sábado, 4 de junho de 2016

XII Concurso de Trovas da UBT-Maranguape/CE (Resultado Final)

Tema: Agricultor

ÂMBITO INTERNACIONAL/NACIONAL

NOVO TROVADOR


VENCEDORES

1º. Lugar:


Os calos na mão são nada
na luta do agricultor,
pois o homem que empunha a enxada
bem conhece o seu valor.
Denivaldo Piaia
Campinas/SP

2º. Lugar:


Lança a semente sem dolo,
a agricultura respeita...
Desde o preparo do solo,
até o final da colheita.
Reovaldo Paulichi
Atibaia/SP

3º. Lugar:


Trabalhando o dia inteiro,
no frio intenso ou calor,
este grande brasileiro...
És tu, nobre agricultor!
Maria do Carmo M. Zerbinato
Niteroi/RJ

MENÇÕES HONROSAS
 

4º. Lugar:

Em cada palmo de terra,
todo instante de labor,
há pujança em vale e em serra
pelas mãos do agricultor.
Relva do Egypto Rezende Silveira
Belo Horizonte/MG

5º. Lugar:


No campo quando anoitece
o bom agricultor brada...
Ao Criador agradece
pela colheita dobrada!
Walter Rodrigues Mota
Taubaté/SP

6º. Lugar:


A comida necessária
a qualquer trabalhador
requer a lida diária
e o suor do agricultor.
Leni Costa Siqueira
Cordeiro/RJ

MENÇÕES ESPECIAIS
 

7º. Lugar:

Dele, quase não lembramos,
sem tributar-lhe valor,
mas, só nos alimentamos,
porque existe agricultor!
Nélson de Souza
Atibaia/SP

8º. Lugar:


Agricultor que ama a roça,
não vai parar na cidade...
Cuida da terra e da choça,
e não plantará saudade!
Byron Bernardes Jr.
São Fidelis/RJ

9º. Lugar:

Podes viver sem benesses,
sem riqueza, sem poder.
Sem do agricultor as messes,
nem de pé te irás manter.
Nilsa Alves de Melo
Maringá/PR

DESTAQUES

10º. Lugar:


O pão que deus me doou,
com o qual eu me sacio,
um agricultor plantou,
mesmo de bucho vazio.
Francisco Ribeiro de Lima (Chico Gabriel)
Natal/RN

11º. Lugar:


Lavoura bem cultivada
depende do agricultor,
alguns de mente avançada,
agindo como doutor.
Claudio de Morais
Taubaté/SP

12º. Lugar:


Agricultor com amor,
trabalha muito contente,
incansável no labor,
espalhando a tal semente.
Rhanya Pinheiro dos Santos
6º A - EM Profª Elza Farias Kintschev Real
Dourados/MS

ÂMBITO INTERNACIONAL/NACIONAL

TROVADOR VETERANO


VENCEDORES

1º. Lugar:


Vês o meu ofício e o teu:
faço versos e tu lavras...
És poeta da terra, e eu
agricultor das palavras!
Renata Paccola
São Paulo/SP

2º. Lugar:


Vendo a terra seca e bruta
destruir os sonhos seus,
o agricultor perde a luta
mas não perde a crença em Deus.
Licínio Antônio de Andrade 
Juiz de Fora/MG

3º. Lugar:


Ara o solo com presteza, 
aduba o campo fecundo,
o agricultor com certeza
sacia a fome do mundo.
Márcia Jaber de Barros Moreira
Juiz de Fora/MG

MENÇÕES HONROSAS
 

4º. Lugar:
Pelas mãos,o agricultor,
ao solo as sementes lança,
qual chuva em  gotas de amor,
brotando em verde esperança ...
Vanda Alves da Silva
Curitiba/PR

5º. Lugar:


Homem de força e coragem
de sol a sol, lutador!
Devo render homenagem
a esse bravo...o Agricultor!
Lúcia Sertã
Nova Friburgo

6º. Lugar:

Filho é colheita... e eu notei
que fui bom agricultor
nas sementes que plantei
no ventre do meu amor.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG

MENÇÕES ESPECIAIS

7º. Lugar:


O agricultor ama a terra
e capricha em sua lida:
cada semente que enterra
é uma promessa de vida...
Milton Souza
Porto Alegre/RS

8º. Lugar:

Agricultor, tua faina
benefícios sempre encerra,
pois tua colheita amaina
a fome que assola a Terra!
Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG

9º. Lugar:


Se da planta nasce a flor,
se do ventre vem a vida,
é das mãos do agricultor
que vem a nossa comida.
Julimar Andrade Vieira
Aracaju/SE

DESTAQUES
 

10º. Lugar:
Agricultor, que emoção!  
tem nos olhos certo brilho;
cuida tão bem do seu chão
como quem cuida de um filho!
Geraldo Trombin
Americana/SP

 

11º. Lugar:
Benditas sejam as mãos
de agricultores na lida
que alimentam os irmãos
com trigo, o esteio da vida.
Marialice Araujo Velloso 
São Gonçalo/RJ

12º. Lugar:

Suando sobre a terra santa,
o agricultor, na humildade,
rega a semente que planta...
Mata a fome da cidade.
Nei Garcez
Curitiba/PR

ÂMBITO: ESTADUAL
VENCEDORES:


1º. Lugar:

Celeiro da produção
que abastece o produtor
que seria da nação...
sem o bravo agricultor?
Raimundo Araújo
Maranguape/CE

2º. Lugar:


Tendo em seu peito a esperança,
mais e mais batendo forte
o agricultor não se cansa,
confia em Deus e na sorte.
Hortêncio Pessoa
Maranguape/CE

3º. Lugar:

Bendigo o meu pai, João,
homem rude, Agricultor,
que me deu, além do pão,
também, anel de "Doutor"!
Nemésio Prata
Fortaleza/CE

MENÇÕES HONROSAS

4º. Lugar:


Quando a chuva cai no chão
renova no agricultor
grande fé no coração
de um inverno promissor.
Ana Maria do Nascimento
Araçoiaba/CE

5º. Lugar:

Tal qual chama crepitante,
no peito do agricultor,
ferve a esperança constante,
pedindo chuva ao Senhor.
Hortêncio Pessoa
Maranguape/CE

6º. Lugar:

Quem disse que na cidade
a vida tem mais valor?
Se o sustento na verdade
vem da mão do agricultor.
Raimundo Araújo
Maranguape/CE

MENÇÕES ESPECIAIS

7º. Lugar:


Agricultor, esquecido
no que fez, faz e fazia
só é lembrado e querido
quando a mesa está vazia.
Luiz Carlos Brandão.
Maranguape/CE

8º. Lugar:

Destoca, roça, semeia,
seja na enxada ou trator,
em terra própria ou alheia:
assim vive o Agricultor!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

9º. Lugar:


Qual instante tão fremente
feliz um agricultor
semeia sua semente
em um grande ato de amor.
Abelardo Nogueira
Araçoiaba/CE

DESTAQUES

10º. Lugar:


Todo agricultor merece
justa consideração
pois seu trabalho engrandece
a nossa grande nação.
Ana Maria do Nascimento
Araçoiaba/CE

11º. Lugar:

A nossa sobrevivência
provem da alimentação
o agricultor tem essência:
detêm essa profissão.
Aureilson de Abreu
Fortaleza/CE

12º. Lugar:


Agricultor provedor
tens vossa mão calejada
cuidas do chão com amor:
é no cabo dessa enxada.
Olga Pedrosa
Maranguape/CE

ÂMBITO MUNICIPAL (MARANGUAPE)

TEMA: UBT ou UBT-Maranguape (L/F)


VENCEDORES


1º. Lugar:

UBT de Maranguape
minha escola predileta
antes que o momento escape
declara-me teu poeta.
Raimundo Araújo

2º. Lugar:

UBT, um relicário,
guardiã de doze flores,
faz da serra campanário,
para inspirar trovadores.
Hortêncio Pessoa

3º. Lugar:

Sou feliz, sou trovador,
De uma querida UBT
Faço trovas com amor
Destinadas a você.
Vaval Soares

MENÇÕES HONROSAS

4º. Lugar:


Maranguape e a UBT
de mãos dadas caminhando
na cultura, no saber,
o mundo vai conquistando.
Luiz Carlos Brandão.

5º. Lugar:


Sim, a UBT-Maranguape
Faz livros em profusão
Companheirismo que traz
Amizade e diversão.
Ruth Brandão

6º. Lugar:


Tem a União Brasileira
excelentes trovadores
Com doze anos de trincheira
Com poesia e louvores.
Aureilson de Abreu

MENÇÕES ESPECIAIS
 

7º. Lugar:

UBT um Produtor
Cultural de excelsa glória,
Maranguape é só louvor
talento em trova, vitória.
Teresinha Vidal

8º. Lugar:

Na UBT de Maranguape
a inspiração se renova
peço a Deus que não me escape
este dom de fazer trova.
Hortêncio Pessoa

9º. Lugar:


Maranguape é minha casa
UBT minha oficina
a primeira a prover asa
a segunda disciplina.
Raimundo Rodrigues de Araújo

DESTAQUES

10º. Lugar:


Trovadores da UBT
de Maranguape se ufanam
e tudo isto é só porque
a esta cidade eles amam.
Vaval Soares

11º. Lugar:


A trova brota e floresce
UBT, seus filiados
de Maranguape uma prece:
talentos realizados.
Teresinha Vidal

12º. Lugar:

Para a UBT digo amém!
pelos anos de louvor,
Maranguape é seu refém
de um estimável amor.
Ivancy Nascimento

Tema: Grana (Humorística)

ÂMBITO INTERNACIONAL/NACIONAL

NOVO TROVADOR


VENCEDORES

1º. Lugar:

 

Malandro vive sem grana,
é um eterno vadio.
sua pinta de bacana
esconde o bolso vazio.
Francisco Ribeiro de Lima (Chico Gabriel)
Natal/RN

2º. Lugar:


Nunca vi trova sem rima,
macaco enjeitar banana;
nunca vi chover pra cima.
nem político sem grana.
Edy Soares
Vila Velha/ES

3º. Lugar:


Procura a grana, o ladrão,
na sacola da velhinha,
mas não encontra um tostão,
só dentadura e sombrinha.
Relva do Egypto R. Silveira
Belo Horizonte/MG

MENÇÕES HONROSAS
 

4º. Lugar:

Além de nunca ter grana,
pobre também não tem sorte;
Come uma vez por semana
quando morde a língua forte.
Denivaldo Piaia
Campinas/SP

5º. Lugar:

Sobrava no fim do mês
grana pra pagar fulana;
hoje ela não tem freguês...
Sobra mês no fim da grana!
Luiz Moraes
São José dos Campos/SP

6º. Lugar:

Pobre diz que não tem grana,
mas faço você saber!
Que todo fim de semana,
tem cerveja pra beber.
Aurineide Alencar de Freitas Oliveira
Dourados/MS

MENÇÕES ESPECIAIS

7º. Lugar:


Político com a grana
de propina e corrupção
precisa ficar em cana
com mil anos na prisão.
Madalena Ferrante Pizzatto
Curitiba/PR

8º. Lugar:


Meu bolso cheio de grana
com vários grandes engenhos,
eu e minha irmã Joana
fizemos muitos empenhos.
Dionathan Rolon Grance  
7º A - EM Profª Elza Farias Kintschev Real
Dourados/MS

9º. Lugar:


Algumas cenas curiosas
dos corruptos brasileiros:
são as granas misteriosas
derrubando-os dos poleiros.
Mifori
São José dos Campos/SP

DESTAQUES


10º. Lugar:

Minha grana estou perdendo,
estou sofrendo um bocado,
a galera está dizendo
que eu sustento... homem casado!
Maria do Carmo M. Zerbinato
Niteroi/RJ

11º. Lugar:

O moço, sendo bacana,
casa-se com mulher feia,
vai na onda dela ter grana
pra fazer seu pé de meia!
Nélson de Souza
Atibaia/SP

12º. Lugar:


Me parece até um castigo
a minha grana render,
é coisa que não consigo
com minha mulher fazer!
Byron Bernardes Jr.
São Fidelis/RJ

ÂMBITO INTERNACIONAL/NACIONAL

TROVADOR VETERANO

VENCEDORES

1º. Lugar:


Com seus dotes pra  faxina ,
ao sentir a rédea frouxa,
em três dias a menina
limpou  a grana do trouxa!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP

2º. Lugar:


Num cochilo bem ligeiro,
minha  grana  foi-se embora;
não levaram só dinheiro,
foi também minha senhora...
Glória Tabet Marson
São José dos Campos/SP

3º. Lugar:

- Em meu bolso imaculado
nunca entrou grana do povo!
- Meus parabéns, deputado,
pelo seu casaco novo!
Renata Paccola
São Paulo/SP

MENÇÕES HONROSAS

4º. Lugar:


Julgou-se um ladrão sortudo:
- passa a grana, camarada!
Levou de mim o meu tudo,
mas o meu tudo era nada...
Jessé Nascimento
Angra dos Reis/RJ

5º. Lugar:

A Grana!... Irmão!... Sem demora...
E o bebum: de mim, se esqueça!...
Como eu passo a grana agora,
com minhas mãos na cabeça!?
Professor Francisco Garcia
Caicó/RN

6º. Lugar:

Minha sina é tão tirana
que a dureza se comprova:
está me faltando grana
até pra botar na trova.
Manoel Cavalcante
Pau dos Ferros/RN

MENÇÕES ESPECIAIS

7º. Lugar:

Pela crise que nos furta,
toda a vida, a vida inteira,
minha grana anda mais curta
do que saia de funckeira!
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG

8º. Lugar:


Muita grana em minha frente.
De onde ela veio eu não sei.
Fui pegá-la. Infelizmente,
vi que era sonho. Acordei.
Julimar Andrade Vieira
Aracaju/SE

9º. Lugar:


Ao vencer numa gincana,
Mais de um milhão faturei,
Mas ao pegar minha grana
Alguém chamou-me, acordei.
Argemira Fernandes Marcondes 
Taubaté/SP

DESTAQUES
 

10º. Lugar:

Toda grana dá em nada
e o ditado é pertinente:
da grana se faz granada
que acaba explodindo a gente!
Josafá Sobreira da Silva
Rio de Janeiro/RJ

11º. Lugar:


A mulata não se furta
de esnobar o vagabundo:
- Já cansei de grana curta,
promessa e cheque sem fundo  
Milton Souza
Porto Alegre/RS

12º. Lugar:


Se continuar sem grana
eu tenho quase certeza,
que vou ter sempre banana
no prato e na minha mesa...
José Moreira Monteiro
Nova Friburgo/RJ

ÂMBITO ESTADUAL
 

VENCEDORES
 

1º. Lugar:

Depois de ganhar no bicho
foi pro bar, cheio da grana;
tomou todas, deu buchicho,
perdeu tudo e foi em "cana"!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

2º. Lugar:

Tem gente, que não tem grana,
mas, faz de conta que tem!
Leva a vida de bacana,
sem gastar nenhum vintém.
Hortêncio Pessoa
Maranguape/CE

3º. Lugar:


Da grana só sobra um taco
que não da nem para um porre
eu vou tapar o buraco
por onde essa grana escorre
Raimundo Araújo
Maranguape/CE

MENÇÕES HONROSAS
 

4º. Lugar:
Muita grana na verdade,
pode levar um machão
a mudar de identidade
depois de  "quebrar a mão".
Ana Maria do Nascimento
Araçoiaba/CE

5º. Lugar:


No bolso do cidadão
Tem mandinga ou tem azar
Pois, nele só entra a mão,
A grana não quer entrar.
Abelardo Nogueira
Araçoiaba/CE

6º. Lugar:


O ladrão, um descuidado
Pensou que estava roubando
Por causa d outro safado,
Só viu a grana voando.
Ruth Brandão
Maranguape/CE

MENÇÕES ESPECIAIS

7º. Lugar:


Tem sujeitinho arrogante
que fala que grana é tudo
na vida; pobre ignorante:
bem melhor ficasse mudo!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

8º. Lugar:

Eu quero ter muita grana,
Pra dividir com ninguém!
Quem quiser que chupe cana..,
ou faça como eu também.
Hortêncio Pessoa
Maranguape/CE

9º. Lugar:

Com grana para gastar,
até velhote impotente
por amor vai conquistar
garotinha inconsequente.
Ana Maria do Nascimento
Araçoiaba/CE

DESTAQUES

11º. Lugar:

Com grana tudo se faz
com ela a gente até gama,
até um amor sagaz
feito de baixo da cama.
Aureilson de Abreu
Maranguape/CE

10º. Lugar:


Se tem grana, é perfeito
amigos tem de montão
mas liso, tudo desfeito
fica só, abestadão!
Luiz Carlos Brandão
Maranguape/CE

12º. Lugar:


Fedia qual um gambá...
com a grana que ganhei
Vou agora "rebolá"!
Comprar tudo que sonhei
Olga Pedrosa
Maranguape/CE

Nenhum comentário: