mim.
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Já houve um tempo risonho
em que eu tanto fantasiava,
que até parecia um sonho
o dia em que eu não sonhava.
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Porque na trova inocente,
que tanto agrada à mulher,
a gente conta o que sente,
a gente diz o que quer...
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Quando em carta a alma se expande,
o meu suplício é cruel:
falar de um amor tão grande
em tão pequeno papel!...
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Quem ama, para dar provas,
deve três coisas cumprir:
tocar violão, fazer trovas
e, havendo luar, não dormir.
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Se escuto gorJeios suaves,
se fito o céu - vasta umbela -
vendo astros e ouvindo as aves,
lembro a voz e os olhos dela.
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Tenho, a lembrar os dispersos
castelos que outrora ergui,
a pasta cheia de versos
e os versos cheios de ti.
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TROVAS ENCADEADAS

Ando pensando, e receio
que de pensar crie ruga,
porque modo, porque meio
Deus uma estrela me aluga.

Quero, do mundo afastado,
gozar a lua de mel:
Deus não perturba um noivado
para cobrar aluguel...
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Outrora, quando eu vivia
indiferente ao amor,
a dor tanto me feria
que me acostumei com a dor...

Mas hoje - é surpreendente!
- vivendo amado por ti,
sofro muito, justamente
porque nunca mais sofri...
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"Preciso falar-te. Espero
que tu venhas hoje aqui".
"Eu também falar-te quero,
sem falta irei", respondi.

Fui ... Não falei, nem falaste..
E ainda hoje estou pra saber
porque foi que me chamaste,
e o que é que eu tinha a dizer.
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Santo Antônio foi tentado
quando pelo mundo andou,
mas resistiu ao pecado,
morreu, foi ao céu, gozou...

Se isto hoje fosse santinha,
se ele te visse, garanto,
que entre os santos da folhinha
não haveria este santo.
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Se vou à missa, - é esquisito:
só sendo proposital:
mal me ajoelho e te fito
o padre fecha o missal!...

Isto já me causa alarde,
terá ódio o padre a mim?
Ou sou eu que chego tarde
e a missa é curtinha assim?

Fonte:
Adelmar Tavares et al. Descantes. Recife/PE: Tipografia da Imprensa Oficial. 1a. edição publicada em 1907.

domingo, 1 de maio de 2022

Varal de Trovas n. 557

 

Therezinha Dieguez Brisolla (Nem Pensar...)

Escurecia quando ouviu as batidas na porta da sala. Olhou pela janela e ao ver o estranho lá fora, teve medo.

Fechou a cortina e ali ficou, certa que com a demora, desistiria de esperar.

Ouviu, novamente, as batidas bem mais insistentes. Aproximou-se da porta e testou a fechadura. O medo cresceu e o seu coração descontrolou-se quando uma voz, fraca e cansada, disse o seu nome.

Reconheceu o timbre da voz e lembrou-se das inúmeras vezes em que ela segredara, em seus ouvidos, juras e promessas de amor.

Depois, tornara-se áspera e rude, destruindo, um a um, seus mais belos sonhos!

Fingiu calma ao abrir a porta, devagar... O homem, à sua frente, era uma sombra daquele que, um dia, levado por louca paixão, a abandonara.

O rosto magro e encovado, os cabelos grisalhos e o andar vacilante...

Aparentava o dobro de sua idade.

Ele entrou, caminhou em direção à cadeira de balanço e sentou-se pesadamente. Chorando, explicou-lhe as razões de sua volta... falou de seu amor e arrependimento, pediu-lhe perdão por suas faltas e implorou que o aceitasse em sua casa.  

Olhou-o por longo tempo... teve pena e cedeu aos seus apelos. Afinal, ela estava na presença do seu primeiro e único amor!

Deixou-o ficar... Ele levantou-se e aproximou-se dela. Amparou-o e caminharam para o quarto. Esperou que se deitasse, ajeitou o travesseiro sob sua cabeça e estendeu o lençol sobre o seu corpo...

Ele acompanhou os seus gestos de carinho e os seus olhos adquiriram o antigo brilho! Com um sorriso sedutor puxou-a para perto de si e tentou beijá-la. Desvencilhou-se... Apagou a luz, encostou a porta devagar e caminhou com passos firmes para o seu quarto.

Pela primeira vez, em tantos anos, dormiu com a certeza de que aquele adeus fora definitivo! A sua volta, deu-lhe essa certeza... Ele bateu à sua porta e ela lhe deu abrigo... falou de seu amor e ela fingiu acreditar... voltou arrependido e ela lhe deu perdão. Mas, quanto ao seu amor... Nem pensar...

Fonte:
Texto enviado por Luzia Brisolla Fuim.

Carolina Ramos (Poesias Esparsas) 3

ÁRVORE


Verde bandeira desfraldada ao vento,
árvore amiga, o olhar que te procura
busca repouso e vai achar alento
na sombra que lhe estendes lá da altura!

A sede abrasa! E o fruto sumarento
entregas, com requintes de ternura,
a quem poda a raiz, que é teu sustento
e do solo te traz a seiva pura!

Ramos erguidos, a abraçar o espaço,
tua ânsia de dar não tem cansaço!
Tua bênção de amor não tem medida!

E embora tanto dês e nada colhas,
com o verde pincel de tuas folhas,
vais colorindo de esperança a vida!
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E O CARNAVAL COMEÇA

Rompem-se os diques da alma. Nas retinas,
confundem-se as visões do Bem e o Mal.
Momo sacode os guizos! Nas esquinas
e nos salões, estronda a bacanal!

No entanto, há mais Pierrôs e Colombinas,
Palhaços e Arlequins, na vida real,
que os que atiram confetes... serpentinas,
alegria a fingir no Carnaval!

Cinzas! Máscaras rolam! Mas... só a morte,
a derradeira máscara é quem tira.
Momo sorri - talvez da própria sorte!

E o amargor numa dúvida se expressa:
- O Carnaval findou?! - Cruel mentira!
– A vida marcha... E o Carnaval começa!...
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PROTESTO DO RIO

Quando Deus fez surgir, do nada, o mundo,
recortou-o de rios que em Seu plano
tinham valor imenso e tão profundo
quanto o fluxo arterial do corpo humano!

A terra floresceu. O amor fecundo
povoou lares. E o homem, sempre ufano,
o Éden que recebeu tornou imundo,
semeando em cada canto o desengano!

Ar e águas poluiu... E os próprios veios,
com seus desmandos, vícios e mazelas!...
E hoje... os rios ocultam, em seus seios,

as angústias das vozes sufocadas
pelos surdos gemidos das sequelas,
num protesto de artérias infartadas!
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SECA...

O sol delira! Abrasa! A terra exangue
abre os lábios sedentos! Sem valia,
os rios secam, veios nus, sem sangue,
sugados pelo solo em agonia!

Pele crestada, passo frouxo e langue,
o retirante segue... tem por guia
uma esperança de que o céu se zangue,
lançando sobre a terra a chuva fria!

Chovesse... e voltaria ao mesmo beco...
que enfrentar a caatinga é seu destino!
Mas a chuva não vem... O pranto é seco!

Reza!... O sol, em delírio, mais abrasa!
O céu rubro gargalha! E o nordestino
parte... deixando a própria alma em casa!
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VELHO RIO

Deslizas velho rio, amargo e silencioso,
a esconder bem ao fundo a injúria e a dor calada.
Cresceste manso, puro! E o teu caudal piscoso
refletia o esplendor da luz da madrugada!

Quantas milhas coleaste! Fértil, dadivoso,
quantos lares supriste! E se a sede saciada
afugentou a seca, esse fantasma odioso,
tiveste, em paga injusta, a face maculada!

Hoje segues tristonho... sujo... moribundo,
tendo no seio o estigma e na alma dolorida
essa angústia de seres lixeira do mundo!

Velho rio... Depois de tanto desengano,
entendo porque, enfim, protestas contra a vida
e afogas tua dor no abismo do oceano!

Fonte:
Carolina Ramos. Canta… Sabiá! (folclore). Santos/SP: publicado pela Editora Mônica Petroni Mathias, 2021.
Livro enviado pela autora.

Renato Benvindo Frata (Timidez)

Ela saiu, vassoura em punho e com golpes ligeiros foi varrendo os ciscos e as flores de sibipiruna que o vento desprendera, forrando o chão. Seus pés magros, meigos e descalços pisavam de manso o tapete dourado e macio, envolvidos pelas flores. Nem precisava varrer àquela hora, mas o fazia de caso pensado.

Porém, da fresta de uma janela improvisada do celeiro de madeira, transformado em quarto por estrita necessidade de separar e acomodar os empregados solteiros dos casados na colônia da próspera fazenda de café, dois olhos apaixonados acompanhavam o vai e vem dos movimentos, o corpo esguio de silhueta alegre que parecia bailar com a vassoura nas mãos.

Cantarolava e estava linda. Aliás, era-o sempre, de segunda a segunda, com ou sem a vassoura a varrer flores e ciscos. Paixão que ele curtia e que mantinha guardada a sete chaves travada no coração, desde que chegara com a leva dos novos trabalhadores daquela safra que se iniciava, e que fora colocado ali no abrigo de outros solteiros com quem dividiria o espaço.

Era tímido demais para deixá-la perceber os seus sentimentos nascidos à primeira vista. Mal se limitava a uma troca de cumprimentos - que respondia à meia voz, quase num muxoxo, e o rubor já lhe subia esquentando a face e molhando os sovacos. Que aflição!

Bem que na frente ao espelho ensaiava um "olá" mais meloso e lhe dirigia um sorriso aberto, desses que atraem, mas, e a coragem, onde estava? E se ela não aceitasse o flerte e o dispensasse? Passaria o resto da vida escondido. Melhor seria continuar a admirá-la à distância, mesmo "lambendo com a testa", sonhando com ela nas viagens de pensamentos nem sempre pudicos, mas que o deixavam cada vez mais apaixonado.

E como se sabe, a paixão endoida um peão sozinho num celeiro! Ato contínuo ela se agachou, apanhou um punhado das flores, olhou-as como a contemplá-las, cheirou-as e as prendeu, fazendo um lindo buquê na palma da mão. Depois, virando-se para a direção onde ele se encontrava, abriu um maravilhoso sorriso. De dentro do quarto o grande susto foi seguido de muita apreensão. Como ela poderia tê-lo descoberto se ninguém além dele sabia do amor que lhe devotava? Jamais admitira espalhar o segredo tão nobre, íntimo, enclausurado e controlado por sua timidez. Daí a cisma.

Afastou-se apressado da janela, pôs as mãos no peito, sentiu o coração agitado, a garganta seca e a respiração ofegante. O suor desceu, pois tinha sido descoberto e isso o desconcertou. Uma eternidade com a incerteza inundando-lhe a alma se passou até que, num misto de coragem, curiosidade e desejo, voltou à janela. Gritou de pavor e recuou. Do lado oposto, um lindo par de olhos azuis ocupava agora a mesma fresta. Então, constrangido, obrigou-se a abri-la; e a moça mais que depressa lhe estendeu a mão cheia de flores e disse: "São nossas. Que bom que está aí a me olhar. Cheguei pensar que hoje você não tentaria me ver".

Momentos depois o lençol do quarto/celeiro estava salpicado de flores amarelas amassadas por corpos suarentos. O resto a minha timidez não me permite contar.

Fonte:
Renato Benvindo Frata. Azarinho e o caga-fogo. Paranavaí/PR: Eg. Gráf. Paranavaí, 2014.
Livro enviado pelo autor.

Minha Estante de Livros (“Insônia”, de Graciliano Ramos)


Publicado originalmente em 1947, Insônia é o sexto livro de Graciliano Ramos. A obra reúne treze contos ― “Insônia”, “Um ladrão”, “O relógio do hospital”, “Paulo”, “Luciana”, “Minsk”, “A prisão de J. Carmo Gomes”, “Dois dedos”, “A testemunha”, “Ciúmes”, “Um pobre-diabo”, “Uma visita” e “Silveira Pereira” ―, nos quais temas muito caros ao autor se evidenciam, como morte, envelhecimento e injustiça social.

Insônia mostra como o ser humano reage a situações diversas, revelando suas fragilidades e angústias.

As histórias desta obra estão repletas de inquietudes existenciais que oferecem ao leitor a possibilidade de confrontar a própria realidade, acompanhado sempre do estilo que consagrou Graciliano Ramos como um dos maiores autores brasileiros, e que já é conhecido dos leitores: a economia vocabular, a secura emotiva e a precisão psicológica.

Graciliano é muito econômico na narração dos acontecimentos, preferindo descrever de maneira indireta as emoções dos seus personagens (quase sempre com problemas de relacionamento e com dificuldades para externar suas emoções) e as situações do que expor os fatos. Com isso, cada conto se torna mais uma trama de cunho psicológico do que uma explanação factual. Há pouquíssimos diálogos nas tramas (quando há, eles são monossilábicos e pouco representativos). A sensação é que cada personagem vive uma vida solitária, completamente desvinculada dos demais. Parece que estamos lendo um testemunho (a maioria das histórias é em primeira pessoa). O livro tem, assim, certo ar documental.

Talvez tenha sido exatamente essa a intenção de Graciliano Ramos: demonstrar todo o seu incômodo em relação à vida com uma narrativa opressora e angustiante. E nada mais natural do que transmitir essa sensação provocando-as no leitor. A história que abre o livro, “Insônia”, por exemplo, é um belo conto. Descrevendo, em primeira pessoa, os pensamentos de um homem que sofre para dormir à noite, acabamos sendo jogados para a cama com aquele indivíduo. Somente quando compreendemos as angústias do sujeito, passamos a entender suas ações. Todas as suas frustrações e moléstias são sentidos por nós, leitores.

Um ponto interessante da obra é a mudança de cenário. Dessa vez, Graciliano Ramos abandona o sertão para abordar a cidade. Quase todas as tramas são ambientadas na região urbana (provavelmente o Rio de Janeiro, cidade onde o escritor morava naquele momento). Assim, temos uma nova perspectiva do autor, que ficou exatamente conhecido por retratar o cenário rural e sertanejo.

Fontes:
Amazon
– Trechos da resenha de Ricardo Bonacorci, disponível em Bonas Histórias

sábado, 30 de abril de 2022

Filemon Martins (Paleta de Trovas) 2

 

Lima Barreto (Amor, cinema e telefone)

Tenho em grande conta a eficácia das medidas legislativas, administrativas e policiais que, diretamente e indiretamente, tendem a civilizar a sociedade. Temos visto o que acontece com o jogo de patota que todos os nossos códigos presentes e passados condenam, o que não tem impedido que virtuosos cavalheiros dele tenham vivido durante meio século, eduquem regiamente filhos e filhas, formando aqueles e casando estas nas rodas mais governamentais possíveis, merecendo, com toda a justiça, serem considerados exemplares pais de família, por toda a gente. Tudo nesta vida é o sucesso. Pode-se começar por este ou aquele meio defeituoso ou condenado; mas, se obteve sucesso, a massa está disposta a admirar o audaz bem-sucedido.

Estas reflexões não são próprias do assunto, tendendo elas unicamente mostrar que a ação da polícia é sempre eficaz para a moralização dos costumes. Até agora, ela não se tinha voltado para os cinemas, deixando de imitar a Liga pela Moralidade que tem uma polícia secreta para julgar, sob o ponto de vista de sua moral particular, os filmes que são corridos nos nossos cinemas.

Não posso auxiliar a nossa polícia legal, porquanto desde muito que não vou a cinematógrafos. Não posso suportar essas hediondas damas americanas: Ketties não sei o quê, Thedas; e os respectivos cavalheiros: Johns, Hamiltons, Tigres de toda a sorte. As mulheres têm uma carnadura de gesso ou mármore artificial e uns gestos duros e angulosos; os homens, com uns enormes olhos que se esbugalham mais no patético, têm um mento (queixo) quadrado de sioux, muito antipático.

E todas essas fitas americanas são brutas histórias de raptos, com salteadores, ignóbeis fantasias de uma pobreza com intenção de causar pena, quando não são melodramas idiotas que deviam fazer chorar as criadas de servir de há quantos anos passados.

Apesar disso tudo, é na assistência delas que nasce muito amor condenado. O cadastro policial registra isso com muita fidelidade e frequência. "Foi", diz uma raptada, "no Cinema X que conheci F. Ele me acompanhou, até". Ela omite alguma coisa que houve antes do acompanhamento. Tem um apelido náutico...

Ainda outro dia, no inquérito a que a polícia procedeu, sobre aquela tragédia conjugal da Rua Juparanã, velo saber-se que a esposa culpada conhecera o seu sedutor no Cinemaz.

O amor, ao que parece, é como o mundo, nasce das trevas; e o cinema não funciona à luz do sol, nem à da eletricidade, nem à da lua que, no velho romantismo das falecidas Eiviras, Grazielas e outras, lhe era tão favorável.

Outro aparelho bem moderno, que está sendo fator constante da dissolução da família, é o telefone.

Um inquérito que corre nos subúrbios sobre um suposto suicídio, por envenenamento, vem mostrando às claras como o telefone é assim como o "livro e aquele que o escreve", no caso sagrado de Paulo e Francesca da Rimini. É e vem sendo o medianeiro de amores ilícitos e criminosos.

Não há dia, hora, minuto, em que eu entre nas casas de negócios da minha vizinhança, que não veja uma moça, uma senhora atracada ao respectivo telefone. Falam baixo e eu fico pensando cá com os meus botões: que tolice irão fazer nos dias que conversam através de um fio de cobre?

O amor deve ser combatido. Ele é o causador, parte primordial, de todos os crimes, violentos ou não, da loucura, do suicídio, do jogo e, até muitas vezes, da embriaguez e intoxicações de toda a sorte.

Todo o instrumento, aparelho que facilita a sua obra, deve ser proibido, acho eu.

Têm a palavra as nossas autoridades.

Fonte:
Publicada na Revista “Careta”,  RJ: 24 de janeiro de 1920.

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XLII

CONTRASTE


MOTE:
O cansaço é para mim
contraste nesta jornada.
- Meu corpo chegando ao fim,
minha alma em plena alvorada.

Alfredo de Castro
Pouso Alegre/MG, 1922 – 2011

GLOSA:
O cansaço é para mim

uma coisa inaceitável,
é triste senti-lo, enfim,
é uma dor insuportável!

Mas um contraste medonho,
contraste nesta jornada.
querendo acabar meu sonho,
sinto em minha caminhada.

A chorar, eu chego, sim,
pois não consigo aceitar:
- Meu corpo chegando ao fim,
e o peito querendo amar.

Eu não consigo entender:
Minha vida, terminada,
o corpo quase a morrer,
minha alma em plena alvorada.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

NOSSOS CORAÇÕES

MOTE:
Tão forte nos abraçamos
confundidos no entrelaço,
que eu acho até que trocamos
os corações nesse abraço!

Almerinda Liporage
Rio de Janeiro/RJ

GLOSA:
Tão forte nos abraçamos

com muito amor e alegria
e, com gosto, nos beijamos
com suspiros de euforia!

Ficamos, assim, juntinhos
confundidos no entrelaço.
Nossos sonhos e carinhos
ocuparam nosso espaço!

Com volúpia nos amamos
num amor de realidades,
que eu acho até que trocamos
as nossas identidades!

Porque sabemos amar
seguimos, num só compasso,
chegando mesmo a trocar
os corações nesse abraço!

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SE ÀS VEZES...

MOTE:
Se, às vezes, tenho vontade
de chorar...e tenho feito,
é porque minha saudade
não cabe mais no meu peito!

Aloísio Alves da Costa
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE

GLOSA:

Se, às vezes, tenho vontade

de vagar pela amplidão,
buscando a felicidade,
eu sinto forte emoção!

Tenho vontade, também,
de chorar...e tenho feito.
Calar-me – não vai ninguém,
pois esse é o meu direito!

E se esta minha verdade
põe-se em ponto de explosão,
é porque minha saudade
nasce lá no coração!

Aperto, daqui e dali,
não dá mais, não tem mais jeito,
pois a dor que sinto aqui
não cabe mais no meu peito!
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VARAL DOS ANJOS...

MOTE:
O arco-íris tão bonito
e de tão finos arranjos,
é só o varal do infinito
secando a roupa dos anjos.
Amália Max
Ponta Grossa/PR, 1929 – 2014

GLOSA:

O arco-íris tão bonito
enfeitando o céu de cores,
é o meu quadro favorito
com colorido de flores!

De uma beleza sem fim
e de tão finos arranjos,
traz, com ele, até a mim,
murmúrios de anjos e arcanjos!

Encantada, então, o fito
e sinto muita emoção,
é só o varal do infinito
com roupas do coração!

Escuto a voz da ternura
e os sons doces de mil banjos,
que lembram aragem pura,
secando a roupa dos anjos.
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SER...

MOTE:
Ser poeta e trovador
é um dom que deus nos deu
prova sublime de amor

do pai para um filho seu.
Antônio Manoel Abreu Sardenberg
São Fidélis/RJ

GLOSA:

Ser poeta e trovador
é ser dono do universo,
é saber trovar a dor
com a beleza do verso!

E toda essa inspiração
é um dom que deus nos deu.
De emoção, em emoção,
alcançamos o apogeu!

Escrevendo com fervor,
obtemos com alegria,
prova sublime de amor,
sempre em forma de poesia!

Ser poeta é ser ternura.
Eu sinto em meu próprio eu,
que essa é uma dádiva pura
do pai para um filho seu.

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXIV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Março 2005.

Chico Anysio (Júnior)

Tem obsessão pelo filho, a quem chama de Júnior. Nada lhe nega, achando que age de modo correto ao lhe satisfazer os menores desejos.

— Pai, me dá uma prancha?

À tarde traz-lhe não apenas a prancha pedida, mas outras coisas que não tinham sido solicitadas. A mulher acha errado acostumar o filho desse modo.

— Presente, agora, só no aniversário e no Natal.

A promessa à mulher fica na promessa. Cada noite traz uma coisa para o garoto.

— Comprei um tênis lindo pro Júnior.

Quase ofende o garoto entregando-lhe um par de tênis de mau gosto.

— Que tal?

— Bacana.

O garoto põe o tênis a contragosto e sai, sem conseguir esquecer que se calça de azul. Depois que o garoto sai, vai para a janela esperar que ele apareça na calçada, lá embaixo.

— Está um homenzinho.

— É. Precisa é melhorar as notas.

— Paciência.

Poupa o menino de queixas e reclamações. Tem sempre uma explicação para os erros.

— Coisa de menino... é uma criança.

Aceita os defeitos e os rotula de "coisa natural da idade". É seu filho único e seu único amigo. A mulher, um pouco por ciúme, critica este modo de proceder.

— O Júnior está mal acostumado. E você...

— Eu sei o que estou fazendo, Petrônia.

Mudou, recentemente, para uma rua do Encantado. Quer que o filho cresça com a liberdade que ele tinha na idade do menino: jogando peladas na rua, soltando pipa, fazendo bucha para balão. Argumenta, explicando a mudança:

— Quero que o Júnior tenha uma infância feliz como a que eu tive.

A mulher não tem opinião. Quando tem, evita emiti-la. É dominada pelo dominante. No caso da mudança, nem ao menos foi consultada.

— Copacabana é uma perdição. Meu filho não vai ser criado neste inferno.

A mulher conformou-se. Arrumou as malas, encaixotou a louça e, submissa como sempre, trocou o apartamento da zona sul pela casa do Encantado, com 64 metros quadrados de terra mal cuidados a que ele chama de quintal.

— Copacabana era tão bom...

Foi a única ponderação da mulher. Inútil.

— Eu é que sei. Garoto gosta de espaço. Eu, que fui garoto, é que sei. Nada vale o que ele vai ter aqui na rua. Não é, Júnior? Espaço! — enche a boca.

Júnior, 14 anos, confirma sem palavras. Em cada casa da rua há, pelo menos, três meninos. O filho, agora, terá uma "turma", igual à do pai, no passado.

Ali estão há duas semanas. O menino ainda não fez amizades. Prefere a janela, de onde acompanha a pelada.

— Que tal morar aqui, Júnior?

Ele abraça o filho na janela, incomodando-o com o aperto. O menino demora a responder:

— Bom.

Bate nas costas do garoto, instigando-o a fazer amigos, na rua cheia de espaço e tristeza.

— Anda, Júnior. Vai brincar com a molecada.

O garoto não se move. Fica na janela. Dali ele vê o pai meter-se na pelada e conversar com o pretinho que joga melhor.

— Vem, filho. Tem vaga pra você.

O menino vai. Por obediência, apenas. A mulher, na cozinha, faz um bolo de chocolate, para encher o tempo. Agora é ele quem está na janela.

— Olha o ponta desmarcado. Levanta a cabeça quando pegar a bola, Júnior.

O garoto joga mal. É mantido no time pelos picolés que o pai compra para os 14 da pelada. Desembrulha o picolé do filho, dando-o já sem papel e sem perguntar se era de groselha que ele queria.

A televisão desligada aumenta as horas do domingo.

— Amanhã o homem vem instalar a antena.

A mulher gosta da notícia. Vai recomeçar a acompanhar a novela. Não têm mais telefone.

— Sem telefone é outra coisa, não é? Outro sossego...

A mulher olha a mesa onde, em Copacabana, havia um telefone e concorda. Ele senta na sala, no sofá forrado de plástico, com o rádio ligado no futebol. O filho volta com um pequeno corte na perna.

— O que foi isso?

— Nada.

— Nada, como? Está sangrando.

— Foi a unha de um garoto que...

A mulher consegue evitar que ele vá tomar satisfações. É difícil fazer com que ele não se meta nos problemas dos garotos. Demora, mas convence. Ele fica, porém, visivelmente aborrecido. Faz curativo na perna do Júnior.

— Está ardendo?

Não está, mas ele sopra forte, segurando a perna do garoto onde colocara o mertiolate. Atribui à contusão a tristeza do filho.

— Vamos fazer um galinheiro? — propõe.

O garoto consegue evitar o convite que lhe soara como determinação. Mete-se no quarto e se deita sem intenção de dormir. Chega da cozinha o ruído do liquidificador.

— Em Copacabana mora-se em gavetas. Aqui, mora-se no chão. Aqui há chão. O Júnior gosta de espaço.

A mulher não responde. Ele recebe o silêncio como concordância.

— Daqui a uma semana está enturmado...

Vai ao portão. O paletó de pijama aberto permite que ele acaricie os pêlos do peito, fazendo círculos com a mão aberta. Quase se felicita pela ideia de mudar para aquela rua.

— Boa tarde.

O vizinho que passa não responde.

— Não ouviu. — diz-se, explicando.

Os dedos, livres dentro do chinelo folgado, abrem-se confortavelmente. O palito do fósforo passeia nos lábios, vez por outra chupado, quase sempre mordido.

Petrônia põe o bolo no forno, faz um café. A tarde entra em coma, o domingo prepara-se para dormir.

— Cafezinho, Haroldo.

— Opa. Chegou na hora; estava pensando nele.

A mulher serve o café na bandeja, como se ele fosse patrão.

— O Júnior não quer um cafezinho?

— Ele não gosta, Haroldo.

— Quem disse? Põe uma xicrinha pra ele...

A mulher faz.

— Cafezinho, filho?

Estende a bandeja para o garoto, onde a xícara fumaça. O rapaz bebe, sem o menor desejo. Chega a repudiar o último gole. Apressa a explicação, temeroso.

— Tinha pouco açúcar.

— Sua mãe ainda não aprendeu que...

Júnior não escuta a acusação que Haroldo faz. Volta a se enfiar no travesseiro. Está quente, abafado. A mulher vigia o bolo. Haroldo, da janela, olha a única árvore da rua, defronte à sua casa, tentando adivinhar que árvore é aquela. Júnior, no quarto, expira forte o ar quente que engolira. O calor das quatro e meia convida a uma praia. Mas a praia está tão longe do chão onde hoje mora... Vai para a janela.

— Oi, filho. Tarde bonita, né?

O filho, da outra janela, concorda. Ficam os dois assim olhando o chão, a rua, o espaço.

Fonte:
Chico Anysio. O Enterro do Anão. Publicado em 1973.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Silmar Böhrer (Gamela de Versos) 17

 

João Líbero (A Árvore e o Pàssaro)

Era uma árvore gigantesca! Devia estar ali, sei lá, há séculos, milhares de anos... Alguma coisa assim. Ela abrigava, às vezes, em seus galhos, ninhos, macacos e mesmo uma onça, mas pássaros, sempre!


Um dia sentou em um de seus galhos um pássaro, tão lindo e que ela nunca tinha visto!  Ela olhou o pássaro e falou:

- Pássaro, como você é bonito! Eu nunca vi algo parecido! Tão grande tão lindo!

- Sou um Gavião Real, o maior predador alado do mundo, e eu nunca tinha visto uma árvore assim, tão grande, tão frondosa. Eu te vi lá do alto e resolvi conhece-la!

- Ah! Pássaro, eu invejo você!

- Por quê?

- Porque você pode viajar pelo mundo, voar, ir para onde quiser, você é livre, voa... Eu não! Eu estou aqui, presa no chão, minhas raízes são profundas, não tenho pernas, não tenho asas. Fico aqui sonhando só. Não tenho histórias pra contar!

O Pássaro então retrucou:

- Não pense assim, você tem muita história pra contar. Quanta coisa passou por aqui, nos seus galhos! Perdeu folhagem, ganhou novas, flores... Muita história você tem para contar. Deve ter passado por terremoto!

- É diferente, ficar aqui parada vendo as coisas acontecerem e você não poder participar! Você não, você voa sobre mares, que eu nem sei o que é. Ouço falar, mas nem tenho noção do que possa ser. O rio eu sei o que é, pois eu o vejo lá embaixo no vale. Montanha também sei como é, tem uma grande lá, bem longe. Vejo animais, os mais diferentes passando por aqui, aves pousando nos meus galhos. Ouço conversas, das maravilhas que viram pelo mundo e eu fico aqui, não posso fazer nada!

O Pássaro então disse:

- Árvore imagine! Você está segura aqui, não tem risco nenhum para sua vida, não tem predador, não tem aquele ser humano que nos mata pelo prazer de matar.

- Engano seu, meu amigo Pássaro! Um dia desses veio um humano, chamado Lenhador, com uma máquina barulhenta e cortou uma árvore minha amiga que não tinha nem 100 anos, uma criança ainda, que não vai poder viver como eu! A mim ninguém ataca, pois sou velha, feia, toda enrugada. Não tenho utilidade para os humanos, minha madeira é bem ruim, diferente dessas árvores mais novas, cujas madeiras são tenras, são bonitas. Então eles vêm, destroem e levam embora. Já com você, se você se sentir ameaçado, você voa e você foge.

- É, nesse ponto sim, – disse o Pássaro – diferente de você, eu consigo fugir do perigo. Mas. não sei, Árvore, você tem sua parcela boa de vida. Viveu todos esses anos sem nunca ninguém te incomodar. Eu, se aparecer um inimigo e eu não tiver tempo de voar, tchau Gavião!

- Bem, – disse a Árvore – com a sabedoria do Senhor da Vida, todos nós temos prós e contras. Mas, foi ótimo te conhecer. Apareça!

- Com certeza. Até mais!

E o Gavião Real alçou voo graciosamente, deu uma volta sobre a Árvore, balançou as asas como se acenasse para Árvore, e esta, movimentou os galhos acenando de volta para o novo amigo!

Fonte:
Texto enviado pelo autor.

Rascunhos Poéticos Potiguares I


Amir Mansud
Natal/RN

FULÔ DE MANDACARU


Bendita seja
a flor de Mandacaru
que mesmo nascendo na seca
no meio dos urubu
já vem cum gostinho de chuva
a chuva de Nosso Sinhô.

Num sei, meu Deus,
cumé qui pode
dum chão pegando fogo
nascer uma fulô.
É um mistério,
é um milagre,
é coisa de Nosso Sinhô.

A melhor fulô do mundo
escute bem, meu irmão
é a fulô de Mandacaru
a fulô do meu sertão.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Diógenes da Cunha Lima
Nova Cruz/RN

PIRANGI

Água clara, mar azul,
suave ser, alegria contida,
moças florescem no azul
da manhã recém-nascida.

Voam velas, luze a luz,
gente e paisagem: harmonia.
Pirangi, praia do amor,
nos dá lição de alegria.

O coração ritmado
nos lábios sorriso breve,
o vento arrepia a pele,
respiro o ar leve, leve.

Nas casas cinzento
perde a sisudez merecida,
o sol dourando a manhã
limpa as vidraças da vida.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Esmeraldo Siqueira
Vila Nova, hoje Pedro Velho/RN, 1908 – 1987

REDIVIVO


Nenhum de vós me conhece.
Já morri muitas vezes!                     
O que vedes em mim,
Depois de tantas mortes sucessivas,
Não sou eu, mas o egresso de mim mesmo,
Por milagre extraordinário
Da vontade consciente de viver.
Rebentei, uma a uma, as paredes do túmulo
Onde haviam tentado sepultar-me,
E apareci ao sol, completamente outro,
Reafirmando aos brados
O desejo de ser.

 Minhas ressurreições passaram despercebidas
E ninguém duvidou de que eu fosse eu mesmo.
Não vi como nem para que provar
Aos cegos de nascença a existência da luz.
Meus amigos, eu trouxera do berço
Os estigmas negros do infortúnio.
— "Hás de ser infeliz! hás de ser infeliz!" —
Foi o refrão que ouvi durante anos e anos.
E realmente, fui um réprobo da sorte.

 Vieram não sei de onde algozes misteriosos,
Arautos de sinistras potestades,
Cada um com seu suplício original.
Havia três bilhões e meio de outras almas
E era tão grande a terra!
Por que seria eu o eleito supremo,
Justamente eu, meus amigos?
Devo calar em meu próprio respeito.
Por mais que vos falasse,
Não terieis tempo de entender-me.
Gritarei, apesar de tudo,
A plenos pulmões e em tom desafiador:
— Eu sou o liberto! eu sou o liberto!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Felipe Garcia de Medeiros
Caicó/RN

3G (Última Geração)


A esta hora
em que te escrevo
tarda
qualquer expressão.
Se existir na boca
uma sobra de verbo,
ou bafo,
não saberei te dizer
com as mesmas palavras
de Eliot ou Svevo.
Chorei ao ver e ouvir Le Bateau Ivre
de Rimbaud no youtube
e o vídeo colorido
e animado
parecia a realidade
da poesia na realidade
em que eu vivo.

Tem dia que penso em deixar a fantasia
(não pensar no cosmo à noite
e deixar de sonhar
de dia).

encerrar a história sem fim
que tantas vezes
me iluminou na infância.
- Bobagem, ou não.
Ontem passei o dia em vão
como se a alegria
se esgotasse na viagem.

 Aonde
fui me meter
ninguém me esconde.

 Sabia: hoje, ser poeta
é não ser conde
nem santo
nem padre
nem cristo.

 Fiz o plano 3G
e tenho, durante 24h,
noticias filmes poemas
o diabo-a-sete
por apenas 89 reais mensais
acesso à Internet.
Imagina como está minha nova
vida: madrugadas,
estranhas covas,
o silêncio — e a solidão.

 Quando, de repente,
eu ouço rap
me anima
qualquer rima
do Emicida:
ele também é um da gente,
cara ferida.
O que são nossos versos
e essa missão
a que o profeta alude?

 Um dia farão a minha biografia
o documentário
começará com a chamada

 o poeta
e será válida a vida.

 Mas que ritmo robusto
pode aparecer nos meus braços
quando eu abrir as pernas
diante de um site
para ver os filmes mais quentes
não, não sei se vou aguentar
passar a vida inteira
fingindo
como uma Pessoa
boa
ou fingindo
ser uma Pessoa
má - ou rindo
dizendo
que não sou
isto
nem aquilo.

 Ganharia bem mais
se adquirisse um estilo
lucrativo
clonando
ao invés de criar.

 A maior obra está por vir.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Ferreira Itajubá
Natal/RN, 1877 – 1912, Rio de Janeiro/RJ

SOMBRAS DA NOITE


Eu amo as sombras que tremulosas
Descem, de luto cobrindo as leiras,
– Ora perdidas nas capoeiras,
– Ora nas vargens silenciosas.

Sombras de longe, sombras saudosas,
Sobre colinas, sombras ligeiras,
Aves noturnas pelas esteiras
Da imensidade de nebulosas.

Nos dilatados, bravios mares,
Sombras inquietas e viajantes,
Iguais às sombras dos meus pesares.

Na praia algente de branca areia,
– Sombras que eu amo, sombras errantes
Das noites claras de lua cheia!

A. A. de Assis (A Terra da Gente)

Sua terra tem palmeiras?... Pois a minha também tem. Palmeiras e sabiás. Tem um rio, o Paraíba do Sul, que algumas léguas adiante se junta ao mar. Tem montanhas, tem coreto com banda-retreta-discursos, tem uma igreja bonita que os capuchinhos ergueram quando há mais de duzentos anos descanoaram no lugar. Tem seresta a noite inteira quando é noite de luar. Tem festa do padroeiro – 24 de abril. E como se não bastasse se apelida e é conhecida como “Cidade Poema”, por conta das coisas belas e dos poetas que nascem muitos por lá.

Por falar nisso, me deem licença para brincar um pouco de saudade. Afinal, se todos cantam sua terra, posso também cantar a minha. E aposto que em quase tudo ela é igualzinha à sua, se é que você viu pela primeira vez o mundo num lugarinho sereno, cheiroso, limpinho, em qualquer um dos tantos charmosos rincões deste gostoso Brasil.

Minha terra tem nome de santo – São Fidélis, alegre cidadezinha crescida (graças a Deus não muito) no norte/noroeste do estado do Rio. Bem no ponto onde termina a planície de Campos dos Goytacazes e começa a subir a serra de Nova Friburgo.

A cidade tem também os seus orgulhos: lá nasceram algumas pessoas importantes que o Paraná conheceu, como o ex-governador José Richa; o craque de futebol Nilo, que nos bons tempos jogou pelo Grêmio de Maringá; o engenheiro Teixeira Soares, que dirigiu a construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá. Também deixou lá o umbigo o pintor Pereira da Silva. Lá morou por vários anos o escritor Euclides da Cunha. E houve até um nobre ilustre, o Barão de Villa Flor, que em seu solene casarão, até hoje existente na praça principal, hospedou por duas ou três vezes o imperador Pedro 2º.

Quando José Richa era governador, foi convidado a visitar a terrinha onde nasceu. Aceitou e foi. Fizeram uma festa enorme para recebê-lo. Seu pai, um libanês muito simpático, começou a vida no Brasil em São Fidélis, onde tinha uma bicicletaria. Vendia e alugava bicicletas. Numa das vezes em que voltei lá, veio conversar comigo um senhor de cabelos bancos que levantou a calça e mostrou uma cicatriz que carregava como um troféu na perna direita. Era a marca de um tombo que ele levara de uma bicicleta alugada na loja do velho Richa.

Se algum dia você passar lá por perto, dê uma entradinha na cidade. Vai comer uma deliciosa lagosta ou robalo do rio Paraíba; saborear na sobremesa uma fatia de banacaxi da fábrica de doces Passarinho, com um bom pedaço do melhor requeijão do mundo; ou, se preferir, poderá experimentar o irresistível sorvete do Luizinho Maia. Vai também ter o privilégio de conhecer a belíssima igreja de São Fidélis de Sigmaringa e, se ficar para dormir, terá a chance de ouvir uma serenata no capricho. Foi nesse cenário que passou a infância e parte da juventude um menino até hoje lá conhecido como Gutinho.
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(Crônica publicada no Jornal do Povo – Maringá – 21-4-2022)

Fonte:
Texto enviado pelo autor.

Minha Estante de Livros (“O Demônio e a Srta. Prym”, de Paulo Coelho)


Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança; nesse momento, não adianta fingir que nada acontece ou dar a desculpa de que ainda não estamos prontos.” ― Paulo Coelho

O demônio e a srta. Prym é o último livro da trilogia que Paulo Coelho chamou de “E no sétimo dia…” ― antes dele vieram “Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei” e “Veronika decide morrer”. Essas três histórias acompanham uma semana na vida de pessoas comuns que de repente se veem diante de um enorme desafio. É justamente isso que os habitantes do pequeno vilarejo de Viscos vão enfrentar.

SINOPSE

Viscos é uma pequena aldeia de 281 habitantes, um lugar separado do mundo onde todos olham a vida com alegria, tranquilidade e compaixão. Todos os que moram ali sabem que estão insistindo em viver em um mundo à parte; não lhes é fácil aceitar que fazem parte da última geração de agricultores e pastores que há séculos povoavam aquelas montanhas.

O Demônio e a Srta. Prym começa com a velha Berta, a mais antiga moradora do lugarejo, repetindo sua rotina de quinze anos - sentada diante de sua porta, observando o dia passar. No entanto, aquele não seria um dia igual a tantos outros. Berta pressente isso quando vê o estrangeiro subir a ladeira íngreme que levava ao único hotel da aldeia. Usava roupas gastas, tinha cabelos compridos e barba por fazer - um homem comum, alguns diriam, mas Berta vê que ele não está sozinho. O demônio o acompanha.

Foi longa a viagem do homem até chegar a Viscos. Esquecida dos mapas, um lugar onde o tempo parece não passar, o estrangeiro pressente que Viscos é o lugar ideal para obter a resposta que procura o homem é bom ou mau em sua essência? Ali, em uma cidade de homens e mulheres honestos, cumpridores de seus deveres, pessoas que caminham de cabeça erguida e são respeitadas em toda a região. Seria possível levar essa comunidade exemplar a infringir alguns dos mandamentos essenciais da lei de Deus?

O estrangeiro usará todos os seus trunfos para provar que sim, mas para isso, precisa de aliados. Chantal Prym, uma jovem órfã que passa os dias entre sonhos e o trabalho rotineiro no bar do hotel, é a escolhida. A proposta do estrangeiro é capaz de transformar para sempre sua vida, no entanto, para isso, ela terá de romper com alguns valores em que acredita. A srta. Prym está dividida entre o anjo e o demônio que, como todo mundo, traz dentro de si. A quem caberá a palavra final, decidindo o destino da Srta. Prym e de toda a comunidade de Viscos?

A velha Berta sabe que algo precisa ser feito não há muito tempo. Se o Mal vence, nem que seja numa pequena e esquecida cidade de três ruas, uma praça e uma igreja, ele pode contagiar o vale, a região, o país, o continente, os mares, o mundo inteiro.

Numa trama instigante e envolvente, Paulo Coelho conduz o leitor por uma vertiginosa batalha entre a luz e as trevas travada na alma dos homens.

RESENHA

Em O Demônio e a Srta. Prym, Paulo Coelho nos traz uma discussão de valores, de ética daquelas que podem levar a longas e acaloradas discussões. Para a nossa jovem protagonista, Chantal Prym, ser uma das últimas jovens do vilarejo de Viscos é algo realmente desanimador, nada para fazer e nenhum futuro promissor a espera naquele lugar. Todos os seus sonhos giram em torno de sair dali e a única forma que ela vê na sua situação de órfã, trabalhando no bar do hotel da cidade, é que alguém a leve embora dali.

Quando o estrangeiro chega à cidade, ela vê mais uma chance e arruma uma maneira de se aproximar, porém o encontro não foi bem como ela esperava e o homem faz uma proposta muito tentadora à Chantal. Ela pode mudar de vida e finalmente realizar o seu sonho de sair dali, mas o custo para outras pessoas vai ser muito alto. É complicado e tentador.

Esse dilema permeia toda a história da obra onde o estrangeiro tenta provar que não existe bem em mais nenhum lugar do mundo, que todos são egoístas e em algum momento abrem mão das suas convicções. A vida de Chantal, que tem uma semana para decidir o que responder para a tal proposta, se torna uma verdadeira agonia. Sonhos, ressentimentos, pesadelos, recaídas. Muitas coisas se misturam antes que ela possa tomar a decisão e sair desse beco sem saída.

Então, a Srta. Prym, se vê apertada e, mais uma vez o tema levantado por Paulo Coelho, é real e muito digno de reflexão. As nossas questões éticas e o que consideramos certo e errado cabem muito bem para serem pensados durante e após a leitura dessa obra. Vemos, ainda mais nesse momento de pandemia, como realmente nossos pesos e medidas são bem variados. Somos flexíveis e menos empáticos quando a situação nos favorece e encontramos muitas formas de justificar o errado que fazemos quando é para o nosso “bem”.

Vemos como no mundo “lá fora” falta empatia e é muito bom aproveitar esse momento que nos é tão exigido para ficar em casa para olhar para dentro de nós mesmos e fortalecermos a bondade que existe aqui. Muitas vezes ela fica adormecida quando vemos alguma injustiça ou porque podemos achar que não vale a pena se envolver ou que outra pessoa vai fazer o que é certo e eu vou garantir o que é meu.

Está mais do que na hora de entendermos o quanto somos pequenos e quanto, mesmo assim, nossas atitudes podem fazer toda a diferença, para o bem ou para o mal, na vida das outras pessoas. Já parou para pensar que até quando você faz coisas ruins para si mesmo você está machucando e preocupando quem te ama? Mesmo em casa e mesmo distantes, somos parte de um todo e estamos todos ligados de uma forma ou de outra.

Fontes:

– Tayla Quadros, em Resenha sobre o livro O Demônio e a Srta. Prym. Disponível em Prateleira Sem Fim
Amazon

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Dorothy Jansson Moretti (Album de Trovas) - 3

Montagem com trovas nas imagens obtidas no facebook da trovadora.
  
 

Silmar Böhrer (Croniquinha) 52

NOSSA QUERIDA LYGIA !

Sempre que falo do Érico lembro da Lygia, sempre que falo da Lygia lembro do Érico. Quando se fala dos queridos a gente costuma juntá-los nas ideias, nos pensares, na lembrança. Caminheiros das mesmas trilhas. Vinhos da  mesma pipa.

E recordo do volume "40 ANOS DE VIDA LITERÁRIA" do ex-farmacêutico na sua Cruz Alta dos anos '20, século passado. O livro tem textos especiais de vários - Walmir Ayala, Antônio Cândido, Lygia Fagundes Teles, Guilhermino Cesar, Tristão de Ataíde, Moisés Velinho...  Enfoques diversos no homem e na obra.

E a gente se envolve, se agarra, a gente se gruda nestas criaturas inolvidáveis, tanto e tanto, que quer tê-las ao alcance perenemente.

Por que será que os Mestres costumam ter um olhar sereno, de bonomia na intimidade, que captura os olhares cautos e os incautos, tal o inefável de bondade e candura constantes que transmitem?

E o espírito de generosidade, de envolvência, de leveza do ser? Assim foi, assim será para todo o sempre nossa querida Lygia Fagundes Teles.

As coisas da Razão, as coisas do coração, essas coisas...

Fonte:
Texto enviado pelo autor.

Altino Afonso Costa (Fazenda Santa Rosa)


Terra dos meus sonhos que me viu nascer, com minha própria mãe fazendo o parto; sentiste meus pés descalços nas incansáveis caminhadas de moleque, caçador de passarinhos, com estilingue no pescoço e bornal repleto de bolas de argila secadas ao sol.

As andanças à toa, cavalgando a mula Roseira, sem arreios, com o espírito povoado de temores de almas de outro mundo, quando eu atravessava na frente do cemitério...

Como eras o meu mundo de fantasia, quando à noite ia dormir na casa grande de madeira, coberta de folhas de zinco, cheias de buracos e que nos dias de chuva enchia as salas e os quartos de goteiras compassadas.

E o barulho monótono da chuva no telhado e o terror de ouvir os trovões que sacudiam o chão e os raios que riscavam o céu, em tons ameaçadores.

O colchão de palha de milho, desfiada, que fazia um barulho inesquecível quando movia o nosso corpo para acomodá-lo no sono que custava a chegar.

E o cheiro de urina de moleque mijão...

E as pulgas que incomodavam à noite, mesmo com os galhos de erva santa maria, que minha mãe jogava sob a cama rústica.

A lamparina a querosene, o fogão caipira de lenha; a linguiça portuguesa defumada e exalando um cheiro de carne de porco, temperada com vinho tinto.

E a carne de porco cozida, mergulhada em lata de gordura.

E a broa sobre a mesa, e o aroma de vinho tinto que vinha da adega... e o caldo verde transbordando da tigela...

Minha velha Fazenda Santa Rosa, quanta saudade da minha mãe, do meu pai e dos meus irmãos.

E os assados na noite de Natal e as fogueiras de S. João, S. Pedro e Santo Antônio, com o estouro dos rojões, busca-pés, e o amendoim, batata doce e mandioca assados na brasa tardia da fogueira...

Quanta lembrança e saudades me trazes, terra da minha infância feliz…

Fonte:
Altino Afonso Costa. Buquê de estrelas: crônicas e poemas. Paranavaí/PR: Olímpica, 2001.
Livro enviado por Dinair Leite.

Luiz Gonzaga da Silva (Trova e Cidadania) – 20


BRAVURA


Para bem exercer a cidadania é necessário bravura. E bravura nada tem a ver com agressividade ou violência. Eventualmente, por exemplo, numa guerra, pode-se esperar do soldado a bravura ou coragem física, mas esta nunca deve estar dissociada da ética. Como diz o Tao, o grande guerreiro não é violento. Bravura significa também coragem e ousadia. Na busca de um ideal tudo isto é necessário.

A bravura, bem ou mal,
pode assim ser resumida:
- Colocar-se um ideal
acima da própria vida!
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1977, Santos/SP

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Sempre acaba a tirania
- entre firmes desagravos -
na força da rebeldia
e na ousadia dos bravos!
Hermoclydes Siqueira Franco
Niterói/RJ, 1929 – 2012, Rio de Janeiro/RJ

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Enfrente a luta e persista
se acaso a vitória tarde...
Não há troféus de conquista
nas estantes do covarde!
José Tavares de Lima
Juiz de Fora/MG

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Bravura é viver sorrindo,
embora seja evidente
que a vida é dor insistindo
em ser mais forte que a gente.
Thalma Tavares
São Simão/SP

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Num mundo de tanta usura,
tanta desonestidade,
precisamos de bravura
pra combatera maldade.
Gonzaga da Silva
Natal/RN

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CIÊNCIA e ÉTICA

A ciência é importante, sem dúvida, mas o cidadão deve estar atento ao que ela produz. Nem sempre os feitos da ciência são a verdade pela verdade. Muitos cientistas estão comprometidos com grupos econômicos, que visam unicamente ao lucro e à acumulação de capital. Alguns cientistas, dignos desta expressão, têm denunciado fatos que o cidadão deve tomar em consideração. Vejamos como se expressa um deles:

Tal como o ser humano, e exatamente como fruto do ser humano, a ciência nada tem de neutra. O mito da ciência neutra é muito conveniente àqueles que a manipulam e que, com ela, manipulam a outros (Souza, 2005 p.l8).

Um dos aspectos a ser considerado, não só pela própria ciência, mas sobretudo pelos cidadãos, é a questão da clonagem.

A ciência, sem suspeita,
será no mundo aplaudida
se a clonagem só for feita
em benefício da vida.
José Lucas de Barros
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN

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Ciência de mais beleza,
de um momento eterno e lindo,
é a da própria natureza
mostrando uma flor se abrindo.
Ademar Macedo
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

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Criador ou criatura,
eis o mistério, afinal:
será um sonho, ou loucura,
fazer um clone imortal?...
Gonzaga da Silva
Natal/RN


Infelizmente, como todo fazer humano, a ciência também está sujeita ao oportunismo e à maledicência de inescrupulosos e antiéticos. Também na ciência nos deparamos com a fraude. A ciência sem ética deve ser rejeitada.

A ciência que eu rejeito
é a que tem a insensatez
de explicar o que foi feito
e afirmar que ninguém fez!
Pedro Ornellas
São Paulo

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A ciência me conduz
a pensar desta maneira:
do excesso, às vezes, de luz
pode nascer a cegueira...
Milton Nunes Loureiro
Campos/RJ, 1923 – 2011, Niterói/RJ

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DESIGUALDADE e INJUSTIÇA

Desigualdade e injustiça estão definitivamente entrelaçadas. Causa espanto ver tanta desigualdade no mundo. O cidadão minimamente consciente sente-se injuriado ao assistir impotente a este desprezo pela vida do outro. Por trás da desigualdade crescente no mundo está a ambição, o egoísmo e a indiferença pelo outro,

Aumentam minhas descrenças,
nestes tempos humilhantes,
ao ver tantas diferenças
entre tantos semelhantes...
Heitor Práguer Fróes
Cachoeira/BA, 1900 – 1987, Salvador/BA

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A desigualdade é fruto
do egoísmo e da cobiça!
Quem mal reparte o produto
comete grande injustiça.
Djalma Alves da Mota
Caicó/RN

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A indiferença é que explica
esta injusta distorção:
caviar em mesa rica
e na do pobre nem pão!
Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG

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Eu suponho que a riqueza
que sobra dos poucos nobres,
seja o que falta na mesa
dos muitos que vivem pobres.
Clarindo Batista de Araújo
Jardim do Piranhas/RN, 1929 – 2010, Natal/RN

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Dói-me saber que a riqueza,
que é por todos construída,
por ambição e torpeza
não seja distribuída!
Gonzaga da Silva
Natal/RN

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FAMÍLIA

A família é o esteio da sociedade. É o núcleo a partir do qual se pode antever que sociedade teremos. Uma família bem estruturada vai gerar pessoas e cidadãos mais conscientes, capazes de exercer bem o seu dever, e também seu direito, de cidadania.

Uma sociedade forte
é que constrói um país
e nela, como suporte,
tem na família: a raiz.
Roberto Tchepelentyky
São Paulo/SP

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Na família, pais e filhos
são vagões de um mesmo trem,
Quando um deles sai dos trilhos
arrasta os outros também.
Sérgio Bernardo
Rio de Janeiro/RJ

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Para que o lar seja um templo,
pleno de amor e de paz,
faça o caminho do exemplo,
que é sempre o mais eficaz.
Neoly de Oliveira Vargas
Araricá/RS, 1926 – 2016, Sapucaia do Sul/RS

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Numa estrada colorida,
ou na trilha empoeirada,
se a família segue unida,
é suave a caminhada.
Istela Marina Gotelipe Lima
Bandeirantes/PR

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Procuro sempre crescer
mesmo enfrentando empecilhos,
mostrando em meu proceder,
exemplos para os meus filhos...
Ademar Macedo
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

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Família exemplar, unida,
que busca honrar seus valores,
enaltece a própria vida
e a vida entoa louvores...
Joamir Medeiros
Natal/RN

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Seja um palácio ou tapera,
piso de pedra ou de argila,
no lar onde o amor impera
até cascalho cintila.
Francisco Luzia Netto
São Paulo/SP, 1922 – 1998, Amparo/SP


Desgraçadamente, a sociedade, ela própria desestruturada como se encontra, contribui para a desestruturação das famílias.

Quando a família é rompida
por atos cegos, tiranos,
deixa destroços na vida,
restos de seres humanos...
Manoel Cavalcante de S. Castro
Pau dos Ferros/RN
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Triste fato que deprime
num mundo fora dos trilhos:
pai na vereda do crime
em prol do pão de seus filhos!...
Antônio Juraci Siqueira
Belém/PA

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Eu vi um pai sendo preso
por furtar um simples pão:
- é mais um pobre indefeso
no caos da corrupção.
Gonzaga da Silva
Natal/RN


Fonte:
Luiz Gonzaga da Silva (org.). Trova e Cidadania. Natal/RN, abril de 2019.
Livro enviado pelo autor.