sexta-feira, 19 de julho de 2019

I Concurso de Trovas “Singrando Horizontes” (Resultado Final)


TEMAS:
Veteranos: Horizonte/s
Novos Trovadores: Poesia/s



VETERANOS

ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVA

VENCEDOR
    Paulo Roberto de Oliveira Caruso
Niterói/RJ


Por mais que o destino apronte,
te levando a novos ares,
sigo fitando o horizonte,
esperando regressares.
_________________________________________________

ESTADUAL (PARANÁ)
VETERANOS

VENCEDORES
 
1.
Nilsa Alves de Melo
Maringá


Outros são meus horizontes...
Não tracem o meu caminho,
quero beber de outras fontes,
acertar e errar sozinho.
--------------------

2.
Luiza Nelma Fillus
Irati


Meus olhos tristonhos buscam
no horizonte o ser amado,
mas as miragens ofuscam
esse deleite sonhado!
--------------------

 3.
Leonilda Yvonneti Spina
Londrina


Que novo líder desponte,
com vocação verdadeira,
trazendo um áureo horizonte
para a pátria brasileira!
-------------------- 

4.
Nilsa Alves de Melo
Maringá


Belo futuro me acena,
de horizontes promissores...
Sei que valerá a pena
ser fiel aos meus pendores.
--------------------
   
5.
Odenir Follador
Ponta Grossa


Chora junto àquela fonte
a bela moça donzela...
Raios de sol do horizonte
brilham nas lágrimas dela.
_______________________________________

ESTADUAL (PARANÁ)
 NOVOS TROVADORES

1.
César Augusto Ribas Sovinski
Curitiba
 
Por certo eu não viveria
sem a poesia, meu sal.
É que o mundo da poesia
sustenta o mundo real.
 
--------------------
   
2.
César Augusto Ribas Sovinski
Curitiba


Escute a voz da poesia:
Que belos versos declama!
Desafia a fantasia,
nossos sentidos inflama.
____________________________________________

NACIONAL / INTERNACIONAL
NOVOS TROVADORES

VENCEDORES
 
1.
João Roberto Vasco Gonçalves
Vitória / ES


Poesia, bálsamo d’alma,
que transpira num poema!
Raros momentos de calma,
enlevo da arte suprema!
--------------------  

2.
João Roberto Vasco Gonçalves
Vitória / ES   

Ela é todo o meu amor!
Penso nela todo dia,
com carinho e com ardor...
razão da minha poesia!
-------------------- 

3.
Silmar Bohrer
Caçador / SC


Quantos viventes na vida
choram a vida vazia...
Devem curar a ferida
com a essência da Poesia.
--------------------  

4.
Jaíra Presa
Santos / SP   


Esta noite enluarada
cria em nós a fantasia,
ao dizer à nossa amada
versos, rimas e poesia...
--------------------  

5.
José Airton Mellega
Piracicaba / SP

Num recanto do universo,
poesia eu vou escrever.
É meu sentimento em verso,
para alegrar seu viver.
____________________________________________

NACIONAL / INTERNACIONAL
VETERANOS

VENCEDORES


1.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora / MG


Destino, desde criança,
por mais que me desapontes,
mantenho o olhar de esperança
pousado em meus horizontes.
--------------------  

2.
Alba Helena Corrêa
Niterói / RJ

Olhe, de frente, a amplidão,
estude e não se amedronte,
pois a luz da educação
abrirá seu horizonte!
-------------------- 

3.
Jessé Fernandes do Nascimento
Angra dos Reis / RJ

Avisto já no horizonte,
em pleno declínio, o sol;
mas não me abato, ergo a fronte
e aguardo um novo arrebol.
--------------------  

4.   
Carolina Ramos
Santos / SP

Melhor o mundo seria,
se no horizonte se lesse
a palavra AMOR... E, um dia,
nesse AMOR ... o mundo cresse!
--------------------  

5.
Relva do Egypto Rezende Silveira
Belo Horizonte / MG

Sinto a névoa do poente,
envolvendo os meus agoras,
mas renasço, sigo em frente,
no horizonte das auroras.
____________________________________

MENÇÃO HONROSA

1.
Edweine Loureiro da Silva
Souka-shi / Saitama / Japão


No horizonte, o sol brilhando
é Deus, que vem permitir
a quem estiver chorando
nova chance de sorrir.
--------------------  

2.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora / MG

Com seu brilho extraordinário,
surge o sol, atrás do monte,
feito um deus incendiário
pondo fogo no horizonte.
--------------------  

3.
Antônio Francisco Pereira
Belo Horizonte / MG

Quem olha para o futuro
e vê além do horizonte,
em vez de levantar muro,          
prefere construir ponte.    
-------------------- 

4.
Glória Tabet Marson
São José dos Campos / SP


Vê o céu, quem se apaixona,
e as estrelas, há quem conte;
é o amor que vem à tona,
abrindo um novo horizonte!
--------------------  

5.
Jerson Lima de Brito
Porto Velho / RO

O horizonte de um menino
será rude e pardacento,
se lhe negarem ensino
e a luz do conhecimento.    
________________________________________________

MENÇÃO ESPECIAL

1.
Mara Melinni
Caicó / RN

Nos ocasos, é que a gente,
sem cobrança e sem medida,
vê que a vida é diferente
nos horizontes da vida!...
--------------------  

2.
Valter Rodrigues Mota
Taubaté / SP

No horizonte, lá distante,
vejo o céu tocando o mar.
Mergulha o sol flamejante,
surge a lua em seu lugar.
--------------------  

3.
Maria Aparecida Ferreira de Vasconcelos
Santos / SP

Navegando entre os abrolhos,
no horizonte irei buscar
o verde mar dos teus olhos,
onde eu quero navegar !
--------------------  

4.
Mariangela da Silva Santos
Saquarema / RJ

Em busca dos horizontes,
valores da minha vida,
ultrapassei grandes pontes,
sempre de cabeça erguida!--------------------  

5.
Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte / MG

Feito folha solta ao vento,
horizontes eu transponho
e me alteio ao firmamento,
porque vivo ao léu do sonho...
_____________________________________
 
DESTAQUE

Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG


De beleza, eternas fontes,
em voos de sonho eu parto,
lendo “Singrando Horizontes”,
nem mesmo saio do quarto!
________________________________________
 
Comissão Julgadora
Flávio Roberto Stefani (Porto Alegre/RS)
Therezinha Dieguez Brisolla (São Paulo/SP)
A. A. de Assis (Maringá/PR)
Vanda Fagundes Queiroz (Curitiba/PR)

Coordenador/Organizador/Fiel Depositário email
José Feldman

Coordenador Envelopes
André Ricardo Rogério

Parceria:
Academia Brasileira de Trova
Tertúlia Luso-Brasileira de Trovadores
Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia
Academia de Letras do Brasil / Paraná
Academia de Letras e Artes de Paranapuã
____________________________________________________

NOTA AOS PREMIADOS:
Os diplomas estão sendo confeccionados e breve serão enviados a seus respectivos emails assim como o Caderno de Trovas Premiadas.

Nenhum comentário: