segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Nilsa Alves de Melo (Trovas Temáticas)


AFEIÇÃO

Eu vos peço, Deus bondoso,
da afeição só dai-me o dom,
que é o ornato precioso
do coração meigo e bom.

Afeição e sinceridade
não separam, sempre unidas,
semeiam felicidade,
elevando tantas vidas!

Uma tristeza que invade,
que dói tanto ao coração,
é ver a deslealdade
em troca de uma afeição.

Quem com sua afeição cura,
com afeição é curado.
Somente a doce ternura
traz consolo desejado.

Bálsamo que acaricia
como um suave zefir,
é o que ao outro delicia
com afeição e o sorrir.

As almas se reencontrando,
seguem seguras, solenes,
e entre elas vão se formando
laços de afeição perenes.

AGRICULTOR

Contemple os campos dourados
que ao agricultor deleita:
Ontem, bons grãos semeados;
hoje, o prazer da colheita.

Podes viver sem benesses,
sem riqueza, sem poder.
Sem do agricultor as messes,
nem de pé te irás manter.

Sou doutor em meio á terra,
trato, sano, dou valor.
No meu diploma se encerra
minha fé de agricultor

ÁGUA

Ah, quem me dera eu ser água
que corre em livre cascata
e como sabe, sem mágoa
ficar num copo, e se adapta!

Se existir um céu além
desta vida, água haverá,
pura, cristalina. Amém,
assim seja, assim será.

ALÉM DA APARÊNCIA

Não vês que a face temida,
sisuda, sem comoção,
esconde uma alma ferida,
buscando amor, compreensão?

Por trás desta foto linda,
cheia de risos, de encanto,
esconde a saudade infinda
que, muitas vezes, espanto.

Respeite e ame aquele riso   
de quem ri com a alma em pranto,
muitas vezes é preciso
ocultar que sofre tanto!

ANJO

Dentro de um motorizado
seja calmo e vigilante,
qual um anjo abençoado
que tem asas no volante.

Esta presença que alenta,
que sinto me acompanhar,
é de um anjo; fico atenta
ao que ele quer me falar.

AMIGO

Saber o preço, pretende,
de um amigo, mercador?
- Não se compra, não se vende,
não tem preço. Tem valor.

Se podes contar, ainda,
nos dez dedos, cada amigo,
tens a dádiva mais linda,
fiel, que trazes contigo.

BRASIL

Cidadão eu sou do mundo,
mas, como bom brasileiro,
tenho o afeto mais profundo
ao meu país, por primeiro.

O poeta, tão distante
do Brasil, quis escrever;
teceu um colar brilhante
de trovas de bem-querer.

O mundo é, sim, uma ilha,
mas nela, um recanto é meu:
- Brasil, estrela que brilha,
dizendo: - Esse solo é teu!

Fonte:
Nilsa Alves de Melo. Temas, versos e trovas. Maringá/PR: Massoni, 2018.
Livro entregue pela trovadora.

Nenhum comentário: