segunda-feira, 21 de junho de 2021

Baú de Trovas XXXII


Coração feito de pedra
não nos pode dar amor,
é deserto onde não medra
a beleza de uma flor!
AGENOR DE OLIVEIRA FREITAS
= = = = = = = = = = =

Só se acaba uma amizade
ou termina um grande amor
quando não fica a saudade
engaiolando uma dor.
ALAÔR E. SCISÍNI0
= = = = = = = = = = =

Da vida revendo a história,
nas horas do outono, em calma,
pecados de amor são glória,
para enlevo de nossa alma!
ALMEIDA COUSIN
= = = = = = = = = = =

O cinamomo floresce
em frente do teu postigo.
— Cada flor murcha que desce
morre de sonhar contigo...
ALPHONSUS DE GUIMARAENS
= = = = = = = = = = =

Vou rimando, com fervor,
duas frases, na verdade:
meu coração diz — amor,
e minha alma diz — saudade.
ALVAYR BRAGA ESTEVES
= = = = = = = = = = =

Toda mãe que o filho embala
tem no olhar estranho brilho,
pois é o seu amor que fala
nos versos que canta ao filho.
ANA AMÉLIA CARNEIRO DE MENDONÇA
= = = = = = = = = = =

Ah, meu amor, quando fores,
me escreve lá do caminho,
porque saudades são dores
que matam devagarinho...
ANA RODRIGUES
= = = = = = = = = = =

Amor! Não podem dizer
os versos mais inspirados
o que dizem a tremer
nossos dedos enlaçados.
ANA ROLÃO PRETO MARTINS ABANO
= = = = = = = = = = =

Estreias da minha angústia,
dizei-me, por caridade,
como pode amor tão breve
deixar tão longa saudade!
ANDERSON BRAGA HORTA
= = = = = = = = = = =

Cai a chuva na calçada,
eu olho sem emoção...
— Ela não leva a saudade
que trago no coração.
ANGELA MARIA DE ALMEIDA OLIVEIRA
= = = = = = = = = = =

Longe de ti, quantas vezes
me acabrunho em desenganos!
Meus dias parecem meses
e os meses parecem anos!
ANTÔNIO JUSTA
= = = = = = = = = = =

Antes de ver-te, eu vivia
bem pobre de inspiração.
Mas agora és a poesia
vivendo em meu coração!
ANTÔNIO WEINDLER
= = = = = = = = = = =

Não peças que não te aguarde!
É o próprio amor que me diz:
nesta vida nunca é tarde
para a gente ser feliz...
APARÍCIO FERNANDES
= = = = = = = = = = =

Eu busco a felicidade
unicamente porque
quero, com toda humildade,
da-la inteirinha a você!
ARIVALDO    F. DE CARVALHO
= = = = = = = = = = =

Minha alma trêfega e louca
adora as coisas mimosas.
— Por causa de tua boca
aprendi a amar as rosas.
ARNALDO DAMASCENO VIEIRA
= = = = = = = = = = =

Quem disse que águas passadas
nunca mais movem moinhos?
Tenho antigas namoradas
vagando nos meus caminhos...
ARNALDO SERAPIÃO
= = = = = = = = = = =

Sobre a brancura da neve
escrevi teu nome lindo,
para que um dia, de leve,
para o céu fosse subindo...
ARTHUR NUNES DA SILVA
= = = = = = = = = = =

 
De uma beleza radiosa,
perfeitos, teus lábios são
duas pétalas de rosa
nos moldes de um coração.
ARY SIMÕES COELHO
= = = = = = = = = = =

Minha casa tem fachada
bonita, e um jardim no centro.
Mas nela o que mais agrada
é a morena que tem dentro,
ATHAYR CAGNIN
= = = = = = = = = = =

Eu amo as minhas lembranças,
minhas saudades e dores,
assim como amo as crianças,
os passarinhos e as flores.
AUTA DE SOUZA
= = = = = = = = = = =

Saudade — sino que plange
na catedral do meu peito,
chorando a morte de um sonho
que tão cedo foi desfeito!
B. BARBOSA
= = = = = = = = = = =

Já viste o que faz o orvalho
à noite, no campo-santo?
Chega às cruzes como orvalho,
cai das cruzes como pranto!
BENEDITO CUNHA MELO
= = = = = = = = = = =

Debruçado na janela,
eu procuro a imagem tua.
Mas não a vejo e, sem ela,
como é triste a minha rua!
BRUNO A. GONÇALVES
= = = = = = = = = = =

A vida na solidão
é também felicidade,
quando o amor no coração
se transfigura em saudade.
DURVAL LÔBO
= = = = = = = = = = =

Muitas vezes, embebido
em cismas, tenho sonhado
que a vida é um sonho comprido
que a gente sonha acordado!
FERREIRA GULLAR
= = = = = = = = = = =

Meu jardim ganha uma flor
de tons suaves, brejeiros,
quando você, meu amor,
penetra nos seus canteiros.
JADIR VILELA DE SOUZA
= = = = = = = = = = =

Busco ver-te em toda parte,
graciosa moreninha...
Se nasci para adorar-te,
nasceste para ser minha.
JOÃO ESTÊVÃO
= = = = = = = = = = =

Talvez que o Tempo me faça
esquecer tão grande amor...
 - quanto mais a Vida passa,
mais aumenta a minha dor!...
VIRGÍLIO DOMINGUES FILHO
= = = = = = = = = = =

Na tarde em que tu não vens,
eu fico triste e suponho
que o amor que tu não tens
há de ser sempre o meu sonho!
ZULMIRO VIEIRA

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: