terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projeto de Trovas para uma Vida Melhor (2ª Etapa – 5º Concurso)


Tema: No Lar = Devotamento

Resultado Final

GRUPO 01 NACIONAL

1º LUGAR

Se no pão faltar fermento
ele jamais crescerá,
um lar sem devotamento
facilmente ruirá...
Leda Coletti (Piracicaba – SP)

2º LUGAR

Traz a palha com carinho
e, depois, traz alimento;
é assim que o passarinho
mostra seu devotamento.
Olympio da Cruz Simões Coutinho (Belo Horizonte – MG)

3º LUGAR

– Retirada por falha nossa.

MENÇÃO HONROSA

1. Bendito o devotamento
do herói que seja capaz
de, neste mundo briguento,
ser instrumento da paz!
Antonio Augusto de Assis (Maringá – PR)

2. Faz da fé, teu alimento,
e a Deus, a vida consagre...
Pelo seu devotamento,
alcançarás o milagre!...
Francisco Neves de Macedo (Natal – RN)

3. Devotamento é virtude
de todo o bom professor,
que conquista a Juventude,
usando as armas do amor!
Delcy Canalles (Porto Alegre – RS)

4. Devotamento - em verdade,
no lar, é como se fosse
prece que afasta a maldade
da vida serena e doce!
Prof. Garcia (Caicó – RN)

5. No momento dos conflitos,
devotamento não falha:
no silêncio dos contritos,
na fibra de quem batalha!
José Valdez de Castro Moura (Pindamonhangaba – SP)

MENÇÃO ESPECIAL

1. O grande devotamento
de pais e filhos no lar,
dá o tom de encantamento
de uma cena familiar!
Gislaine Canales (Camboriu – SC)

2. Devotamento é capaz
de um santo sonho gerar:
Família tranquila, em paz,
se no Natal se espelhar!
Angela Togeiro (Belo Horizonte – MG)

3. Devotamento é magia
quando alguém se faz presente
para cuidar - noite e dia -
de um irmão muito doente.
Milton Souza (Porto Alegre – RS)

4. Com devotamento ao lar,
onde o amor finca raízes,
a noite é para sonhar
e os dias são mais felizes.
José Lucas de Barros (Rio Grande do Norte)

5. No nosso devotamento
referente à honestidade,
sentimos é sofrimento
quando se falta à verdade!...
Geraldo Lyra (Recife - PE)

+++++++++++++++++++++++++++

GRUPO 02 NACIONAL

1º LUGAR

Aquele devotamento
que no lar é esperado,
é fruto do entendimento
de um amor entrelaçado.
MIFORI (Mogi das Cruzes – SP)

2º LUGAR

Este teu devotamento
é de encantar, meu amor!
Não ouço em nenhum momento
um ai de cansaço ou dor.
Gilson Faustino Maia (Petrópolis – RJ)

3º LUGAR

Devotamento no lar
prova a presença do amor,
dando exemplo singular
de família de valor.
Ruth Farah Nacif Lutterback (Cantagalo – RJ)


MENÇÃO HONROSA

1. Devotamento, confesso:
meu lar, meu mundo, afinal,
é meu trabalho onde expresso,
todo amor universal!
Dilva Moraes (Nova Friburgo – RJ)

2. Principalmente no amor
deve haver devotamento,
sem o qual pode haver dor
e até mesmo esquecimento.
Raymundo de Salles Brasil (Salvador – Bahia)

3. Este meu devotamento
pelo lar que é meu jardim,
resultou do ensinamento
que meus pais legaram a mim.
Tarcísio José Fernandes Lopes (Brasília – DF)

4. O real devotamento
acontece em nossa vida
a todo e qualquer momento
numa oração bem vivida.
Célia Aparecida Marques da Silva (Taubaté - SP)

5. No lar, o devotamento,
traz a calma e a harmonia,
e promove o crescimento,
para todos na alegria.
Maria Diva Fontes Ricco (São José dos Campos – SP)

MENÇÃO ESPECIAL

1. O devotamento é luz
que clareia nosso lar,
nos conforta e reproduz
um enorme bem-estar.
Jair Pereira da Silva (Pilar do Sul – SP)

2. Preste a Deus devotamento
dando ao lar um bom sentido;
desfazendo o céu cinzento,
pinte o ar em colorido.
Cristina Leite Goetten (Paranavaí - Paraná)

3. O integral devotamento
à paz, alegria e amor,
não nos causa sofrimento
faz sorrir o Criador!
Ilze Soares (Catanduva – SP)

4. Haverá devotamento,
se reinar amor no lar;
e, seu desenvolvimento,
fortes laços vão criar.
Barão de Jambeiro (Jambeiro – SP)

5. Com amor, dedicação,
devotamento no lar,
ela mostrou afeição,
a família soube amar...
Edina Prado

+++++++++++++++++++++++++++++++++

GRUPO 03 NACIONAL - ALUNOS DE PARAIBUNA/SP

1º LUGAR

Eu sinto devotamento,
por meus pais e meus irmãos,
pois, não há merecimento
se não nos dermos as mãos.
Aline de Oliveira das Neves (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

2º LUGAR
Minha vovó tem carinho
e muito devotamento,
reza sempre bem baixinho,
com fé e conhecimento.
André Luiz Santos – 8ª C – (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

3º LUGAR
Um devotamento santo
nos fará ganhar o céu,
Deus nos cobre com seu manto
ou apenas com um véu.
Margarete Aparecida dos Santos – (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

MENÇÃO HONROSA

1. Ao meu Santo poderoso
todo o meu devotamento;
no retorno generoso,
é proteção e acalento.
Larissa Andréa da Silva (EE “Cel. Eduardo José de Camargo”)

2. Eu vejo devotamento
nos meus pais e seu amor;
eles nos dão o sustento,
e também nos dão valor.
Marcos Fernandes do Prado (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

3. Quem tem o devotamento,
não precisa da certeza
de que vem a si o alento,
pois, sabe agir com nobreza.
Caroline G. dos Santos (EE “Cel. Eduardo José de Camargo”)

4. Eu sinto devotamento
pelo meu querido amor
que chegando como um vento,
curou toda minha dor.
Júlia Gabriela Jerônymo (EE “Cel. Eduardo José de Camargo”)

5. Vivo com devotamento,
amo minha mãe e meu lar.
Ela nos dá o provento
e nos ensina a amar.
Arthur Rodrigues Bitencourt Moura (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

MENÇÃO ESPECIAL

1. Quem sente devotamento,
quem tem amor nesta vida,
passa muito sofrimento
quando não é atendida.
Darjana Aieska Bitencourt S. Santos (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

2. Com muito devotamento
eu creio no meu Senhor,
porém, em todo o momento,
fico sofrendo de amor.
Emerson A (E. E. “Cel. Eduardo José de Camargo“)

3. Meu devotamento vem
das alturas, com os ventos...
Gosto de todos também
que desenvolvem talentos.
Carlos Felipe Almeida Moraes Santos (EE “Cel. Eduardo José de Camargo”)

4. Se todo devotamento
faz a pessoa feliz,
quero ter esse talento;
hoje sou um aprendiz.
Letícia M. M. Sakamoto (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

5. Vivo com devotamento,
amo minha mãe e meu lar.
Ela nos dá o provento
e nos ensina a amar.
Arthur Rodrigues Bitencourt Moura (E.E. “Dr. Cerqueira César" )

+++++++++++++++++++++++++++

GRUPO INTERNACIONAL

1º LUGAR

Viveu tal devotamento
Ao lar, filhos e marido
Que fez do seu casamento
Mais do que foi prometido.
Domingos Freire Cardoso (Ílhavo - Portugal)

2º LUGAR

Quem tiver devotamento
à família e ao seu lar
tem na Terra encantamento
e no Céu o seu lugar.
Gisela Alves Sinfrónio (Portugal)

3º LUGAR

Devotamento no lar,
é ter paz, amor profundo
e a família consagrar
Ao criador deste mundo.
Jorge A G Vicente (Suiça)

MENÇÃO HONROSA

1. Amor é devotamento
à família em que se vive,
é carinho, é sentimento,
dos entes com quem convive...
António Boavida Pinheiro (Lisboa – Portugal)

2. Devotamente é o amor
elevado em alto grau;
é a devoção e o fervor
subindo mais um degrau!
Maima (Toulon – França)

3. Lembro o nosso casamento
contigo, bem junta a mim,
com todo o devotamento,
eu disse ao padre que "sim".
António José Barradas Barroso (Parede – Portugal)

MENÇÃO ESPECIAL

1. Fazer do lar sacramento
e leva-lo aos apogeus
dum grande devotamento,
abrem-se as portas a Deus!
Clarisse Barata Sanches (Góis - Portugal)

2. Sagrado devotamento
que na fé consumarei.
Essência do sentimento
que por ti tudo darei.
Maria Cristina Fervier (Salto Grande – Santa Fe – Argentina)

3. Em Nazaré fora visto
devotamento ao luar,
e os olhos de Jesus Cristo
a iluminarem o lar!
Judite Raquel Neves Fernandes (Góis - Portugal)

4. Devotamento depura
a família a todo o norte,
para que seja mais pura
e amorosa até à morte.
Isaura Martins (Lameiras - Tábua - Portugal)
=======================

Próximo Concurso

6 - Tema: na rua - GENTILEZA;
de 05/01/2010 a 15/02/2010 -
resultado até 15/03/2010

(abril/maio/junho .............. - 2010 - publicações: de cirandas e Livros virtuais)

Fonte:
Colaboração de Maria Inez “Mifori”

Nenhum comentário: