sábado, 20 de agosto de 2022

Baú de Trovas LV


Nossa distância é tamanha,
mas não me curva o revés...
- És a imponente montanha,
eu sou um vale aos teus pés!...
Adelir Coelho Machado
São Gonçao/RJ, 1928 - 2003, Niterói/RJ
= = = = = = = = = = =

Do passado, ouço a cantiga
que recorda, ternamente,
que há sempre uma rua antiga
nos velhos sonhos da gente...
Albertina Moreira Pedro
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Dorme o menor na calçada...
e a rua se estende ao léu,
feito uma rede amarrada
aos dois extremos do céu!
Antonio de Oliveira
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Para mudar a visão
de quem não muda as retinas,
Deus, em sábia decisão,
encheu as ruas de esquinas!
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = = =

Amanhece... a luz se espraia...
triste, vai-se a noite embora
e a lua branca desmaia
nos róseos lençóis da aurora.
Carolina Ramos
Santos/SP
= = = = = = = = = = =

Minha rua era encantada...
Só na infância pude tê-las,
sob a luz, numa calçada
eu brincava com estrelas! ...
Clenir Neves Ribeiro
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Preso à saudade infinita,
percebo, em minha inconstância,
que a montanha é mais bonita
quando se avista à distância...
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Neném... Zé Gordo... Tuinha...
Zeca saci... (Que distância!)
- Cadê a turma que eu tinha
na rua da minha infância"?
Eduardo A. O. Toledo
Pouso Alegre/MG
= = = = = = = = = = =

Fazer o bem ao irmão
é muito gratificante,
pois faz bem ao coração
torna o amor exuberante.
Ester Figueiredo
Barra do Piraí/RJ
= = = = = = = = = = =

Camuflando a dor no olhar,
vou vivendo assim, sozinho,
como a fonte a deslizar
sobre as pedras do caminho!
Eugênia Maria Rodrigues
Rio Novo/MG
= = = = = = = = = = =

À mesa e antes de dormir,
cada um faz sua prece,
enquanto há fogo a luzir,
a Deus a gente agradece!
Glória Marson

São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = = =

De minha mãe cozinhando
minha vozinha também…
fogão de lenha lembrando
tudo que tanto fez bem!
Henrique Eduardo
Ocara/CE

= = = = = = = = = = =

Quando o silêncio é uma prece,
sob a lua, em noite calma,
no meu bairro até parece
que as velhas ruas, têm alma...
Izo Goldman
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Com o frescor das ideias
que a primavera lhe traz
encanta suas plateias
o trovador perspicaz.
Jerson Brito
Porto Velho/RO
= = = = = = = = = = =

Sou criança e, de alma nua,
o sonho em minh'alma cresce...
E há ruas, na minha rua,
que só meu sonho conhece!
João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012
= = = = = = = = = = =

Em cada verso, a emoção...
em cada linha, o carinho...
Faço a trova… e é o coração
que me conduz no caminho.
José Feldman
Campo Mourão/PR
= = = = = = = = = = =

Em ser pai ou em ser filho
não se vê qualquer valor,
se não houver, nisto, o brilho
da doação, por amor.
Julimar Vieira
Aracaju/SE
= = = = = = = = = = =

Num ninho de passarinho,
num sorriso de criança
e num gesto de carinho,
dorme, tranquila, a esperança.
Juraci Siqueira
Belém/PA
= = = = = = = = = = =

De inspiração sem medida
é o dia se abrindo em flor,
é o sol espalhando vida,
da vida brotando amor.
Lilia Souza
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Entre moças animadas,
dançando em festas juninas,
também vejo entusiasmadas
muitas crianças pequeninas!
Lucília Trindade Decarli
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = = =

Símbolo de amor ardente,
a rosa acompanha a vida…
Vermelho, um amor latente,
que aos namorados convida!
Lucy Almeida
Maceió/CE
= = = = = = = = = = =

A vida é, para os meus passos,
uma rua de tropeços ...
Mas, se é rua de fracassos,
também é ... de recomeços! ...
Marcelo Zanconato Pinto
Juiz de Fora/MG

= = = = = = = = = = =

Até hoje, sem canseira,
vou brincando o São João
com noiva casamenteira
vou dançando um bom modão.
Marcos Coelho
Dourados/MS
= = = = = = = = = = =

Enquanto o sol se levanta
e espanta a névoa da mata,
a fonte branca se encanta
e canta... feito cascata!...
Marina Bruna
Franca/SP, 1935 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Ao vento, dançando , as rosas,
vão saudando o amanhecer;
secam-se as folhas chorosas
que o orvalho molhou sem ver!…
MIFORI
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = = =

Eu não entendo, Senhor,
a diferença das ruas:
- Umas, repletas de amor,
outras, de amor, sempre nuas.
Milton Nunes Loureiro
Campos/RJ, 1923 – 2011, Niterói/RJ
= = = = = = = = = = =

Do antigo fogão de lenha
hoje, só restam lembranças…
Embora saudade eu tenha,
vivo novas esperanças!
Neiva Fernandes
Campos dos Goytacazes/RJ
= = = = = = = = = = =

O presente tem voltado,
e, embora não tenha ido,
já tem gosto de um passado,
que nem sequer foi vivido.
Nélio BessanT
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = = = =

Pétalas rubras… macias…
belas rosas tu me deste…
lembram doces poesias
que, num dia, me disseste…
Olga Ferreira
Pelotas/RS
= = = = = = = = = = =

Pingos de sol – pequeninos
teus lindos olhos, criança,
são dois milagres divinos
iluminando a esperança...
P. de Petrus
São Paulo/SP, 1920-1999
= = = = = = = = = = =

As lembranças são tão fartas,
da rua que eu não esqueço,
que até mesmo as minhas cartas
sabem de cor o endereço! ...
Rodolpho Abbud
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013
= = = = = = = = = = =

Vai, meu verso, e luta em prol
de quem maneja a charrua,
lavrando de sol a sol
a terra que não é sua!
Sérgio Bernardo
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Ah! o Correio Elegante,
corações de cartolina.
Primeiro amor, radiante,
ele, um menino, eu, menina.
Sílvia Svereda
Irati/PR
= = = = = = = = = = =

Aquele seu bilhetinho
deixou-me toda ofegante…
Ainda guardo com carinho
o seu Correio Elegante!
Solange Colombara
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

É a rua da minha infância!
Revejo a casa... ouço o trem...
E cismo, em sonho e à distância,
que ela envelheceu... também!
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Unindo dois corações
na fria noite de inverno,
são tristes minhas canções
por mais que eu seja fraterno
Ubiraci Conceição
Belém/PA
= = = = = = = = = = =

Na infância a gente brincava,
eu de sol, você de lua ...
e o universo começava
e acabava em nossa rua!
Zaé Júnior
Botucatu/SP, 1929 – 2020, São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Belas rosas perfumadas
de várias tonalidades!…
Enfeitam  nossas jornadas
trazendo felicidades.
Zilnete Moraes
Campos dos Goytacazes/RJ

Nenhum comentário: