sábado, 14 de novembro de 2015

XVIII Jogos Florais de Porto Alegre/RS - 2015 (Trovas Premiadas)

Concurso Nacional/
Internacional De Trovas
Tema: LUZ (Líricas e filosóficas)

VENCEDORAS
1º lugar
.
Considere a dor, sem drama,
e carregue a sua cruz,
veja que a vela arde em chama
e morre...ao nos dar a luz!
VANDA ALVES DA SILVA
Curitiba PR
 .
2º lugar
 .
Seu exemplo, pai amado,
é a lembrança mais querida.
é farol iluminado
pondo luz em minha vida.
JOSÉ GILBERTO GASPAR
São Bernardo do Campo SP
 .
3º lugar
 .
Viva com honestidade,
que aos bons caminhos conduz;
quem usa a luz da verdade
enche este mundo de luz.
OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO
Belo Horizonte MG
 .
4º lugar
 .
Se uma sombra reproduz
todo brilho que se tem,
na intensidade da luz
só reluz quem faz o bem.
        LUIZ POETA
        Rio de Janeiro RJ
 .
5º lugar
 .
Ao bailado dos lençóis,
quando o prazer nos conduz,
o amor inventa outros sóis
para abrigar nossa luz!
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Não reclamo ante os escolhos,
nas trevas, mantendo a calma...
Quem tirou-me a luz dos olhos,
pôs luz e brilho em minha alma!
SANDRO PEREIRA REBEL
Niterói RJ
 .
À noite, o brilho do orvalho
é meu guia à luz difusa,
quando o  amor procura atalho
que a teus braços me conduza.
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte MG
 .
Eu te neguei meu perdão
no instante da despedida.
Seguindo a luz da razão,
perdi a razão da vida.
RELVA DO EGYPTO REZENDE SILVEIRA
Belo Horizonte MG
.
Anoitece, e é tão bonito:
o sol que ainda reluz,
vai matizando o infinito
com pinceladas de luz!
SELMA PATTI SPINELLI
São Paulo SP
 .
Na calma luz de quem ama
que ilumina este meu ser,
és o sol que se derrama
num sublime amanhecer...
J. B. XAVIER
São Paulo SP
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Pouca luz já mostra a trilha
para quem imita a vela
na chama que compartilha
e acaba, também com ela!
JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro RJ
 .
Deus se desdobra no amor
e, deixa o ventre bem farto,
quando a mãe dá com fulgor
mais de uma luz num só parto!
AILTO RODRIGUES
Nova Friburgo RJ
 .
Luz física tem limite,
abrange espaço certeiro,
mas a luz que o amor emite
alcança o universo inteiro...
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba PR
 .
Quando a aurora invade a terra
e a luz do sol varre os breus,
do rincão, ao pé da serra,
posso ver a mão de Deus!
EDMAR JAPIASSU MAIA
Nova Friburgo RJ
 .
Dá-me, ó Deus, o dom fecundo
de ser luz onde estiver.
- Só merece estar no mundo
quem ao mundo o bem fizer!
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá PR
 .
A luz é tão mais brilhante,
quando aquele que a contém,
ajuda o seu semelhante
a ter luz própria também!...
ROBERTO TCHEPLENTYKY
São Paulo SP


Concurso Nacional-Internacional
Tema: SOMBRA
(Humorísticas)

VENCEDORAS
.
Chega mais cedo o marido...
Grita o louro “dedo-duro”:
- Sem querer ser enxerido,
tem “sombra” pulando o muro!
WANDA DE PAULA MOURTHE
Belo Horizonte MG
 .
Quando a sombra aliviava
na barraca, o sol a pino,
o feirante aproveitava
pra refrescar o pepino!
EDMAR JAPIASSU MAIA
Nova Friburgo RJ
 .
Diz o bebum perturbado,
num tremendo “cai-não-cai”,
à sua sombra, intrigado:
- Onde você acha que vai?!
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru SP
 .
Perdendo o que não podia,
- porque perder ninguém quer, -
chega em casa um belo dia...
e nem sombra de mulher!....
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru SP
 .
Ao ver-te bela e envolvente,
a minha sombra se arrisca
e de maneira insolente
a tua sombra belisca...
DULCÍDIO DE BARROS MOREIRA SOBRINHO
Juiz de Fora MG
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Minha dúvida me assombra
e, nela, vou dar um fim,
pois pensa ser minha sombra
e não desgruda de mim!...
LUCÍLIA ALZIRA TRINDADE DE CARLI
Bandeirantes PR
 .
Ao ver a sombra a seu lado
ela implorou: - Vem, querido!
Deu zebra: o vulto “ensombrado”,
dessa vez, era o marido!...
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
 .
 Uma sombra invade a rua;
tenso, o casal se retrai:
- Olha, meu bem, faltou Lua!
- Não, meu amor, sobrou pai!
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
.
Bairro pobre, tudo escuro,
mas no namoro se esmera,
e pra sombra atrás do muro,
tem até fila de espera...
CAMPOS SALES
São Paulo SP
 .
Ao ver que a esposa tremia,
ele rezou na intenção
de que a sombra que fugia
fosse mesmo assombração!
ARLINDO TADEU HAGEN
Juiz de Fora MG
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Vendo um prefeito de escol,
cuja “mamata” me assombra,
não quero um lugar ao sol,
quero um lugar nesta sombra...
AUSTREGÉSILO DE MIRANDA ALVES
Senhor do Bonfim BA
 .
Muita gente desviava
da sombra, lá da estradinha...
Mas tinha quem se arrumava
pra vir ali, à noitinha...
DARI PEREIRA
Maringá PR
 .
O genro, que é só cautela,
o seu sonho já malogra...
não podendo pisar nela,
pisa na sombra da sogra...
        ANTONIO COLAVITE FILHO
Santos SP
 .
Se meu projeto malogra,
eu lanço a sogra na arena,
pois basta a sombra da sogra
que a desgraça se apequena!
JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro
 .
O marido chega armado
e flagra o casal tremendo...
O amante ficou parado
e a sombra saiu correndo!
SÉRGIO FERRAZ DOS SANTOS
Nova Friburgo RJ


Nacional Para Novos Trovadores
TEMA “VIDA”


VENCEDORAS
O golpe mais inclemente,
bem mais que a morte temida,
é ver que os sonhos da gente
vão morrendo pela vida...
CLÓVIS WILSON MATTOS ANDRADE
Senhor do Bonfim - BA
 .
Quando seus sonhos, querida,
vão se tornando enfadonhos,
não some sonhos à vida,
some mais vida a seus sonhos!
CLÓVIS WILSON MATTOS ANDRADE
Senhor do Bonfim - BA
.
A vida se poetiza
e ganha realce e brilho,
cada vez que se eterniza
no nascimento de um filho
LUZIA BRISOLLA FUIM
São Paulo – SP
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Linhas mágicas marcando
quantas páginas da vida,
quais novelos se juntando,
do nascer...à despedida!
EULINDA BARRETO FERNANDES
Bauru - SP
.
Se os duros golpes da vida
vão nos deixando escolados,
sou mais minha mãe querida
com modos mais educados...
CARLOS HENRIQUE SILVA ALVES
Senhor do Bonfim - BA
 .
Buscando a estrada florida,
praticando sempre o bem,
quero fazer desta vida
um grande louvor...Amém!
AGENIR LEONARDO VICTOR
Maringá - PR
.
 MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Sem ensaio, sem roteiro,
eu levo a vida adiante...
E me envolvo por inteiro,
numa trama fascinante!
LUZIA BRISOLLA FUIM
São Paulo - SP
 .
Se na angústia eu me consterno
no tempo encontro guarida:
“não há de haver brilho eterno,
nem trevas por toda a vida”.
MARÍLIA OLIVEIRA
Porto Alegre - RS
 .
Caminhe em frente e sorria,
leve contigo o segredo.
Na vida, sabedoria;
na morte, não tenha medo.
ANA CRISTINA SCHMIDT DA SILVA
Brusque - SC
 .

Concurso Estadual
TEMA: TREVA
líricas e filosóficas

VENCEDORAS
Repensa a vida que levas:
se obscura, busca o esplendor,
nada pior do que as trevas
da inércia e falta de amor.
LUIZ DAMO
Caxias do Sul
.
No céu, só trevas havia
e a noite sentia ciúmes
dos coriscos que ela via,
na dança dos vagalumes!
DELCY CANALLES
Porto Alegre
 .
Só reconhece o valor
da claridade de um lume
quem teve que sobrepor
trilhas de treva e negrume.
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
Liberdade é treva ou luz
que a vida ensina a colher...
Desse modo nos conduz
para “existir” ou...”viver”...
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
 .
Quando surge a luz o sol
que no horizonte se avista,
nesse divino arrebol
não há treva que resista!
IALMAR PIO SCHNEIDER
Porto Alegre
 .
MENÇÕES HONROSAS
.
Tanta escuridão no mundo,
sofrimento e muita dor!
Mas nas trevas, bem no fundo,
brilha uma estrela, a do amor!
AMÁLIA MARIE GERDA BORNHEIN
Caxias do Sul
 .
Mesmo que a treva persista,
mesmo que surjam abrolhos,
nada faz com que eu desista
de ver a luz dos teus olhos.
CLÊNIO BORGES
Porto Alegre
 .
Estude! Fuja da treva,
a riqueza é uma mentira,
o dinheiro, o ladrão leva,
o saber ninguém lhe tira.
NEOLY OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Fez-se a treva em meu redor
quando te afastas de mim;
teu amor é a luz maior
que me faz feliz assim.
ALICE BRANDÃO
Caxias do Sul
 .
É treva a droga que espalha
a dor...o medo...a ilusão...
pois a vida não se atalha
por becos de escuridão!
FLÁVIO ROBERTO STEFANI
Porto Alegre
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Meus pensamentos tristonhos
estão de treva inundados,
pela morte dos meus sonhos,
dos sonhos, por mim, sonhados!
GISLAINE CANALES
Porto Alegre
 .
Estudo e trabalho são
meus pilares desde a infância
pois fugi da solidão
e das trevas da ignorância...
IALMAR PIO SCHNEIDER
Porto Alegre
.
Contemplo a noite sombria
que, a trevas, só se conduz
e, na minha fantasia,
vejo cascatas de luz!
DELCY CANALLES
Porto Alegre
 .
Jamais verás uma estrela
mesmo às trevas, a brilhar,
sem que o sol permita vê-la
lhe cedendo seu lugar.
LUIZ DAMO
Caxias do Sul
 .
Pretendo tirar da vida
muito amor, toda emoção,
e mesmo em treva sofrida,
ter laços no coração.
ZÉLIA DE NARDI
Caxias do Sul
 
Concurso Estadual
TEMA: BRILHO
Humorísticas

VENCEDORAS
 .
No fim do túnel...a luz...
e ele sorriu...(sem razão).
O brilho foi sua cruz:
era um trem na contramão....
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
.
Se o marido vem pra cama
tendo no olhar outro brilho,
a mulher logo reclama
e é sempre o mesmo estribilho...
LUIZ MACHADO STABILE
Uruguaiana
 .
Qualquer atalho na trilha
mostra o longe bem mais perto:
ouro falso também brilha
quando o “trouxa” crê no esperto...
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
 .
Panela velha brilhando
capricha a dona de casa,
enquanto vai cozinhando
o marido manda brasa.
MAGNÓLIA DA ROSA
Porto Alegre
 .
O marido anda ofuscado
em casa, sempre sozinho,
contudo, ele tem brilhado
no apartamento vizinho...
LUIZ MACHADO STABILE
Uruguaiana
.
 MENÇÕES HONROSAS
 .
Diz ter brilho com fartura,
vai vencer os candidatos,
tem ouro na dentadura
e lustrou bem os sapatos.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Esgualepado e sem brilho,
vovô sapeca a mulata
gemendo num estribilho:
“mata o veio agora, mata”.
DORALICE GOMES DA ROSA
Porto Alegre
 .
Brilha mais que vagalume,
a coroa dançadeira,
noutro dia é só queixume
e aquela dor nas “cadeira”.
MAGNÓLIA DA ROSA
Porto Alegre
 .
Ela adorava luzir,
em tudo queria brilho...
E comprovou-se ao cair:
lantejoulas no fundilho!...
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
 Entre brilhos...Que se viu!
A “tomara” que vestia,
Foi se soltando...e caiu.
- Mostrou mais que deveria...
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA
Porto Alegre
.
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
É por minha Trepadeira
que o vizinho brilha o olho.
e eu que não “to” pra bobeira,
boto pra dentro...recolho...
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA
Porto Alegre
 .
O cara diz ter cultura,
nem precisar de concurso,
o ouro da dentadura
vai dar brilho ao seu discurso.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Arriscou: - Mas que tesouro!
(ao ver, no cozido, um brilho)
Pois era um dente de ouro,
boiando entre os grãos de milho.
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
A cachaça e o desapego
fez o gaudério ir embora,
amanheceu sem pelego
e o brilho do sol lá fora.
MARIA DORNELLES
Itapuã
 .
Diz ser o tal no rodeio,
pois doma qualquer potrilho,
mas foi um tombo bem feio,
que lhe tirou todo o brilho.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul

Concurso Especial
Alunos, Professores E Colaboradores
Da Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul
TEMA: CLARIDADE
Líricas e filosóficas

VENCEDORAS
.
1º lugar
 .
Na trilha que nos conduz 
sonhando com a eternidade,
serei teu raio de luz
e tu, minha claridade.
LÚCIA  BARCELOS
 .
2º lugar
.
Me confortas de carinho,
tamanha é tua bondade...
Iluminas meu caminho,
assim como a claridade...
MARIA CAROLINA S. P. DA CUNHA
.
3º lugar
 .
O brilhar da claridade
do teu rosto apaixonado
desvenda toda a verdade
deste amor iluminado.
FRANCISCO ALBERTO RHEINGANTZ SILVEIRA
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Achei, na tua amizade,
terapia para o amor,
que me trouxe a claridade
pra acabar com minha dor.
MARINA DANI GOMES
 .
Para um grande sonhador
ao longe tem claridade,
muita esperança no amor
 muita fé na humanidade.
EVA ALDA MEDEIROS CAVASOTTO
.
Vai-se embora esta saudade,
desce a sombra no portão...
Nasce o dia: a claridade,
ilumina o coração!
MARIA CAROLINA S. P. DA CUNHA


Concurso Estudantil
Homenagem à Escola Estadual Pe. Landell De Moura – 57 Anos
TEMA: SOM
 
VENCEDORAS
 .
O som que invade meu quarto
é o mesmo que invade a mente,
por isso eu sempre reparto
o meu som com toda a gente.
FERNANDA SANTOS ACUNHA
 .
Toda a vida se resume
ao som de uma poesia,
pois desfaz todo o azedume
e me dá muita alegria.
JENIFER JANICE PEREIRA VERGUEIRO
 .
Luar...o som a cantar
num tom alegre, contente,
que eu nem consigo falar.
- Fico pensando na gente...
THIAGO ROQUE DA SILVA 
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Só ela faz meu estilo,
porque é toda independente.
Penso que ela é tudo aquilo
que eu quero daqui pra frente.
LUIZA NUNES RIBEIRO
 .
O som do meu coração
com sua essência divina
despertou-me uma paixão:
tu és meu querer, menina.
CHARLLES B.
 .
Esse som no pensamento
que fica na nossa mente
demonstra que o sentimento
melhora sempre o ambiente.
JÚLIA RODRIGUES
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
O teu som desperta amor
mas no fundo, uma tristeza:
em teu beijo sem calor
sinto falta de franqueza.
ALISON ESCOBAR BITTENCOURT
 .
O som virou vibração
e quando entrou na balada
começou o “batidão”,
esquentando a gurizada.
NICKOLAS DA SILVA LINCK
 .
Som de amor tem melodia,
acabou com meu rancor,
aumentou minha euforia
e transformou minha dor. 
DOUGLAS BARRETO CENTENO
 .
O som da Sabedoria
pode-se ouvir bem distante,
e o som da grande alegria
inicia num instante.
MANOELA SANTOS MUNIZ DA SILVA
.
Fonte: Colaboração de Milton S. Souza (Porto Alegre/RS)

Nenhum comentário: