quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cursos de Literatura na Fundação Ema Klabin (SP)



Professor | Antonio Brancaglion Jr.
Duração | 04 encontros
Dias | segundas-feiras das 18h00 às 20h00
Datas | 15, 22, 29 de agosto e 05 de setembro
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | R$ 140 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00

Se formos buscar a 1ª civilização que utilizou a escrita além do emprego funcional - científica ou técnica - isto é, não-utilitária, podemos afirmar que foi no Egito onde surgiu a literatura mais antiga conhecida. Embora a mais antiga, a literatura egípcia, é também uma das menos conhecidas. Somente no final do século XIX, com o completo domínio sobre a tradução dos hieróglifos, os egiptólogos voltaram-se para a tradução, estudo e publicação dos textos literários.

A vida literária dependia diretamente das escolas, que funcionavam como arquivos, bibliotecas e onde as cópias eram a base do aprendizado dos escribas. A literatura não era uma fonte de diversão, mas um exercício de leitura e caligrafia. Fonte de ensinamentos éticos, morais, históricos e religiosos.

Este curso pretende expor de maneira objetiva as principais formas literárias surgidas no segundo milênio antes de Cristo e que lançam uma nova luz e uma maneira diferenciada sobre a vida dos antigos egípcios.

1. Os Hieróglifos e os Escribas
2. Ensinamentos, Instruções e Máximas: A Literatura Didática
3. Romances e Contos: A Literatura Fantástica
4. A Poesia Lírica e Dramática

Antonio Brancaglion Jr. professor e egiptólogo - Museu Nacional do Rio de Janeiro – UFRJ

Professor | Rodrigo Petronio
Duração | 04 encontros
Dias | sábados das 14h00 às 17h00
Datas | 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro
Local | MuBE - Av. Europa , 218 - Sala de Aula
Valor | R$ 210,00 na inscrição + uma parcela de R$ 210,00

A Oficina de Escrita Criativa tem como objetivo fornecer técnicas para o desenvolvimento de textos nos gêneros ensaio, poesia, conto, crônica ou romance. Tal abertura é possível porque a Oficina não foi concebida tendo em vista um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.

Assim, os exercícios se alternam entre a proposta de temas, que induzem os alunos a refletir sobre certas matrizes da literatura e do imaginário, e a análise formal, que esmiúça as particularidades da linguagem, tendo em vista a eficácia ou a ineficácia dos recursos empregados.

Ao contrário do que se imagina, tais recursos podem ser aferidos objetivamente, e, por meio de cotejo com obras semelhantes, é possível também averiguar quais os pontos positivos ou negativos na linguagem utilizada. Alguns aspectos importantes serão desenvolvidos, tais como musicalidade, ritmo, imagem, enredo, estrutura, personagem, narrador e a parte conceitual subjacente.

Tais pontos podem parecer muito vastos para serem dominados em um curso. Entretanto, a proposta é trabalhá-los de modo intensivo e não extensivo. Ou seja: verticalizar cada um deles por meio de exercícios criados especialmente com esse objetivo. Assim, mesmo a escrita dissertativa, teórica ou ensaística vem contemplada nesse escopo. Pois o intuito não é tratar do conteúdo dos argumentos expostos, mas sim do modo pelos quais eles estão estruturados.

A Oficina consiste, portanto, em mostrar como funciona a carpintaria dos textos literários, quais os meios utilizados pelos autores para atingir determinados fins e causar efeitos específicos nos leitores, sejam eles no campo da ficção ou da não-ficção. Também pretende apontar os principais vícios, cacoetes, redundâncias, erros, deslizes e equívocos de linguagem.

Em termos práticos, a Oficina de Escrita Criativa também se apoia em obras e autores selecionados como referência. Porém, uma bibliografia mais minuciosa pode ser fornecida ao longo dos encontros, de acordo com os interesses do grupo. Todo conteúdo teórico da Oficina de Escrita Criativa visa à produção de textos próprios, que serão comentados e avaliados. Na medida do possível, haverá o desenvolvimento de um projeto individual ao longo dos encontros, como se fosse o esboço de um futuro livro.

A Oficina se destina não só àqueles que queiram desenvolver uma carreira de escritor profissionalmente, mas a todos os interessados em apurar as técnicas da escrita.

Rodrigo Petronio nasceu em 1975, em São Paulo. É editor, escritor e professor. Formado em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP. É membro do Nemes (Núcleo de Estudos de Mística e Santidade) da PUC-SP. Foi professor de Literaturas Espanhola e Hispano-Americana na Universidade Santo André (2003-2006). Professor do Projeto Cultura na Fundação Ema Klabin, professor e cofundador do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC), professor-coordenador do grupo de Estudos Cavalo Azul, fundado pela poeta Dora Ferreira da Silva, e coordenador de grupos de leitura do Instituto Fernand Braudel. Trabalha no mercado editorial há quinze anos. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio. Tem poemas, contos e ensaios publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Participou de encontros de escritores em instituições brasileiras, em Portugal e no México. Coorganizou com Rosa Alice Branco a primeira antologia do poeta António Ramos.

Fonte:
Projeto Cultura – Cursos e Viagens Culturais

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 293)


Uma Trova Nacional

Tempestade. Ruge o vento
que, zunindo como açoite,
parece um novo instrumento
na sinfonia da noite.
–LEILA MICCOLIS/RJ–

Uma Trova Potiguar


Como este mundo é perfeito!
Se a natureza é agredida,
Seu pranto, em chuva desfeito,
Enche os caminhos de vida!
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–

Uma Trova Premiada

2008 - Nova Friburgo/RJ
Tema: ESCOLHA - M/H

Persiga a escolha perfeita
usando a prudência, o tino,
que escolha, depois de feita,
responde pelo destino.
–WANDA HORILDA DE LIMA/MG–

Uma Trova de Ademar


A chuva é para o sertão
como se fosse um troféu.
Deus abre com um trovão
a caixa d’água do céu!
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Perdoa quem, no caminho,
sem forças, tem que parar:
que culpa tem o moinho,
se o vento não quer soprar?
–ELTON CARVALHO/RJ–

Simplesmente Poesia


D é c i m a s
(CORRIGIDAS)
–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP

Dentre as delícias da vida,
de uma não abro mão;
é mergulhar o meu sonho
na fonte de inspiração
das rimas de um bom poeta
que acerte sempre na meta,
varando o meu coração.

Chego assim, ter a ilusão
de que um dia há de chegar
(ingenuidade sulina!)
que eu atinja o patamar
dos versos mais que divinos
dos incríveis nordestinos
JOSÉ LUCAS e ADEMAR!

Estrofe do Dia

Voltando a terra natal
eu senti grande emoção
ao avistar um mourão,
uma cancela e um curral;
um bode lambendo sal,
a novilha dando cria,
uma égua mansa e sadia
mais uma vaca leiteira;
chorei no pé da porteira
do curral da vacaria...
–JÚNIOR ADELINO/PB–

Soneto do Dia


Sal da Fantasia
–JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA/BA–

Era um pouco de ti plantado em mim,
Muito de mim também em ti plantado...
Tu não pensavas e eu pensei assim
Até que se quebrou nosso encantado.

Foste-te embora e um final ruim
Plantou-se no meu peito amargurado.
Caí em pranto... O que será de mim
Velho e só. Sem amor. Triste o meu fado!

A lei da vida me ensinou que o mundo
Jamais se acaba. E o tempo é tão fecundo
Que morto um, o outro está em via.

Dei a volta por cima, e tudo bem!
Aprendi que ninguém é de ninguém,
E que o amor é o sal da fantasia!

Fontes:
Textos enviados pelo Autor
Orkugifs

Agenir Leonardo Victor (A Trova na Atualidade)


A trova medieval, que, em forma de cantigas, partiu do sul da França e espalhou-se pela Europa, entrando na Espanha e em Portugal na voz dos jograis e menestréis;

A trova regionalista, sem forma fixa, até hoje cultivada intensamente no Brasil pelos cordelistas, cantadores e violeiros, especialmente no Nordeste e na região Sul;

A trova no formato fixo de quadra de setissílabos, que, por sua vez, tanto aparece anonimamente, integrando o folclore luso-brasileiro, quanto na condição de arte literária, produzida por poetas conhecidos. Vimos também que a trova na condição de arte literária vem sendo produzida em língua portuguesa desde Luís de Camões e que chegou ao século XX por obra de prestigiados poetas lusitanos e brasileiros, entre os quais Augusto Gil, Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Olegário Mariano e tantos outros. O grande surto, entretanto, ocorreu a partir dos anos 1950, quando o trovismo assumiu características de autêntica escola literária, espalhando-se por todo o país. É o que veremos a seguir.

Era da síntese

Em 1956, Luiz Otávio lançou no Rio de Janeiro Meus irmãos, os trovadores, obra que marcou o início do trovismo como movimento literário de âmbito nacional, com repercussão imediata em Portugal. Os tempos modernos indicavam aos poetas, como caminho, o micropoema, já que o novo ritmo de vida não deixava sobrar tempo aos apreciadores da poesia para a leitura de longas seqüências de estrofes. Nos jornais e revistas da época, notava-se tal tendência também quanto ao texto em prosa, com a proliferação das colunas de notas curtas. Iniciava-se a era da síntese.

Difundiu-se no Brasil o haicai (micropoema de 17 sons, de origem japonesa), que tem um grande número de cultores em todo o país. Houve quem fizesse experiências com o rubai, originário da antiga Pérsia (uma quadra de versos decassílabos), com o limerick (uma estrofe de 5 versos, popular nos países de língua inglesa) e com outras modalidades de poemas curtos. Ficou, porém, evidente que, para chegar ao coração do povo, o micropoema por excelência seria mesmo a trova. E foi assim que o trovismo rapidamente se alastrou, transformando-se numa espécie de confraria literária.

Confraternização

A publicação de Meus irmãos, os trovadores (um best-seller de extraordinário sucesso) fez multiplicarem-se, em todo o país, associações de trovadores, que passaram a promover animados concursos e festas de confraternização.

Em 1958, Rodolfo Coelho Cavalcante fundou em Salvador (Bahia) o Grêmio Brasileiro de Trovadores (GBT), que em 1966 passaria a chamar-se União Brasileira de Trovadores (UBT), hoje a principal entidade nacional dedicada à trova.

Em 1959, foi realizado em Campos dos Goytacazes-RJ, por iniciativa da Academia Pedralva, o I Salão Campista de Trovas.

Em 1959 ainda, a TV Rio promoveu um concurso de trovas com o nome de Jogos Florais, tendo como organizador J. G. de Araújo Jorge, na época o poeta que mais vendia livros no Brasil. Simultaneamente, a então famosa revista carioca Vida Doméstica promovia também seus Jogos Florais, de âmbito nacional, organizados por Luiz Otávio.

Em 1960, Luiz Otávio e J. G. de Araújo coordenaram os I Jogos Florais de Nova Friburgo, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro. Foi o primeiro grande concurso de trovas encerrado com uma programação festiva, consagrando Nova Friburgo como "berço dos modernos Jogos Florais no Brasil". O sucesso do concurso e da festa deveu-se em boa parte ao apoio do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, através da coluna "Porta de Livraria", do respeitado crítico literário Antônio Olinto. Em verdade, a cidade de Santos-SP já realizara concursos com o nome de Jogos Florais em 1914, 1915 e 1916, porém abrangendo várias modalidades literárias. Os Jogos Florais no formato atualmente em prática, centralizados única ou prioritariamente na trova, tiveram início realmente em Nova Friburgo.

Na introdução do seu livro Trevos de quatro versos (1964), J. G. de Araújo Jorge fez interessante registro contando como nasceram os Jogos Florais de Nova Friburgo:

A "trovite" está grassando. E tenho que "penitenciar-me" de ser um dos responsáveis por essa verdadeira, mas benéfica, epidemia literária

(...) Em 1959, aqui no Rio, a Casa da Bahia, por sugestão de seu secretário, o trovador baianíssimo Jaime de Faria Góis, instituiu um concurso de trovas cujo tema era "a boa terra" (...) E – um pouco para minha surpresa, pois tinha conhecimento de que havia mais de duas mil trovas concorrendo – posso dizer, como trovador, parafraseando o general romano: "Cheguei, vi... e venci!" Outro dos vencedores do concurso foi meu velho amigo, o trovador Luiz Otávio. Em viagem (do Rio para Salvador, de navio), Luiz Otávio sugeriu transplantar para o Brasil a realização dos Jogos Florais, à maneira dos velhos Jogos Florais da Idade Média (...) Entusiasmamo-nos com a idéia e, na volta, a pusemos em prática, lançando os I Jogos Florais na cidade fluminense de Nova Friburgo (...) Hoje os Jogos Florais alastram-se praticamente por todo o Brasil.

Expansão

De 1960 em diante, os concursos de trovas, os festivais de trovadores e os Jogos Florais passaram a figurar no calendário de eventos de dezenas de cidades brasileiras. Entre as cidades hoje consideradas "canteiros" da trova, destacam-se (por ordem alfabética):

CE – Caucaia, Fortaleza.
DF – Brasília.
ES – Vitória, Vila Velha.
GO – Goiânia.
MA – São Luís.
MG – Baependi, Belo Horizonte, Bueno Brandão, Divinópolis, Guaxupé, Juiz de Fora, Monte Carmelo, Manhumirim, Montes Claros, Passa Quatro, Pedro Leopoldo, Pirapetinga, Pitangui, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Rio Novo, São Lourenço, Sete Lagoas.
MS – Campo Grande, Cuiabá, Corumbá.
PA – Ananindeua, Belém.
PR – Almirante Tamandaré, Bandeirantes, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Ibiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa.
RJ – Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro (capital), Resende, São Gonçalo, São João do Meriti, Teresópolis, Três Rios.
RN – Natal.
RS – Caxias do Sul, Cruz Alta, Garibaldi, Itaara, Pelotas, Porto Alegre, Taquara, Uruguaiana.
SC – Balneário Camboriú, Florianópolis, Joaçaba.
SP – Amparo, Atibaia, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Caçapava, Campinas, Jambeiro, Jundiaí, Peruíbe, Pindamonhangaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo (capital), Santos, Sorocaba, Tambaú, Taubaté.

Maringá

Maringá entrou na história da trova ao promover, em 1966, o I Festival Brasileiro de Trovadores, que reuniu os mais prestigiados trovadores brasileiros da época, entre os quais Amaryllis Schloenbach, Aparício Fernandes, Barreto Coutinho, Carlos Guimarães, Carolina Ramos, Coubert Rangel Coelho, Durval Mendonça, Elton Carvalho, Eno Theodoro Wanke, Iraci do Nascimento e Silva, J. G. de Araújo Jorge, José Maria Machado de Araújo, Joubert de Araújo Silva, Leonardo Henke, Luiz Otávio, Maria Nascimento Santos Carvalho, Maria Thereza Cavalheiro, Octávio Babo Filho, Orlando Woczikoski, Rodolpho Abbud, Vera Vargas, Zálkind Piatigorsky.

Maringá sediou mais três grandes festivais de trovas (1970, 1972 e 1977). Sediou também dois Congressos Nacionais de Trovadores (1990 e 1992), coordenados pela autora deste trabalho. E já promoveu três Jogos Florais (2000, 2001 e 2002), além de um concurso nacional, em 2003, e outro atualmente em andamento, ambos liderados pela Academia de Letras de Maringá, em parceria com a seção local da União Brasileira de Trovadores.

Missa em trovas

Em 1970, em Maringá, como ato de abertura do II Festival Brasileiro de Trovadores, foi celebrada pela primeira vez no Brasil a Missa em trovas, com versos de autoria do poeta maringaense A. A. de Assis, tendo como celebrante o então pároco da Catedral-Basílica de Nossa Senhora da Glória, Monsenhor Sidney Luiz Zanetini. Os trovadores visitantes levaram cópias da Missa, e desde então ela passou a ser celebrada em numerosas festas de trovas, em todo o Brasil, de Porto Alegre a Belém do Pará, tendo recebido inclusive uma bênção especial do papa João Paulo II. Em anos mais recentes, a Missa em trovas tem sido presidida em Maringá pelo Monsenhor Júlio Antônio da Silva (Padre Julinho), atual pároco da Catedral. Para dar uma idéia, transcrevemos a seguir a oração de abertura da Missa em trovas:

Deus, no princípio, descerra
o palco da criação:
cria o céu e cria a terra
e enche de luz a amplidão.

Cria as águas e as reparte
em rios, lagos e mares,
e com ternura e com arte
cria os bosques e os pomares.

Coloca milhões de estrelas
na abóbada imensa e nua,
e acende no meio delas
o sol e em seguida a lua.

Faz que as águas se povoem
de peixes – grandes, pequenos,
e manda que as aves voem
com seus festivos acenos.

Num outro gesto ele faz
aparecer sobre a terra
toda espécie de animais:
os da planície e os da serra.

E o paraíso está feito,
e tudo está muito bem:
um mundo lindo, perfeito
em tudo o que ele contém.

E é nessa alegre paisagem
que Deus finalmente lança
alguém que é a sua imagem,
sua própria semelhança.

"Façamos – diz o Senhor –
o homem, e a companheira
com quem partilhe o esplendor
e a graça da terra inteira!"

Cria-os Deus na excelência
da justiça e da verdade,
e dá-lhes a inteligência
e a vontade e a liberdade.

Dá-lhes a luz, o calor;
dá-lhes o ar, o alimento;
dá-lhes o aroma da flor,
e a chuva e o luar e o vento.

E lhes confere o poder
de ter o mundo nas mãos,
e a missão de conceber
um grande povo de irmãos.

Organização

O trovismo é o primeiro grande movimento literário a organizar-se nacionalmente como uma espécie de confraria, a ponto de os trovadores se chamarem uns aos outros de irmãos. Além da UBT – União Brasileira de Trovadores, principal entidade trovista hoje existente no país, várias outras se dedicam à trova, entre as quais a Academia Brasileira de Trovas, a Academia Mineira de Trovas, a Academia de Trovas do Rio Grande do Norte e o Clube dos Trovadores Capixabas.

Durante as décadas de 1970 e 1980, chegou a haver certa rivalidade entre alguns desses grupos. Atualmente, porém, reina perfeita harmonia. Todos se entendem muito bem, compartilhando a sua bela arte.

A UBT funciona mais ou menos à moda dos clubes de serviços, tais como Lions e Rotary. Os núcleos da UBT são chamados seções, com sede nas cidades onde os trovadores sejam mais numerosos, ou delegacias, onde sejam poucos ainda os cultores da trova.

Há uma diretoria nacional, sediada na cidade onde resida o seu presidente. O atual presidente nacional é o trovador Eduardo A. O. Toledo, residente em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Há uma diretoria estadual, igualmente sediada onde resida seu presidente. A atual presidente estadual para o Paraná é a trovadora Amália Max, residente em Ponta Grossa.

E há em cada seção uma diretoria municipal. Em Maringá, o atual presidente é o trovador Dari Pereira. Se uma cidade tiver pequeno número de trovadores, será nomeado um delegado, até que haja número suficiente para instalar-se a seção.

Normalmente, os trovadores contribuem com uma pequena taxa mensal ou anual para manter em funcionamento a seção, e cada seção envia à diretoria nacional uma pequena contribuição anual. As despesas são em geral modestas: selos de correio, confecção e distribuição de boletins, fotocópias etc. Nas reuniões festivas, é habitual oferecer-se um coquetel simples, cada um dos participantes levando alguns doces, salgados e refrigerantes. Para as festas maiores, tais como as de premiação aos vencedores de concursos, a seção promotora angaria ajuda na comunidade. Em muitas cidades, essas festas fazem parte do calendário oficial de eventos.

Presença na mídia

Não se sabe exatamente quantos trovadores existem hoje no Brasil. Calcula-se algo por volta de 5 mil. Com atuação permanente, regularmente inscritos nas respectivas seções, e íntimos uns dos outros, há cerca de 2 mil. Os de São Luís do Maranhão se relacionam fraternalmente com os de Porto Alegre, os de Natal com os de Curitiba, os de Nova Friburgo com os de Maringá, os de Belo Horizonte com os de Niterói, como se fossem todos da mesma família, e todos sabem tudo sobre todos. Isso se torna possível por três motivos principais: primeiro, porque é intensa a troca de correspondência entre eles; segundo, porque freqüentemente eles se encontram em suas festas nos mais diferentes lugares; terceiro, porque a trova, além de contar com mídia própria, sempre teve espaço em jornais e revistas, nas emissoras de rádio e televisão e em outros meios de divulgação.

Há dezenas de jornaizinhos (informativos) de circulação mensal, que as seções da UBT editam e distribuem aos seus filiados e às demais seções, gratuitamente ou mediante o pagamento de um valor simbólico pela assinatura. Alguns desses jornaizinhos circulam no país inteiro e ainda em Portugal, de modo que, por exemplo, o anúncio de um concurso, publicado num deles e reproduzido pelos demais, chega rapidamaente a todos os trovadores brasileiros e portugueses. O mesmo ocorre com os resultados dos concursos.

Dentre os periódicos que promovem ou apóiam a trova, ocorre-nos citar os seguintes: A Rosa (Santos-SP), Bali (Itaocara-RJ), Boletim Informativo da UBT-Rio (Rio de Janeiro-RJ), Calêndula (Porto Alegre-RS), Fanal (São Paulo-SP), Horizonte em Trovas (Belo Horizonte-MG), Informativo da UBT Nacional (hoje editado em São Paulo), Informativo da UBT-SP (São Paulo-SP), Jornal Maringaense (Maringá-PR), Koisalinda (Ribeirão Preto-SP), Literatura & Arte (Vitória-ES), Menestrel (Juiz de Fora-MG), Movimento Poético Paranaense (Curitiba-PR), nosso espaço (Rio de Janeiro-RJ), O Estro (Brasília-DF), O Trovador (Natal-RN), Os Trovadores (Curitiba-PR), Quatro Versos (Nova Friburgo-RJ), Trovalegre (Pouso Alegre-MG), Trovanatal (Natal-RN), Trovia (Maringá-PR).

Até a década de 1960, quase todos os jornais e revistas brasileiros mantinham colunas, páginas ou até cadernos inteiros dedicados à literatura em prosa e verso. Por ser um poema curto e de fácil compreensão, a trova sempre esteve presente nesses espaços, contando com um número muito grande de leitores.

Também a mídia eletrônica divulgava amplamente a trova e outras modalidades de poesia. Poetas como J. G. de Araújo Jorge e Aparício Fernandes, que mantinham programas desse gênero no rádio e na televisão do Rio de Janeiro, graças a isso ficaram famosos em todo o país, chegando a ser recordistas no recebimento de cartas.

Hoje ainda, Brasil afora, há um número considerável de colunas especializadas em trovas, com espaço em jornais e revistas, além de programas de rádio e televisão. Rodolpho Abbud comanda há muitos anos um desses programas na Rádio Sociedade de Nova Friburgo, com alto índice de audiência. Marisol em Teresópolis, Maria Thereza Cavalheiro em São Paulo, Alonso Rocha em Belém do Pará, Humberto Del Maestro em
Vitória, Flávio Roberto Stefani em Porto Alegre, são outros exemplos de poetas que publicam colunas de trovas em importantes jornais, e todos eles com estimulante retorno por parte dos leitores. Em Portugal, a poeta Maria José Fraqueza dirige prestigiado programa de trovas na Rádio Gilão, de Tavira. Ultimamente, a Internet tem sido também amplamente utilizada como veículo para divulgação de trovas.

Considerem-se ainda as muitas outras maneiras de levar a trova ao povo: em materiais de propaganda, em cartões de telefone, em peças de artesanato, em vários tipos de brindes, em cartazes colados nos ônibus urbanos, em painéis, muros, paredes etc. Na cidade mineira de Pouso Alegre, por exemplo, a Secretaria Municipal da Cultura mandou pintar trovas com mensagens educativas nas paredes de todos os prédios públicos.

Todos esses meios de divulgação, somados aos livros que cada trovador periodicamente publica, contribuem para que a redondilha circule por toda parte, espalhando alegres mensagens, algumas fazendo sonhar, outras fazendo rir, todas fazendo pensar.

Concursos

Os concursos têm como principal finalidade estimular a produção de trovas e estreitar o relacionamento entre os trovadores. Na maioria dos casos, estabelecem-se dois temas, um de âmbito estadual ou regional e outro de âmbito nacional-internacional, abrangendo trovas líricas e filosóficas. Em alguns concursos, há também um tema para trovas humorísticas.

Cada concorrente participa com um número limitado de trovas, variando de uma a cinco, dependendo do regulamento do torneio. Cada concurso costuma receber de mil a duas trovas. Ao final do prazo estabelecido para a remessa, uma ou mais comissões julgadoras iniciam o processo de avaliação. Dentre as trovas finalistas, são selecionadas as premiadas, na maioria dos casos 15, sendo 5 vencedoras, 5 menções honrosas e 5 menções especiais.

A UBT, por princípio, não promove nem apóia concursos com prêmios em dinheiro. Os vitoriosos recebem diplomas e troféus ou medalhas, e são convidados a ir à festa de premiação com despesas de transporte por conta própria. Os promotores oferecem apenas hospedagem e refeições. Se um dos vitoriosos, por algum motivo, não pode comparecer à festa, recebe os prêmios por meio de um representante ou pelo correio. As festas variam conforme os recursos disponíveis. Em média, duram de dois a três dias, constando de passeios turísticos na cidade-sede, recitais, reuniões de estudo, cerimônias religiosas tais como a Missa em trovas, solenidade de premiação etc. É também costume eleger-se a Musa da festa, uma jovem que tenha aparência lírica e que goste de poesia. Mas tudo isso tendo sempre como objetivo principal a confraternização e o fortalecimento da amizade. Aliás, há até uma frase-lema, criada pelo trovador Izo Goldman, de São Paulo: "A trova, acima de tudo, faz amigos".

Os trovadores têm seu dia: 18 de julho, data de nascimento de Luiz Otávio, que, pela qualidade das suas trovas e por sua incontestável liderança no movimento trovadoresco, mereceu o título de príncipe dos trovadores brasileiros. E também têm seu patrono, São Francisco de Assis, que foi um dos mais importantes trovadores do período medieval.

Não há uma estatística atualizada quanto às atividades profissionais dos trovadores. Observa-se, porém, que, em maioria, são pessoas de escolaridade média ou superior. Fernandes (1972, p. 80) fornece um quadro que pode pelo menos servir de base. Na época, as 20 profissões com maior número de representantes entre os trovadores eram, pela ordem: professores, jornalistas, servidores públicos, advogados, médicos, bancários, militares, dentistas, radialistas, contabilistas, magistrados, engenheiros, farmacêuticos, empresários, musicistas, promotores de justiça, sacerdotes, diplomatas, publicitários e atores.

Quanto ao sexo, há bastante equilíbrio, algo bem próximo do meio, embora ultimamente as mulheres comecem a constituir maioria: cerca de 60%. No que se refere à idade, há predominância de pessoas com mais de 50 anos. A trova é, por excelência, uma arte da terceira idade, embora existam muitos jovens entre os melhores trovadores. O grande número de idosos talvez se explique pelo fato de serem em geral aposentados, com mais tempo disponível para escrever e também para participar de concursos e encontros. Muitos chegam a falar em "trovaterapia", aludindo aos benefícios que tal prática lhes traz à mente e ao coração.

Exportação

A trova brasileira tem chamado a atenção de adeptos da poesia no mundo inteiro. Muitas delas têm sido vertidas e "exportadas" para outras línguas, sem perder a graça original. Fernandes (1972, 37) fala sobre isso, dando a seguir alguns exemplos: "Não é apenas no idioma português que a trova é fascinante. Seja na musicalidade da língua italiana, seja na rispidez da alemã, no francês gutural ou no inglês objetivo, as qualidades fundamentais da trova permanecem".

Trova de Aparício Fernandes, vertida por Héctor Strazzarino para o espanhol:

Se a gente, quando falasse,
meditasse antes um pouco,
talvez o mundo ficasse
mais feliz e menos louco!

Si la gente, cuando hablase,
meditara antes un poco,
tal vez el mundo quedase
más feliz y menos loco!

De Augusta Campos, vertida para o italiano por Carmen Sala:

Não deixes que te apoquente
o que passado já está.
Cuida bem do teu presente,
do porvir Deus cuidará.

Non lasciar che ti tormente
del passato quel che sta.
Ti cura bem del presente,
al doman Dio pensera.

De Luiz Otávio, vertida para o alemão por Ignez Teltscher:

Maria dos meus amores,
a minha noite, o meu dia!
Maria das minhas dores,
tu és um mundo, Maria!

Maria meiner Liebe,
Maria meiner Schmerzen!
Meines Tages und meiner Nacht,
Die Welt in meinem Herzen!

Também de Luiz Otávio, vertida para o inglês por C. Victor Stahl:

Olhando a melancolia
que tu levavas no olhar,
lembrei-me da lua fria
sobre uma campa a brilhar.

Such melancholy stare
seen lurking in your eye,
is like the moon’s chill flare
on grave-stones standing by.

Técnica

No curto espaço deste trabalho não cabe um estudo pormenorizado sobre técnicas de versificação. Vale, entretanto, lembrar que a trova, como as demais modalidades de poesia, tem normas a serem obedecidas, e ignorar tais normas seria empobrecer a arte pretendida. O trovador necessita, sobretudo, estar atento às questões do ritmo, da métrica e da rima.

O ritmo, na composição da trova, não chega a ser muito rigoroso. O verso setissílabo admite ampla variedade nesse aspecto, devendo-se observar apenas se o efeito sonoro resultante agrada ao ouvido. Há que haver certo "balanço", aquela melodia típica da cantiga. O setissílabo geralmente considerado ideal é o que bate forte nas ímpares, isto é, o que tem as tônicas na 1ª, 3ª, 5ª e 7ª sílabas, como este de Sérgio Bittencourt: Minha voz na voz do vento... Mas também soam bem versos como estes: Meu limão, meu limoeiro... / Peguei o Ita no Norte... / Valei-me, meu pai, valei-me... / Maria, minha Maria... / Amei, sonhei, fui feliz...

O que o poeta deve mesmo evitar são os versos de sonoridade frouxa, como estes: Tenho um coração sofrido.../ Era descendente dela... / Quer desesperadamente...

A métrica é um pouco mais complicada, exigindo maior experiência. Na composição de um verso, o cuidado inicial é lembrar que "sílaba" em poesia não significa exatamente a mesma coisa que em gramática. A sílaba poética corresponde a um som, ou seja, a uma nota musical. O setissílabo é um verso de sete sons (dó-ré-mi-fá-sol-lá-si), contados até a última sílaba tônica. É importante lembrar também que vogais vizinhas são em geral pronunciadas separadamente nos casos de hiato, e se juntam quando não ocorre hiato. Sirvam de exemplo estes conhecidos versos de Gonçalves Dias:

Mi | nha | te | rra | tem | pal | mei | ras,
on | de | can | ta o | sa | bi | á.
As | a | ves | que a | qui | gor | jei | am
não | gor | jei | am | como | lá.

A rima, segundo as normas atuais, como já vimos, deve ser dupla, isto é, devem ser rimados o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto (abab). Em trova não há, porém, grande exigência quanto ao fato de a rima ser rica ou pobre, no sentido tradicional de que rica seria a rima entre palavras de diferentes categorias gramaticais: verbo com substantivo, adjetivo com advérbio etc. Isso não tem sido levado muito a sério atualmente. Mais importante, como sugere Nogueira (1996, p. 27), é o trovador estar atento para evitar certos cochilos que, estes sim, enfraquecem o verso. Por exemplo:

rimas em que a vogal tônica seja a mesma nos quatro versos: liso / dia / viso / havia; mar / amava / bar / sonhava; veia / cedo / areia / segredo.

rimas com palavras derivadas: ver / rever; agir / reagir; tempo / contratempo.

rimas imperfeitas, assim chamadas por haver diferença no timbre das vogais tônicas: idéia / areia; sacode / pôde; melhor / favor.

rimas regionais. Em São Paulo, viu rima com frio, que os paulistas pronunciam /friu/, num único som; no Rio de Janeiro não, porque os cariocas pronunciam /fri-io/, em dois sons, como se fosse hiato. Em algumas regiões céu rima com mel, pronunciado /méu/; em outras não, porque a pronúncia é /me’l/, quase /mele/.

Certamente, não são apenas os pormenores técnicos que fazem a beleza da trova. Muitas delas há em que normas tidas como importantes são desprezadas e no entanto o resultado é ótimo. De toda forma, sempre que lidamos com arte é recomendável buscar o máximo de aprimoramento. A trova, embora pequenina, é uma obra de arte, um poema, portanto merece do seu autor especial cuidado. O principal é sempre o achado, a idéia nova, contudo cada ingrediente complementar concorre para dar a esse achado um encanto maior. O ritmo harmonioso, a boa rima, a escolha do vocabulário adequado, a correção gramatical, a qualidade da mensagem, tudo isso se soma na produção de uma trova primorosa, dessas a que se costuma chamar antológicas.

Fonte:
Agenir Leonardo Victor. A TROVA - O Canto do Povo. Enviado por e-mail.

Ialmar Pio Schneider (Trovas Premiadas)



IV CONCURSO ESTADUAL DE TROVAS 2011
UBT Seção Caxias do Sul – RS
MENÇÃO ESPECIAL


TEMA: geada (humorística)

Quem disse que a geada esfria
uma relação qualquer?
Eu faço amor todo dia,
mas não co´a mesma mulher !

CONCURSO RELÂMPAGO
UBT Seção Caxias do Sul – RS

Em 7 de agosto de 2011

TROVA VENCEDORA

Tema: FANTASIA (S)

Quando jovem, meu intento
era conquistar gurias,
hoje, no envelhecimento,
tenho apenas fantasias...

***
Obs.: Fui agraciado com os prêmios acima descritos, em 7 de agosto de 2011, em Caxias do Sul – RS, pela UBT daquela cidade.

Fonte:
Trovas e fotos enviadas pelo autor

José Roberto Balestra ("Facebook" Não; Só Face!)


Vi num blog literário o anúncio de um novo concurso de contos. Faz bem competir; há sol pra todo mundo...

Estava em casa, ou melhor, estávamos: eu, o notebook e o mundo no écran, e Gary Moore vazando das caixas de som, num solo iluminado com sua guitarra PRS em The Prophet. Aliás, algumas pessoas mereciam terna colher de chá na lista de eternidade divina; Gary estaria nela. ................. Já me repensando: o Criador deve ter sempre boas Razões pra me contrariar. Um dia eu e Ele trataremos sobre. Que não seja breve, tá, Mestre?

Voltando à vaca-fria, claro que a notícia alegra quem é arrebatado por escrever sobre qualquer tema, o pleno da vida, na base do exercício faça-de-tudo-um-pouco-que-passa-e-se-evita-ficar-louco-com-o-pouco-da-cinzenta-massa.

Teclei o link indicado. Fui ao regulamento... (Coisa danada é a alegria, regozijo motivado que vai tomando conta da gente, evoluindo feito um alegro de música clássica; o pulsar do coração toma andamento animado. Delicioso!)

E beethovenamente meu alegro com brio foi crescendo, crescendo, me absolvendo, como diz o poeta Peninha em sua melodiosa Sonhos.

Eis que me senti fustigado por um vento frio, daqueles em massa crescida de pão. Era o cruento das condições: o conto teria de ser inédito, sem publicação alguma, nem em blog! E mais. Teria de me inscrever no tal facebook!, isto para, em caso de vitória, fomentar discussão sobre criação da capa do livro, valores de venda, marcar data para autógrafos, essas coisas assim próprias, dizia o regulamento.

Claro que minha massa de pão encalacrou na hora! Vi-me enrolado nesse calamistro quente e instransponível, ainda que a justificativa de se ter um facebook fosse para difundir cultura “...e não somente para publicação de lixo virtual.”.

Não tenho facebook. E agora, alertado de que nele há “lixo virtual”, então vejo que não estava errado nem sem motivos para ainda não tê-lo. Continuarei assim, sem!

Mas não era só isto. Havia mais. Ou melhor, havia menos; o regulamento não dizia sobre o que mais interessa a um ignoto escritor: o prêmio!, o quantum!... Só se ver publicado não vale... Acho nisso um incentivo manquitola demais. Em vero um desestímulo.

Ora, quem tem audácia de dar a cara pra bater num concurso literário, nacional ou não, é claro que quer a vitória, que quer ver seu livro lançado, circulando e, sobretudo o prêmio financeiro do certame (Não estou falando de “prêmio literário”, pra concorrer apenas autor com livro já editado.), que é o que sustentará o desconhecido escritor por algum tempo.

Que a editora seja de pequeno porte ou não, é uma empresa, e com fins lucrativos. Nos lucros viajam os glóbulos vermelhos e brancos que sustentam seu corpo editorial. Sem eles a anemia é fatal, falenciosa. Com o escritor iniciante se dá exatíssima mesma coisa!

Editor que queira promover algum concurso literário, garimpar um promissor autor de sucesso para sua casa, não deve deslembrar que carro de bois sem bois é apenas carro; não canta o carro nem avança o carreiro. Precisa gostar de livros e também de quem os escreve; o lucro vem da cantadeira do rodado dessas condições... para os dois.

Por essas e por outras é que o paulista batataense JOSÉ OLYMPIO faz tanta falta no mundo editorial brasileiro. Era um editor ousado!

Ele tinha cuidado com seus lucros, mas também carinho especial, de verdadeiro amigo pessoal, para quem lhos trazia; os escritores. Entre esses seus colaboradores estavam um João Guimarães Rosa, para ali vindo através do Prêmio Humberto de Campos da própria Livraria J. O. Editora, um Mário Palmério, uma Rachel de Queiroz, um Ciro dos Anjos, um Carlos Drummond de Andrade, um Ariano Suassuna, um Luís Jardim, um... Nenhum deles ali aportou renomado.

Fonte:
http://zerobertoballestra.blogspot.com/

Monteiro Lobato (Viagem ao Céu) XVIII – No planeta maravilhoso


Depois de muita imaginação resolveram partir para Saturno; mas antes disso consultaram o Burro Falante.

A gravidade daquele burro já vinha de muito tempo impressionando a boneca, de modo que ao ouvi-lo responder tão “sentenciosamente” (falar sentenciosamente quer dizer falar como aquele animal falava), Emília bateu na testa e disse:

— Heureca! Achei um nome para o Burro Falante: Conselheiro! ... Tudo que ele diz parece um conselho de velho — e é sempre um conselho muito bom. Viva o Conselheiro!...

E a partir daquele momento o Burro Falante passou a chamar-se Conselheiro.

Resolvido aquele ponto, Pedrinho distribuiu as pitadas de pirlimpimpim e contou — um... dois... e três! O fiunnn foi tremendo — e os cinco viajantes (inclusive o anjinho) foram despertar bem em cima dos anéis de Saturno.

Que maravilha! Os tais anéis, ou discos, eram uma planície sem fim de luz, como o arco-íris — uma lisura luminosa que rodeava o imenso planeta. Pedrinho explicou que a força de atração de Saturno era em certo ponto neutralizada pela força de atração do disco, de modo que naquela zona os seres perdiam o peso — ficavam parados no ar, flutuando na maior das gostosuras. E eles estavam justamente nessa zona onde não havia peso! Começaram, pois, a flutuar, a flutuar...

— Parece um sonho! — dizia a menina. — Estou boiando como num mar de delícias. Oh, gosto dos gostos! Oh, fenômeno!...

E boiaram, boiaram, viraram-se em todas as posições, como se estivessem sobre um invisível colchão de paina solta. O Conselheiro, coitado, sentia-se atrapalhadíssimo, porque, como boiava como os demais, ora se via com as quatro patas para cima, ora para baixo, ora para os lados. Emília jogava o anjinho no ar e ele ficava boiando sem cair. Estiveram naquela zona um tempo enorme, brincando duma coisa que nenhuma criança da Terra nem sequer imagina — brincando de boiar num fluido luminoso e deliciosíssimo.

— É uma gostosura que até enjoa a gente — disse Pedrinho num momento em que estava de pernas para cima, segurando o Conselheiro pelo rabo. — Tudo sem peso! Só agora compreendo a estupidez que é o tal peso lá na Terra. A gente vai fazer qualquer coisa e cansa, por quê? Por causa do peso...

— Mas ter um pesinho é bom — disse a menina, já com saudades dos seus quarenta quilos. — Estou tão acostumada a ter peso que isto aqui me dá a idéia de que estou aleijada — de que está me faltando um pedaço. O peso é um verdadeiro pedaço da gente...

Pedrinho explicou que se conseguissem sair daquela zona chegariam a outra em que o peso volta.

— Então vamos para lá — propôs a menina.

E lá se foram, arrastando-se como puderam. Deu certo. Na segunda zona começaram a sentir um pouco de peso, e com isso a sensação tornou-se-lhes ainda mais agradável. Podiam andar como na Terra, mas com muito cuidado, porque o esforço exigido para cada passo era mínimo. Pareciam em câmara lenta. Tiveram de aprender a andar ali. No começo faziam força demais e com um passo iam parar longe. Por fim acertaram o jogo.

Súbito, Emília gritou:

— Estou vendo uma coisa que deve ser um saturnino — e apontou em certa direção.

Era verdade. Um ser esquisitíssimo vinha na direção deles, exatinho como Dona Benta dissera — todo gelatino e transparente; mas sem forma definida — ia mudando de forma segundo as necessidades. O mais assombroso, porém, foi que o estranho saturnino parou diante deles e falou do modo mais claro e natural possível. Falou, sabem como? Falou espichando lá de dentro da gelatina o “crocotó que falava” — um crocotó que parecia uma dessas águas-vivas que há no mar.

— Bem-vindos sejam aos nossos domínios — disse ele. — Temos acompanhado a viagem de vocês através dos espaços. Sabemos tudo. Ouvimos tudo que vocês, conversaram com São Jorge lá na Lua.

— Então daqui enxergam até a Lua, que é uma isca de satélite? — perguntou Pedrinho muito admirado.

— Sim, para nós não há distâncias. Temos sentidos que vocês não podem compreender. Acompanhamos a vida de todos os seres em todos os astros dos céus. Aqueles pobres telescópios dos astrônomos da Terra fazem-nos sorrir de piedade. São puras “cegueiras” em comparação dos nossos teleolhos.

— Eu bem disse! — gritou Emília. — Eu bem disse que eles tinham telecrocotós. São os tais teleolhos...

— Sim, são os nossos olhos de ver a qualquer distância por maior que seja. E o nosso principal divertimento é esse: ver, ver tudo quanto se passa no universo. Sabemos de toda a vidinha de vocês lá no sítio. Assistimos à morte do Visconde quando caiu no mar. Vimos o tiro com que o Barão de Munchausen cortou o cabresto do burro. Rimo-nos do susto de Dona Benta ao perceber que estivera sentada no dedo do Pássaro Roca, julgando que fosse raiz de árvore.

— Não viu também aquele murro que dei no olho do barão? — perguntou Pedrinho.

— Perfeitamente — e achamos muita graça na idéia.

O assombro dos meninos não tinha limites. A boneca pediu:

— Diga então o que Dona Benta está fazendo lá no sítio.

O saturnino virou o telecrocotó em certo rumo e respondeu:

— Está sentada na redinha da sala de jantar, chorando...

— Chorando? — repetiu a menina, admirada. — Por quê?

— Porque é uma avó muito boa e não sabe por onde andam os seus netos. Meu conselho é que voltem o quanto antes.

Pedrinho fez cara de choro.

— Voltar, justamente agora que encontramos o planeta dos nossos sonhos? Isso é doloroso...

— Concordo, mas vocês têm de admitir que é um crime deixarem uma tão boa criatura largada sozinha naquele planeta feio e triste. A Terra é um dos planetas mais atrasados e grosseiros do nosso sistema solar. Voltem. Tenham dó da velhinha. Um dia poderão dar novo pulo até aqui e trazê-la. Já sabem o jeito.

Os dois meninos concordaram, depois de um longo suspiro. Sim, tinham de voltar para aquele sem-gracismo da Terra, onde os homens não sabem fazer outra coisa senão matar-se uns aos outros.

— Não há dúvida — fungou Pedrinho. — Volto; depois venho cá de novo me naturalizar saturnino. Mas será possível semelhante coisa? Temos a nossa forma, temos só cinco sentidos e estes braços e estas pernas. Aqui em Saturno todas as coisas são diferentes...

— Isso não quer dizer nada. Nós enxertaremos em vocês todos os nossos crocotós, com licença ali da Senhorita Emília.

Aquela conversa com o saturnino foi o maior dos assombros. O que ele disse, o que contou do universo, o que falou a respeito de Sírio e outras estrelas famosas, tudo era da mais absoluta novidade — e um encanto! Os meninos não cessavam de fazer perguntas, que ele respondia com a maior clareza. Quando Pedrinho indagou do que comiam, a resposta foi:

— Nós nos alimentamos de fluidos aéreos. Lá na Terra vocês vivem indiretamente da luz do Sol. A luz do Sol cria as plantas e vocês não passam de praguinhas das plantas, de animais que vivem das folhas das plantas, das sementes das plantas, das raízes das plantas. E como a planta é uma criação da luz do Sol, vocês vivem da luz do Sol — mas indiretamente. Aqui é o contrário. Vivemos diretamente da luz do Sol. Nosso corpo embebe-se da luz solar e vive — e vive muito mais que vocês lá na Terra. Vivemos trinta vezes mais. Dona Benta, por exemplo, não viverá na Terra mais que oitenta ou noventa anos — anos lá de vocês. Aqui ela viveria trinta vezes isso — ou sejam 2.400 ou 2.700 anos...

— E não ficam doentes?

— Não há doenças em Saturno. Isso de doenças quer dizer “imperfeição adaptativa”. Vocês lá na Terra são seres ainda muito pouco evoluídos, seres bastante rudimentares. Não passam de “experiências biológicas”. Seres que ainda vivem de plantas são seres que ainda estão engatinhando na estrada larga da evolução.

Os meninos piscavam os olhos no esforço de entender o que o saturnino dizia.

— Bom, brinquem mais um pouco e voltem para a Terra. Dona Benta está dando suspiros cada vez maiores...

Disse e afastou-se gelatinosamente.

Assim que se viram sozinhos, os três tiveram uma idéia para a despedida: brincarem de patinar nos anéis de Saturno. Com o pouco peso que sentiam, a coisa seria facílima e deliciosa — e puseram-se a patinar, todos, até o anjinho. Todos, menos o Burro Falante. O pobre animal ficou de lado, vendo a linda brincadeira.

Numa das voltas que Emília estava dando aconteceu passar rentinho dele.

— Venha também! — gritou-lhe a boneca. — Aproveite!

O burro sentiu uma vontade imensa de aceitar o convite. Nunca havia brincado em toda a sua vida e a ocasião era ótima.

Não havia por perto “gente grande” para “reparar”. Mesmo assim se conteve. Ele era o Conselheiro, um personagem austero e grave. Precisava respeitar o título — e continuou imóvel onde estava, com as orelhas ainda mais murchas e o olhar ainda mais triste. Jamais brincara em criança — e também não brincaria naquele momento. Seu destino era passar a vida inteira sem regalar-se com as delícias do brincar. E o Conselheiro deu um suspiro arrancado do fundo do coração.

Os meninos por fim cansaram-se daquilo. Cansaram-se de patinar nos anéis de Saturno e pararam.

— Chega — disse Pedrinho. — Estou com remorso. A coitada da vovó chorando lá na rede. Isso é judiação.

E tratou de voltar à Terra. Antes, porém, tinham de portar na Lua para pegar Tia Nastácia.
____________
Continua … XIX – De novo na Lua
–––––––––––-
Fonte:
LOBATO, Monteiro. Viagem ao Céu & O Saci. Col. O Sítio do Picapau Amarelo vol. II. Digitalização e Revisão: Arlindo_Sa

Afonso Cruz (Os Livros que Devoraram meu Pai)


ESTE LIVRO SEU PAI TEM QUE CONHECER...

“Os livros que devoraram meu pai” uma viagem pelos grandes clássicos da literatura mundial
A Obra De Afonso Cruz, Vencedora Do Prêmio Literário Maria Rosa Colaço, Será Lançada No Brasil Pela Editora Leya

Elias Bonfim é um garoto que acaba de completar 12 anos e receber uma herança misteriosa, uma biblioteca abandonada. Mas este não é um presente comum, Elias também descobriu que seu pai, Vivaldo Bonfim, está preso em um dos livros de seu acervo e sua verdadeira herança é encontrar o pai.

“Os livros que devoraram meu pai”, de Afonso Cruz – lançado pela LeYa Brasil – é um quebra-cabeças do universo literário, em que um jovem vai desvendar os mistérios dos grandes clássicos e conhecer os perigos feitos de letras. O livro foi um dos vencedores do prêmio literário Maria Rosa Colaço, de 2009 em Portugal.

Vivaldo Bonfim era um escriturário entediado, que acabou mergulhando num exemplar de “A Ilha do Dr. Moreau”, de H. G. Wells, e nunca mais voltou ao mundo real, nem mesmo para o nascimento de seu filho Elias. O garoto imaginava que seu pai havia morrido de enfarte, mas completar 12 anos, sua avó lhe deu a chave para descobrir sua verdadeira história familiar.
Será que Elias encontrará seu pai? O que pode ter naquele livro de tão mágico? Como lidar com assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos dessas páginas amareladas?

Quais serão as pistas que “A Odisséia”, “O Médio e o Mostro” e “A Divina Comédia” darão a ele nesta busca insólita?

Fonte:
Blog do Roberth Fabris

Afonso Cruz (1971)


Afonso Cruz (Figueira da Foz, Portugal, 1971) é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.

Trabalhou em cinema de animação, em vários filmes e séries tanto de publicidade como de autor, de entre os quais se destacam um episódio da série Dois Diários e um Azulejo, baseado na obra do poeta português Mário de Sá Carneiro e realizado em conjunto com Luís Alvoeiro e Jorge Margarido em 2002, que ganhou duas menções honrosas (Cinanima e Famafest) e um prêmio do público, e «O Desalmado», um episódio da série Histórias de Molero (2003), uma adaptação de O que diz Molero de Dinis Machado.

Publicou várias ilustrações na imprensa periódica, nomeadamente para a revista Rua Sésamo, em manuais escolares, storyboards e publicidade. Ilustrou cerca de três dezenas de livros para crianças com textos de José Jorge Letria, António Manuel Couto Viana e Alice Vieira, entre outros.

Afonso Cruz publicou, até à data, seis livros de ficção:

A Carne de Deus, em 2008, um thriller satírico e psicodélico;

Enciclopédia da Estória Universal, em 2009, um engenhoso e divertido exercício borgesiano com o qual venceu o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco e

Os Livros que Devoraram o Meu Pai, em 2010, livro infanto-juvenil vencedor do Prêmio Literário Maria Rosa Colaço de 2009.

Em 2010, A Boneca de Kokoschka e A Contradição Humana, vencedor do Prêmio Autores 2011 SPA/RTP, escolhido para a exposição White Ravens 2011 e menção especial do Prêmio Nacional de Ilustração.

Em 2011 publicou o livro O Pintor Debaixo do Lava-Loiças.

Para além disso, colaborou, na edição portuguesa do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas com o ficcional "Síndroma da Culpa Absoluta"; no livro Prazer da Leitura com o conto O Cavaleiro Ainda Persegue/A Mesma Donzela; e na novela policial O Caso do Cadáver Esquisito.

Faz parte da banda de blues/roots The Soaked Lamb, com a qual gravou os álbuns Homemade Blues, em 2007, e, em 2010, Hats and Chairs, para os quais compôs vários originais, escreveu letras, cantou e tocou guitarra, banjo, harmónica e ukulele.

Obras Publicadas

A Carne de Deus, Bertrand Editora (2008)
Enciclopédia da Estória Universal, Livros Quetzal (2009)
Os Livros que Devoraram o Meu Pai, Editorial Caminho (2010)
A Boneca de Kokoschka, Livros Quetzal (2010)
A Contradição Humana, Editorial Caminho (2010)
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, Editorial Caminho (2011)

Colaborações

 * Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas, Saída de Emergência (2010)

 * Prazer da Leitura, FNAC/Teodolito (2011).

 * O Caso do Cadáver Esquisito, Prado (2011).

Fonte:
Wikipedia

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 292)


Uma Trova Nacional

Condoído, o sol tão doce,
secou a folha da flor...
pensando que o orvalho fosse
uma lágrima de amor...
–MARIA DE LOURDES REIS/SP–

Uma Trova Potiguar

Primavera é a natureza
se revestindo de cores,
multiplicando a beleza
nos sonhos dos trovadores.
–JOAMIR MEDEIROS/RN–

Uma Trova Premiada

2007 - UBT-Natal/RN
Tema: TEMPO - M/H.

Não me sinto envelhecido
pois trago, em planos risonhos,
o meu tempo repartido
entre as saudades e os sonhos...
–MARINA BRUNA/SP–

Uma Trova de Ademar

Fiz, de vento, uma coluna
com fé e força tamanha,
capaz de mover a duna
até aos pés da montanha.
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

A saudade em horas mortas,
sem ver que o tempo passou,
teima em abrir velhas portas
que há muito a vida fechou ...
–WALDIR NEVES/RJ–

Simplesmente Poesia

Só Tu
–PAULO SETÚBAL/SP–

Dos lábios que me beijaram,
Dos braços que me abraçaram
Já não me lembro, nem sei...
São tantas as que me amaram!
São tantas as que eu amei!

Mas tu - que rude contraste!
Tu, que jamais me beijaste,
Tu que jamais abracei,
Só tu, nest'alma, ficaste,
De todas as que eu amei.

Estrofe do Dia


Vendo a lua cor de giz
no alto do firmamento,
as nuvens que se desgarram
nas rebanadas do vento,
eu sinto os versos do mundo
entrando em meu pensamento.
–ZÉ CARDOSO/RN–

Soneto do Dia

Soneto
GUILHERME DE ALMEIDA/SP

Fico - deixas-me velho. Moça e bela,
partes. Estes gerânios encarnados,
que na janela vivem debruçados,
vão morrer debruçados na janela.

E o piano, o teu canário tagarela,
a lâmpada, o divã, os cortinados:
"Que é feito dela?" - indagarão - coitados!
E os amigos dirão: "Que é feito dela?"

Parte! E se, olhando atrás, da extrema curva
da estrada, vires, esbatida e turva,
tremer a alvura dos cabelos meus;

irás pensando, pelo teu caminho,
que essa pobre cabeça de velhinho
é um lenço branco que te diz adeus!

Fontes:
Textos enviados pelo Autor
Imagem = http://mensagensegifsdateka.blogspot.com/2011/01/lagrimas-gif.html

Agenda Literária 2012 (Publique seus Textos)


Publique poema, miniconto, reflexão filosófica ou outro texto literário breve numa agendinha de bolso que ficará junto a você e ao seu leitor o ano todo

Características da publicação

A publicação terá o mínimo de 160 páginas, formato A6, miolo P&B, capa colorida plastificada ou fosca, acabamento lateral em espiral.

Ficha catalográfica e ISBN.

Tiragem mínima de 3 mil exemplares.

Possibilidades de participação

Você pode enviar poema, miniconto, reflexão filosófica ou outro texto literário breve para ser publicado em meia página ou três quartos de página

=> Meia página – R$ 50,00 – (6 exemplares) (veja o modelo)
=> Poema de até 12 linhas (contando as linhas entre versos) ou um texto em prosa até 600 caracteres.

=> Três quartos de página – R$ 100,00 – (10 exemplares)
=> Poema de até 20 linhas (contando as linhas entre versos) ou um texto em prosa até 950 caracteres.


Inscrições até o dia 20 de agosto (valendo carimbo dos correios ou via internet)

Os autores podem enviar material para quantas páginas desejarem.

Não é concurso, nem haverá seleção, mas textos contendo xenofobobia, preconceito, discriminação ou similares que atentem contra a legislação vigente poderão não ser publicados.

Dados para quitação de cota de participação

a) depósito no Banco do Brasil, ag. 3702-8 conta corrente 17278-2 Titular: Abilio Pacheco de Souza; ou

b) depósito no Banco Itaú Ag 1136 (sem dígito) Cc 40176-5 Titular: Deurilene Sousa; ou

c) através de cheque remetido dentro do envelope.

Outras informações:

- A participação corresponde à cessão de direitos autorais para a presente edição. Entretanto, os direitos permanecerão com os autores para futuras publicações. Os autores são responsáveis por seus respectivos textos e caberá aos mesmos responder por plágio, publicação indevida, difamação, discriminação, preconceito… ou não autoria da obra, isentando o organizador de crime de direito autoral.

- A página-modelo aqui apresenta encontra-se reduzida devido ao tamanho padrão do folder;

- Os autores participantes receberão por email arquivo em pdf com a prova da página para retificação ou liberação;

- Os organizadores farão a revisão ortográfica e gramatical, mas a revisão estilística, bem como a postagem são à parte;

- Email para contato: editoraliteracidade@uol.com.br; telefones para contato: (91) 8263-8344 // 8896-0379.

Caso deseje outras informações, acesse: http://literacidade.com.br/projetos/agenda-literaria/

Se preferir, escreva para:

Editora LiteraCidade
Prefixo na Biblioteca Nacional: 64488
CNPJ: 12.757.748/0001-12

www.literacidade.com.br

Caixa Postal 5098 - Belém - PA - CEP 66645-972
Telefones: (91) 8263-8344 / 8896-0379

Fonte:
Abílio Pacheco

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 291)


Uma Trova Nacional

Ante a luz que já clareia,
a fartura que há de vir,
pecado é ter a mão cheia
e não saber dividir.
–ANALICE FEITOSA DE LIMA/SP–

Uma Trova Potiguar

Noite escura, pirilampos,
piscando no pé da serra,
beleza daqueles campos,
saudades de minha terra...
–JONAS RAMOS/RN–

Uma Trova Premiada


2000 - Barra do Piraí/RJ
Tema: SERESTA - Venc.

Quando cessa a tempestade,
resta a estrofe derradeira
da seresta da saudade
no compasso da goteira.
–ELEN DE NOVAIS FÉLIX/RJ–

Uma Trova de Ademar

Pela fé que se irradia
de sua imagem nos lares,
vejo em Padre João Maria
o santo dos potiguares.
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Nós somos mal informados.
Nossas chances são pequenas,
por vivermos mergulhados
sob as ilusões terrenas.
–CHICO MOTA/RN–

Simplesmente Poesia

Ocaso
–MARINA BRUNA/SP–

No mundo, grades
barrando os meus anseios.
No corpo, limites
frustrando as vaidades.
No senso, críticas
cercando os meus prazeres.
No tempo, marcas
secando as esperanças...

Ah!
Quero reacender luzes apagadas,
pintar paredes envelhecidas
antes que muros definitivos
encerrem meu continente de sonhos,
ambições e de loucuras!...

Estrofe do Dia

Onde a flor exarasse mais perfume,
onde a planta o ar puro respirasse,
a disputa infiel não prosperasse,
perdoar fosse o dom do bom costume,
a paixão não murchasse com ciúme,
arrogância perdesse a existência,
onde o pássaro exibisse a inocência
sem das armas temer à pontaria
- Se eu nascesse de novo pediria
pra viver no país da consciência.
–PEDRO ERNESTO/CE–

Soneto do Dia

Vaidade
–ANTONIO JURACI SIQUEIRA/PA–

Esta casa que habito não é minha,
tampouco os versos que te dou, são meus;
são como a chuva, o mar, a erva daninha:
frutos do mundo, dádivas de Deus.

Quando o Sol rasga o céu, de manhãzinha,
iluminando réus, crente e ateus,
eu me sinto menor que uma andorinha
e a minha fé, maior que os Pirineus!

Portanto, meus irmãos, a fama, o orgulho,
a arrogância, a vaidade, a ostentação
que turvam nosso humano entendimento,

não passam de sandices, de ilusão,
essência de tambor, que faz barulho
mas nada tem por dentro além de vento.
Link
Fontes:
Textos enviados pelo Autor
Imagem = Axia

I FLIPAN Festival Literário do Pantanal


De 10 a 15 de outubro-
Corumba MS


Perfomances:
Lançamentos de livros
Exposição
Artesanato
Oficinas
Palestras

Aberto para quem quiser e puder vir ao Pantanal

Em caso de interesse em ficar alojado em escola (grátis) favor comunicar com antecedencia.
Se tiver barraca de camping, favor avisar para solicitarmos quadra coberta de escola

Há bons Hotéis e Pousadas

É um evento alternativo e independente você escritor (a) poderá vir por conta própria ou patrocinado por órgãos de sua cidade

Haverá Passeios no Rio Paraguai por adesão e visita à Bolivia (cerca de vinte minutos de Corumbá)

Há bons Restaurantes.

Não necessidade de transporte, posto que todos os locais de visitação são bem próximos:
Casa do Artesão,
Art Izu,
Museu do Homem Pantaneiro,
Fundação Boticario,
Moinho Cultural,
Porto,
Praças ,
Museu do Pantanal,etc.

Alguns espaços da internet como Sociedad Venezolana, Clube Cauibi de Compositores, ImersÃO Latina, Poetasdopantanal, Negrituidevisivel.bligoo.com.br trazem notas a respeito do evento.

Contatos com Benedito Lima beneditocglima@yahoo.com.br

Fonte:
Benedito Lima

Bruno Camargo (Pó de Estrelas)


A primeira vez em que viajei pelo espaço, tinha nove anos. Foi num sonho, mas foi real. Foi tão real que, na época, me assustei. Já não conseguia jogar meus videogames de batalhas estelares sem pensar que estive lá. Star Fire, Space Invaders, todos estes acabaram no lixo. Os jogos me lembravam de viajar entre as estrelas, cruzar galáxias. Claro que meus pais não poderiam imaginar que aquilo ia muito além de um devaneio infantil. Eu mesmo ignorei aquilo por muito tempo, até que logo os sonhos pararam e eu não conseguia mais viajar entre as estrelas.

Já na faculdade, meio cansado após uma semana de provas, fui a uma festa com bebida de graça e me embebedei, o maior dos porres que já havia tomado. E, por alguma razão, eu me vi voando entre planetas mais uma vez. A luz forte das nebulosas, berços de estrelas, a música dos astros em movimento, o calor de asteróides em colisão. É claro que a dor de cabeça no dia seguinte não valia a pena. Mas a saudade daquela experiência espacial era tão grande, que precisei procurar uma maneira mais segura de realizá-la de volta. Ter o mesmo sonho anos depois precisava significar alguma coisa. E eu sabia que era a mesma experiência, pois era tão boa e única que só poderia ser a mesma.

Flutuar no espaço, dançando sem gravidade e sem preocupação, sentindo a energia do Universo, ouvindo a música dos astros. Coisas que esquecemos quando descemos à Terra. Sentir a poeira estelar que dá origem à vida de novas estrelas e astros e seres que parecem imaginação. E conhecer os nossos vizinhos do espaço.

Quando os vi pela primeira vez, quando tinha meus nove anos, fiquei assustado. Minha mãe nunca havia me dito que havia outro tipo de gente fora do nosso planeta e, mesmo que eles parecessem simpáticos ao se aproximar, fiquei com medo. Só me acalmei quando meu pai me disse que era um sonho e quando lembrei da sensação que tive quando me embrenhei numa nebulosa. Essa era a sensação que eu tanto busquei mais uma vez.

Pesquisei na internet se mais alguém já tinha vivido algo parecido, e como fizeram pra voltar para aquilo. Muitas bobagens depois, comecei a perceber um padrão entre aqueles textos mais convincentes: a meditação era a chave. O completo silêncio de corpo e alma funcionava como uma ligação direta com o “barulho” do universo.

Resolvi que, naquele fim de semana, eu iria meditar. Descobri que atrás da minha rua havia uma dessas lojinhas místicas que vendem cristais e apanhadores dos sonhos. Coisas que a gente só percebe que existem quando precisamos delas. Comprei uns incensos para criar um clima. No sábado, desliguei o celular, sentei no centro da sala sobre um tapete redondo, vermelho com círculos dourados, com as pernas cruzadas, acendi o incenso e fechei os olhos.

Esvaziar a mente, era o que todos diziam. Pense em nada. Pensar em nada é pensar em alguma coisa, não é? Isso seria bem mais difícil do que eu pensava. Talvez devesse ter pensado em nada mesmo.

Apesar da dificuldade, não desisti. Sábado após sábado, eu me sentava no chão da sala com meus aromas e tentava meditar. Não via nada ainda, mas chegava a passar duas horas meditando, pensando em nada. Era relaxante, pelo menos. Depois de uns dois ou três meses, consegui um resultado diferente. Do meio do vazio, luzes começaram a acender, formando constelações. De volta ao Universo.

Minha alegria já era imensa, mas com uma surpresa eu não contava. Aqueles seres que vi, certa vez, estavam ali de novo. Me chamando. Seres compridos, magros, brancos de luz. Pernas e braços alongados, cabeça arredondada. Não consegui ver as formas de seus corpos e rostos. Etéreos. Luminescentes.

Sem conversar, nos comunicamos. Eu olhava para seus corpos, e informações vinham à minha cabeça. Lembranças muito antigas, de um tempo que nem sabia que vivi. Ali, flutuando pelo espaço, conheci minha própria vida, minha essência, meu eu.
Aquela era minha família. Eu era um deles, viajante do Universo, poeira cósmica, filho das estrelas. Há muitos anos, decidi viver na Terra, explorar aquele planeta que ainda precisava de diretrizes para se desenvolver. Meu serviço já havia acabado, contudo. Era hora de voltar.

Ao passo que me dei conta de minha verdadeira existência, minha razão, me recordei dela. Minha alma gêmea. A mulher que deixei no espaço para me dedicar à Terra. Uma saudade que antes mal sabia existir, agora era lancinante. Meus olhos lacrimejavam. Ela surgiu entre os seres e veio em minha direção. A emoção percorria meu corpo como faíscas. Estiquei meu braço para tocá-la.

Foi quando percebi que eu já não era o mesmo. Meu braço era feito de luz, assim como o de meus amigos. Assim como todo o meu corpo se tornara luz como o deles. Ela tocou sua mão na minha, unindo nossos corpos. Uma palpitação percorria por mim, e eu sentia os sentimentos dela. Estávamos nos unindo, tornando-nos um só. A luz que saía de nós era vigorosa, pura.

Nossos corpos se desfaziam em união, tornando-se uma poeira arroxeada, brilhante. Um Universo dentro de um Universo dentro de um Universo. Juntos, nos refazíamos.

Aquela sensação que eu sempre senti, chegava agora no seu clímax. Um berço de estrelas. Nós nos doamos para o nascimento de uma nebulosa. Poeira de estrelas.
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Veja sobre lançamento do livro de contos Passageiros do Espelho, org. Isabel Furini em http://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/07/isabel-furini-lancamento-de-passageiros.html

Fonte:
Conto extraído do livro de contos “Passageiros do Espelho”, organização e seleção de Isabel Furini. Lançado em 2011.

Roberto Pinheiro Acruche (Barco Fora D’Água)


Viajei, rompi fronteiras,
naveguei durante dias,
noites inteiras e
agora sou somente
um barco fora d’água.
Perdi o meu mundo...
Não tenho remo,
leme, nem direção...
Meu destino é a solidão!
Não vejo mais
o mar salpicado de estrelas
e os reflexos prateados
do luar ascendendo.
A luz do sol já não me alcança,
sinto que estou perecendo
ainda que amarrado
ao verde da esperança.

Fonte:
Roberto Pinheiro Acruche. Trovas e Poemas n. 29 – julho de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 290)


Uma Trova Nacional


Uma Trova Potiguar

Seguindo a trilha do tempo,
sem pressa, rumo ou por que,
eu tenho o bom passatempo
de só pensar em você!...
–IEDA LIMA/RN–

Uma Trova Premiada

1983 - São Paulo/SP
Tema: PRESENTE - M/E

Se no presente o sofrer
às vezes dói, refleti:
- Lutando para viver
eu posso dizer: vivi!
–JOSÉ VALDEZ C. MOURA/SP–

Uma Trova de Ademar


Gosto muito de vencer,
ganhar é bom, eu entendo;
mas eu não sinto prazer
em ver os outros perdendo...
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Ninguém sabe, nesta lida,
onde a surpresa é mais forte:
se nos mistérios da vida
ou nos segredos da morte!
–ALFREDO DE CASTRO/MG–

Simplesmente Poesia

Teu Brilho Em Minha Alma.
–J.B.XAVIER/SP–

Esse ponto brilhante que habita minha alma,
A natureza última do meu ser,
A tradução mais exata do meu entardecer,
A ficção cuja realidade transcende e acalma,
É o que restou do sol esfuziante,
Do instante
Em que tua luz inundou meu mundo...
E brilhará assim, na eternidade,
Nesse brilho pálido onde permeia uma saudade
A iluminar o dia que se faz noite, num céu moribundo...

Estrofe do Dia

Bonita como uma rosa
mãe das mães e dos seus netos
leva uma vida de afetos
uma pessoa amorosa;
sincera , meiga e bondosa
de muita simplicidade,
aquela mulher de idade
superou vários barrancos
e os seus cabelos brancos
eram cinzas de saudade.
–JOMACÍ DANTAS/PB–

Soneto do Dia


O Campo
–JOÃO JUSTINIANO/BA–

Dizem de mim: - "Este sujeito quis
Deixar cidade, asfalto e coisas tantas,
Que a gente busca conseguir, por quantas
Maneiras pode... E volta-se à raiz".

Ninguém calcula, ninguém sente ou diz,
Que eu tenho aqui, nestas paragens santas,
Num mundo meu, sem cobras salamantas,
A vida que meu pai viveu feliz.

Não quero mais que a roça, a rede, a calma,
A paz que o ser me envolve o sangue, a alma,
Neste descuido de viver sem pressa.

Sem hora de chegar ou de sair,
E obrigação de ver, de ir e vir,
A vida mais feliz que achei foi essa.

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Monteiro Lobato (Viagem ao Céu) XVII – Saturno


Por mais agradável que fosse ficarem boiando naquela cauda de cometa, entretidos em conversar com o maravilhoso anjinho, era preciso pensar na viagem.

— A fome está chegando — disse Pedrinho. — Temos de concluir a nossa viagem celeste e voltar para casa à hora da ceia. Podemos ficar por aqui ainda algum tempo — mas não sei para onde ir agora. É tão grande o universo que até enjoa...

— Que tal uma chegadinha ao planeta Vênus? — lembrou a menina. — É o mais simpático de todos.

— Também acho — concordou Pedrinho — mas Vênus é como uma irmã gêmea da Terra. Assemelham-se em quase tudo, no tamanho, nas estações — só que Vênus está muito mais perto do Sol e, portanto, deve ser muito mais quente. Vênus está a 108 milhões de quilômetros do Sol. Está, portanto, 42 milhões de quilômetros mais perto do terrível fogareiro do que a Terra.

— E se formos ao planeta Mercúrio?

— Nem pense nisso, Narizinho! O tal Mercúrio, além de ser o planeta menor de todos, está a apenas 58 milhões de quilômetros do Sol. O calor de Mercúrio deve ser de derreter pedras. Ir a Júpiter, sim, vale a pena. Júpiter é o rei dos planetas — colossal! Gira a 780 milhões de quilômetros do Sol, tem quatro luas formidáveis e um ano igual a onze anos e tanto dos nossos. Júpiter é enorme. Tem 1.390 vezes o volume da Terra!

— E os outros planetas?

— Há o tal Saturno, com dez luas, a 1.400 milhões de quilômetros do Sol e de volume oitocentas vezes o da Terra.

— E que comprimento tem o ano em Saturno?

— Vinte e nove anos dos nossos. O ano de Saturno até desanima a gente. Você lá seria uma criancinha de pouco mais de quatro meses...

— E os outros?

— Há ainda o tal Urano e o tal Netuno. Urano gira longíssimo do Sol a 2.872 milhões de quilômetros, veja que colosso! Tem um ano horrivelmente longo, igual a 84 anos da Terra. Vovó lá estaria apenas com dez meses de idade. E o tal Netuno, então? Esse fica no fim do nosso sistema planetário, quase nas fronteiras. É o antepenúltimo. O último é Plutão.

— A que distância do Sol?

— A 4.500 milhões de quilômetros... E tem um ano que não acaba mais. Imagine que o ano de Netuno corresponde a 165 anos dos nossos lá da Terra...

— Quer dizer que se vovó nascesse em Netuno estaria com cinco meses de idade — mamando ainda, coitadinha... e o tamanho?

— Netuno tem 78 vezes o volume da Terra.

— E os outros planetas, aqueles planetóides de que vovó falou?

— Ah, esses não contam. Existem em número incalculável. São quireras de planetas. São guaruzinhos das águas do céu. Para ser planeta verdadeiro é preciso ter o tamanho de lambari para cima. Guaru não conta.

— E o tal que usa anéis? — quis saber Emília.

— Esse é o planeta Saturno. Está aí uma idéia! Podemos ir a Saturno ver como são os seus anéis...

Todos aprovaram. Uma visita a Saturno era da mais absoluta novidade. Criatura nenhuma da Terra jamais pensara nisso. Se eles dessem um passeio pelo planeta Saturno haviam de ficar imortais — a maçada é que quando lá na Terra contassem a proeza nenhum adulto acreditaria...

Ficou assentado irem para Saturno, mas antes disso Narizinho pediu que o pequeno Flammarion contasse tudo quanto Dona Benta lhe havia dito sobre o maravilhoso planeta dos anéis.

— Esse planeta — disse Pedrinho com a maior importância — está a 1.400 milhões de quilômetros do Sol...

— Espere! — interrompeu Narizinho. — Antes de mais nada eu quero saber uma coisa. Como é que os homens descobriram que tais e tais astros são estrelas, e tais e tais outros são planetas? Numa noite estrelada a gente olha para o céu e vê tudo igual — as estrelas e os planetas. Tudo são pontinhos luminosos e mais nada. Responda a isso, se é capaz.

Pedrinho deu uma risada gostosa.

— Nada mais fácil, menina. A mesma pergunta fiz a vovó e ela respondeu imediatamente. Aquela vovó é uma danada! Não há o que não saiba.

— Então explique.

— O caso é simples. Desde os começos da humanidade os homens viam à noite o céu cheio de estrelas, mas de tanto olhar para o céu foram percebendo uma coisa: que certos astros apareciam sempre no mesmo ponto e outros variavam.

— Como sabiam que eles variavam de lugar?

— Muito simples. Eles viam que em certa noite esses astros estavam perto de certas constelações; na noite seguinte estavam um pouquinho mais adiante, e mais adiante na terceira noite, etc. Viam perfeitamente que esses astros eram móveis, isto é, caminhavam em certas direções. E também observaram que depois de certo tempo eles voltavam. E assim passavam a vida, indo e vindo, indo e vindo — ao passo que as estrelas permaneciam fixas, sempre firmes no mesmo ponto. Depois notaram que esses astros móveis caminhavam numa direção durante um certo número de meses e voltavam em igual tempo. Um ia e vinha em sete meses e meio — era Vênus. Outro ia e vinha em um ano e 332 dias — era Marte. Outro ia e vinha em onze anos e 314 dias — era Júpiter, e assim por diante. Entendeu?

— Entendi — declarou Narizinho — e era verdade, pois havia entendido mesmo. Pedrinho continuou:

— Mas não pense que as estrelas são realmente fixas. Elas também andam girando pelo espaço. Mas como estão longíssimas, parecem fixas.

E voltando a Saturno:

— Quando vovó começa a falar desse planeta até fica que nem a Emília. Diz que é o maior do céu, uma beleza que nem em sonhos podemos imaginar. É um planeta bem grande, oitocentas vezes o volume da Terra e com dez luas.

— Dez? — admirou-se a menina.

— Dez, sim, e três delas mais próximas do que a nossa Lua o é da Terra. E eu tenho aqui em meu caderninho o nome das dez luas saturninas. Saturnino quer dizer de Saturno.

— Não precisava explicar. Quem não adivinha semelhante coisa?

Pedrinho tirou do bolso o caderno de notas e leu o nome das luas de Saturno.

— Mimas, Encelado, Tétis, Dione, Réia, Titã, Têmis, Hiperion, Jápeto e Febo.

— Então Mimas, Encelado e Tétis são as “pertinhas”! — adivinhou Emília, que estava com o anjo adormecido no colo.

— Sim. São as que ficam mais próximas de Saturno do que a Lua o é da Terra — confirmou Pedrinho. — Que beleza não deve ser, hein? Uma lua no céu da noite já é tão bonito, imaginem dez!... Os habitantes de Saturno devem viver enjoados de luas. E como se isso fosse pouco, ainda tem no céu, permanentemente, a maravilha das maravilhas que são os anéis.

— Conte o que vovó disse dos anéis — pediu a menina.

— Ah, vovó explicou tudo muito bem. Como ela sabe! Esses anéis são três, ou um só dividido em três faixas distintas, sempre iluminadíssimas pela luz do Sol. Eu até fico tonto ao imaginar a beleza que devem ser!

— E que tamanho têm os anéis?

— A palavra anel atrapalha a gente — disse Pedrinho.

— O melhor é dizer “disco”, porque aquilo é na realidade um disco de milhões de fragmentos de astros a girarem em redor do planeta. E para você ter idéia do tamanho, é preciso primeiro que saiba duma coisa: que o diâmetro de Saturno tem 120.000 quilômetros. Muito maior que o da Terra. Pois bem: a largura do disco de Saturno tem 64.000 quilômetros...

— E a grossura?

— É de apenas 60 quilômetros.

— Só? — admirou-se a menina. — Então, então, então...

— Eu sei o que você quer dizer, Narizinho. Você quer dizer que o disco é da finura duma folha de papelão para a folha inteira do papelão, não é isso? Pois está muito enganada. Suponha um disco de papelão de 1 metro de diâmetro por 1 milímetro de espessura. Pois nessa proporção, sabe qual seria a espessura do disco de Saturno? Seria de 426 quilômetros — vovó já fez a conta. Mas a espessura do disco de Saturno é só de 60 quilômetros. Logo, o disco é proporcionalmente muito mais fino que o papelão.

— Da finura dum papel de seda para uma folha inteira de papel de seda?

— Exatamente. O diâmetro do disco de Saturno está para a sua espessura como o tamanho duma folha de papel de seda está para a finura do papel de seda. Compreendeu?

— Isso até o anjinho compreenderia — berrou a boneca — se estivesse acordado e soubesse o que é papel de seda — e pôs-se a alisar os lindos cabelos da criaturinha adormecida em seu colo.

O pequeno Flammarion continuou a expor o que sabia de Saturno.

— O mais interessante que vovó me contou — disse ele — foi o que os sábios imaginam da vida em Saturno. Tudo é diferentíssimo de lá da Terra.

— Por quê?

— Porque as condições de Saturno são diferentes. O ano de Saturno é enormíssimo (ano você sabe o que é: o tempo que um planeta gasta para dar uma volta em redor do Sol). O ano de Saturno tem 29 anos dos nossos lá da Terra! E os dias são de apenas dez horas. Dia você sabe o que é...

— Sei. Os planetas giram em redor do Sol e também giram em redor de si mesmos. Quando giram em redor de si mesmos, há sempre uma parte que fica dando para o Sol e outra que fica no escuro. Temos aí o dia e a noite. Certo?

— Exatinho. Você está ficando tão boa quanto eu na ciência da astronomia...

— Gabola!... Mas continue. Como são os habitantes de Saturno?

-— Ninguém sabe ao certo, mas os homens de ciência imaginam. Acham que devem ser umas criaturas tão diferentes de nós que nem podemos compreendê-las. Uns seres gelatinosos, transparentes, adiantadíssimos, com órgãos diferentes. Devem alimentar-se de fluidos e não de coisas líquidas ou sólidas, como nós. E terão muitos mais órgãos dos sentidos do que nós. Nós não passamos de uns coitadinhos. Só temos cinco sentidos. Cinco, imagine que pobreza! Eles lá devem ter dez, vinte, cem... Para saber as coisas, nós precisamos estudar. Eles vibram no ar o “órgão da ciência” e já ficam sabendo.

Emília meteu o bedelho.

— Isso quer dizer que os saturninos ainda têm mais crocotós que os marcianos.

— Não creio — duvidou Pedrinho. — Crocotó dá idéia de coisa dura e eles são gelatinosos.

— Há também crocotó do mole — resolveu Emília.

— Pois então — continuou Pedrinho — o que pode acontecer é o seguinte: quando eles querem “sentir” qualquer coisa, espicham lá de dentro da gelatina um crocotó do mole, e esse órgão “detecta” o que é preciso. Se um saturnino, por exemplo, quer saber que horas são, espicha para fora o “crocotó do tempo” e detecta a hora no ar... E se quer saber se a Terra é habitada, espicha para fora o “crocotó da distância...”

— O telecrocotó! — lembrou Emília.

— ...e vê tudo lá na Terra como se estivesse pertinho.

Emília assustou-se.

— Então já me viram aqui com o anjinho e são capazes de qualquer coisa — e cobriu o anjinho com o avental.

— Será possível que eles espiem tudo quanto fazemos lá no sítio? — imaginou a menina. — Ah, meu Deus! Não existe sossego neste universo. A gente pensa que faz coisas escondidas — e esses diabos de Saturno estão vendo! Imaginem como não se divertem com essas espiações por meio do “crocotó da distância...”

— Os outros astros devem ser o cinema lá deles — sugeriu Pedrinho. — Eu, por mim, já estou cansado da Terra. Queria ser saturnino. Delícia maior não há. O dia inteiro com o cinema do universo diante de nós! O dia inteiro a espiarmos as reinações de todos os seres que existem...
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Continua … XVIII – No Planeta Maravilhoso
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Fonte:
LOBATO, Monteiro. Viagem ao Céu & O Saci. Col. O Sítio do Picapau Amarelo vol. II. Digitalização e Revisão: Arlindo_Sa