terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Renata Paccola (Trovas)


A força de uma nação
começa com a caneta...
Um a mais na educação:
um a menos na sarjeta!

Alerta a todo machista:
nova era se avizinha...
Será uma grande conquista
ver os homens na cozinha!

A maré desce e descansa
enquanto a onda passeia,
acariciando a criança
e seus castelos de areia...

Ao deitar na rede, o Guido
morreu de uma forma tétrica,
porque, de tão distraído,
deitara na rede elétrica!

Ao ver a joia de Alice,
a amiga pergunta a esmo:
– É diamante? - E a outra ri-se:
– Não, é do marido, mesmo!

Ao ver a praça... o coreto...
lembro você ao meu lado,
e o meu mundo branco em preto
ganha as cores do passado!

As graças que sempre faço
têm o poder de encobrir
a tristeza que o palhaço
faz de conta não sentir...

Casamento traz enganos,
pois seu muso inspirador
pode virar, depois de anos,
o seu museu roncador!

Conquistar novos espaços...
eis a semente da guerra.
Tantas vidas em pedaços
por um pedaço de terra!

Contra a vontade do amado,
nada faça... e se conforme.
Dizia o velho ditado:
"Quando um não quer... o outro dorme".

Deu chilique no garoto
ao saborear seu prato,
e o tempero “Ajinomoto”
bem depressa “agiu no mato!”

É na busca pela paz
e o conhecimento novo
que tantas vezes se faz
a identidade de um povo!

É um arquivo de desmandos
a memória do poeta:
desobedece aos comandos
quando a paixão não deleta...

Eu que fui grão escolhido
nos trigais da mocidade,
hoje sou pão ressequido
nas migalhas da saudade...

Eu só julgo que mereço
a fortuna que amealho
se ela tiver seu começo
no suor do meu trabalho!

Fraternidade é sentir
uma comunhão tão alta
que nos leva a dividir
até mesmo o que nos falta…

Insensatez... Causa? Efeito?
Sentimento ou atitude?
Para quem pensa, é defeito;
para quem sonha, é virtude!

Jamais aceite um convite
para o amor, em tempo errado.
Desperta mais apetite
o prato mais esperado!

Já não há nenhum prazer
que em público a lei permita:
quem quer fumar ou beber
tem que virar eremita!

Meu caminho é tão confuso,
que muitas vezes me sinto
como se fosse um intruso
vagando num labirinto...

Meu coração machucado
foi o pior professor,
ao me deixar reprovado
nas tantas provas de amor!

Meu verso reflete a dor
de um coração solitário,
que escreve cartas de amor,
sem qualquer destinatário...

Nacionalismo é sentir
uma comunhão tão alta
que nos leva a repartir
até mesmo o que nos falta.

Na inspiração oportuna
pode o poeta buscar,
mais do que criar fortuna,
a fortuna de criar.

Não há bicho que não deixe
suas marcas na Julinha:
no pé tem olho de peixe;
no olho, tem pé de galinha!

Não pode existir quem negue
que em apenas quatro versos
a trova sempre consegue
conter vários universos!

Não quero a vida vazia
com práticas e horas certas,
mas polvilhar cada dia
de pequenas descobertas...

No meu sótão de memórias,
vivem lembranças sem fim,
num velho baú de histórias
vividas dentro de mim...

Nosso tempo de criança...
Os velhos sonhos de outrora...
A saudade é uma lembrança
que se esqueceu de ir embora!

Nossos momentos felizes
semeados na memória,
fazem crescer as raízes
que sustentam nossa história!

Num casório aconteceu
engano quanto à pessoa,
e então um homem ateu
casou com a mulher à toa!

O desejo, por instinto,
e a carícia, por encanto,
vêm criar o amor que eu sinto
e inspirar o amor que eu canto!

O futuro, eu mesmo faço
nas sementes que eu espalho,
transformando meu cansaço
nos frutos do meu trabalho.

Os cobradores levados
aos males e às tentações,
tentam pagar os pecados
em suaves prestações!

Pra cortar alho e limão
sem misturar azedumes,
eu lanço, em primeira mão,
a faca de dois legumes!

Para o furacão filmar,
a TV saiu-se bem:
a matéria foi ao ar
e o repórter foi também!

Por tantas vezes perdido
nas vertentes do destino,
segue em busca de um sentido
o meu sonho peregrino...

Quando as mangas arregaço
para cumprir meu dever,
se bate à porta o cansaço,
eu me recuso a atender.

Quem dera a justiça cega
pudesse ver, tão somente,
a falsa prova que entrega
e condena um inocente!

Quem divide os próprios dias
ajudando a quem precisa,
multiplica as alegrias
e as tristezas, suaviza.

Que os rumos de meus irmãos
não se percam nas estradas
e as vias de duas mãos
sejam vias de mãos dadas!

Rico cinquentão? Coitado!
Quisera que fosse assim!
Ele anda mais apertado
que pasta dental no fim!

Ser careca ele detesta.
Não suporta usar peruca.
Então, puxou para a testa
o que restava na nuca...

Sinto a dor de quem confessa
que minha vida pequena
foi o ensaio de uma peça
que jamais entrou em cena...

Solteira por convicção 
só quero um "galho" inconstante:
quem gosta de amarração
é corda,fita e barbante!

Teve um chilique tão forte
que logo tomou vacina,
e se mandou para o Norte
temendo a gripe sulina...

Uma lágrima que escorre
traz mais brilho à própria face,
se a cada sonho que morre
há um novo sonho que nasce!

Um sorriso de criança
inocente, doce e aberto
é uma chuva de esperança
em meu caminho deserto!

Nenhum comentário: