segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Baú de Trovas LXXII


A ciência hoje é um colosso,
com tudo fora de centro:
– faz laranja sem caroço,
gravidez sem filho dentro…
A. A. de Assis
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

A empregada de hoje em dia
quando vai para o fogão,
cozinha em banho-maria
as "cantadas" do patrão.
Adelir Coelho Machado 
São Gonçalo/RJ, 1928 - 2003, Niterói/RJ
= = = = = = = = = 

Realejo, lembrança forte
que a memória não embaça,
você passa, e a minha sorte
nunca mais deixou a praça!
Alba Cristina Campos Neto
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

O tolo sempre se engana,
ao julgar o seu saber;
o sábio nunca se ufana
e passa a vida a aprender.
Alba Helena Corrêa 
Niterói/RJ
= = = = = = = = = 

Uma batalha perdida
jamais nos deve abater;
cada experiência vivida
é uma fonte de saber.
Almerinda Liporage 
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Na velha praça, embalado
por lindo sonho vadio,
apalpo o banco ao meu lado
mas meu lado está vazio.
Amália Max
Ponta Grossa/PR, 1929 – 2014
= = = = = = = = = 

“Cara-de-pau!” E o grã-fino
não se abala, não se afoba;
e no rosto, enfim, ladino,
passa um óleo de peroba…
Antonio Colavite Filho
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Olhos tristes ou risonhos
vejo entre a gente do povo
dos restos dos velhos sonhos
fabricando um sonho novo…
Bastos Tigre 
Recife/PE, 1882-1957, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Bondade não tem medida,
mas tem a grandeza e o porte,
de quem agrada na vida,
os deserdados da sorte!...
Campos Sales 
Lucélia/SP, 1940 – 2017, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

O que me intriga e fascina,
nesse mundo do saber,
é a vida, escola que ensina
a quem não quer aprender!...
Clenir Neves Ribeiro 
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Aposentados na praça
jogam as cartas, sem pressas,
matando o tempo que passa,
ladrão de tantas promessas...
Domingos Freire Cardoso
Ilhavo/Portugal
= = = = = = = = = 

"Voltarei" dizes depressa
num agrado à despedida;
fica comigo, a promessa
e em tuas mãos, minha vida!
Domitilla Borges Beltrame 
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Revela sabedoria
quem, ante a ofensa do irmão,
acende a luz da harmonia
e, humilde, lhe estende a mão!
Edmar Japiassú Maia 
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Na praça dos desalentos,
pobres meninos de rua
que só têm por aposentos
os frios quartos da lua.
F. Luzia Netto
Amparo/SP
= = = = = = = = = 

Não permito, a quem me agride,
que os meus ideais distorça:
– a força da Paz reside
em jamais usar a força!
Gérson César Souza
São Mateus do Sul/PR
= = = = = = = = = 

Seja cobrado... ou de graça,
num parodoxo profundo,
por melhor que algo se faça,
não se agrada a todo mundo!
Heloísa Zanconato Pinto 
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = 

Somente para agradar-te
e não ficares sozinha,
a minha alma se reparte
e é mais tua do que minha!
Héron Patrício 
Ouro Fino/MG, 1931 – 2018, Pouso Alegre/MG
= = = = = = = = = 

Enquanto faz uma jarra,
canta, o oleiro, uma cantiga
que lhe agrada ser cigarra,
sem deixar de ser formiga!
Izo Goldman
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Sei da magia e poder
do amor que edifica impérios,
mas não sei de algum saber
que lhe decifre os mistérios!
João Freire Filho  
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012
= = = = = = = = = 

Parece imenso, e é restrito
o SABER que o Homem cultua:
quer conquistar o infinito
e, apenas, pousou na Lua,
José Maria Machado de Araújo  
Vila Nova de Famalicão/Portugal, 1922 – 2004, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Não falar de coisa triste
com muito agrado eu queria...
Porém, depois que partiste,
como falar de alegria?...
José Tavares de Lima 
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = 

Quem não se importa onde pisa,
na escalada desta vida,
sobe muito mas desliza
e escorrega na descida.
Luiz Hélio Friedrich
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Somando as horas de espera,
à falta dos teus agrados,
meus dias de primevera
são invernos.., prolongados!
Maria Lúcia Daloce
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = 

A noite desfez, em contas,
o seu colar de cristal
e fez agrados nas pontas
da grama do meu quintal!...
Marina Bruna 
Franca/SP, 1935 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Há de rir quem encontrar
a luz da felicidade.
Mas quem não sabe chorar,
nunca vai rir de verdade.
Naiker Dàlmaso
Vila Velha/ES
= = = = = = = = = 

Minha razão distraída
por teus agrados sem fim
deixa outra vez iludida
que a emoção fale por mim!
Rita Marciano Mourão 
Ribeirão Preto/SP
= = = = = = = = = 

"No fogão eu passo o dia" 
disse ele antes de casar. 
Só não disse pra Maria
que o tal "fogão"... era um bar!
Therezinha Díeguez Brisolla
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Ao vento não lances praga,
pensa, repensa e medita,
pois a boca sempre paga
pela frase que foi dita!
Vanda Alves da Silva
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Praça limpa... Todo dia.
Há tanta gente que passa
e quase nem vê Maria
que varre o lixo da praça...
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Muito saber que deslumbra,
e cujo brilho norteia,
vem do estudo na penumbra,
à luz frouxa da candeia...
Waldir Neves 
Rio de Janeiro/RJ, 1924 – 2007
= = = = = = = = =

Não me agrada o teu costume,
que revela insegurança:
chamar de amor teu ciúme
e o meu, de desconfiança.
Wanda de Paula Mourthé 
Belo Horiozonte/MG
= = = = = = = = = 

Depois do amor, sem censura,
nossos agrados sutis
dizem coisas de ternura,
que a nossa boca não diz!
Zaé Júnior 
Botucatu/SP, 1929 – 2020, São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Nenhum comentário: