sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Baú de Trovas LX


Depois de tomar uns "treco"
para aquecer a "moringa",
o trovador de boteco
"soluceia"... e a rima pinga!
A. A. de Assis
= = = = = = = = =

Sempre que eu ponho em versos
as coisas do coração,
os pensamentos dispersos
tomam forma de oração.
Aldo Silva Junior
= = = = = = = = =

Quem já foi homem de bem,
e se fez trapo na vida,
sabe as lágrimas que tem
cada copo de bebida...
Aloísio Alves da Costa
= = = = = = = = =

É só da noite o luar;
dos pássaros, os gorjeios;
é do dia, o ensolarar,
mas do homem, os receios.
Apollo Taborda França
= = = = = = = = =

Um pai ébrio. Um infeliz
vagão que foge dos trilhos,
deixando uma cicatriz
no coração de seus filhos.
Argentina de Mello e Silva
= = = = = = = = =

Perto, sóis, ao longe, estrelas,
as mães não nos deixam sós.
Se vivas, moramos nelas,
se mortas, vivem em nós.
Barreto Coutinho
= = = = = = = = =

Em trovas fui transformando
ideias e pensamento,
que agora seguem voando,
tais como plumas ao vento!...
Carolina Azevedo de Castro
= = = = = = = = =

Dos jovens, dos anciãos,
de infantes em tenra idade,
a união de todas as mãos
faz o dom da caridade.
Cesar Augusto Sovinski
= = = = = = = = =

Palmeira que o vento abana,
na praia à beira do mar...
Ao lado de uma cabana,
jogo trovinhas ao ar!
Dario Nogueira dos Santos
= = = = = = = = =

Missa em curso e o sacristão
põe cachaça em vez de vinho,
e o vigário, no sermão,
chama o Papa de Chiquinho...
Dulcídio Moreira de Barros Sobrinho
= = = = = = = = =

Até parece chalaça,
mas a vida é mesmo assim:
Eu não gosto de cachaça;
ela é que gosta de mim!
Durval Mendonça
= = = = = = = = =

Beber com fé é o Manoel
quando aos seus santos se agarra:
De dia "San Raphael",
de noite..."São João da Barra"!
Edmar Japiassú Maia
= = = = = = = = =

O sol com exuberância
já desponta e eu, comovida,
busco nas sombras da infância
a minha aurora perdida...
Élbea Priscila de S. Souza
= = = = = = = = =

Triste a terra está incompleta
com a morte da floresta;
mas, ainda existe um poeta
cantando o pouco que resta.
Eleonora Brasil Pompeo
= = = = = = = = =

A mística de uma trova
que se evola pelos ares
reside na boa nova
das quadras bem populares!
Flávio R. Stefani
= = = = = = = = =

A mais bela experiência
que todo homem pode ter
é bem viver na decência
e na decência morrer.
Gilberto Ferreira
= = = = = = = = =

A Pátria não é somente
o céu, o rio e o chão; é mais:
É a alma da gente
que vibra no coração.
Harley Clóvis Stocchero
= = = = = = = = =

O céu de estrelas constela
o infinito azul de Deus,
mas, nenhum dos astros vela
o fulgor dos olhos teus…
Heitor Stockler de França
= = = = = = = = =

A juventude é divisa
que a vida nos dá de graça,
e a gente só valoriza
muito depois que ela passa.
Helena Kolody
= = = = = = = = =

Andávamos de mãos dadas
num amor lindo demais...
A poeira das estradas
hoje encobre nossos ais.
Janske Schlenker
= = = = = = = = =

- Cachaça traz morte lenta!
Falou a esposa, possessa.
E o sujeito nem esquenta...
- Quem disse que eu tenho pressa?!
Jerson Lima de Brito
= = = = = = = = =

A trova pra ser bonita
tal qual filhinha dileta:
traz sempre o laço de fita
da inspiração do poeta!
Joaquim Carvalho
= = = = = = = = =

Se a cachaça é uma fraqueza,
adoro viver fraquinho!
E pra aumentar a moleza,
me bota mais um traguinho.
Josué Vargas Ferreira
= = = = = = = = =

Nem mesmo o inverno mais triste,
dentro da noite enfadonha,
tira a distância que existe
entre a minha e a tua fronha.
Lourdes Strozzi
= = = = = = = = =

Malabarista, a criança,
para mendigar o pão,
equilibra uma esperança,
com três bolinhas na mão.
Madalena Ferrante Pizzatto
= = = = = = = = =

Poeta, a glória do dia
lhe seja bênção vibrante!
Busque em tudo a poesia
e faça o que sabe: cante!
Manuel M. Ramirez de Anguita
= = = = = = = = =

Preso em flagrante arruaça,
diz num sonoro impropério:
-Prendam também a cachaça,
que é quem me tira do sério!
Maria Madalena Ferreira
= = = = = = = = =

Há trovas que o vento leva;
outras, o fogo desfaz...
Mas, as minhas, sem reserva
são trovas que o vento traz.
Maria Nicolas
= = = = = = = = =

As mãos na frente, coragem
de enfrentar o diferente,
juntas levam a bagagem
do bem ou do mal da gente.
Marilena Budel
= = = = = = = = =

Depois do amor, me enternece
a vitória de ser dono
desta paz que transparece
no suspirar do teu sono!
Marina Bruna
= = = = = = = = =

Sinto meu nome tão doce,
ao você chamar por mim,
escuto como se fosse,
o canto de um Querubim.
Marita França
= = = = = = = = =

Minhas mãos em movimento
cantam a Deus uma prece.
Neste amor não há tormento,
o divino reconhece.
Marli Voigt
= = = = = = = = =

Arte, uma expressão divina,
é prece, amor ou carinho,
que grandiosa ou pequenina,
enfeita o nosso caminho!
Nair Cravo Westphalen
= = = = = = = = =

Com crianças tagarelas,
em meu rancho alegre e lindo,
até portas e janelas
vivem cantando e sorrindo!
Orlando Brito
= = = = = = = = =

Vendo o meu retrato agora,
vejo que o tempo inclemente…
fez do meu rosto de outrora,
outro rosto no presente!
Professor Garcia
= = = = = = = = =

Não me chames de senhor
que não sou tão velho assim,
e ao teu lado, meu amor,
não sou senhor nem de mim.
Rodrigues Crespo
= = = = = = = = =

Da vida, no grande coro,
eis nosso destino atroz:
Seguimos de choro em choro,
até que chorem por nós!
Tasso da Silveira
= = = = = = = = =

Fazer trova é dom... é graça...
Desce o Santo e me socorre...
E já que a trova é cachaça.
passo os meus dias... de "porre"
Therezinha Dieguez Brisolla
= = = = = = = = =

A terra é sempre esperança,
dá ao homem tudo que cria;
e nela, por fim, descansa,
ele, que em vida a feria.
Vasco José Ribas
= = = = = = = = =

Em minhas mãos tive as tuas
em tempos de doce união.
Mas minhas mãos, ora nuas
são tristeza e solidão!
Vera Rolim
= = = = = = = = =

Bendito seja o Poeta
que na leveza do verso
enfeita, acalanta, aquieta,
toda a angústia do Universo.
Vera Vargas

Nenhum comentário: