sábado, 27 de julho de 2024

Vereda da Poesia = 68 =


Trova Humorística de Porto Alegre/RS

IALMAR PIO SCHNEIDER

Quem come pizza demais,
pode saber, com certeza,
que os efeitos especiais
vão ser sua sobremesa.
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Poema de Lancram/Romênia

LUCIAN BLAGA
(1895 – 1961)

Aos leitores

Aqui é minha casa. Ali ficam o sol e o jardim com colmeias.
Vocês vêm pela trilha, olham da porta por entre as grades
e esperam que eu fale.  ... Por onde começar?
Creiam em mim, creiam em mim,
sobre seja o que for pode-se falar quanto se queira:
sobre o destino e sobre a serpente do bem,
sobre os arcanjos que lavram com o arado
os jardins do homem,
sobre o céu para onde crescemos,
sobre o ódio e a queda, tristezas e crucifixões 
e acima de tudo sobre a grande travessia.
Mas as palavras são as lágrimas de quem teria desejado
tanto chorar e não pôde.
São tão amargas as palavras todas,
por isso... deixem-me
passar mudo por entre vocês,
sair à rua de olhos fechados.

(tradução: Caetano Waldrigues Galindo)
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Aldravia de Osório/RS

MARILENE BORBA

Em
meus 
versos
líricos
nostálgica
saudade.
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Soneto de Salvador/ BA

RAYMUNDO DE SALLES BRASIL 

Árvore
 
Abrigas, sem vaidade, a tantos quantos,
vindos de lutas, buscam refrigério;
não cobras um real por serem tantos,
não usas esse sórdido critério.
 
Ao que sorri feliz, ao triste, ao sério,
dás, a todos, os mesmos acalantos…
és um delubro* puro e sem mistério,
templo das alegrias e dos prantos.
 
E ainda dás o fruto ao que tem fome,
sem sequer perguntar nem mesmo o nome
ao cansado e faminto repousante.
 
Oh! Árvore! tu és, não só um templo,
és, também, um belíssimo exemplo
de bondade – frondosa e verdejante! 
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* delubro = templo pagão
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Trova Premiada em Maranguape/CE, 2014

ANA MARIA NASCIMENTO 
(Aracoiaba/CE)

Quando o coração faz greve 
deficitário de amor, 
nenhum médico prescreve 
alivio para essa dor. 
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Poema de Manaus/AM

SILVIAH CARVALHO

O Silêncio da poesia

Quem pode encher as palavras de sustento?
Se no silêncio da alma há tão pouco alimento!
O vazio das respostas inibe as perguntas
Quando nem você é aquilo que vejo ou invento
 
Se posso criar minha paz viveria eu em guerra?
O silêncio desta pergunta ecoará no tempo
E não haverá resposta, pois isso se torna um delito
Já que, há aqueles que, não vivem sem seus conflitos
 
Onde errei quando decidi acertar?
Quando ao invés de só falar de amor resolvi amar
Saio do sonho, passo a viver a realidade
Entro na vida pra vivê-la em sua totalidade
 
Quem me dirá não tendo Deus dito Sim?
Agora que este vazio encheu-se de mim
Recolho do mundo meu sentimento
Minhas palavras, meu coração...
 
Deixo minha poesia vagando pelo ar?
Sim, buscando qualquer porto a ancorar
Descomprometida e responsável
A poesia tem em si, um todo razoável.
 
Quem eu gostaria que me amasse 
Senão aquele a quem amo?
Minha vida deixou de ser só e vazia
Voltarei para escrevê-la um dia...
 
 Vim apenas deixar,
 O meu silêncio nesta poesia...
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Trova Popular

Os olhos de meu benzinho
são joias que não se vendem,
são balas que me feriram,
são correntes que me prendem.
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Soneto de Belo Horizonte/MG

SÍLVIA ARAÚJO MOTTA

Aquela passagem perdida

Data perdida, tempo já passado!
Dinheiro não resgata voo, mas alerta;
o novo cheque pôs destino alado,
ao salvador da pátria, em mente aberta.

As horas passam, basta ver marcado
por certo ao centro ter poltrona certa;
ponteiros voltam, checam sinal dado,
razão à AM que vê desculpa incerta.

Trânsito em aços, transporte não anda!
Aeroporto cheio! Todos clamam!
Os passageiros cobram, mais demanda...

Vários eventos não serão mais feitos!
Aeromoças testam, nem reclamam:
– A gripe mata, mostra causa e efeitos.
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Trova do Rio de Janeiro/RJ

ANIS MURAD
(1904 – 1962)

Há uma lâmpada encantada,
acesa no coração,
que tem a chama sagrada,
que se chama inspiração.
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Poema de Joinville/SC

ELSE SANT´ANNA BRUM

Independência

Do alto de uma colina
Espalhou-se aos quatro ventos
O brado de independência.
Independência menina
Deste Brasil que a amou.
Tornou-se a linda menina
A eterna companheira
Desta terra brasileira
Que seu povo fez crescer.
Quando há difíceis momentos
Vê-se o aceno da menina
Que do alto da colina
Faz o Brasil reviver.
Porque ser independente
É o grande e maior presente
Que um país pode ter.
Quando de setembro a aragem
Envolve aquela colina
Ouve-se, então, da menina,
Uma sublime mensagem:
- Brasil, o teu povo é forte,
Teu povo sempre venceu.
Entre "Independência ou Morte"
A Independência escolheu!
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Trova Humorística de Juiz de Fora/MG

VERA MARIA DE LIMA BASTOS

De remédios tem mania
a coroa Soledade.
Na farmácia, todo dia
pergunta: - "tem novidade"?
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Uma Dobradinha Poética* de Bandeirantes/PR

LUCÍLIA ALZIRA TRINDADE DECARLI

Bendição

Em versos, sementes espalho;
meu solo é o papel, que aceita…
Entrego a Deus o trabalho
e espero pela colheita!…

Bendigo, aqui, a grandiosa obra de Deus:
o sol, a lua, estrelas – maravilhas.
Todo o ar da terra; a vida em jubileus;
montanhas, vales, rios, mares e ilhas!

Bendigo os homens – nobres e plebeus -
e os outros animais em suas trilhas;
todas as plantas que em seus apogeus
se reproduzem entre vastas milhas!

Da Natureza, assim, bendigo a lida,
com força ativa, segue destemida
a perpetuar a criação, perfeita.

Bendito o grão, que é dado a semear,
bendita a chuva, pois irá germinar…
Bendito o lavrador, pela colheita!
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* Dobradinha poética = inicia com uma trova e em seguida um soneto.
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Trova de São Fidélis/RJ

JOSÉ MOREIRA SOBRINHO

Abra um livro, leia, estude...
Não conte sempre com a sorte.
Siga em frente com atitude,
mostre ao mundo o quanto é forte...
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Spina de Francisco Beltrão/PR

RICHARD ZAJACZKOWSKI

Astro

Traçada na alma,
desenhada nas estrelas,
escrita no coração.

Nos holofotes da vida celestial,
repousam as glórias da esfera.
Mundo rotundo repleto de adoração.
Espíritos sequiosos de paz cordial,
mitigam anseios anímicos com afeição.
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Trova de São Paulo/SP

SOLANGE COLOMBARA

As inúmeras metades
que habitam meu coração,
às vezes gritam saudades,
noutras, choram de emoção.
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Soneto do Rio de Janeiro/RJ

WALDIR NEVES
(1924 – 2007)

Minha casa

Ela é um velho chalé de toques suburbanos.
Modesta, do portão à fachada singela,
nada existe invulgar, por fora ou dentro dela,
capaz de comover sicranos nem beltranos.

Mas é a mesma onde vi, já se vão tantos anos,
pela primeira vez abrir-se uma janela
aos raios matinais da ensolarada umbela,
sublime no esplendor dos halos soberanos.

No seu mesmo aconchego acolhedor de outrora,
intensamente eu vivo, em meu “aqui e agora”,
a paz familiar e as bênçãos da amizade.

Em saudade é comum que ela more na gente;
mas Deus me deu, estranha e afortunadamente,
a ventura maior de morar na Saudade...
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Trova Premiada em Natal/RN, 2005 

JOSÉ OUVERNEY 
(Pindamonhangaba/SP)

Meu filho, que Deus te ajude
e a tua fé te incentive
a plantar o que eu não pude
e a colher o que eu não tive!
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Poema de Lisboa/ Portugal 

AMÁLIA RODRIGUES
(Amália da Piedade Rodrigues)
1920/22 – 1999

Ó Gente da Minha Terra

É meu e vosso este fado
Destino que nos amarra
Por mais que seja negado
Às cordas de uma guitarra

Sempre que se ouve o gemido
De uma guitarra a cantar
Fica-se logo perdido
Com vontade de chorar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi

E pareceria ternura
Se eu me deixasse embalar
Era maior a amargura
Menos triste o meu cantar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi.
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Haicai de Maringá/PR

A. A. DE ASSIS

De pai para pai:
Caro colega Noel,
só quero carinho.
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Setilha de Porto Alegre/RS

GISLAINE CANALES
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS

Vemos com grande emoção:
se aproxima a primavera,
cheia de cor e beleza;
se vai a estação severa.
Nascem novas esperanças,
ansiosas como crianças...
Terminou a nossa espera!
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Trova de Taubaté/SP

JUDITE DE OLIVEIRA

Vendo o fogo que a devora
e toda a fauna enlutada,
a linda floresta chora,
antes de morrer queimada.
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Hino de Aquidauana/MS

Viva sempre esta terra idolatrada
Este belo torrão de Mato Grosso,
E as belezas sem fim deste colosso,
Da minha grande pátria sempre amada.

Viva sempre esta terra encantadora,
E o bom sonho de gênio altipotente,
Desta raça valente e vencedora,
Que um astro bem tirou do céu luzente.

Juntos cantemos, e alto proclamemos,
Quer aqui, quer também em toda parte,
A bravura, o trabalho, e o amor destarte,
Que, em folhas d'ouro sempre guardaremos.

Salve o Brasil, seus homens e sua história,
Que, tornando o sertão bendita terra,
Elevaram o país que tudo encerra,
Belezas naturais, grandeza e glória.

Honra e glória aos heroicos fundadores,
Desta linda Aquidauana fulgurante,
Graciosa filha do Brasil gigante,
Cheia de vida, repleta de esplendores.

Galante sob um céu risonho e azul,
Ela, a cidade, espelha-se num rio,
Que, em formosura, faz-lhe desafio,
Num calmo deslizar, de norte à sul.
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Aquidauana: Um Hino de Amor e Orgulho
O 'Hino de Aquidauana - MS' é uma celebração poética e musical da cidade de Aquidauana, localizada no estado de Mato Grosso do Sul. A letra exalta a beleza natural e a importância histórica da região, destacando o orgulho dos habitantes por sua terra natal. Desde o início, a música enaltece a 'terra idolatrada' e as 'belezas sem fim' do lugar, criando uma imagem de um paraíso natural que é parte integrante da grande pátria brasileira.

A canção também faz referência à bravura e ao trabalho dos habitantes de Aquidauana, descrevendo-os como uma 'raça valente e vencedora'. Essa descrição não só reforça o orgulho local, mas também conecta a cidade à história mais ampla do Brasil, celebrando os esforços e conquistas dos seus fundadores. A letra menciona a importância de preservar a memória e os feitos desses heróis, guardando-os 'em folhas d'ouro'.

Além disso, o hino presta homenagem ao Brasil como um todo, reconhecendo a contribuição de Aquidauana para a grandeza e glória do país. A cidade é descrita como uma 'graciosa filha do Brasil gigante', refletindo a sua beleza e vitalidade. A imagem final da cidade espelhando-se num rio sob um 'céu risonho e azul' encapsula a tranquilidade e a majestade natural de Aquidauana, reforçando a conexão íntima entre a cidade e seu ambiente natural.
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Poetrix de Ipiaú/BA

JUSSARA MIDLEJ

troca-se

O luar e a gente do sertão
Pelas chuvas e o verde
De outra região!
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Soneto de São Paulo/SP

DIVENEI BOSELI

Lucidez 

Se eu te disser que sou feliz agora,
nesse momento em que a razão cochila
e, na modorra, enxerga só a mochila
que carregavas quando foste embora;

que o meu rancor, agora, não destila
o fel que dentre estas paredes mora,
e que saudade alguma hoje devora
o coração que recobri de argila;

se eu te disser que a porta do meu quarto
por onde tu partiste foi o parto
da solidão que eu quis, sem dor, sem ira,

por hoje, podes crer, mas toma tento:
È falsa a lucidez do meu tormento
e tudo o que eu disser, hoje, é mentira!... 
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Trova de Curitiba/PR

VANDA ALVES DA SILVA

O trem, na sua partida,
leva o sonho... e por maldade,
volta trazendo escondida
a bandida da saudade!
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Fábula em Versos da França

JEAN DE LA FONTAINE
Château-Thierry, 1621 – 1695, Paris

O rato caseiro e o rústico

Convida, uma vez, ratinho
Mui galante e cortesão,
Certo arganaz* montesinho
A sobras dum perdigão.

Em guedelhudo* tapete
Luzia o esplêndido talher.
São dois, mas valem por sete.
Que apetite! Que roer!

Foi folgança* regalada;
Nada inveja um tal festim.
Se não quando, na malhada*,
Pilha-os súbito motim.

Passos à porta da sala...
Param os nossos heróis.
E o terror, que pronto os cala,
Lança em pronta fuga os dois.

Foi-se a bulha*. Muito à mansa
Vêm-se chegando outra vez.
“Demos remate à folgança,
Diz o da corte ao montês.

— Nada. Mas vem tu comigo
Jantar amanhã; bem sei
Que lá me não gabo, amigo,
Desta vidinha de rei.

Mas ninguém me turba em meio
Do jantar; sobra o lazer.
Que pode aguar um receio,
E adeus. Figas ao prazer.”
(tradução: José de Sousa Monteiro)
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*Vocabulário: 
Arganaz = pequeno roedor parecido com esquilo.
Bulha = gritaria, desordem.
Folgança = folguedo, farra.
Guedelhudo = cabeludo.
Malhada = toca.

Fabiane Braga Lima (Ela se reconstruiu)

Todos os dias ela sonhava com ele. Ela tímida, nunca disse os seus verdadeiros sentimentos. Nem precisava ser perceptível o quanto ela queria. E a saudade era grande, mas fez com que ela caminhasse e pudesse se enxergar. Aliás viver de fantasia era exaustivo e inexato.

O tempo passou rápido e a saudade foi aumentando, também ela nunca se abriu com ele, seria tempo perdido. Certo dia, ela se olhou no espelho, olhou para dentro do seu interior e por fora, estava pálida. E por dentro indecifrável, não havia palavras para definir. Tudo que viveu, era um verdadeiro delírio. 

Bom! Acho que ela nunca quis a suposta paixão, queria mostrar somente a sua arte. Viver de arte. Mas com tanta mentira em sua volta, não havia outra esperança. Então, ela acordou para vida, com objetivos novos, e o mais resoluto de todos foi enxergar a mentira, na qual vivia.

Ninguém que seja lúcido engana- se por tanto tempo! E, o próprio tempo nos mostra. Não a conheci, mas admiro sua coragem de enfrentar seus demônios....! Enfim, viva a arte. A arte!

Fonte: Texto enviado por Samuel da Costa.

Recordando Velhas Canções (Retrato em branco e preto)


Compositores: Chico Buarque e Tom Jobim

Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar tanto pior
E o que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto e que, no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes, velhos fatos
Que num álbum de retratos
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado e você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
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A Melancolia do Amor em 'Retrato Em Branco e Preto'
A música 'Retrato Em Branco e Preto', composta por Tom Jobim, é uma expressão lírica da melancolia e da resignação diante de um amor que persiste apesar da dor e da consciência de sua natureza infrutífera. A letra revela um eu-lírico que conhece bem o caminho do amor, suas dificuldades e armadilhas, mas que, mesmo assim, se vê incapaz de resistir ao encanto que esse amor exerce sobre ele.

A repetição dos 'passos dessa estrada' e o conhecimento dos 'segredos' e das 'pedras do caminho' sugerem uma relação amorosa que se repete em ciclos, onde o sofrimento é uma constante. A imagem do álbum de retratos serve como metáfora para as memórias que o eu-lírico insiste em guardar, mesmo sabendo que elas apenas reforçam a dor de um amor que parece condenado. A referência ao 'retrato em branco e preto' evoca uma sensação de algo antigo, imutável e desprovido de vida ou cor, simbolizando a estagnação emocional do protagonista.

A música também aborda a dificuldade de se libertar de um amor que já causou sofrimento, mas que ainda assim é objeto de desejo e inspiração para a poesia. O 'soneto' e o 'retrato em branco e preto' que o eu-lírico decide colecionar são representações desse amor que, apesar de tudo, continua a 'maltratar' seu coração. A canção é um retrato da complexidade dos sentimentos humanos, onde amor e dor coexistem e se entrelaçam de maneira inextricável.

Segundo sua irmã Helena, Tom Jobim compôs o tema “Zíngaro”, inspirado em um violinista cigano, que “na verdade era ele próprio, radicado naquele estranho mundo (os Estados Unidos) e sentindo saudade de seu país”.

Em 1965, a composição foi incluída no elepê A certain Mr. Jobim, gravado numa igreja transformada em estúdio, em Manhattan com a participação de um de seus arranjadores favoritos, o alemão Claus Ogerman.

O título “Retrato em Branco e Preto” surgiu depois, com a letra dramática de Chico Buarque, que trata de um amor desesperado (“Lá vou eu de novo como um tolo / procurar o desconsolo / que cansei de conhecer / novos dias tristes / noites claras / versos, cartas, minha cara / ainda volto a lhe escrever”).

Mais uma vez, Tom Jobim oferece uma lição de economia e inteligência. Os três primeiros compassos, criados sobre uma melodia de quatro notas vizinhas ré, dó sustenido, mi e dó natural — são idênticos, mas, com harmonizações diferentes. O intervalo inicial da canção, uma segunda menor, vai sendo ampliado e explorado de várias maneiras à medida que a melodia avança, aumentando a tensão, a dramaticidade, o que é muito bem aproveitado no poema do Chico.

Ritmicamente dos dezesseis compassos de “Retrato em Branco e Preto”, treze são absolutamente iguais, formados por oito colcheias. Tais observações podem primeira vista, levar à conclusão de que a canção é repetitiva e até pobre quando na realidade é exatamente o oposto, um tratado sobre o que possível fazer com um intervalo de duas notas. Tom Jobim sabia como ninguém partir de uma célula simples e enriquece-la ao máximo.

Em 1968, “Retrato em Branco e Preto” seria gravado pelo próprio Tom com o Quarteto 004. Esta foi a primeira de uma série de interpretações emocionantes como as de Chico Buarque, Elis e Tom, João Gilberto (em três registros diferentes) e a do trompetista Chet Baker, que em gravação filmada para o documentário “Let’s Get Lost”, feita pouco antes de sua morte, realizou num improviso comovente um autêntico hino de amor a Jobim (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Carolina Ramos (Trovando) “20”

 

Mensagem na Garrafa = 128 =


APARECIDO RAIMUNDO DE SOUZA
Vila Velha/ES

Traumas 

AS INCISURAS invisíveis da alma –, ou aqueles talhos sangrentos que não dimensionamos à olhos nus, são como terremotos internos que abalam as estruturas mais profundas do nosso ser. Elas não escolhem hora nem lugar, tampouco avisam que estão coladas em nossa pele. Sempre deixam cancelas profundas e marcantes que nem o tempo é capaz de apagar, pelo menos de uma maneira que acreditamos completa e sem melindres para reclames posteriores.                                                                               
 
Cada pessoa carrega dentro de si seus medos e aflições, assombros e espantos de maneira única, tipo assim, como se fosse uma ferida questionando a maneira de como vemos o mundo e interagimos com ele. São memórias dolorosas alojadas em cantos e desvãos esquecidos dentro da mente e, para o nosso desespero, emergem do corriqueiro nosso de cada dia, notadamente quando menos esperamos. 

As repugnâncias e as decepções, podem nascer de momentos de grandes dissabores, seja por perda ou por simples melancolia. Podem vir, em paralelo, tipo uma infância difícil, uma quadra de relações debilitadas sem motivos aparentes, ou seja, de palavras vazias que somente têm por objetivo ficarem mais profundamente visíveis que qualquer outro corte físico. Elas nos ensinam, apesar dos pesares, a sermos moderados, cautelosos e prudentes. 

Nós, brasileiros, de um modo geral, não somos, nem levamos a coisa à sério. Vivemos dispersos, voando em sonhos sem futuro lógico. Se estivéssemos ligados e atentos, unidos e agregados em um objetivo (vinte e quatro horas por dia), construiríamos muros altos ao redor do nosso coração e de suas fragilidades. Desse modo, olharíamos com mais atenção e carinho para o horizonte e, sobretudo, encararíamos o futuro com uma forte dose de esperança. Existe, por conta de tal imprevisto, pequenos outros entraves. Quais seriam?! As escoriações e os traumas. Referidas figuras também podem ser empecilhos, e sempre afloram com algo embutido no mesmo pacote. 

Outras situações rigorosas surgem a todo instante, nos ensinando lições valiosas sobre superação. Aprendemos a nos levantar após cada queda, a curar e tratar as feridas com compaixão e a transformar a dor em força.  A jornada de cura dos traumas é pessoal e muitas vezes solitária. Requer coragem para enfrentar de peito aberto e cabeça erguida, os fantasmas do passado. Atrelado a esses espectros, feito unha e carne, devemos alimentar a vontade férrea de buscar ajuda urgente quando ela se fizer necessária. 

Nessas horas, uma terapia ou o apoio de amigos e familiares são fundamentais no decorrer desse processo. É importante lembrarmos que, embora os percalços façam parte ativa do que somos, eles não nos definem. Tais imposições, nos ensinam apenas que somos muito mais poderosos que as nossas experiências, notadamente as doridas e amargas. Com o tempo, cultivando a paciência e o trabalho, poderemos aprender a conviver com os nossos piores pesadelos, sem permitirmos que eles destruam as nossas vidas ou a de nossas famílias. 

No final, os traumas, ou as crises, são apenas partes indistintas da complexa tapeçaria que nada mais é que a experiência humana disfarçada em outra roupagem. Eles, os traumas, nos ensinam, mais, ou melhor, nos mostram, nos orientam e nos falam abertamente sobre a vulnerabilidade e a força. Do mesmo modo, nos capacitam sobre a teoria do “se quebrar e se reconstruir.” Talvez, paralelamente, nos tornem mais empáticos e compreensíveis com as lutas e pelejas dos outros, todos, obviamente sem distinção de raça ou credo. 

O fato é que, de repente, sem que esperemos por algum resultado benéfico, poderemos ter diante de nosso cotidiano, as nossas batalhas internas, e, de roldão, as guerras particulares refreadas, saradas e apaziguadas, ou mesmo resultado, qualquer outro traumatismo que nos tente levar para o buraco da perdição, ainda que infâmias que no dia a dia, minuto a minuto pelejam arduamente para nos tirar o foco, ou a paz e o sossego da verdadeira jornada que intencionamos seguir trilhando... se faz mister termos os olhos abertos. A mente em alerta, o corpo todo em estado de vigilância total. Dessa forma, simples e corriqueira, conseguiremos a condução da tão sonhada, desejada e querida FELICIDADE.

(Texto enviado pelo autor)