sexta-feira, 13 de maio de 2022

Baú de Trovas XLVII


Segura, peão, segura,
que a vida é um grande rodeio...
– É luta bela, mas dura,
com muitos trancos no meio!
A. A. de Assis
Maringá/PR

= = = = = = = = = = =

Minha dívida eu não nego,
mas eu não posso pagar;
e vou deixá-la no prego
até você perdoar.
Ademar Macedo
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

= = = = = = = = = = =

Fugir da idade é tolice,
e o difícil de entender
é que somente a velhice
que nos ensina a viver.
Alba Christina Campos Netto
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Seja noite, seja dia,
antes, durante ou depois,
não há maior alegria
que esta festa de nós dois...
Ana Cristina de Souza
Teresópolis/RJ,  ????  – 2020, São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Quando chegaste ao portão
para saber quem batia,
batia o meu coração
que de saudades morria.
Domingos Freire Cardoso
Ilhavo/Portugal

= = = = = = = = = = =

Por mais que eu seja refém
da pressa do teu abraço,
meu sonho não vai além
da pequenez do meu passo!
Elisabeth Souza Cruz
Nova Friburgo/RJ

= = = = = = = = = = =

Vem, palhaço, sem tardança,
com teus trejeitos, teus chistes..
e acorda a alegre criança
que dorme nos homens tristes!
Élton Carvalho
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1994

= = = = = = = = = = =

Pensais de mim que sou cego
e que sou doido perfeito.
Mas, eu também não vos nego
ter de vós igual conceito.
Emiliano Perneta
Curitiba/PR, 1866 – 1921

= = = = = = = = = = =

Desta emoção incontida
não faço nenhum alarde...
E culpo apenas a vida
por te encontrar muito tarde.
Ercy Maria Marques de Faria
Bauru/SP

= = = = = = = = = = =

No seio da madrugada,
solitário ao rês do monte,
tenho a saudade embalada
pela cantiga da fonte !
Florestan Japiassú Maia
Rio de Janeiro/RJ

= = = = = = = = = = =

Dizer que a vida não presta
não me cabe isso afirmar.
A minha vida é uma festa
na festa do teu olhar.
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo/RJ

= = = = = = = = = = =

No jardim junto ao meu quarto,
o silêncio é tão profundo
que se pode ouvir o parto
das rosas chegando ao mundo.
Héron Patrício
Ouro Fino/MG, 1931 – 2018, Pouso Alegre/MG

= = = = = = = = = = =

Ao professor muito devo,
devo ao médico também.
Mas o livro é meu enlevo,
tudo que sei dele vem.
Hildemar Cardoso Moreira
Contenda/PR

= = = = = = = = = = =

Escolha um solo fecundo,
prepara-o com muito ardor,
e em favor bem mais profundo,
plante a semente do amor!
Jeremias Ribeiro dos Santos
Gentio do Ouro/BA, 1926 – 1999, Ipupiara/BA

= = = = = = = = = = =

Nos meus momentos tristonhos,
quando a incerteza me alcança,
vou acalentando os sonhos
com a canção da esperança.
Jessé Nascimento
Angra dos Reis/RJ

= = = = = = = = = = =

Ao longo da caminhada,
prevendo outonos risonhos,
quero plantar pela estrada
mil pedacinhos de sonhos!…
Joamir Medeiros
Natal/RN

= = = = = = = = = = =

Trovador é um arquiteto
que no seu pequeno espaço,
faz das estrelas seu teto
e do céu o seu terraço!
João Batista Xavier Oliveira
Bauru/SP

= = = = = = = = = = =

Apesar do espaço estreito
da Trova, não me limito:
- É nele que tenho feito
viagens pelo infinito!
João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012

= = = = = = = = = = =

Feliz quem desde menino,
pela boa educação,
do trabalho faz um hino
e da vida uma canção!
Jorge Fregadolli
Maringá/PR

= = = = = = = = = = =

Ó meu livro de poesia,
eu não sei qual é teu fim,
mas te entrego a cada dia
um pedacinho de mim.
José Gilberto Gaspar
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Refém da sua mania,
buscando o que resta, enfim,
sou a madrugada fria
que agora amanhece... em mim!
Luiz Antonio Cardoso
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

Sou como as uvas pisadas
pra fazer vinho e licor,
que mesmo sendo esmagadas
dão de presente o sabor.
Manoel Cavalcante
Pau dos Ferros/RN

= = = = = = = = = = =

A saudade em noite fria
é um cobertor para a ausência
onde a tristeza e a alegria
são feitas da mesma essência.
Marta Maria de O. Paes de Barros
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Eu, trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu?
Orlando Brito
Niterói/RJ, 1927 – 2010, São Luís/MA

= = = = = = = = = = =

A mãe que embala o filhinho
com seu carinho profundo,
embala, com seu carinho,
um pedacinho do mundo.
Orlando Woczikosky
Curitiba/PR, 1927 – 2019

= = = = = = = = = = =

Segui teus passos... No entanto
foi ferindo os pés, na estrada,
que vi no teu rastro, o quanto
sofreste na caminhada!
Professor Garcia
Caicó/RN

= = = = = = = = = = =

Sinto a dor de quem confessa
que minha vida pequena
foi o ensaio de uma peça
que jamais entrou em cena...
Renata Paccola
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

A vida é "fogo de palha"
e o tempo se mostra algoz;
mais parece uma fornalha
onde a palha    somos nós!
Roberto Tchepelentyky
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Vamos brincar de mãos dadas,
crianças pretas e brancas...
- O Sol de nossas calçadas
não tem porteiras nem trancas!…
Rodolpho Abbud
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013

= = = = = = = = = = =

Nas noites de nossas vidas,
quis apagar madrugadas…
não aquelas mal dormidas,
mas aquelas mal sonhadas.
Romilton Faria
Juiz de Fora/MG

= = = = = = = = = = =

Da bela fonte que passa
em perfeito burburinho
colho saudades passadas,
migalhas do seu carinho!
Sá de Carvalho
Angra dos Reis/RJ

= = = = = = = = = = =

Detalhes, quantos e quantos
vão nossas vidas marcando!
Mas nenhum em meio a tantos,
dói mais que um lenço acenando.
Sandro Pereira Rebel
Niterói/RJ

= = = = = = = = = = =

Saudade... circo às escuras,
onde um palhaço, a ilusão,
faz trejeitos e mesuras
para o nada e a solidão!
Sara Mariany Kanter
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Tremo ainda de paixão,
sozinha na madrugada.
No meu pobre coração,
o tudo, tornou-se o nada.
Solange Colombara
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

Nos mistérios deste outono,
as folhas caindo ao chão
tecem colchas de abandono
que eu choro na solidão.
Sônia Maria Ditzel Martelo
Ponta Grossa/PR, 1943 – 2016

= = = = = = = = = = =

Se eu conseguisse estender
o meu braço ao infinito,
eu só iria colher
do universo, o mais bonito.
Talita Batista
Campos dos Goytacazes/RJ

= = = = = = = = = = =

Quando pediste o retrato
onde dizes:- "Sempre teu"
eu percebi que, de fato,
nem o retrato era meu!
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP

Nenhum comentário: