Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

sábado, 14 de novembro de 2015

XVIII Jogos Florais de Porto Alegre/RS - 2015 (Trovas Premiadas)

Concurso Nacional/
Internacional De Trovas
Tema: LUZ (Líricas e filosóficas)

VENCEDORAS
1º lugar
.
Considere a dor, sem drama,
e carregue a sua cruz,
veja que a vela arde em chama
e morre...ao nos dar a luz!
VANDA ALVES DA SILVA
Curitiba PR
 .
2º lugar
 .
Seu exemplo, pai amado,
é a lembrança mais querida.
é farol iluminado
pondo luz em minha vida.
JOSÉ GILBERTO GASPAR
São Bernardo do Campo SP
 .
3º lugar
 .
Viva com honestidade,
que aos bons caminhos conduz;
quem usa a luz da verdade
enche este mundo de luz.
OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO
Belo Horizonte MG
 .
4º lugar
 .
Se uma sombra reproduz
todo brilho que se tem,
na intensidade da luz
só reluz quem faz o bem.
        LUIZ POETA
        Rio de Janeiro RJ
 .
5º lugar
 .
Ao bailado dos lençóis,
quando o prazer nos conduz,
o amor inventa outros sóis
para abrigar nossa luz!
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Não reclamo ante os escolhos,
nas trevas, mantendo a calma...
Quem tirou-me a luz dos olhos,
pôs luz e brilho em minha alma!
SANDRO PEREIRA REBEL
Niterói RJ
 .
À noite, o brilho do orvalho
é meu guia à luz difusa,
quando o  amor procura atalho
que a teus braços me conduza.
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte MG
 .
Eu te neguei meu perdão
no instante da despedida.
Seguindo a luz da razão,
perdi a razão da vida.
RELVA DO EGYPTO REZENDE SILVEIRA
Belo Horizonte MG
.
Anoitece, e é tão bonito:
o sol que ainda reluz,
vai matizando o infinito
com pinceladas de luz!
SELMA PATTI SPINELLI
São Paulo SP
 .
Na calma luz de quem ama
que ilumina este meu ser,
és o sol que se derrama
num sublime amanhecer...
J. B. XAVIER
São Paulo SP
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Pouca luz já mostra a trilha
para quem imita a vela
na chama que compartilha
e acaba, também com ela!
JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro RJ
 .
Deus se desdobra no amor
e, deixa o ventre bem farto,
quando a mãe dá com fulgor
mais de uma luz num só parto!
AILTO RODRIGUES
Nova Friburgo RJ
 .
Luz física tem limite,
abrange espaço certeiro,
mas a luz que o amor emite
alcança o universo inteiro...
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba PR
 .
Quando a aurora invade a terra
e a luz do sol varre os breus,
do rincão, ao pé da serra,
posso ver a mão de Deus!
EDMAR JAPIASSU MAIA
Nova Friburgo RJ
 .
Dá-me, ó Deus, o dom fecundo
de ser luz onde estiver.
- Só merece estar no mundo
quem ao mundo o bem fizer!
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá PR
 .
A luz é tão mais brilhante,
quando aquele que a contém,
ajuda o seu semelhante
a ter luz própria também!...
ROBERTO TCHEPLENTYKY
São Paulo SP


Concurso Nacional-Internacional
Tema: SOMBRA
(Humorísticas)

VENCEDORAS
.
Chega mais cedo o marido...
Grita o louro “dedo-duro”:
- Sem querer ser enxerido,
tem “sombra” pulando o muro!
WANDA DE PAULA MOURTHE
Belo Horizonte MG
 .
Quando a sombra aliviava
na barraca, o sol a pino,
o feirante aproveitava
pra refrescar o pepino!
EDMAR JAPIASSU MAIA
Nova Friburgo RJ
 .
Diz o bebum perturbado,
num tremendo “cai-não-cai”,
à sua sombra, intrigado:
- Onde você acha que vai?!
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru SP
 .
Perdendo o que não podia,
- porque perder ninguém quer, -
chega em casa um belo dia...
e nem sombra de mulher!....
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru SP
 .
Ao ver-te bela e envolvente,
a minha sombra se arrisca
e de maneira insolente
a tua sombra belisca...
DULCÍDIO DE BARROS MOREIRA SOBRINHO
Juiz de Fora MG
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Minha dúvida me assombra
e, nela, vou dar um fim,
pois pensa ser minha sombra
e não desgruda de mim!...
LUCÍLIA ALZIRA TRINDADE DE CARLI
Bandeirantes PR
 .
Ao ver a sombra a seu lado
ela implorou: - Vem, querido!
Deu zebra: o vulto “ensombrado”,
dessa vez, era o marido!...
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
 .
 Uma sombra invade a rua;
tenso, o casal se retrai:
- Olha, meu bem, faltou Lua!
- Não, meu amor, sobrou pai!
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba SP
.
Bairro pobre, tudo escuro,
mas no namoro se esmera,
e pra sombra atrás do muro,
tem até fila de espera...
CAMPOS SALES
São Paulo SP
 .
Ao ver que a esposa tremia,
ele rezou na intenção
de que a sombra que fugia
fosse mesmo assombração!
ARLINDO TADEU HAGEN
Juiz de Fora MG
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Vendo um prefeito de escol,
cuja “mamata” me assombra,
não quero um lugar ao sol,
quero um lugar nesta sombra...
AUSTREGÉSILO DE MIRANDA ALVES
Senhor do Bonfim BA
 .
Muita gente desviava
da sombra, lá da estradinha...
Mas tinha quem se arrumava
pra vir ali, à noitinha...
DARI PEREIRA
Maringá PR
 .
O genro, que é só cautela,
o seu sonho já malogra...
não podendo pisar nela,
pisa na sombra da sogra...
        ANTONIO COLAVITE FILHO
Santos SP
 .
Se meu projeto malogra,
eu lanço a sogra na arena,
pois basta a sombra da sogra
que a desgraça se apequena!
JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro
 .
O marido chega armado
e flagra o casal tremendo...
O amante ficou parado
e a sombra saiu correndo!
SÉRGIO FERRAZ DOS SANTOS
Nova Friburgo RJ


Nacional Para Novos Trovadores
TEMA “VIDA”


VENCEDORAS
O golpe mais inclemente,
bem mais que a morte temida,
é ver que os sonhos da gente
vão morrendo pela vida...
CLÓVIS WILSON MATTOS ANDRADE
Senhor do Bonfim - BA
 .
Quando seus sonhos, querida,
vão se tornando enfadonhos,
não some sonhos à vida,
some mais vida a seus sonhos!
CLÓVIS WILSON MATTOS ANDRADE
Senhor do Bonfim - BA
.
A vida se poetiza
e ganha realce e brilho,
cada vez que se eterniza
no nascimento de um filho
LUZIA BRISOLLA FUIM
São Paulo – SP
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Linhas mágicas marcando
quantas páginas da vida,
quais novelos se juntando,
do nascer...à despedida!
EULINDA BARRETO FERNANDES
Bauru - SP
.
Se os duros golpes da vida
vão nos deixando escolados,
sou mais minha mãe querida
com modos mais educados...
CARLOS HENRIQUE SILVA ALVES
Senhor do Bonfim - BA
 .
Buscando a estrada florida,
praticando sempre o bem,
quero fazer desta vida
um grande louvor...Amém!
AGENIR LEONARDO VICTOR
Maringá - PR
.
 MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Sem ensaio, sem roteiro,
eu levo a vida adiante...
E me envolvo por inteiro,
numa trama fascinante!
LUZIA BRISOLLA FUIM
São Paulo - SP
 .
Se na angústia eu me consterno
no tempo encontro guarida:
“não há de haver brilho eterno,
nem trevas por toda a vida”.
MARÍLIA OLIVEIRA
Porto Alegre - RS
 .
Caminhe em frente e sorria,
leve contigo o segredo.
Na vida, sabedoria;
na morte, não tenha medo.
ANA CRISTINA SCHMIDT DA SILVA
Brusque - SC
 .

Concurso Estadual
TEMA: TREVA
líricas e filosóficas

VENCEDORAS
Repensa a vida que levas:
se obscura, busca o esplendor,
nada pior do que as trevas
da inércia e falta de amor.
LUIZ DAMO
Caxias do Sul
.
No céu, só trevas havia
e a noite sentia ciúmes
dos coriscos que ela via,
na dança dos vagalumes!
DELCY CANALLES
Porto Alegre
 .
Só reconhece o valor
da claridade de um lume
quem teve que sobrepor
trilhas de treva e negrume.
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
Liberdade é treva ou luz
que a vida ensina a colher...
Desse modo nos conduz
para “existir” ou...”viver”...
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
 .
Quando surge a luz o sol
que no horizonte se avista,
nesse divino arrebol
não há treva que resista!
IALMAR PIO SCHNEIDER
Porto Alegre
 .
MENÇÕES HONROSAS
.
Tanta escuridão no mundo,
sofrimento e muita dor!
Mas nas trevas, bem no fundo,
brilha uma estrela, a do amor!
AMÁLIA MARIE GERDA BORNHEIN
Caxias do Sul
 .
Mesmo que a treva persista,
mesmo que surjam abrolhos,
nada faz com que eu desista
de ver a luz dos teus olhos.
CLÊNIO BORGES
Porto Alegre
 .
Estude! Fuja da treva,
a riqueza é uma mentira,
o dinheiro, o ladrão leva,
o saber ninguém lhe tira.
NEOLY OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Fez-se a treva em meu redor
quando te afastas de mim;
teu amor é a luz maior
que me faz feliz assim.
ALICE BRANDÃO
Caxias do Sul
 .
É treva a droga que espalha
a dor...o medo...a ilusão...
pois a vida não se atalha
por becos de escuridão!
FLÁVIO ROBERTO STEFANI
Porto Alegre
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
Meus pensamentos tristonhos
estão de treva inundados,
pela morte dos meus sonhos,
dos sonhos, por mim, sonhados!
GISLAINE CANALES
Porto Alegre
 .
Estudo e trabalho são
meus pilares desde a infância
pois fugi da solidão
e das trevas da ignorância...
IALMAR PIO SCHNEIDER
Porto Alegre
.
Contemplo a noite sombria
que, a trevas, só se conduz
e, na minha fantasia,
vejo cascatas de luz!
DELCY CANALLES
Porto Alegre
 .
Jamais verás uma estrela
mesmo às trevas, a brilhar,
sem que o sol permita vê-la
lhe cedendo seu lugar.
LUIZ DAMO
Caxias do Sul
 .
Pretendo tirar da vida
muito amor, toda emoção,
e mesmo em treva sofrida,
ter laços no coração.
ZÉLIA DE NARDI
Caxias do Sul
 
Concurso Estadual
TEMA: BRILHO
Humorísticas

VENCEDORAS
 .
No fim do túnel...a luz...
e ele sorriu...(sem razão).
O brilho foi sua cruz:
era um trem na contramão....
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
.
Se o marido vem pra cama
tendo no olhar outro brilho,
a mulher logo reclama
e é sempre o mesmo estribilho...
LUIZ MACHADO STABILE
Uruguaiana
 .
Qualquer atalho na trilha
mostra o longe bem mais perto:
ouro falso também brilha
quando o “trouxa” crê no esperto...
MÍLTON SOUZA
Porto Alegre
 .
Panela velha brilhando
capricha a dona de casa,
enquanto vai cozinhando
o marido manda brasa.
MAGNÓLIA DA ROSA
Porto Alegre
 .
O marido anda ofuscado
em casa, sempre sozinho,
contudo, ele tem brilhado
no apartamento vizinho...
LUIZ MACHADO STABILE
Uruguaiana
.
 MENÇÕES HONROSAS
 .
Diz ter brilho com fartura,
vai vencer os candidatos,
tem ouro na dentadura
e lustrou bem os sapatos.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Esgualepado e sem brilho,
vovô sapeca a mulata
gemendo num estribilho:
“mata o veio agora, mata”.
DORALICE GOMES DA ROSA
Porto Alegre
 .
Brilha mais que vagalume,
a coroa dançadeira,
noutro dia é só queixume
e aquela dor nas “cadeira”.
MAGNÓLIA DA ROSA
Porto Alegre
 .
Ela adorava luzir,
em tudo queria brilho...
E comprovou-se ao cair:
lantejoulas no fundilho!...
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
 Entre brilhos...Que se viu!
A “tomara” que vestia,
Foi se soltando...e caiu.
- Mostrou mais que deveria...
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA
Porto Alegre
.
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
É por minha Trepadeira
que o vizinho brilha o olho.
e eu que não “to” pra bobeira,
boto pra dentro...recolho...
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA
Porto Alegre
 .
O cara diz ter cultura,
nem precisar de concurso,
o ouro da dentadura
vai dar brilho ao seu discurso.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul
 .
Arriscou: - Mas que tesouro!
(ao ver, no cozido, um brilho)
Pois era um dente de ouro,
boiando entre os grãos de milho.
LISETE JOHNSON
Porto Alegre
 .
A cachaça e o desapego
fez o gaudério ir embora,
amanheceu sem pelego
e o brilho do sol lá fora.
MARIA DORNELLES
Itapuã
 .
Diz ser o tal no rodeio,
pois doma qualquer potrilho,
mas foi um tombo bem feio,
que lhe tirou todo o brilho.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS
Sapucaia do Sul

Concurso Especial
Alunos, Professores E Colaboradores
Da Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul
TEMA: CLARIDADE
Líricas e filosóficas

VENCEDORAS
.
1º lugar
 .
Na trilha que nos conduz 
sonhando com a eternidade,
serei teu raio de luz
e tu, minha claridade.
LÚCIA  BARCELOS
 .
2º lugar
.
Me confortas de carinho,
tamanha é tua bondade...
Iluminas meu caminho,
assim como a claridade...
MARIA CAROLINA S. P. DA CUNHA
.
3º lugar
 .
O brilhar da claridade
do teu rosto apaixonado
desvenda toda a verdade
deste amor iluminado.
FRANCISCO ALBERTO RHEINGANTZ SILVEIRA
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Achei, na tua amizade,
terapia para o amor,
que me trouxe a claridade
pra acabar com minha dor.
MARINA DANI GOMES
 .
Para um grande sonhador
ao longe tem claridade,
muita esperança no amor
 muita fé na humanidade.
EVA ALDA MEDEIROS CAVASOTTO
.
Vai-se embora esta saudade,
desce a sombra no portão...
Nasce o dia: a claridade,
ilumina o coração!
MARIA CAROLINA S. P. DA CUNHA


Concurso Estudantil
Homenagem à Escola Estadual Pe. Landell De Moura – 57 Anos
TEMA: SOM
 
VENCEDORAS
 .
O som que invade meu quarto
é o mesmo que invade a mente,
por isso eu sempre reparto
o meu som com toda a gente.
FERNANDA SANTOS ACUNHA
 .
Toda a vida se resume
ao som de uma poesia,
pois desfaz todo o azedume
e me dá muita alegria.
JENIFER JANICE PEREIRA VERGUEIRO
 .
Luar...o som a cantar
num tom alegre, contente,
que eu nem consigo falar.
- Fico pensando na gente...
THIAGO ROQUE DA SILVA 
 .
MENÇÕES HONROSAS
 .
Só ela faz meu estilo,
porque é toda independente.
Penso que ela é tudo aquilo
que eu quero daqui pra frente.
LUIZA NUNES RIBEIRO
 .
O som do meu coração
com sua essência divina
despertou-me uma paixão:
tu és meu querer, menina.
CHARLLES B.
 .
Esse som no pensamento
que fica na nossa mente
demonstra que o sentimento
melhora sempre o ambiente.
JÚLIA RODRIGUES
 .
MENÇÕES ESPECIAIS
 .
O teu som desperta amor
mas no fundo, uma tristeza:
em teu beijo sem calor
sinto falta de franqueza.
ALISON ESCOBAR BITTENCOURT
 .
O som virou vibração
e quando entrou na balada
começou o “batidão”,
esquentando a gurizada.
NICKOLAS DA SILVA LINCK
 .
Som de amor tem melodia,
acabou com meu rancor,
aumentou minha euforia
e transformou minha dor. 
DOUGLAS BARRETO CENTENO
 .
O som da Sabedoria
pode-se ouvir bem distante,
e o som da grande alegria
inicia num instante.
MANOELA SANTOS MUNIZ DA SILVA
.
Fonte: Colaboração de Milton S. Souza (Porto Alegre/RS)

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to