quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Concurso de Trovas de Taubaté-SP (Trovas Premiadas) Líricas/Filosóficas


Âmbito: NACIONAL / INTERNACIONAL
(Exceto Estado de São Paulo)

Categoria: VETERANOS

Tema: FUTURO

* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


Na labuta, dando duro,
construímos lentamente,
a morada do futuro
com tijolos do presente.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
(Juiz de Fora-MG)
= = = = = = = = = = = = =


Meu futuro? Incerto! Eu sei,
mas sei que ele foi traçado
nos rabiscos que anotei
na cartilha do passado.
Francisco Gabriel
(Natal-RN)
= = = = = = = = = = = = =


É triste, mas te asseguro:
cada sonho em desalinho
é um pedaço de futuro
que se perdeu no caminho.
Maria Dulce de Lima Pessoa
(Tabira-PE)
= = = = = = = = = = = = =

4º LUGAR
Aluno, se o mestre pousa
o alvo giz no quadro escuro,
começa a escrever na lousa
a história do teu futuro.
Sérgio Bernardo
(Nova Friburgo-RJ)
= = = = = = = = = = = = =

5º LUGAR
Quando o futuro é um legado,
de um povo que tem memória,
jamais se esquece o passado
tão presente... em sua história!
Maria Lúcia Daloce
(Bandeirantes-PR)
= = = = = = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES HONROSAS -
* * * * * * * * * * * * *


Qual implacável credor,
o futuro intransigente,
cobra o saldo devedor
de um passado negligente.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
(Juiz de Fora-MG)
= = = = = = = = =


Precisamos ter cuidado
com qualquer escolha feita:
no futuro, o grão lançado
define toda a colheita.
Jerson Lima de Brito
(Porto Velho-RO)
= = = = = = = = =


Entre incertezas futuras,
tento plantar alvoradas...
que as penas... por vezes, duras
lembram tristezas passadas!
Maria Dulce de Lima Pessoa
(Tabira-PE)
= = = = = = = = =


O viver é mais seguro
se na vivência é pautado.
Como apostar no futuro
de quem não honra o passado?
Arlindo Tadeu Hagen
(Juiz de Fora-MG)
= = = = = = = = =


O futuro é resultado
do plantio no presente.
Da semente do passado
nasce o futuro da gente.
Julimar Andrade Vieira
(Aracaju-SE)
= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES ESPECIAIS -
* * * * * * * * * * * * *


A Terra, em tempos futuros,
cinza, quente e sem beleza,
vai cobrar bem caro os juros
da agressão à natureza.
Sérgio Bernardo
(Nova Friburgo-RJ)
= = = = = = = = =


Plante sementes de amor
mesmo na terra em ruína,
sendo um bom semeador,
sempre o futuro germina.
Paulo Cezar Tórtora
(Rio de Janeiro-RJ)
= = = = = = = = =


O que na infância sonhei
vi, depois, realizado;
e, sem mais sonhos, guardei
meu futuro no passado.
Gerson Silvestre Alencar Gonçalves
(Belo Horizonte-MG)
= = = = = = = = =


Na vida sou um soldado,
vou debelando os apuros…
e com fios do passado
teço meus sonhos futuros.
Francisco Gabriel
(Natal-RN)
= = = = = = = = =


Enquanto jovens, sonhamos
com um futuro imponente;
depois, velhos, desejamos
voltar no tempo... somente.
Lucília Alzira Trindade Decarli
(Bandeirantes-PR)
= = = = = = = = =


No caminho do futuro
siga a linha do horizonte
e em vez de pular o muro
construa a mais bela ponte.
Antônio Francisco Pereira
(Belo Horizonte-MG)
= = = = = = = = =


Quando criança eu queria
ser grande, viver à beça.
Se eu soubesse pediria:
— Futuro, não tenha pressa!
César Augusto Ribas Sovinski
(Curitiba-PR)
= = = = = = = = =


São duros tempos!... Mais duro
é constatar, desolado,
que este não era o futuro
com que eu sonhei no passado.
Cléber Roberto de Oliveira
(São João de Meriti-RJ)
= = = = = = = = =


Na vida, seja otimista!
Faça-se luz onde há escuro...
Seu presente é desenhista
de seu viver no futuro.
Mário Moura Marinho
(Sorriso-MT)
= = = = = = = = =

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =
Âmbito: NACIONAL / INTERNACIONAL
(Exceto Estado de São Paulo)

Categoria: NOVOS TROVADORES

Tema: FUTURO


* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


O futuro mais sombrio
que a mãe pode ter, sem brilho,
é o do seu peito vazio
depois de enterrar o filho ...
Ramon Barros de Brito
(Caicó-RN)
= = = = = = = = =


Do futuro inusitado
não quero nada prever
pois sem você do meu lado
prefiro nada saber!
Taila Falleiros Lemos Schmitt
(Guarapuava-PR)
= = = = = = = = =


Futuro segue o presente,
que registra nossa história...
Mas o passado, hoje ausente,
é presente na memória.
Rosinéa Siqueira
(Campos dos Goytacazes-RJ)
= = = = = = = = =


No futuro, encontrarei
segredos que o tempo esconde;
com garra os enfrentarei,
só não sei quando nem onde.
Wilson Guerreiro Pinheiro
(Cabedelo-PB)
= = = = = = = = =


Não minimizes teu verso,
faze-o simples, faze-o puro,
pois é fato incontroverso:
é tua voz no futuro.
Geisa Alves
(Resende-RJ)
= = = = = = = = =

5º LUGAR
Meu futuro foi traçado
com fé, na esperança e amor
de Jesus, o mestre amado,
Filho de Deus, Salvador.
Francisco José Moreira Lopes
(Maranguape-CE)
= = = = = = = = =

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =
Âmbito: ESTADUAL
(Estado de São Paulo, exceto Taubaté)

Categoria: VETERANOS

Tema: PASSADO

* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


Nunca mais esquecerei
as lições do meu passado.
Tantas vezes que eu errei
sem notar que estava errado...
Denivaldo Piaia
(Campinas)
= = = = = = = = =


Um beijo seu eu ―queria‖
no passado – e sou sincero –
no presente, eu trocaria
o ―queria‖ pelo eu ―quero‖...
Antonio Colavite Filho
(Santos)
= = = = = = = = =


O passado, sem medida,
quer embalar o presente,
quando em crepúsculo a vida
brota a saudade na gente...
Roberto Tchepelentyky
(São Paulo)
= = = = = = = = =


Saudade é vento inclemente
que exuma um sonho enterrado
e espalha em nosso presente
folhas mortas do passado...
João Paulo Ouverney
(Pindamonhangaba)
= = = = = = = = =


Do passado, que não passa,
fica sempre uma esperança
de voltar à mesma praça
onde a gente era criança!...
Olivaldo Júnior
(Mogi Guaçu)
= = = = = = = = =


* * * * * * * * * * * * *
MENÇÕES HONROSAS
* * * * * * * * * * * * *


Uma foto amarelada
foi, no passado, importante.
Hoje, nem sequer notada,
é esquecida numa estante…
Arthur Thomaz da Silva Neto
(Sumaré)
= = = = = = = = =


Em meu distante passado,
quando ainda era criança,
vivia um mundo encantado,
onde morava a esperança!
Myrthes Neusali Spina de Moraes
(Atibaia)
= = = = = = = = =


As noites estão sombrias,
sinto falta do passado:
não esqueço aqueles dias,
em que acordava ao teu lado!
Janete Sales
(São Paulo)
= = = = = = = = =


Futuro é sempre incerteza,
presente é o momento dado,
e saudade é sobremesa
de um passado mal passado!
Renata Paccola
(São Paulo)
= = = = = = = = =


No Egito mumificado,
nos deuses gregos do Olimpo,
todo ideal do passado
pode ser passado a limpo!
Renata Paccola
(São Paulo)
= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES ESPECIAIS -
* * * * * * * * * * * * *


Visitando o meu passado,
deparei-me com um poema,
pelo tempo amarelado
e um aroma de alfazema.
Solange Colombara
(São Paulo)
= = = = = = = = =


O tal do Amor perguntou:
– Como você tem passado?
E o meu coração falou:
– Só! Mas vou bem, obrigado!
Geraldo Trombin
(Americana)
= = = = = = = = =


Esqueça todo o passado
e preserve a mente sã;
ser, hoje, um homem honrado,
é não temer o amanhã!
Glória Tabet Marson
(São José dos Campos)
= = = = = = = = =


Remexendo o meu passado
eu encontrei, contrafeito,
um velho amor enterrado
nas catacumbas do peito...
José Ouverney
(Pindamonhangaba)
= = = = = = = = =


O passado se edifica,
solidamente seguro,
com sedimento que fica
do presente e do futuro.
Cipriano Ferreira Gomes
(São Paulo)
= = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Âmbito: ESTADUAL
(Estado de São Paulo, exceto Taubaté)

Categoria: NOVOS TROVADORES

Tema: PASSADO


* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


Usemos prudentemente
o tempo que nos foi dado,
pois ele rapidamente
se finda e vira passado.
Benedito Soares Neto
(Pindamonhangaba)
= = = = = = = = =


O corcel, felicidade;
eu, cavalguei com bravura.
Hoje, cavalgo a saudade,
de um passado de aventura.
Moisés Fonseca Simão
(Suzano)
= = = = = = = = =


Quero filtrar emoções,
perdoar o meu passado,
cultivar os corações
dos amigos ao meu lado.
Elisabete Rabello Machado Brandão
(São Paulo)
= = = = = = = = =


O passado não me importa.
O que mais vale é o presente
e Aquele que me conforta
ao meu lado plenamente.
Walkyria Peranovich Rocco
(São Bernardo do Campo)
= = = = = = = = =


Enquanto expiro o presente
depressa aspiro o porvir,
mas meu passado insolente
do peito não quer sair.
Mauro André Oliveira
(São Paulo)
= = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Âmbito: MUNICIPAL
(Cidade de Taubaté-SP)

Categoria: VETERANOS

Tema: SONHO


* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


Eu sonho um mundo sem guerras,
onde adultos e crianças
detenham direito às terras,
numa Terra de esperanças.
Anete Simões
= = = = = = = = =


O sonho traz esperança
e alegria de viver.
Mantém, pois, a alma criança,
para nunca envelhecer.
Nazareth Ferrari
= = = = = = = = =


Meu sonho singelo e ardente
vou buscar a largos passos:
- Eu quero, infinitamente,
permanecer em teus braços!
Luiz Antonio Cardoso
= = = = = = = = =


Eu sonhei, na mocidade,
ver, um dia, paz na Terra,
só encontrei, na realidade,
ódio, fome, peste e guerra.
José Rui Camargo
= = = = = = = = =


Eu guardo dentro do peito
meu sonho deveras terno:
- Ver persistir o respeito
para um mundo mais fraterno!
Luiz Antonio Cardoso
= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES HONROSAS -
* * * * * * * * * * * * *


Eram sonhos, força e vida,
no pomar da tenra idade,
hoje, velho, em despedida
só me restou a saudade.
José Rui Camargo
= = = = = = = = =


Em um sonho fascinante,
vejo-me a tocar o céu...
eu, pequena navegante,
num mar de estrelas ao léu!
Anete Simões
= = = = = = = = =


O sonho rejuvenesce
a vida do sonhador.
A juventude floresce
tal qual primavera em flor.
Nazareth Ferrari
= = = = = = = = =


Navegar fora do mundo...
assim me sinto, ao sonhar;
dormindo um sono profundo,
posso ao sonho me entregar.
Darcy Bandeirante de Azevedo Costa
= = = = = = = = =


Eu quero poder sonhar
com um mundo só de paz,
não desejava chorar
com guerra... meu sonho jaz.
Cláudio de Morais

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES ESPECIAIS -
* * * * * * * * * * * * *


Do outro lado da muralha
caminha minha ansiedade.
Este concreto atrapalha
meu sonho de liberdade!
Valter Mota
= = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Âmbito: MUNICIPAL
(Cidade de Taubaté-SP)

Categoria: NOVOS TROVADORES

Tema: SONHO


* * * * * * * * * * * * *
- VENCEDORES -
* * * * * * * * * * * * *


De onde vem esta vontade,
que me move, sem parar?
O segredo é, na verdade,
que não canso de sonhar!
Herica Salgado Costa
= = = = = = = = =


Já tive muita esperança.
Mil sonhos acalentei!
Hoje vivo da lembrança
destes sonhos que sonhei!
Maria Stella
= = = = = = = = =


Vejo um planeta perfeito,
não esse mundo medonho.
Deitado sobre o meu leito
vi que era apenas um sonho.
Iatan do Carmo
= = = = = = = = =


Sonhei um mundo de amor,
sem tristezas... sem maldade!
E hoje lhe peço, Senhor:
protegei a humanidade!
Gilvan Freitas
= = = = = = = = =


Superar é bem possível;
essa dor é passageira,
pois todo sonho é passível
de sonhar a vida inteira!
Maria Teresinha Cirilo dos Santos
= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES HONROSAS -
* * * * * * * * * * * * *


A vida é bem mais que um sonho,
que nos conduz, nos motiva,
e é a meta a que me proponho
buscar de forma efetiva.
Marquinhos Meireles
= = = = = = = = =


Com firmeza eu permaneço
a alimentar estes sonhos:
vou batalhar, pois mereço
colher os frutos risonhos!
Heloyna de Oliveira
= = = = = = = = =


Se o mundo faz-se sombrio,
vá buscar um novo sonho.
Longe deste desvario,
outro caminho eu proponho!
Maria Teresinha Cirilo dos Santos
= = = = = = = = =


Meu sonho é ver em teu rosto,
a alegria... e em toda parte
que fores, que seja exposto
que és meu filho... e baluarte!
Anderson Gregório
= = = = = = = = =


Mesmo estando tão distante,
não desisto da conquista.
Sigo sempre confiante:
- Sonho grande bem à vista!
Rosiene Barbosa
= = = = = = = = =

* * * * * * * * * * * * *
- MENÇÕES ESPECIAIS -
* * * * * * * * * * * * *


Quem sonha sente, conhece
o enredo e a motivação;
dificilmente aparece,
ao acordar, a razão.
Bete Torii
= = = = = = = = =


Se o sonho se tornar real,
o nosso amor será eterno,
tal o brilho da boreal
no iluminar sempre terno!
Leonora Brandão
= = = = = = = = =


Conquista de toda vida
está de sonhos repleta:
- Entregar-se toda à lida
tal faz um exímio atleta.
Mercia Gama
= = = = = = = = =

Nenhum comentário: