sexta-feira, 2 de setembro de 2022

XXI Concurso de Trovas do CTS/UBT Seção Caicó-RN (Trovas Premiadas)


ÂMBITO NACIONAL
TEMA: Labirinto (s)

= = = = = = = = = = =
NOVO TROVADOR
= = = = = = = = = = =


1º lugar
José Osmar Rios Macedo
Feira de Santana – BA

Repica suave o sino
da minha infância perdida.
São curvas do meu destino
Nos labirintos da vida.
= = = = = = = = = = =

2º lugar
Terezinha de Jesus Garcia Ferreira
Campo Grande - MS

Nos labirintos da vida,
me perdi e me encontrei.
Sigo em frente, destemida
e a vitória alcançarei!!!!
= = = = = = = = = = =

3º lugar
Ademarcos Dantas Santana
Nossa Senhora Aparecida - SE

Se o valente coração
está preso pelo instinto,
escute a voz da razão
pra sair do labirinto.
= = = = = = = = = = =

4º lugar
Lucca Lopes Dias Santos
Anápolis – GO

Transborda, com muito alento,
o grande temor que sinto
de cada ressentimento
prender-me em seu labirinto.
= = = = = = = = = = =

5º lugar
Dulce Rocha de Matos
Niterói - RJ

Nos labirintos da vida,
muitas vezes tropecei,
mas nos seus braços querida,
os meus sonhos realizei
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
 
ÂMBITO NACIONAL
TEMA: Labirinto(s)

= = = = = = = = = = =
VETERANOS
= = = = = = = = = = =


1º Lugar
José Manuel Veloso Galvão
São Paulo – SP

Sem chão, sem rumo, a mãe chora
e o fim de um fim a Deus roga,
por ver o filho indo embora
nos labirintos da droga!...
= = = = = = = = = = =

2º Lugar
Maria Lúcia Daloce
Bandeirantes – PR

Em labirintos, perdida
por seu amor que avassala,
sei que existe uma saída...
mas, nem penso em procurá-la!
= = = = = = = = = = =

3º Lugar
João Batista Vasconcelos
Nova Friburgo – RJ

Suplício é ver os teus braços
no labirinto do adeus,
fugindo dos meus abraços,
fingindo que não são teus…
= = = = = = = = = = =

4º Lugar
Ariete Regina Correia
Rio de Janeiro – RJ

Tamanha saudade eu sinto,
que ao cruzar tempo e distância,
te encontrei no labirinto
das ruas da minha infância.
= = = = = = = = = = =

5º Lugar
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo – RJ

Eu e tu somos tão sós,
de tal maneira, que sinto
que o ciúme faz de nós
dois cegos num labirinto...

= = = = = = = = = = = 
 
 6º Lugar
José Ouverney
Pindamonhangaba – SP

Na nossa cama esse vão
entre nós é um labirinto
onde a insônia dá plantão,
velando um desejo extinto...
= = = = = = = = = = =

7º Lugar
Renata Paccola
São Paulo – SP

No labirinto da vida
nem sempre há portas abertas,
somente encontra saída
quem faz as escolhas certas!
= = = = = = = = = = =

8º Lugar
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora – MG

Caminhar por esta vida
sem a fé que nos conduz
é feito achar a saída
de um labirinto sem luz.
= = = = = = = = = = =

9º Lugar
Madalena Ferrante Pizzatto
Curitiba – PR

Nos labirintos sombrios,
o meu sonho se perdeu,
enfrentando desafios,
eu procuro quem sou eu.
= = = = = = = = = = =

10º Lugar
Cléber Roberto de Oliveira
São João de Meriti – RJ

Enredando-os com enganos,
cruel Mundo, atrais e jogas
novos “farrapos” humanos
no labirinto das drogas!...
= = = = = = = = = = =

11º Lugar
Andra Valladares
Vila Velha – ES

Nas sendas do inconsciente,
amo-te em sonhos, não minto.
Perdendo-me... ardentemente...
neste interno labirinto.
= = = = = = = = = = =

12º Lugar
Lothar Bazanella
São Paulo – SP

Nos labirintos da vida,
andei muito tempo a esmo.
E por não achar saída,
Acabei preso em mim mesmo.
= = = = = = = = = = =

13º Lugar
Antônio Accioly
Nova Friburgo – RJ

O peso desse cansaço
que vive dentro de mim…
Faz de mim um longo traço
de um labirinto sem fim!
= = = = = = = = = = =

14º Lugar
Paulo Cezar Tórtora
Rio de Janeiro – RJ

Nos labirintos da vida
sigo em busca dos teus braços
e, quanto mais dura a lida,
mais persevero em meus passos.
= = = = = = = = = = =

15º Lugar
Relva do Egypto Rezende Silveira
Belo Horizonte – MG

A tristeza se arrefece
e as mazelas eu transponho
na ladainha da prece,
no labirinto do sonho.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

TEMA: Abrigo(s)

= = = = = = = = = = =
ESTADUAL (RN)
= = = = = = = = = = =


1º Lugar:
Marcos Antonio Campos
Natal/RN

Vejo na tela as entranhas,
no abrigo o filho auscultado,
nas imagens tão estranhas
pulsa o rebento esperado.
= = = = = = = = = = =

2º Lugar:
Manoel Cavalcante
Pau dos Ferros/RN

Voltei ao teto sem forro...
Doeu ver, no velho abrigo,
as ossadas do cachorro
que foi meu melhor amigo.
= = = = = = = = = = =

3º Lugar:
Francisco Gabriel
Natal/RN

Se outro amor não me consola,
sem temer novos fracassos,
eu quero, até por esmola,
ter o abrigo dos teus braços.
= = = = = = = = = = =

4º Lugar:
Lucélia Santos
Patu/RN

Coração dilacerado,
amargurado e tristonho...
Abrigo desmoronado,
contendo um resto de sonho.
= = = = = = = = = = =

5º Lugar:
Professor Garcia
Caicó/RN

Teu ventre, mãe, foi meu ninho
e abrigo dos teus abraços,
onde aprendi, com carinho,
a dar meus primeiros passos!
= = = = = = = = = = =

6º Lugar:
Eva Yanni de Araújo Garcia
Caicó/RN

Mãe, em sua perfeição,
é o abrigo de outro ser,
que pulsa em seu coração
e outra vida faz nascer!
= = = = = = = = = = =

7º Lugar:
Rozanni Garcia
Caicó/RN

Sem saber o que há de vir,
num abrigo de ilusões...
Há pessoas a sorrir,
perdidas nas multidões.
= = = = = = = = = = =

8º Lugar:
Edson de Paiva
Rafael Godeiro/RN

Não tem frio que um mendigo
passe em tenebroso inverno,
que não cesse em um abrigo
quente de um colo materno.
= = = = = = = = = = =

9º Lugar:
Fabiano de Cristo Magalhães Wanderley
Natal/RN

No seu viver, lancinante,
leva a solidão, consigo,
é um mísero, constante,
que tem o chão, como abrigo...
= = = = = = = = = = =

10º Lugar:
Professor Maia
Caicó/RN

Meu coração safenado,
vítima, do teu castigo;
agora, recuperado,
não quer mais te dar abrigo.
= = = = = = = = = = =

11º Lugar:
Hélio Pedro Souza
Natal/RN

Nas tempestades da vida,
dentre as fugas que persigo,  
quando não há mais saída
em mim mesmo é que me abrigo.
= = = = = = = = = = =

12º Lugar:
Mara Melinni
Caicó/RN

A fé que guia os meus passos
e não me deixa sozinho,
é abrigo, nos meus fracassos,
e é clareza, em meu caminho!
= = = = = = = = = = =

13º Lugar:
Hélio Alexandre Silveira e Souza
Natal/RN

Quem vence a sombra e o castigo
da conduta interesseira
encontra luzes no abrigo  
da amizade verdadeira.
= = = = = = = = = = =

14º Lugar:
Veridiana Jácome
Messias Targino/RN

Construindo-se uma vida,
sendo humilde e fraternal,
pode-se encontrar guarida
no abrigo celestial.
= = = = = = = = = = =

15º Lugar:
Ieda Lima
Caicó/RN

Vovó de colo macio,
perfume, candura, afeto:
Abrigo, dias a fio...
Saudade eterna do neto.

Fonte:
Prof. Garcia
Presidente da CTS/UBT Seção Caicó-RN

Nenhum comentário: