sábado, 8 de setembro de 2012

Trovadorismo (Parte 3)

GÊNERO SATÍRICO

As cantigas satíricas (cantigas de escárnio e cantigas de maldizer) apresentam interesse sobretudo histórico, reunindo cantigas autóctones maliciosa da época. São verdadeiros documentos dos costumes e da vida social e política, principalmente da corte, trazendo até nós os mexericos e os vícios ocultos da fidalguia medieval portuguesa, sem a idealização da cantiga de amor.

Seu objetivo é a crítica social, com intuito humorístico, ridicularizando pessoas de forma sutil ou grosseira, denunciando os falsos valores morais vigentes e atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios.

Seus principais temas são: a covardia dos cavaleiros, traições, as chacotas e deboches, escândalos das amas e tecedeiras, pederastia (homossexualismo) e pedofilia (relações sexuais com crianças), adultério e amores interesseiros e ilícitos, disputas políticas, mulheres feias.

Tanto nas cantigas de escárnio quanto nas de maldizer, pode ocorrer diálogo. Quando isso acontece, a cantiga é denominada tensão (ou tenção). Pode mostrar a conversa entre a mãe a moça, uma moça e uma amiga, a moça e a natureza, ou ainda, a discussão entre um trovador e um jogral, ambos tentando provar que são mais competentes em sua arte.

É verdade que seu valor poético é pequeno, mas seu aspecto documental torna imprescindível seu estudo. Ademais, são importantes uma vez que apresentam um considerável vocabulário, observando-se, muitas vezes o uso de trocadilhos; e fogem às normas rígidas das cantigas de amor oferecendo novos recursos poéticos.

 A diferenças entre as cantigas de escárnio e de maldizer é sutil.

CANTIGAS DE ESCÁRNIO

 Sátira social ou individual. Crítica indireta, sarcástica, zombeteira e de linguagem ambígua. Presença de menosprezo, desprezo e desdém. Não se nomeia a pessoa criticada, mas esta é facilmente reconhecível pelos demais elementos da sociedade.Uso da ironia, do equívoco e da sutileza, com intuito humorístico.

Veja exemplos de Cantigas de Escárnio

Rui Queimado morreu con amor
 en seus cantares par Sancta Maria
 por ua dona que gran bem queria
 e por se meter por mais trovador
 porque Ih'ela non quis [o] benfazer
 fez-s'el en seus cantares morrer
 mas ressurgiu depois ao tercer dia!

Esto fez-el por ua sa senhor
 que quer gran bem e mais vos en diria;
 porque cuida que faz i maestria
 enos cantares que fêz a sabor
 de morrer i e desi d'ar viver;
 esto faz el que x'o pode fazer
 amar outr'omem per ren non [n] o faria

E non há já de sa morte pavor
 senon sa morte mais la temeria
 mas sabede ben per sa sabedoria
 que vivera dês quando morto fôr
 e faz-[s'] cantar morte prender,
 desi ar viver: vêde que poder
 que Ihi Deus deu, mas que non cuidaria

E se mi Deus a mim desse poder
 qual oi'el há pois morrer
 jamais morte nunca temeria.
(Pero Garcia Burgalés)

 De vós, senhor, quer'eu dizer verdade
 e nom ja sobr'[o] amor que vos ei:
 senhor, bem [moor] é vossa torpicidade
 de quantas outras eno mundo sei;
 assi de fea come de maldade
 nom vos vence oje senom filha dum rei
 [Eu] nom vos amo nem me perderei,
 u vos nom vir, por vós de soidade[...]
(Pero Larouco)

 Ai, dona fea, fostes-vos queixar
 que vos nunca louv[o] em meu cantar;
 mais ora quero fazer um cantar
 em que vos loarei toda via;
 e vedes como vos quero loar:
 dona fea, velha e sandia!

Dona fea, se Deus mi pardom,
 pois avedes [a]tam gram coraçom
 que vos eu loe, em esta razom
 vos quero ja loar toda via;
 e vedes qual sera a loaçom:
 dona fea, velha e sandia!

Dona fea, nunca vos eu loei
 em meu trobar, pero muito trobei;
 mais ora ja um bom cantrar farei,
 em que vos loarei toda via;
 e direi-vos como vos loarei:
 dona fea, velha e sandia!
(João Garcia de Ghilhade)

CANTIGAS DE MALDIZER

Sátira direta, maledicente, com linguagem objetiva e inequívoca. Neste tipo de cantiga é feita uma crítica pesada, com intenção de ofender e difamar, citando-se o nome da pessoa ridicularizada. Presença de agressividade e uso de termos vulgares, grosseiros e obscenos, inclusive palavrões. Há uma abordagem mais desabusada dos vícios sexuais atribuídos aos satirizados.

Veja exemplos de Cantigas de Maldizer

Rui Queimado morreu con amor
 en seus cantares par Sancta Maria
 por ua dona que gran bem queria
 e por se meter por mais trovador
 porque Ih'ela non quis [o] benfazer
 fez-s'el en seus cantares morrer
 mas ressurgiu depois ao tercer dia!

Esto fez-el por ua sa senhor
 que quer gran bem e mais vos en diria;
 porque cuida que faz i maestria
 enos cantares que fêz a sabor
 de morrer i e desi d'ar viver;
 esto faz el que x'o pode fazer
 amar outr'omem per ren non [n] o faria

E non há já de sa morte pavor
 senon sa morte mais la temeria
 mas sabede ben per sa sabedoria
 que vivera dês quando morto fôr
 e faz-[s'] cantar morte prender,
 desi ar viver: vêde que poder
 que Ihi Deus deu, mas que non cuidaria

E se mi Deus a mim desse poder
 qual oi'el há pois morrer
 jamais morte nunca temeria.
(Pero Garcia Burgalés)

A PROSA TROVADORESCA

A prosa medieval tem caráter documental, retratando com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época.

Há quatro gêneros em prosa do período medieval:

1)    Hagiografias:
relatos bibliográficos dos santos da Igreja, escritos em latim.

2)    Cronicões:
relatam, de forma romanceada, acontecimentos históricos/sociais do século XIV, através de anotações em seqüência cronológica.

3)    Livros de Linhagem ou Nobiliários:
árvores genealógicas das famílias nobres, elaboradas com o intuito de resolver problemas de heranças e de evitar "casamentos em pecado".

4)    Novelas de Cavalaria
 As novelas de cavalaria são narrativas ficcionais de acontecimentos históricos, originárias da prosificação de poemas épicos e das canções de gesta (guerra) francesas e inglesas. Refletiam, de modo geral, os ideais da nobreza feudal: o espírito cavalheiresco, a fidelidade, a coragem, o amor servil. Geralmente não apresentavam autoria e sua temática estava ligada às aventuras dos cavaleiros medievais, na luta entre o "bem" e o "mal" das Cruzadas, em defesa da Europa Ocidental contra sarracenos, eslavos, magiares e dinamarqueses, inimigos da cristandade. Os cavaleiros são castos, fiéis e dedicados, segundo os padrões da Igreja Católica, dispostos a qualquer sacrifício para defender a honra cristã, em contraposição ao cavaleiro da corte, geralmente sedutor e envolvido em amores ilícitos.

 As novelas eram tidas em alto apreço e foi muito grande a sua influência sobre os hábitos e os costumes da população da época.

 As novelas de cavalaria dividem-se em três ciclos e se classificam pelo tipo de herói que apresentam:

ciclo clássico: heróis "emprestados" da antigüidade greco-romana e da literatura clássica (Ulisses, Enéias ...); novelas que narram a guerra de Tróia, as aventuras de Alexandre, o grande.

ciclo carolíngio: versando sobre as aventuras de Carlos Magno e os Doze Pares de França.
Algumas dessas novelas foram trazidas para o Brasil no período da colonização, e seus heróis alimentam ainda hoje a literatura de cordel nordestina.

ciclo bretão ou arturiano: o mais fecundo de todos, com as histórias sobre o Reino de Camelot, o Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Três são as novelas remanescentes desse ciclo: José de Arimatéia, História de Merlim e A Demanda do Santo Graal.

 A Demanda do Santo Graal é a novela mais importante para a literatura portuguesa, reunindo dois elementos fundamentais da Idade Média quando coloca a Cavalaria a serviço da Religiosidade. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal), que conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado.

Com o advento do Humanismo, esses ciclos de novelas deram lugar a um novo ciclo - o dos Amadises - desvinculado dos ideais religiosos cristãos e com erotização das relações amorosas.

 A última novela de cavalaria data do século XVI, e, embora visasse à crítica do gênero e de seu conteúdo, que já se acreditavam esgotados, terminou por constituir-se na melhor e mais famosa de todas: D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.

Fonte:
http://www.gargantadaserpente.com/historia/trovadorismo/index.shtml

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