segunda-feira, 2 de maio de 2022

Silveira Carvalho (Caderno de Trovas)


Assim longe, triste, opresso,
nunca maldisse a distância,
porque por ela é que eu meço
a tua e a minha constância.
= = = = = = = = = = =

Como esse dia, não creio,
que haja outro igual para mim!
Ah! se o viver fosse cheio
de dias cheios assim...
= = = = = = = = = = =

Desperta...Eu trouxe uns versinhos
para cantar ao teu lado:
recordações, retalhinhos,
do teu, do nosso passado...
= = = = = = = = = = =

Deus! Senhor de astros e mares,
do mundo supremo dono,
porque fizestes luares
e porque nos destes sono?
= = = = = = = = = = =

Disse, olhando o céu turquesa:
"porque o sol está longe assim?".
Vinhas. Voltei-me... Surpresa !
Vi o sol junto de mim.
= = = = = = = = = = =

Já houve um tempo risonho
em que eu tanto fantasiava,
que até parecia um sonho
o dia em que eu não sonhava.
= = = = = = = = = = =

Porque na trova inocente,
que tanto agrada à mulher,
a gente conta o que sente,
a gente diz o que quer...
= = = = = = = = = = =

Quando em carta a alma se expande,
o meu suplício é cruel:
falar de um amor tão grande
em tão pequeno papel!...
= = = = = = = = = = =

Quem ama, para dar provas,
deve três coisas cumprir:
tocar violão, fazer trovas
e, havendo luar, não dormir.
= = = = = = = = = = =

Se escuto gorJeios suaves,
se fito o céu - vasta umbela -
vendo astros e ouvindo as aves,
lembro a voz e os olhos dela.
= = = = = = = = = = =

Tenho, a lembrar os dispersos
castelos que outrora ergui,
a pasta cheia de versos
e os versos cheios de ti.
= = = = = = = = = = =

TROVAS ENCADEADAS

Ando pensando, e receio
que de pensar crie ruga,
porque modo, porque meio
Deus uma estrela me aluga.

Quero, do mundo afastado,
gozar a lua de mel:
Deus não perturba um noivado
para cobrar aluguel...
= = = = = = = = = = =

Outrora, quando eu vivia
indiferente ao amor,
a dor tanto me feria
que me acostumei com a dor...

Mas hoje - é surpreendente!
- vivendo amado por ti,
sofro muito, justamente
porque nunca mais sofri...
= = = = = = = = = = =

"Preciso falar-te. Espero
que tu venhas hoje aqui".
"Eu também falar-te quero,
sem falta irei", respondi.

Fui ... Não falei, nem falaste..
E ainda hoje estou pra saber
porque foi que me chamaste,
e o que é que eu tinha a dizer.
= = = = = = = = = = =

Santo Antônio foi tentado
quando pelo mundo andou,
mas resistiu ao pecado,
morreu, foi ao céu, gozou...

Se isto hoje fosse santinha,
se ele te visse, garanto,
que entre os santos da folhinha
não haveria este santo.
= = = = = = = = = = =

Se vou à missa, - é esquisito:
só sendo proposital:
mal me ajoelho e te fito
o padre fecha o missal!...

Isto já me causa alarde,
terá ódio o padre a mim?
Ou sou eu que chego tarde
e a missa é curtinha assim?

Fonte:
Adelmar Tavares et al. Descantes. Recife/PE: Tipografia da Imprensa Oficial. 1a. edição publicada em 1907.

Nenhum comentário: