domingo, 1 de janeiro de 2023

Ano Novo em Versos


 Vai ano velho, de vez,
leve o mal e o duvidoso,
que o Ano Novo em rapidez,
há de ser mais generoso!
VÂNIA ENNES
Curitiba/PR

= = = = = = = = =

CAROLINA RAMOS
Santos/SP


Ano Novo

Os sinos sacodem a noite silente!
Apitos, sirenes, febris, a anunciar
que parte o Ano Velho, tristonho e doente,
e  nova esperança começa a brilhar!

Em meio à alegria, que explode em espuma,
transborda de taças e rola no chão,
rasteja a tristeza, fiapos de bruma,
estranha entre risos confete e rojão!

É a mesma tristeza que rima com prece
e aquele que a sente é  incapaz de a entender!
Tristeza que às vezes, receio parece,
receio de tudo que é inútil prever...

Mas, pulsam ao peito, no fundo... bem fundo,
reservas de Amor, e de Fé e Confiança
- um eco escapado aos gemidos do mundo –
e mesmo sofrida... renasce a Esperança!!!
= = = = = = = = =

O Ano Novo sempre faz
renovar nossa vontade,
de ver a bendita Paz
reinando na humanidade.
REINALDO AGUIAR
Natal/RN, 1921 – 2010

= = = = = = = = =

FRANCISCO MACEDO
Natal/RN, 1948 – 2012


Ano Novo

O Ano Novo vem vindo
no grande trem das mudanças,
vem trazendo os seus vagões
lotados de esperanças,
mas eu só creio em conquista,
se Deus for o Maquinista
desta bem-aventurança!
= = = = = = = = =

Que o ano novo lhes traga,
ó meus irmãos Trovadores,
aquela mais alta vaga
no pódio dos vencedores!
JOÃO FREIRE FILHO
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012

= = = = = = = = =

VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba/PR

Transitório

Trezentos e sessenta e cinco dias,
meu calendário, foi seu tempo exato.
Agora é estranho, quando então constato:
- É um bloco velho, já sem serventias.

Mas eu o estimo. As datas foram guias...
Cada lembrete compôs um retrato
do cotidiano que se fez, de fato,
de altos e baixos, sombras e alegrias.

Releio as notas... Dói-me concordar:
- Dever cumprido! Ceda o seu lugar
para o que chega e estreia no cenário.

Tão companheiro, em toda a minha lida
de um ano inteiro... Para mim, tem vida!
– Adeus, meu velho amigo Calendário…
= = = = = = = = =

Mais um ano se inicia,
e o tempo a gente é que faz;
quem quiser ter alegria,
plante a semente da paz.
DJALMA MOTA
Caicó/RN

= = = = = = = = =

ADEMAR MACEDO
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN


Ano Novo

Hoje eu pedi para o povo
em preces e em orações,
muita paz neste Ano Novo,
muito amor nos corações!
E fiz pra Deus uma carta
pedindo uma mesa farta
para o faminto comer;
mandei essa carta em nome
daquele que passa fome...
E que não sabe escrever!
= = = = = = = = =

Vem chegando mais um ano
e com ele uma esperança:
Planeta sem nenhum dano,
nem maus-tratos co’a criança!
ESTER FIGUEIREDO
Barra do Piraí/RJ

= = = = = = = = = 

DARLY O. BARROS
São Francisco do Sul/SC, 1941 - 2021
, São Paulo/SP

Balanço

Outro ano finda! É tempo de balanço,
de contabilizar o acumulado
de erros e acertos – para tanto, os lanço,
dispondo-os em colunas, lado a lado.

Sobre o montante, então, o olhar relanço,
para exultar , ao ver  que o resultado
atesta um expressivo e claro avanço,
em relação a acertos do passado.

“Não há estratégia alguma!”, diz meu peito,
é a resultante do que eu tenho feito
de tempos para cá: reaplicar

os dividendos de um investimento
que me garante mais que cem por cento
sobre o meu patrimônio: o verbo amar...
= = = = = = = = =

Que o Ano Novo nos dê,
à maneira que puder,
o Bem que eu quero a você
e o Bem que você me quer!
ALCY RIBEIRO SOUTO MAIOR
Rio de Janeiro/RJ, 1920 - 2006

= = = = = = = = =

THALMA TAVARES
São Simão/SP


No Ano Novo

Ano que vem quero esquecer as dores,
quero vestir a roupa colorida,
a que me faz sorrir dos dissabores,
para enfrentar com mais humor a vida.

Eu quero repensar os meus valores,
se os tenho respeitado na medida
em que suporto a dor dos sofredores
pungindo mais minha alma dolorida.

Eu quero abrir meu peito à humanidade,
mudar meu egoísmo em caridade
e transformar-me assim no Homem Novo.

E espero que o bom Deus, nosso Senhor,
transforme este meu sonho em Paz e Amor,
em trabalho e mais pão para o meu povo.
= = = = = = = = =

Rogo ao ano que inicia,
Paz, Luz, Amor, como embalo,
ao raiar do novo dia
ao som do cantar do galo.
VANDA ALVES
Curitiba/PR

= = = = = = = = =

HÉLIO ALEXANDRE
Natal/RN


Um Mundo Menos Aflito

Que o novo ano sorria,
que o amor não se desgaste,
toda tristeza se afaste
e se aproxime alegria;
espero que a fantasia
se torne realidade
para que a fraternidade
substitua o conflito,
e um mundo menos aflito
encontre a felicidade.
= = = = = = = = =

Este ano, já moribundo,
chora por não ser capaz
de ao menos puxar o mundo
para mais perto da paz!
JOSÉ LUCAS DE BARROS
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN

= = = = = = = = =

VITOR RONALDO COSTA
Natal/RN, 1945 – 2015, Brasília/DF


Ano novo, vida nova,
assim diz velho refrão,
mas a vida ensina e prova
que em qualquer situação,
só o amor constrói o bem,
tornando feliz quem tem
afeto no coração.
= = = = = = = = =
 
Do Natal ao Ano Novo
a folga é pouca... O ideal
é deixar de folga o povo
do Ano Novo até o Natal...
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR

Nenhum comentário: