domingo, 14 de abril de 2019

Concurso de Trovas da UBT/Santos (Trovas Premiadas)

Nota:
Este concurso está sendo reeditado, pois na verdade ele não foi os Jogos Florais de Santos e sim Concursos de Trovas da UBT/Santos.

NACIONAL

Tema: Despedida

VENCEDORAS 
(Ordem de Classificação)
Não há outra tão sofrida,
Nem de final tão tristonho,
quanto aquela despedida
que leva consigo um sonho!
Sandro Pereira Rebel
Niterói/RJ

Toda de preto vestida
chora uma dor sem revolta;
como é triste a despedida
de quem se vai...e não volta.
Olympio da Cruz S. Coutinho
Belo Horizonte/MG


Silêncio! Não diga nada
Traduza o adeus em acenos.
A despedida calada
pode doer... mas dói menos.
José Henrique da Costa
Magé/RJ


Sua ausência consumada
Numa triste despedida,
Deixou-me um vazio,  um nada
E a minha vida sem vida.
Licínio Antônio de Andrade
Juiz de Fora/MG

No momento da partida,
Disse (Tchau!), com toda a calma!
E foi esta despedida
Que mais doeu na minha alma!!!...
Maria Madalena Ferreira
Magé/ RJ


Despeço-me da bebida...
E antes que eu me descontrole,
Ergo o brinde à despedida,
E sorvo o último gole!
Edmar Japiassu Maia
Nova Friburgo/RJ


Tu partes! A despedida
me entristece sem revolta,
pois, nas voltas desta vida,
eu vislumbro a tua volta.
Relva do Egypto R. Silveira
Belo Horizonte/MG


Pobre de quem na partida,
não tem claro aos olhos seus
se o aceno da despedida
é de até-logo ou de adeus!
Sérgio Fonseca
Mesquita/RJ


Sem alarde, na partida,
mostra o destino inclemente,
a despedida da vida
em cada sol no poente.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
Juiz de Fora/MG


Qualquer adeus, nesta vida,
deixa  um sabor tão cruel...
que o gosto da despedida
amarga mais do que fel!!!    
Professor Garcia
Caicó/RN

MENÇÕES HONROSAS


A criança canta e sonha,
vive a infância, sem prever
que despedida tristonha
está no verbo “crescer”...
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba/PR

Ah! Se eu pudesse na vida
transformar numa virada,
o choro da despedida
num sorriso da chegada!
Clenir Neves Ribeiro
Nova Friburgo/RJ


Que bom completar avida
sem mágoas no coração,
deixando, na despedida,
em cada amigo, um irmão.
A. A. de Assis
Maringá/PR


Ao tomar lições da vida
eu aprendo sem tropeço,
que o papel da despedida
tem por fim um... recomeço!
Maria Helena Oliveira Costa
Ponta Grossa/PR


Disfarçando a despedida,
para senti-la mais leve,
não disse adeus na  partida,
balbuciei: - Até breve.
José Almir Loures
Astolfo Dutra/MG

Foi assim: ao despedir-me
da mulher que tanto amei,
fitei seus olhos e, firme,
disse adeus... mas não chorei!
Antônio Carlos Teixeira Pinto
Brasília/DF


Se a despedida maltrata,
que importa sempre lutar,
se a vida, ao sentir-se grata,
te ensina a recomeçar!...
Elias Pescador
São Paulo/SP


De tanto viver chorando
a dor de tantas partidas,
meu coração foi ficando
calejado em despedidas.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG


A despedida eu prorrogo...
Mas ela, os olhos nos meus,
murmura em breve “até logo”
maquiando o seu  adeus...
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo/RJ


Forte depois de um tropeço,
buscando o mar de outra vida,
escrevo um novo começo,
sempre a cada despedida.
Francisco Gabriel
Natal/RN

MENÇÕES ESPECIAIS


Até quem é forte chora,
e vê no instante um castigo,
se o grande amor vai-se embora...
ou se despede um amigo.
Roberto Resende Vilela
Pouso Alegre/MG

Na  hora da despedida,
da dor tornei-me refém:
- minha saudade doída
embarcou no mesmo trem!
Fernando Fernandes
Brasília/DF


Quanto afago, quantos tapas
já trocamos, eu e a Vida...
E vamos queimando etapas,
sem pensar em despedida!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP

A hora da despedida
começa na mocidade,
quando o relógio da vida
marca o tempo da saudade
Eduardo A. O. Toledo
Pouso Alegre/MG


Na hora da despedida,
eu não sei bem, na verdade,
se resta a dor da partida,
ou o início da saudade...
Hélio Costa
São Paulo/SP


A mais triste despedida
que teve a Mãe de Jesus,
foi vê-LO, já combalida,
morrer nos braços da cruz!
José Antônio de Freitas
Pitangui/MG


No instante da despedida,
não percebeste o perigo:
ao sair da minha vida,
a carregaste contigo...
Renata Paccola
São Paulo/SP


As lembranças calorosas,
fragmentos da nossa vida...
foram pétalas de rosas
deixadas  na despedida...
Célia Terezinha N. Vieira
Irati/PR


Foi na tua despedida
que perdi o meu caminho;
teu regresso à nossa vida
se tornou meu lar, meu ninho.
Paulo Roberto de O. Caruso
Niterói/RJ


Me pergunto se há vantagem
num beijo de despedida,
que adoça a minha viagem,
mas dificulta a partida.
José Arthur Basaglia
São Paulo/SP
 
MUNICIPAL (Santos)

Tema: Despedida


A dor que mais dói, na vida,
sem nada haver que a conforte,
é a dor de uma despedida,
que dói mais que a própria morte!
Carolina Ramos

Ante a hora da partida,
nossa tensão se agiganta
e a despedida é contida
na voz presa na garganta.
Cláudio de Cápua

Asa branca no céu voando
para o sertão de partida,
parece um lenço acenando
num adeus de despedida!!!
Maria Nelsi Sales Dias

Ante a lágrima caída,
que é do próprio sentimento...
O que pesa é a despedida,
pesando no pensamento.
Ana Maria Guerrize Gouveia

A pertinaz despedida
abafou a nossa voz,
cada lágrima caída
dizia tudo por nós!
Maria Aparecida Ferreira de Vasconcelos

Foi tão triste a despedida,
mas algum tempo depois,
vi que o fato, em nossa vida,
foi melhor para nós dois...
Antonio Colavite Filho

Ante a dor de uma partida
esta triste realidade,
porque toda despedida
deixa sempre uma saudade!
Edna Gallo

No instante da despedida
Eu procurei disfarçar,
Mas a lágrima sentida
veio em meu rosto rolar!...
Nair Lopes Rodrigues

Na morte, vivo pensando,
olhando de longe a vida,
assim vou me acostumando
com a hora da despedida.
Suely Ribella

É na dor da despedida,
que acendo a reflexão!
Tudo passa nesta vida
menos a recordação.
Íria Suelli Belchior

Fonte: Carolina Ramos

Nenhum comentário: